Urso-pardo de volta a Portugal?

belem

Cumulonimbus
Registo
10 Out 2007
Mensagens
4,465
Local
Sintra/Carcavelos/Óbidos
Essa situação que falas, acontece o mesmo aqui na Serra D'Aire, querem colocar vacas, dentro dos muros de pedras, que foram criados para colocar ovelhas ou cabras, e depois admiram-se quando alguma vaca cai dentro de um algar e morre, pois são terrenos instáveis, para animais tão pesados.
Não acredito que os apicultores, tenham possibilidades monetárias, em fazer esses investimentos em vedações, pois hoje em dia a apicultura não paga as contas ao fim do mes, o que muitos apicutores fazem, é precisarem de um trabalho a tempo inteiro.

@belem , é bom saber que os nosso vizinhos espanhóis já tem mais noção no que toca á conservação de fauna e flora, do que nós.
Tenho também uma grande paixão por apicultura, e conheci á bem pouco tempo, um enxame selvagem, e é simplesmente incrível, mas no que depender de mim, vai lá ficar por muitos e bons anos.

Fazes bem! E eu até nem sou contra a apanha de um ou outro enxame selvagem, desde que seja feito de forma consciente, só me faz confusão é a hipocrisia de algumas pessoas.
 
  • Gosto
Reactions: frederico


Pedro1993

Super Célula
Registo
7 Jan 2014
Mensagens
8,249
Local
Torres Novas(75m)
Fazes bem! E eu até nem sou contra a apanha de um ou outro enxame selvagem, desde que seja feito de forma consciente, só me faz confusão é a hipocrisia de algumas pessoas.

Mas são estes enxames selvagens, que nos tem muito para ensinar, pois ele está extremamente forte sempre todo o ano, não precisa de tratamento contra a varroa, e está ele numa oliveira, com o buraco da entrada, mesmo junto ao solo, e num lugar á sombra todo o inverno e primavera, e não é por isso que mesmo em dias nublado, que elas não deixam de trabalhar com mais força, do que qualquer outra colmeia, que tenha a mão do "Homem".
 

frederico

Furacão
Registo
9 Jan 2009
Mensagens
10,319
Local
Porto
Eu cheguei a ter um enxame desses debaixo de um balde de lixo voltado ao contrario! As abelhas entravam por um pequeno buraco no plastico. Infelizmente roderam a horta de predios e elas desapareceram. Bem perto havia uma alfarrobeira centenaria que teve uma colmeia pendurada mas tambem foi a vida com a urbanizacao.
 
  • Gosto
Reactions: Pedro1993

MSantos

Moderação
Registo
3 Out 2007
Mensagens
10,644
Local
Aveiras de Cima
Afinal o urso que apareceu na Sanabria em Julho não era o "tuga". Está confirmada a sua presença, tal como tinha sido confirmada a presença de um outro em Abril/Maio na alta Sanabria e Portugal. Afinal trata-se de dois ursos, um macho e uma fêmea.

Boa notícia, talvez esses ursos possam ser as bases de uma futura população de ursos na zona de Sanabria/Montesinho. :thumbsup:
 

João Pedro

Super Célula
Registo
14 Jun 2009
Mensagens
6,179
Local
Porto, Campo Alegre (50 m) | Samora Correia (10 m)

frederico

Furacão
Registo
9 Jan 2009
Mensagens
10,319
Local
Porto
E muito provavelmente mais exemplares irão aparecer, pois a população não pára de aumentar.

Penso que poderemos ter dentro de alguns anos uma pequena população transfronteiriça estável entre a Sanábria e o Parque Natural de Montesinho, que é aliás a única região do país que eu vejo com condições para acolher o urso-pardo.
 

"Charneca" Mundial

Super Célula
Registo
28 Nov 2018
Mensagens
5,020
Local
Corroios (cota 26); Aroeira (cota 59)

Brevemente será transmitido uma longa-metragem sobre o assunto. O nome da longa-metragem é "Montaña ou Morte", e terá imagens do urso-pardo no Parque Natural do Invernadeiro (a mais ou menos 50 km de Portugal), que são bem raras. :thumbsup:
Isto, pelo menos, é o que dizem no vídeo... :rolleyes:
 
Última edição:

Crazyrain

Nimbostratus
Registo
16 Jan 2020
Mensagens
924
Local
Viana do Castelo , Neiva ( 43 m )
Penso que poderemos ter dentro de alguns anos uma pequena população transfronteiriça estável entre a Sanábria e o Parque Natural de Montesinho, que é aliás a única região do país que eu vejo com condições para acolher o urso-pardo.

Não só . O Parque Nacional da Peneda Gerês também tem perfeitamente . Tem zonas ainda quase inacessíveis com bosques algo extensos e ainda bem preservados . E ainda com bons corredores de ligação à Galiza .
Aliás , alguns vestígios da presença do urso pardo têm ocorrido na Galiza perto do planalto da Mourela , no PNPG .

E , ao contrário do que se pensa , só uma pequena parte do PNPG é explorada turisticamente de forma excessiva .
 

frederico

Furacão
Registo
9 Jan 2009
Mensagens
10,319
Local
Porto
Não só . O Parque Nacional da Peneda Gerês também tem perfeitamente . Tem zonas ainda quase inacessíveis com bosques algo extensos e ainda bem preservados . E ainda com bons corredores de ligação à Galiza .
Aliás , alguns vestígios da presença do urso pardo têm ocorrido na Galiza perto do planalto da Mourela , no PNPG .

E , ao contrário do que se pensa , só uma pequena parte do PNPG é explorada turisticamente de forma excessiva .

Eu devo dizer que não conheço o Parque de ponta a ponta, mas as zonas que conheço não me parecem reunir condições para a presença do urso. Quanto à presença excessiva de turistas, é um problema grave de gestão que há em Portugal, o de não se limitar o número diário de entradas em áreas muito sensíveis. Parece que no ano passado, se a memória não me falha, esse limite passou a existir nas Berlengas. A última vez que estive no Parque foi em 2014 ou 2015. Fiquei chocado com a quantidade enorme de invasoras, nomeadamente mimosas e acácias,em torno da Vila do Gerês, e com o excesso de turistas na Mata da Albergaria. Aquela fronteira internacional, aberta no Governo de Marcelo Caetano, não deveria existir naquele local. Felizmente não se chegou a fazer o que fizeram na Serra da Estrela, o Estado Novo ainda quis pôr uma estrada a cortar o maciço central do Gerês.
 
  • Gosto
Reactions: "Charneca" Mundial