Seguimento Meteorológico Livre 2018

Estado
Fechado para novas mensagens.

nmcbs84

Cirrus
Registo
6 Abr 2018
Mensagens
18
Local
Sebadelhe
Esse pesadelo ainda se mantem :-) No nosso caso no Douro. Eu diria que a ultima vindima com chuva com alguma constante foi 2014 ou 2013. O pasadelo da podridão era uma constante... A partir de 2015 começou a haver alterações ao calendário habitual com mais frequência.
 


jamestorm

Cumulonimbus
Registo
12 Jan 2010
Mensagens
2,809
Local
Lisboa e Alenquer
Esse pesadelo ainda se mantem :-) No nosso caso no Douro. Eu diria que a ultima vindima com chuva com alguma constante foi 2014 ou 2013. O pasadelo da podridão era uma constante... A partir de 2015 começou a haver alterações ao calendário habitual com mais frequência.
Pois aqui para baixo j]a vai mais de uma década com Setembro e Outubro sem chuva ou pouca chuva a pontos de se estragar a vindima. Uma década é estatisticamente mais relevante do que só a partir de 2015, mas sem duvida que as coisas estao em mudança. Também as vindimas fazem-se cada vez mais cedo nos últimos 20 anos...excepção feita a este ano que está a ser mais tardia, ou normal para os parâmetros dos anos 80 e 90.
 

david 6

Furacão
Registo
22 Jan 2013
Mensagens
10,318
Local
Fajarda - Coruche(57m)
retirado da página meteo trás os montes, "pessoas normais" vs "meteo loucos" neste momento :p eu não digo neve já, mas uma chuva sim

42186836_1927383807354287_3371244547890741248_n.jpg
 
Última edição:

algarvio1980

Furacão
Registo
21 Mai 2007
Mensagens
12,402
Local
Olhão (24 m)
Prefiro ter um AA potente agora, do que ter um AA destes em Dezembro ou Janeiro. :lol:

Não tarda, deve começar as profecias do apocalipse, do deserto e muito mais coisas por aí ou será por além. :D :huhlmao:
 

Snifa

Furacão
Registo
16 Abr 2008
Mensagens
11,916
Local
Porto-Marquês:145 m Mogadouro:749 m
Não tarda, deve começar as profecias do apocalipse, do deserto e muito mais coisas por aí ou será por além

Eu acho que vai ser mais isto, e não deve tardar muito:

 

pe5cinco5

Cumulus
Registo
14 Nov 2014
Mensagens
274
Local
Entre Corroios e Ch. Caparica(40m)|Mir.Douro(730m)
PRECIPITAÇÃO em PORTUGAL para os próximos dias ☔ ☔

Válido a partir do dia 27 de Setembro de 2018, até Início do mês de Outubro de 2018


Prevê-se que a partir do dia 26 de Setembro de 2018 se forme instabilidade em muitos locais de Portugal Continental, inclusive no Litoral do país (que tanto necessita), possivelmente através de trovoadas, isto em regime subtropical.

É certo que esta chuva poderá abafar um pouco o stress hídrico.

Destaco que, em alguns locais, o acumulado poderá chegar a 30-40 mm ao final do mês, já é alguma fruta!

tempresult_eju1.gif



Acumulado de precipitação até ao início de mês de Outubro:

tempresult_rtd7.gif



Portanto, apesar da previsão de temperaturas altas para estes 2-3 dias, a chuva, prevista para os dias seguintes certamente irá ajudar a refrescar um pouco mais o ambiente! Vamos aguardar! :)


Será que ainda vamos mesmo ter chuva antes do final do mês? A previsão aponta que sim!
 

Orion

Furacão
Registo
5 Jul 2011
Mensagens
21,567
Local
Açores
Os jornaleiros a ver coisas que ainda ninguem confirmou.

O/a jornalista não inventou nada:

A ser assim, diz o provérbio: " outubro quente, traz o diabo no ventre". Mas, segundo o meteorologista Daniel Zaferino, um dos sócios da BestWeather, "no final da primeira quinzena de outubro há de dar-se uma viragem e, em princípio, será um outubro mais chuvoso do que o normal".

Em outubro, novembro e dezembro serão caracterizados "por precipitações acima da média em especial no Norte e Centro e ligeiramente acima da média no Sul".

O artigo até está recomendável e foram indicados alguns portais :palmas:
 

nmcbs84

Cirrus
Registo
6 Abr 2018
Mensagens
18
Local
Sebadelhe
Pessoal já sei que é pedir muito, mas... alguém consegue tentar prever se a confirmar-se o evento(s) de precipitação entre 27 (?) e 30 (?) de Setembro, o regime de precipitação poderá instalar-se mais em difinitivo a Norte de Portugal em particular, dai para a a frente?
 

Tonton

Nimbostratus
Registo
23 Dez 2017
Mensagens
1,302
Local
Mactamã
Pessoal já sei que é pedir muito, mas... alguém consegue tentar prever se a confirmar-se o evento(s) de precipitação entre 27 (?) e 30 (?) de Setembro, o regime de precipitação poderá instalar-se mais em difinitivo a Norte de Portugal em particular, dai para a a frente?

A esta distância, qualquer afirmação positiva ou negativa, é pura especulação.
De acordo com o mês que é (Outubro), é normal que haja chuva, especialmente no Norte, mas como hoje em dia, cada vez mais, o tempo real foje à normalidade (veja-se este mês), é melhor não esperar nada.
 

Dias Miguel

Cumulonimbus
Registo
26 Jan 2015
Mensagens
2,621
Local
Portalegre
Impressão minha ou os modelos colocam o Leslie fortalecido em movimento directo para os Açores e para o Continente durante a próxima semana. Está visto que o actual estado do tempo só deverá ser alterado significativamente com alguma mudança brusca... Só espero que não haja outra tangente idêntica ao Ophelia para agravar ainda mais o estado do tempo...
 
Estado
Fechado para novas mensagens.