A tua Estação Meteorológica

RStorm

Cumulonimbus
Registo
11 Dez 2017
Mensagens
2,396
Local
Montijo (18 m)
Boa Tarde

Tal como já tinha mencionado no seguimento meteorológico, a minha estação encontra-se sem sinal há duas semanas. Já troquei as pilhas várias vezes, até já fiz uma limpeza nela e eu vejo que as coisas até estão a funcionar, o problema está é na transmissão entre a estação-base e a do exterior.

Alguém sabe do que se possa tratar?
 


JTavares

Cumulus
Registo
9 Mai 2015
Mensagens
366
Local
Coimbra
Reboot a tudo (tirar fonte de alimentação em ambas, pilhas/AC), aguardar 10s e voltar a ligar. Não será algum canal diferente? Tenho um relógio de parede q de vez em qnd fica noutro canal de transmissão.
 
  • Gosto
Reactions: Luis Rafael

Toby

Nimbostratus
Registo
25 Mar 2011
Mensagens
1,974
Local
Alcobaca (160 m)
Boa Tarde

Tal como já tinha mencionado no seguimento meteorológico, a minha estação encontra-se sem sinal há duas semanas. Já troquei as pilhas várias vezes, até já fiz uma limpeza nela e eu vejo que as coisas até estão a funcionar, o problema está é na transmissão entre a estação-base e a do exterior.

Alguém sabe do que se possa tratar?

Reboot a tudo (tirar fonte de alimentação em ambas, pilhas/AC), aguardar 10s e voltar a ligar. Não será algum canal diferente? Tenho um relógio de parede q de vez em qnd fica noutro canal de transmissão.
Ver página 11 para baterias e sincronização. https://www.velleman.eu/downloads/6/ws1060a402.pdf
Não é possível mudar o canal de transmissão.
 
  • Gosto
Reactions: Luis Rafael

RStorm

Cumulonimbus
Registo
11 Dez 2017
Mensagens
2,396
Local
Montijo (18 m)
Reboot a tudo (tirar fonte de alimentação em ambas, pilhas/AC), aguardar 10s e voltar a ligar. Não será algum canal diferente? Tenho um relógio de parede q de vez em qnd fica noutro canal de transmissão.
Ver página 11 para baterias e sincronização. https://www.velleman.eu/downloads/6/ws1060a402.pdf
Não é possível mudar o canal de transmissão.
Boas pessoal, já tentei fazer isso e continua na mesma :( Não houve nenhuma mudança de canal, simplesmente as pilhas falharam e tive de voltar a repor, a diferença é que desta vez a recuperação do sinal de transmissão está a demorar muito mais tempo, o normal seria 3/4 dias e já vou em mais de 2 semanas :intrigante:

Vou ver se consigo encontrar alguém que consiga reparar estes aparelhos, provavelmente numa loja de eletrodomésticos.

Obrigado pela ajuda aos dois :thumbsup:
 
  • Gosto
Reactions: Luis Rafael

fernandinand

Cumulus
Registo
13 Out 2020
Mensagens
237
Local
Serra - Alvorge @~300m
Vou ver se consigo encontrar alguém que consiga reparar estes aparelhos, provavelmente numa loja de eletrodomésticos.

Se morasses mais perto emprestava-te um dongle USB RTL-SDR para ver se o problema era do lado da transmissão ou da rececção.
Dependendo do preço da reparação, penso que arranjas uns básicos na ordem dos ~20€ e depois é só instalar um software qq para ler os sinais.
 
  • Gosto
Reactions: RStorm

RedeMeteo

Nimbostratus
Registo
13 Nov 2017
Mensagens
1,128
Local
Serpa
Qual é a estação?
 
  • Gosto
Reactions: Luis Rafael

RStorm

Cumulonimbus
Registo
11 Dez 2017
Mensagens
2,396
Local
Montijo (18 m)
  • Gosto
Reactions: Luis Rafael
Registo
4 Mar 2022
Mensagens
1
Local
Viana do castelo
Boa noite a todos

Sendo já um sonho antigo de ter a minha estação meteorológica quero começar a focar para que realize. Sendo profissional de IT também pretendo fazer alguns projectos com os dos recolhidos.

Agradeço recomendações de estações que seja razoável para principiante.


Obrigado
Videira
 
  • Gosto
Reactions: Luis Rafael

RedeMeteo

Nimbostratus
Registo
13 Nov 2017
Mensagens
1,128
Local
Serpa
Boa noite a todos

Sendo já um sonho antigo de ter a minha estação meteorológica quero começar a focar para que realize. Sendo profissional de IT também pretendo fazer alguns projectos com os dos recolhidos.

Agradeço recomendações de estações que seja razoável para principiante.


Obrigado
Videira
PCE FWS 20N ou DAVIS VUE escolhe uma destas
 
  • Gosto
Reactions: Luis Rafael

fernandinand

Cumulus
Registo
13 Out 2020
Mensagens
237
Local
Serra - Alvorge @~300m
Sendo já um sonho antigo de ter a minha estação meteorológica quero começar a focar para que realize. Sendo profissional de IT também pretendo fazer alguns projectos com os dos recolhidos.
Bem vindo companheiro de IT!

Muito similar a minha 'entrada' neste mundo, apesar de já ter trabalhado no passado com estações 'manuais'.
A minha stack no momento é RTL-SDR+InfluxDB+Grafana num RPi. Depois mete na apresentação uma descrição do teu projecto.

