Boas tardes... Onde posso avisar as autoridades ambientais para denunciar a especime cá? Esta especie de vespas são altamente agressivas e disimam as abelhas europeias cuja especie não está preparada para enfrentar este tipo de vespas! É preocupante!! muito mesmo!! Tenho 3 exemplares aqui que foram mortas hoje, e segundo a minha colega são ás centenas e continuiam a procriar nesta zona da serra! Imagens dos exemplares: Exemplares na net em google pesquisa: Vespas Japonesas! É preciso erradicar esta especie do nosso pais... (Quem foi o parvo que introduzio esta especie???) Mais logo coloco as fotos!
Experimente contactar a Quercus ou o Ministério do Ambiente Quercus: quercus@quercus.pt Ministério do Ambiente: relacoes.publicas@sg.maot.gov.pt
Sim se for verdade , e parece que sim é um perigo para as espécies Ibéricas , visto que essas vespas têm poucos inimigos e reproduzem-se a larga escala. Atacam tanto abelhas como vespas de outras espécies havendo relatos de extinção de colónias inteiras em países ocidentais. «A VESPA DO INFERNO!!! pode medir até 5,5 centímetros e seu ferrão pode ter 6 mm de comprimento. Isso é o que chamo de insecto ferrado . Além disso é venenosa e sua picada pode matar um ser humano-não-amante-de-insectos.» «As vespas japonesas atacam incansavelmente as abelhas europeias, mutilando uma colmeia de 30 mil insectos em apenas 3 horas num bando de 30 Vespas. Um batedor solitário sai em busca de um alvo, o demarca com feromônios e retorna à base fazendo um caminho para as vespas seguirem. Depois de descoberta, a colmeia não resiste ao agressor, que devora até mesmo as larvas.»
Boas, Tenho aqui 3 exemplares mortos... e são iguais as japonesas... avermelhadas, gigantes e medem 3cm (pois estao mortas)... penso que seja crias, pois a minha colega diz que estas são das mais pequenas que consegui matar... São gigantes!! Tenho-as aqui ao meu lado! ! Só as tinha visto por foto ou documentarios...´ Basta 30 vespas destas para matar milhares de abelhas europeias e vespas europeias...
E fotos? é que vi umas vespas maradas aqui à uns tempos e gostava de saber se condiz com o que ai tens, podem ir até aos 5,5 cm de tamanho, são grandes, mas não é assim tão grande.
Liga pra TVI. Eles devem gostar desse assunto de possível "praga" e destruição. 214 347 500 Com sorte ainda apareces na reportagem e fazem de ti uma estrela das vespas
Mas gostava de ver as fotos. Essas vespas têm aqui um inimigo que não existe no Japão, os saca-rabos, vão começar a atacar as colónias das vespas.
Pois isso não sei , mas sei que atacam abelhas europeiras ao contrario das japonesas que se sabem defender, e já houve como referido em cima paises/zonas dizimados com a introdução desta especie... Já contactei a Quercus e disseram para contactar a CPNA... vo faze-lo agora! Não trouxe o cabo para verem as fotos... assim que houver possibilidades!
Saqui da net, google e o que tenho é igualzinho a isto!! Nem tirar e por... as que tenho aqui são sem duzida 100% Japonesas!!
Tenho a certeza que o amigo estará enganado de elas serem Vespas Japonesas, eu penso que será "Vespa Crabro", e se é, é espécie em perigo de extinção, deixo aqui uns links que poderá confirmar: http://montedomel.blogspot.com/2009/07/vespa-crabro-cuidado-mas-nao-tanto.html http://en.wikipedia.org/wiki/European_hornet também tenho abelhas e o meu problema nos dias que correm são as vespas comuns e varroa destructor