Seguimento Meteorológico Livre 2018

Estado
Fechado para novas mensagens.

Tonton

Nimbostratus
Registo
23 Dez 2017
Mensagens
1,302
Local
Mactamã
Estou no norte, e como sou " fã " do calor para mim é excelente, agora não estou a inventar previsões e como tu deves saber muito muito bem, no ano passado aconteceu a mesma coisa e após ano tem acontecido , setembro e outubro tem sido mesês quentes as vezes e no ano passado foi o exemplo , tivemos incendios até outubro , isto não são inventar , isto é verificar os mapas de satelite e ecmwf e conseguir encaixar o puzzle e chegar a uma conclusão e como sabes , tenho dito sempre que é apenas uma opinião e nao uma certeza , todos temos uma opinião , dei , eu ao inventar teria que estar a dar uma coisa que para mim é certa mas nao o fiz .
Abraço. :thumbsup:

... mas o que me parece é que o calor só deve vir lá para Setembro , Outubro ..... mas é apenas uma opinião..

Vê lá bem o que escreveste... que o calor só vinha em Setembro / Outubro !
Por isso, esquece mas é as visões mágicas pessimistas e anima-te para o Verão... :viva:
Abraço.
 
  • Gosto
Reactions: joselamego


PedroGPRO

Cumulus
Registo
22 Mai 2018
Mensagens
185
Local
Santa Maria da Feira, Aveiro , Portugal
Vê lá bem o que escreveste... que o calor só vinha em Setembro / Outubro !
Por isso, esquece mas é as visões mágicas pessimistas e anima-te para o Verão... :viva:
Abraço.
" O que me parece é que o calor só deve vir lá...." , o que te diz isso ? é o que me parece , é a minha opinião , se eu afirmasse que vinha , eu diria " O Calor vem em Setembro/Outubro " , acho que há diferenças , mas ok .
abraço amigo :thumbsup::thumbsup:
 
  • Gosto
Reactions: joselamego

Tonton

Nimbostratus
Registo
23 Dez 2017
Mensagens
1,302
Local
Mactamã
Para quem acha que é " normal " este clima , há gente que nao concorda com isso.... cá está os peritos mas com razão
https://www.tempo.pt/noticias/divul...a-gota-fria-atras-de-outra-que-se-passa-.html

Este clima? Ou este tempo? São duas coisas completamente distintas.

Tal como "normal" ou antes habitual? É que continuamos nas condições médias para a época (ou até abaixo, na precipitação), o que não tem sido habitual nos últimos anos...
 
  • Gosto
Reactions: joselamego e criz0r

criz0r

Cumulonimbus
Registo
11 Abr 2008
Mensagens
4,541
Local
.
Habituaram-se a meses a fio de bloqueio com temperaturas médias acima do normal e agora acham tudo isto uma anormalidade.
Os gráficos estão lá para serem consultados. 30ºC+ em Maio já não é anomalia para muita gente...
 

Tonton

Nimbostratus
Registo
23 Dez 2017
Mensagens
1,302
Local
Mactamã
Só para reforçar que a ideia que as pessoas muitas vezes criam em relação ao tempo que faz, não tem a ver realmente com o normal.
A temperatura máxima média até foi superior e a precipitação inferior!

IPMA
Resumo Climatológico
Maio de 2018


O mês de maio de 2018 em Portugal Continental foi muito seco em relação à precipitação e normal
em relação à temperatura do ar.
O valor médio da quantidade de precipitação em maio, 38.5 mm, corresponde a cerca de 54 % do
valor normal mensal. Valores da quantidade de precipitação inferiores aos agora registados
ocorreram em cerca de 30% dos anos (Figura 1).
Durante o mês, e em particular a partir de dia 24, ocorreram situações de instabilidade em especial
nas regiões do interior, com ocorrência de aguaceiros localmente fortes, de granizo e acompanhados
de trovoada. De salientar no dia 28 os valores de precipitação ocorridos em 1 hora em Moimenta da
Beira e em Pinhão*: 44.6 mm e 53.6 mm respetivamente.
De acordo com o índice meteorológico de seca PDSI, a 31 de maio continua a não existir seca
meteorológica em Portugal continental, verificando-se apenas uma diminuição significativa da
área em chuva severa. Assim no final do mês 0.3 % do território estava na classe de chuva severa,
84.6 % na classe de chuva moderada e 15.1 % na classe de chuva fraca (Figura 2, Tabela 1).
O valor médio da temperatura média do ar, 16.07 °C, foi próximo do normal (+0.34 °C), Figura 3.
O valor médio da temperatura máxima do ar, 21.89 °C, foi superior ao normal, +0.93 °C (Figura 4).
O valor médio da temperatura mínima, 10.25 °C foi inferior ao normal em -0.25 °C, (Figura 4);
valores da temperatura mínima inferiores aos agora registados ocorreram em cerca de 30% dos
anos.
Na Figura 5 representa-se a evolução diária da temperatura (máxima, média e mínima do ar) do ar de
1 a 31 de maio de 2018 em Portugal continental.
Os valores de temperatura do ar (máxima, mínima e média) apresentaram grande variabilidade
(Figura 10). O dia 1 foi o dia mais frio com o valor da temperatura média de 11.3 °C (-4.5 °C em
relação ao normal) e dia 17 foi o mais quente, com 19.6 °C (+3.8 °C em relação ao normal).


http://www.ipma.pt/resources.www/do...ofbrMu/cli_20180501_20180531_pcl_mm_co_pt.pdf
 

Nando Costa

Cumulus
Registo
9 Jan 2016
Mensagens
213
Local
Alfena (São Vicente) - Valongo
Então em que sentido é que o Verão e o Outono serão diferentes, e onde te baseias para afirmar tal coisa?

Posso adiantar, que tem que ver com um conjunto de fatores, reduzida extensão do gelo no Ártico, ciclo solar, ENSO, La nina, entre outros. A conjugação destes fatores deverá ter consequências na troposfera a médio e longo prazo, aliás já estamos senti-las. Na prática estamos a ser recompensados por meses e meses de tempo seco e de temperaturas acima do normal. O calor virá uma ou outra semana mais calorenta, mas nada mais do que isso. Ou seja, um verão a lembrar um pouco o de 2008. Depois o outono poderá surpreender alguns mais pessimistas.
 

PedroGPRO

Cumulus
Registo
22 Mai 2018
Mensagens
185
Local
Santa Maria da Feira, Aveiro , Portugal
O Anticiclone que está a provocar este calor no noroeste da europa está a bloquear o acesso as frentes frias que eram habituais no noroeste e forçam do elas a ir para o sul da peninsula ibérica. É um facto que Alemanha , Polonia que estão a ter temperaturas muito acima do normal . Agora iriamos tar aqui com tanta discussão por causa destas instabilidades que Portugal tem enfrentado . Mas o facto da seca que tivemos no ano passado e as temperaturas acima do normal , tempestades el nino, tempestade hugo, irene e etc.. pode ter influenciado sem duvida a esta instablidade e trazer consequencias climatéricas na troposfera , volto a repetir a minha opinião é que teremos um verão mais tardio mas cada um com a sua opinião .
 
  • Gosto
Reactions: joselamego e RStorm
Estado
Fechado para novas mensagens.