Biodiversidade

MSantos

Moderação
Registo
3 Out 2007
Mensagens
10,670
Local
Aveiras de Cima
Documentário muito bom sobre a vida selvagem dentro de Lisboa, vale a pena ver. :thumbsup:



A Aidnature tem alguns documentários muito interessante sobre a nossa fauna, alguns já conhecia, mas este que agora publiquei só descobri hoje.
 
Última edição:


Pedro1993

Super Célula
Registo
7 Jan 2014
Mensagens
8,249
Local
Torres Novas(75m)
Documentário muito bom sobre a vida selvagem dentro de Lisboa, vale a pena ver. :thumbsup:



A Aidnature tem alguns documentários muito interessante sobre a nossa fauna, alguns já conhecia, mas este que agora publiquei só descobri hoje.


Tenho impressão que vi este documentário á pouco tempo, nos programas sobre Vida Selvagem, mas já não me recordou se foi na SIC, ou na RTP1.
Está muito bem, e retrata bem a vida animal, que muito humanos nem se apercebem que existe tão perto de nós.
Podemos observar a nossa fauna, desde que seja a uma distancia segura para não os perturbar, ainda vi agora á pouco que mais um espécie animal ficou extinto, falo do rinoceronte do oeste.
 
  • Gosto
Reactions: MSantos

Pedro1993

Super Célula
Registo
7 Jan 2014
Mensagens
8,249
Local
Torres Novas(75m)
Quarenta e cinco baleias-piloto morrem depois de encalharem

As baleias-piloto começaram a dar à costa na segunda-feira à tarde. "É muito estranho", disse um especialista
Pelo menos 45 baleias-piloto de peitorais curtas (Globicephala macrorhynchus) morreram depois de terem ficado encalhadas numa praia do sul da Índia, anunciou hoje um responsável governamental, enquanto pescadores locais tentam salvar outras.

O grupo de baleias-piloto começou a dar à costa na segunda-feira à tarde, ao longo de uma faixa de areia de 15 quilómetros perto de Tiruchendur, no extremo sul da Índia.


http://www.dn.pt/sociedade/interior...loto-morrem-depois-de-encalharem-4976362.html

Baleia obriga a fechar Marginal por 4 horas

A carcaça da baleia-comum que, desde sábado, estava encalhada na praia da Parede, em Cascais, foi ontem removida numa operação conjunta entre a Polícia Marítima e a autarquia. Os trabalhos obrigaram ao corte da avenida Marginal, entre Carcavelos e a Parede, durante cerca de quatro horas. A alteração ao trânsito teve início durante a hora de ponta por razões de segurança relacionadas com a maré.
http://www.cmjornal.xl.pt/nacional/...eia_obriga_a_fechar_marginal_por_4_horas.html

 

Pedro1993

Super Célula
Registo
7 Jan 2014
Mensagens
8,249
Local
Torres Novas(75m)
Águia rara em Portugal encontrada morta no Alentejo

As autoridades suspeitam que tenha morrido por envenenamento uma águia-imperial-ibérica, que tem o estatuto de "criticamente em perigo". Nos últimos meses, no mesmo local apareceram envenenadas outras aves e um lince-ibérico.

Segundo a Liga para a Proteção da Natureza (LPN), esta águia, "está entre as aves de rapina mais raras do mundo, é uma das espécies mais ameaçadas da Europa e em Portugal é classificada com o estatuto de Criticamente em Perigo".

A ave, "potencialmente reprodutora", foi encontrada morta nas planícies do Baixo-Alentejo, no dia 4 de janeiro, por um técnico do Instituto de Conservação da Natureza e Florestas. Estava "sob um pinheiro-manso onde a espécie já nidificou anteriormente".

A LPN adianta que a águia "apresentava evidências compatíveis com um possível envenenamento", pelo que foi chamado o Serviço de Proteção da Natureza da GNR que recolheu o cadáver e fez buscas e recolha de provas no local.

Aguardam-se os resultados das análises periciais e da necrópsia.

