Diogo.lis.vpa
Cumulus
Excelente grandes mapas ..xD Vila pouca de aguiar entre 12,5 e 15 xD, e entre os 1200 mm e 1400 mm de precipitacao xD ehehehe
Eu vou dar a minha opinião.
Antes da construção da barragem do alqueva,era em algumas partes do rio Guadiana,mas agora deve ser numas das depressões junto á Amareleja.
Em relação ao mapa das precipitações para o Alto Douro, aqui vai um colocado por Dan:
http://www.meteopt.com/forum/climatologia/local-mais-seco-de-portugal-1408.html
Alguns locais do Douro apresentam menos de 300 mm.
Não sei é se alguns deles coincidem com as regiões mais quentes.
As áreas mais quentes coincidem com os locais mais secos, mas também esses mapas não nos permitem provar grande coisa relativamente á possibilidade de existir um local que possa ter registado um valor de 50ºC.
Não será com mapas que se pode provar essa afirmação, só mesmo com alguns registos.
Eu acho esse valor um pouco elevado.
Eu já disse que achei a média de Pinhão de inverno normal e não tão fria como disseram. Aí não vejo aonde tenha dito que era algo de especial...
Aliás existem definições internacionais ( não sei se será segundo Koppen) para invernos amenos e são valores iguais ou acima de 8 ºc e verões quentes serão iguais ou acima de 22ºc...
A minha opinião não interessa por isso não opinei, apenas segui a lógica. Coisa que outras pessoas têm vindo aqui a fazer no meu tópico é opinar muito, sem contudo lhe acrescentar nada de útil.
Eu li tudo com muita atenção... Então você diz uma coisa e a seguir diz outra? Perguntou-me quem é que me disse que nas regiões mais quentes do Douro tb era onde fazia mais frio e diz isto:«Mirandela que registou no passado inverno a mais baixa temperatura em Portugal, sendo ao mesmo tempo a cidade mais quente da região Norte no verão.»
LOL, isto é no mínimo curioso... Se é porque é cidade, a mim isso o que me interessa??
Eu repito novamente, em relação aos extremos e se Mirandela os tem, não me diz nada, porque Mirandela NÃO SE ENQUADRA nas regiões que estamos a dar destaque neste tópico. Por isso acredito que no Norte Interior que existam as maiores amplitudes, mas não digo que se registem no mesmo sítio( os valores mais altos num lado, os valores mais baixos noutro).
Eu não quero saber de adivinhos pra nada. Eu falei de oliveiras para dar ênfase à mediterranicidade das zonas baixas que é muito mais notória do que nas zonas planálticas. É preciso algum adivinho para entender isto? Se é para azeite nunca será na mesma quantidade do que nas zonas baixas.
Eu a provar? O quê? A você? Se alguém tem algo a provar em relação aos mapas das temperaturas das médias que o André colocou aqui FOI QUEM OS FEZ E NÃO EU, como é natural. E esse alguém tem conhecimentos de sobra para pôr a qualquer um de nós envergonhado. São professores que trabalham no INM. Qualquer dúvida, ( como já disse) e para quem tem o interesse em saber a verdade, faça o favor de ir ao INM e apresentar o assunto. Eu não tenho para nada a provar a ninguém. Ao início vieram tantos aqui pôr em causa tudo o que dizia ( não digo que seja você) e agora vejamos se todos continuam com essa posição? Sabe,conheço bem o país onde vivo.
As letras maiusculas foram para dar ênfase e não para gritar.
Ninguém disse que Pinhão tinha uma média fria, irra! Sempre a colocar coisas que ninguém disse na boca dos outros...
Mas desde quando dizer que Mirandela teve no inverno passado a temperatura mínima de Portugal (facto) é o mesmo que dizer que é nas regiões mais quentes do Douro que faz mais frio? Simplesmente ridículo, se isso é ler com atenção então não sei... Pela segunda vez, Mirandela apenas foi mencionada num off-topic que houve como exemplo de temperaturas extremas em vales. Vale?
Se tu falaste das oliveiras para dar ênfase à mediterranicidade do Alto Douro, eu falei que por aqui também as há. Dá-me igual se dão mais ou menos azeite. Dizer que elas vingam não significa necessáriamente dizer onde elas se desenvolvem melhor no sentido de "competição", pois aqui elas também se desenvolvem bem.
Vamos lá ver, então dizes que não tens nada a provar (de forma arrogante, quis-me parecer...) e já em mensagens anteriores e agora novamente convidas-nos a nós a ir ou a telefonar para o IM sobre os mapas? Nenhum de nós aqui tem que ir perguntar coisa nenhuma, tu é que abriste o tópico, tu é que pareces ser o interessado. Ia-me eu dar ao trabalho para provar a tua tese? Se queres dar alguma credibilidade a esses mapas vai lá tu, não basta engraxares os sapatos a esses professores até porque ninguém aqui se anda a gabar de ter conhecimentos, isto é um fórum de entusiastas...
De qualquer maneira esses mapas não provam que faz 50ºC em Portugal, só uma estação meteorológica o pode provar.
Pelos vistos já houve 2 ou 3 pessoas que trouxeram mais a este tópico que simples opiniões e suposições, obrigado a eles
Na zona quente do Douro, existem vários locais que excedem os 16 graus em média anual ( Pinhão é um exemplo). Não sei qual o limite, porque não há dados suficientes, mas pelos que já existem, pode-se por a hipótese de um valor bem acima dos 16...
Já vi 2 mapas diferentes detalhados que descrevem a precipitação média anual neste região.
Vou entar colocar o outro e assim pode-se comparar.
Para não fugir ainda mais ao tema do tópico: "Mais de 50ºC em Portugal?", resolvi postar o mapa da precipitação média anual da região de Trás-os-montes e Alto Douro no tópico "Local mais seco de Portugal".