Seguimento Meteorológico Livre 2018

Estado
Fechado para novas mensagens.


pe5cinco5

Cumulus
Registo
14 Nov 2014
Mensagens
274
Local
Entre Corroios e Ch. Caparica(40m)|Mir.Douro(730m)
Será que é desta que o "Verão" acaba de vez, este ano?

Previsão válida a partir do 9 de Outubro de 2018 (Terça-feira)

A partir do dia 9 de Outubro de 2018 irá entrar, pela corrente atlântica, uma perturbação de origem subpolar (não subtropical!) que irá, finalmente, após semanas de anomalia positiva de temperatura, fazer arrefecer o tempo e finalmente poder sentir o bom frio que tanto desejávamos à algum tempo. Vejamos:

Anomalia Positiva de Temperatura, até dia 8 de Outubro de 2018

tempresult_bfa6.gif


Entrada da perturbação de origem subpolar, com anomalia negativa de temperatura, a partir do dia 9 de Outubro de 2018

tempresult_vkc1.gif


Imagem mais recente do GFS, com estado mais avançado e mais próximo da perturbação, do território de Portugal Continental:

gfs-0-384.png




Vamos aguardar pelos próximos dias a confirmar ainda com melhor certeza este acontecimento bastante aguardado :)



É desta que finalmente iremos ter um ataque de origem polar/subpolar, e que irá trazer frio para o nosso país??
 

jamestorm

Cumulonimbus
Registo
12 Jan 2010
Mensagens
2,821
Local
Lisboa e Alenquer
É desta que finalmente iremos ter um ataque de origem polar/subpolar, e que irá trazer frio para o nosso país??
Boa! Isso é que era...sinceramente já estou farto deste Verão que custou a chegar, mas talvez esteja a ser um dos mais quentes por aqui. Já nao era sem tempo das temperaturas esfriarem e sobretudo que venha a chuva!
 

Orion

Furacão
Registo
5 Jul 2011
Mensagens
21,648
Local
Açores


Mais drama na especulação dos contornos dos eventos meteorológicos com a adição da saída das 06z e 18z (só até às 144h) no IFS.

É uma excelente novidade já que é o melhor modelo global disponível e paralelamente não desperdiçam desnecessariamente recursos ao estenderem as 2 saídas até às >240h.

Agora é esperar que fique disponível nos locais habituais :D
 

rfilipeg

Cumulus
Registo
21 Ago 2011
Mensagens
378
Local
Porto-Gondomar
Bem tantos furacões tantas depressões sub tropicais etc. E nada consegue fazer mudar o paradigma aqui da porcaria do AA sobre Portugal. Eu sinceramente tenho muito medo quando aqui o nosso clima entra ou em seca ou em chuva. Parece cada vez mais que com o passar dos anos é cada vez mais complicado haver uma mudança no clima. Eu que gosto de uma atmosfera bem mexida com depressões e tudo mais é uma autentica seca.
Aqui pelo litoral norte salvo erro uma trovoadita aí à uns tempos atrás de resto tem sido uma secura enorme. Então aqui pela zona do Porto já toda a gente anda fartinha do calor. E cheira-me que só para Novembro é que haverá uma mudança radical aqui do clima. Este calor já nem saudável é...é já doentio. É uma autentica pasmaceira climatológica. Nas previsões a 10 dias é só sol sol sol e sol e mais sol ate perder de vista. E os modelos também não mostram nenhuma tendência. Aposto mesmo num Outubro totalmente seco, pelo menos aqui pelo litoral norte e pelo Porto.
 

algarvio1980

Furacão
Registo
21 Mai 2007
Mensagens
12,463
Local
Olhão (24 m)

ClaudiaRM

Furacão
Registo
2 Dez 2009
Mensagens
10,667
Local
Viseu
Até 6 de Outubro, as temperaturas vão continuar acima da média, embora ocorra uma ligeira descida das temperaturas a partir de 1 de Outubro, mas nada de muito significativo.

A previsão do IPMA para Viseu, a 10 dias, mostra isso http://www.ipma.pt/pt/otempo/prev.localidade.hora/#Viseu&Viseu

Obrigada! Sim, no IPMA já tinha visto mas acima dos 3 dias... Como há pessoal sempre a par de todos os modelos e mais alguns, achei por bem tentar perceber se dizem todos o mesmo. Estou tão farta de calor.
 

joralentejano

Super Célula
Registo
21 Set 2015
Mensagens
9,444
Local
Arronches / Lisboa
Obrigada! Sim, no IPMA já tinha visto mas acima dos 3 dias... Como há pessoal sempre a par de todos os modelos e mais alguns, achei por bem tentar perceber se dizem todos o mesmo. Estou tão farta de calor.
Penso que grande parte está, o calor dos últimos dias tem sido horrível e com o sol cada vez mais baixo, é ainda pior.
No que diz respeito ás previsões...já estiveram boas com máximas abaixo dos 25ºC mas nas últimas saídas já está tudo nos 30ºC novamente (falo pela minha zona), as mínimas é que poderão descer para valores mais frescos. O padrão está tal e qual como no ano passado, os modelos nas 216h/240h mostram instabilidade e tempo mais fresco mas logo a seguir aparece o anticiclone a exterminar tudo e acaba por ser tudo adiado para mais tarde. Já começa a ser um hábito :p, é esperar para ver porque pode mudar tudo de repente, nunca se sabe.
 

ClaudiaRM

Furacão
Registo
2 Dez 2009
Mensagens
10,667
Local
Viseu
Este calor, para mim, nesta altura do ano é particularmente cansativo. Não é que o meu trabalho seja fisicamente exigente, que não é, mas exige concentração elevada. Esta tarde foram 5 horas seguidas e cheguei ao fim extenuada, muito por causa do calor que não cedeu a tarde toda.
 

Dias Miguel

Cumulonimbus
Registo
26 Jan 2015
Mensagens
2,623
Local
Portalegre
Este calor, para mim, nesta altura do ano é particularmente cansativo.

Sou exactamente da mesma opinião, pois calor deste género prolongado no tempo, quando o metabolismo pede tempo mais fresco, é completamente contraproducente na larga maioria das actividades profissionais.
No meu caso, como já tenho referido várias vezes, o pior são as temperaturas elevadas durante o período nocturno. Por muito que abra janelas em casa, não há maneira de baixar dos 28 ºC/ 30 ºC e, mesmo que durma 6/7 horas, parece que não descansei em condições... Isso depois prejudica o resto do dia e prolonga-se durante a larga maioria da semana de trabalho, pois não consigo descansar em condições...
Esperemos sinceramente que o "marasmo anti ciclónico" vá para outras paragens e abra as portas à instabilidade atlântica, pois dispenso totalmente as precipitações torrenciais características de trovoadas ou depressões em altitude geradas por causa do calor no interior da Península.
 

ClaudiaRM

Furacão
Registo
2 Dez 2009
Mensagens
10,667
Local
Viseu
O Pânico do Inverno Inexistente ;)

Quem é que falou em Inverno? O Inverno começa a 21 de Dezembro, se bem me lembro. Eu só queria o Outono mesmo, que parece que segundo o calendário até já chegou. São dois anos consecutivos em que sou obrigada a ter ventilator ligado no local de trabalho Outubro adentro. No ano passado usei ventilador até aos últimos dias de Outubro. Trabalho no mesmo espaço desde 2005 e não me recordo de ter tido necessidade de usar ventilador até Novembro. Cansa.
 
Estado
Fechado para novas mensagens.