O exemplar foi encontrado durante as buscas para localizar outra águia-imperial que está a ser monitorizada por GPS e que esteve alguns dias sem emitir.

http://www.tsf.pt/sociedade/ambient...gal-encontrada-morta-no-alentejo-4976234.html
 

frederico

Furacão
Registo
9 Jan 2009
Mensagens
10,319
Local
Porto
Tenho familiares que caçam aí, com o fim do Regime livre a caça tornou-se um negócio selvagem, muito pouco fiscalizado, e como disse aqui e volto a repetir há controlo de predadores.

Sei que em Tavira andam a vender passarinhos capturados em esparrelas e pintassilgos para gaiola, tenho tentando descobrir quem são as pessoas mal descubra vou fazer queixa.

EDIT: se o Estado não tem dinheiro para fiscalizar aumente as licenças e com esse dinheiro pague a fiscalização.
 
  • Gosto
Reactions: Pedro1993

Pedro1993

Super Célula
Registo
7 Jan 2014
Mensagens
8,249
Local
Torres Novas(75m)
Petróleo causa revolta no Algarve

As empresas petrolíferas têm os contratos assinados, mas a polémica quanto à possibilidade de exploração de petróleo no Algarve continua e a população não pretende baixar os braços. Para mostrar que a luta é séria, sete entidades ligadas ao ambiente criaram a Plataforma Algarve Livre de Petróleo (PALP).

Além de várias manifestações de protesto realizadas o ano passado, em novembro foi entregue uma petição contra a falta de garantias de proteção ambiental, que se arrasta há décadas. “A prospeção e a pesquisa têm sido feitas sem qualquer tipo de avaliação ambiental, que seja do conhecimento público, e todo o processo tem sido conduzido de forma que não se nos afigura transparente, não nos tendo sido fornecidas as informações já requeridas em matéria ambiental”, sublinhou nesta altura a PALP, enumerando os vários problemas que se levantam, principalmente em torno dos possíveis impactos do projeto.

fonte: http://sol.pt/noticia/492949/Petroleo-causa-revolta-no-Algarve

Contra a prospeção de petróleo no Algarve

 
  • Gosto
Reactions: Thomar

Pedro1993

Super Célula
Registo
7 Jan 2014
Mensagens
8,249
Local
Torres Novas(75m)
QUATRO DETIDOS POR CAÇA ILEGAL E UM ARGUIDO POR ARMADILHA PARA ANIMAIS SELVAGENS

Nos últimos dias, a GNR interveio em Estremoz e na região da Guarda por causa de crimes contra a natureza. Quatro pessoas foram detidas e uma foi constituída arguida.

Na noite de 8 de Janeiro, na passada sexta-feira, quatro indivíduos foram abordados na Mata da Gatuna, em Veiros (Estremoz), quando apanhavam aves com armas de ar comprimido e lanternas.


Os militares do Núcleo de Proteção Ambiental de Estremoz, com o apoio de militares do Posto Territorial de Estremoz, detiveram os quatro indivíduos – com idades entre os 25 e os 65 anos – por caça ilegal de espécies protegidas e apreenderam 205 aves mortas, cinco armas de ar comprimido, oito caixas de munições e onze lanternas. Todo o material ficou à guarda do processo e as aves foram entregues a uma instituição de solidariedade

http://www.wilder.pt/historias/quat...arguido-por-armadilha-para-animais-selvagens/

E esta história continua, parece que em vez de perder força, e o contrário, ás vezes nem sei o que dizer sobre as pessoas que fazem estas coisas.
Talvez fazer-lhes os mesmo que eles fazem as aves, secalhar não era má ideia, como prender-lhes uma perna a uma dessas armadilhas.

 
  • Gosto
Reactions: Thomar

Pedro1993

Super Célula
Registo
7 Jan 2014
Mensagens
8,249
Local
Torres Novas(75m)
LINHAS ELÉCTRICAS ESTÃO A SER CORRIGIDAS PARA PROTEGER ÁGUIA-IMPERIAL

Para prevenir casos de electrocussão de águias-imperiais (Aquila adalberti) no Alentejo, a EDP Distribuição começou no mês passado a tarefa de corrigir 25 quilómetros de linhas eléctricas até 2017, no âmbito do projecto de conservação da espécie LIFE Imperial, anunciou nesta semana a LPN.