Cumprimentos
 
  • Gosto
Reactions: Luis Rafael

RStorm

Cumulonimbus
Registo
11 Dez 2017
Mensagens
2,396
Local
Montijo (18 m)
3/4 dias p recuperar sinal??? Esse Relógio que falei demora 2/3 minutos a sintonizar com o sensor externo.
Sim, demora 3 ou 4 dias para recuperar e normalmente só acontece durante a noite :unsure:
 
  • Gosto
Reactions: Luis Rafael

MeteoCaxinas

Cumulus
Registo
18 Jan 2009
Mensagens
258
Local
Caxinas - Vila do Conde - 41°21'42''/ -8°45'29''
Boa tarde.

Tenho uma Davis Vantage Pro 2 por cabo.
Há dias, os valores da Temp + Hum começaram a falhar.
Hoje, fui ver o sensor, tudo normal com o mesmo e na ISS. Verifico na consola (desligada do PC) e Ok.
Quando a ligo ao PC, os dados da Temp+HUM falham (--.-)
Depois de uns "ligar e desligar" percebo que quando ligo a USB ao PC os dados falham. Se retirar do PC, os valores ficam.
Troquei de cabos USB+Micro USB-B, vários, problema se mantem. Mesmo ligando ao PC com ele desligado, basta que haja corrente a informação da temp+hum desaparecem.
Resumindo: O Data Logger!!!

Só por curiosidade, alguém teve problema semelhante?
E já agora, dado alguns aficionados mais antigos presentes, haverá por aí alguém que tenha algum data logger suplente da davis? Naturalmente que comprarei.

Obrigado desde já pela vossa atenção.
 

MeteoCaxinas

Cumulus
Registo
18 Jan 2009
Mensagens
258
Local
Caxinas - Vila do Conde - 41°21'42''/ -8°45'29''
Boa tarde.

Tenho uma Davis Vantage Pro 2 por cabo.
Há dias, os valores da Temp + Hum começaram a falhar.
Hoje, fui ver o sensor, tudo normal com o mesmo e na ISS. Verifico na consola (desligada do PC) e Ok.
Quando a ligo ao PC, os dados da Temp+HUM falham (--.-)
Depois de uns "ligar e desligar" percebo que quando ligo a USB ao PC os dados falham. Se retirar do PC, os valores ficam.
Troquei de cabos USB+Micro USB-B, vários, problema se mantem. Mesmo ligando ao PC com ele desligado, basta que haja corrente a informação da temp+hum desaparecem.
Resumindo: O Data Logger!!!

Só por curiosidade, alguém teve problema semelhante?
E já agora, dado alguns aficionados mais antigos presentes, haverá por aí alguém que tenha algum data logger suplente da davis? Naturalmente que comprarei.

Obrigado desde já pela vossa atenção.
Entretanto só para informação, pois pode ser útil a quem tem uma Davis.
Constato que o que faz ela perder os dados é, possivelmente, a energia elétrica que retorna pelo cabo USB ao receptor. Pois como disse, só acontece se estiver ligado ao PC.

Além de que, descobri que o problema que persistia na direção do vento, que marcava frequentemente Norte (0º) deve-se ao mesmo problema. Sem o cabo USB ligado ao PC isso deixa de acontecer. Cheguei a comprar um sensor do Vento a pensar que o problema seria do sensor, afinal não é.

Dado isto, a estação deixa de estar ligada ao PC, logo não sobe os dados para a WU. Prefiro deixa-la desconectada do PC, do que estar a subir os dados para a rede 24h/24h, não sendo esses fiáveis / corretos.
Opto apenas por liga-la ao PC para descarregar os dados para o WeatherLink e também para o Cumulus, uma ou duas vezes por dia, e depois desconecto-a. Para evitar que registe dados errados.
Deu-me uma trabalheira estar a editar / corrigir os dados de 4 dias no weatherlink, pois está a gravar de 5 em 5 min!!
 
  • Gosto
Reactions: RedeMeteo

Toby

Nimbostratus
Registo
25 Mar 2011
Mensagens
1,974
Local
Alcobaca (160 m)
Entretanto só para informação, pois pode ser útil a quem tem uma Davis.
Constato que o que faz ela perder os dados é, possivelmente, a energia elétrica que retorna pelo cabo USB ao receptor. Pois como disse, só acontece se estiver ligado ao PC.

Além de que, descobri que o problema que persistia na direção do vento, que marcava frequentemente Norte (0º) deve-se ao mesmo problema. Sem o cabo USB ligado ao PC isso deixa de acontecer. Cheguei a comprar um sensor do Vento a pensar que o problema seria do sensor, afinal não é.

Dado isto, a estação deixa de estar ligada ao PC, logo não sobe os dados para a WU. Prefiro deixa-la desconectada do PC, do que estar a subir os dados para a rede 24h/24h, não sendo esses fiáveis / corretos.
Opto apenas por liga-la ao PC para descarregar os dados para o WeatherLink e também para o Cumulus, uma ou duas vezes por dia, e depois desconecto-a. Para evitar que registe dados errados.
Deu-me uma trabalheira estar a editar / corrigir os dados de 4 dias no weatherlink, pois está a gravar de 5 em 5 min!!
Boa tarde,

Nunca ouvi falar deste tipo de problema, 99% é a configuração.

https://www.manula.com/manuals/pws/davis-kb/1/en/topic/understanding-usb-logger-modes
 
  • Gosto
Reactions: MeteoCaxinas