Neste momento está em curso a primeira fase desta iniciativa, numa extensão de mais de cinco quilómetros. O objectivo é “aumentar a eficácia e a durabilidade do isolamento” das linhas através de uma “nova metodologia que combina, pela primeira vez, dois tipos diferentes de cobertura flexível de proteção de condutores”, explicam os responsáveis da Liga para a Protecção da Natureza (LPN), em comunicado.

A medida surge no âmbito do Projeto LIFE Imperial (2014-2018), que pretende contribuir para o aumento da população da espécie em Portugal.

http://www.wilder.pt/historias/linh...-ser-corrigidas-para-proteger-aguia-imperial/
 

frederico

Furacão
Registo
9 Jan 2009
Mensagens
10,319
Local
Porto
Piorno-branco (Retama monosperma)

ABU_591.jpg


Está na altura de florescer o piorno algarvio, espécie nativa do litoral Sul, pouco usada em jardinagem no nosso país mas com um enorme potencial para a constituição de sebes e para embelezar jardins privados e públicos.

Piornal

Ecossistema único que foi comum até séculos recentes no litoral entre Faro e a foz do Guadalquivir. O piornal colonizava essencialmente as dunas terciárias e os solos arenosos ou as zonas de transição entre areias e campinas. Havia extensos piornais onde estão agora os pinhas entre Huelva e a Doñana, em todo o litoral entre a foz do Guadiana e a foz do Odiel, onde está agora a mata de Monte Gordo, entre a Praia Verde e Cacela Velha, e junto à Ria Formosa em toda a sua extensão.

Já em décadas recentes o melhor piornal do país encontrava-se entre a Praia Verde e Cacela Velha, mas foi parcialmente destruído pela urbanização dos sítios da Alagoa e do Alto, e da Manta Rota. O melhor piornal encontra-se agora a oeste da Manta Rota, e está em risco de desaparecer. A abertura criminosa de uma barra artificial em frente a Cacela Velha motivou a destruição da Península de Cacela e o mar avançou vários metros. A água salgada ao entrar em contacto com as raízes da planta mata-as. Parte do piornal já morreu. A outra parte está em risco devido também ao excessivo pisoteio.

O piornal é o habitat por excelência do camaleão. No passado também albergava abundantes populações de coelhos. Sob as suas abas nidificam inúmeras espécies de aves comuns no litoral português e na Ria Formosa. Bem isso era no passado, pois devido à invasão de turistas e à moda das caminhadas as aves não têm sossego para nidificar.

Existe outro excelente piornal perto do porto do rio Piedras, em Lepe, numa área de reserva natural.
 

frederico

Furacão
Registo
9 Jan 2009
Mensagens
10,319
Local
Porto
Vão avançar dois PINs junto a áreas protegidas no Algarve. Um perto da Fonte Benémola, chama-se quinta da Ombria, o outro é o Vale de Freixo, ao lado da Rocha da Pena, a 100 metros de uma gruta. Depois do litoral o assalto chega agora ao barrocal. Há semanas numa viagem ouvi um turista que vem para o Algarve há 25 anos queixar-se da paisagem estar destruída com excesso de construção. Seria interessante saber quem vai financiar estes PINs. Dizem que vão construir mais de 350 moradias num dos projectos. O PIN junto ao Guadiana, a norte da ponte, no concelho de Castro Marim, está abandonado há largos anos, com as moradias de «luxo» inacabadas. Diz-se que está ali dinheiro da CGD. O PIN junto à Praia Verde nunca avançou mas a elevação arenítica perdeu os pinheiros e tem uma cratera enorme, parece que caiu ali um meteorito. No Monte Rei em Cacela fizeram as casas mas nunca vi as janelas abertas, nunca as vi habitadas, e lá estão fechadas há mais de dez anos. Na Quinta da Oliveiras em Tavira iam fazer centenas de casas mas o construtor faliu, agora está tudo abandonado. Ao lado da Lagoa dos Salgados está um destes mega projectos falido. Portanto pergunto, quem vai comprar as casas? Os portugueses? Quem vai financiar este projecto? É a banca portuguesa? Por que não se respeita a Rede Natura 2000? Por que motivo a lei não é igual para todos? Que democracia é esta? Como diz o povo, Portugal dá o cu por três tostões cagados. Desculpem a linguagem mas a revolta é grande.
 
  • Gosto
Reactions: Pedro1993

Pedro1993

Super Célula
Registo
7 Jan 2014
Mensagens
8,249
Local
Torres Novas(75m)
Vão avançar dois PINs junto a áreas protegidas no Algarve. Um perto da Fonte Benémola, chama-se quinta da Ombria, o outro é o Vale de Freixo, ao lado da Rocha da Pena, a 100 metros de uma gruta. Depois do litoral o assalto chega agora ao barrocal. Há semanas numa viagem ouvi um turista que vem para o Algarve há 25 anos queixar-se da paisagem estar destruída com excesso de construção. Seria interessante saber quem vai financiar estes PINs. Dizem que vão construir mais de 350 moradias num dos projectos. O PIN junto ao Guadiana, a norte da ponte, no concelho de Castro Marim, está abandonado há largos anos, com as moradias de «luxo» inacabadas. Diz-se que está ali dinheiro da CGD. O PIN junto à Praia Verde nunca avançou mas a elevação arenítica perdeu os pinheiros e tem uma cratera enorme, parece que caiu ali um meteorito. No Monte Rei em Cacela fizeram as casas mas nunca vi as janelas abertas, nunca as vi habitadas, e lá estão fechadas há mais de dez anos. Na Quinta da Oliveiras em Tavira iam fazer centenas de casas mas o construtor faliu, agora está tudo abandonado. Ao lado da Lagoa dos Salgados está um destes mega projectos falido. Portanto pergunto, quem vai comprar as casas? Os portugueses? Quem vai financiar este projecto? É a banca portuguesa? Por que não se respeita a Rede Natura 2000? Por que motivo a lei não é igual para todos? Que democracia é esta? Como diz o povo, Portugal dá o cu por três tostões cagados. Desculpem a linguagem mas a revolta é grande.

Concordo contigo, porque razão hão-de construir mais casas no nosso país quando existe centenas de casas por habitar, e depois dizem que o nosso país está pobre e falido.
Isto já para não de tantas casas que podiam ser recuperadas, e ter novamente vida.
Eu acho que seria mais importante gastar dinheiro em alcatroar estradas, que ainda são do tempo do Salazar, e assim ajuda a "segurar" mais os habitantes principalmente nestas aldeias mais pequenas do interior, e que por vezes são esquecidas, e perdidas no tempo, também com a ajuda dos nossos governantes, e presidentes de camaras municipais.
Pois o mesmo se passa pelo que sei de uma auto-estrada situada no alentejo, em que fizeram as terraplanagens e destruiram tudo, e ainda deixaram os pilares a manchar a paisagem, acho que o nosso país, que é tão pequeno em relação a outros tem estradas a mais, e até tem estradas até ao cume das nossas montanhas.
 
  • Gosto
Reactions: frederico

frederico

Furacão
Registo
9 Jan 2009
Mensagens
10,319
Local
Porto
Estás a falar da auto-estrada Beja-Sines? Pois eu conheço muito bem a estrada que vai de Grândola por Ferreiras até Beja. Pouquíssimo tráfego todo o ano, e «a direito». Facilmente pode ser adaptada a IP, basta desviar o traçado em alguns pontos de centro de menos de meia dúzia de povoações que a nacional atravessa. Sinceramente nem seria necessário isso. O tráfego não justifica. Jamais aquilo terá tráfego para justificar a construção da auto-estrada. É outro elefante branco como o aeroporto.

A construção no Algarve quer voltar em força com estes PINs e mais projectos MAS os do passado estão falidos ou em dificuldades. Na Andaluzia há muito, muito menos construção que no Algarve e já pararam há muitos anos, não se vê construção nenhuma e nota-se que a aposta forte deles é na agricultura e em algumas indústrias. As autarquias aplaudem pois mais construção representa mais licenciamentos e IMIs que servem para fazer festas e organizar excursões e assim comprar votos que garantam o tacho.
 
  • Gosto
Reactions: belem e Pedro1993