1mm de chuva = 1 litro por metro quadrado. 1 metro quadrado = 10 000 centímetros quadrados. Se tiveres um pluviómetro com uma superfície de 200 centímetros quadrados, tens de multiplicar a quantidade de água recebida por 50. Se tiveres um pluviómetro com uma superfície de 500 centímetros quadrados, tens de multiplicar a quantidade de água recebida por 20. Se estás a meter um balde com uma certa área superficial mas depois a conta é feita tendo em consideração outra área superficial, o balanço final vai ser diferente, certo? Não entendo a ânsia de espalhar tantas estações meteorológicas se depois o rigor é zero (condições de instalação das estações meteorológicas, agora isto...). É preferível começar algo pequeno mas bem estruturado e depois sim, avançar para um projecto mais ambicioso, do que isto. Para quê colocar a carroça à frente dos bois? Para o inglês ver? ...
O único teste a sério que podes (e deves) fazer, será colocar provisoriamente uma outra Davis Vantage Pro 2 ao lado dessa que modificaste, à mesma altura e afastada 1 a 2 metros, e esperas que chova. Depois, comparas os valores de precipitação medidos em cada estação. Daí retiras as tuas conclusões e partilhas connosco.
Luís, tens que ter a humildade de ouvir o que te dizem. Essa teimosia leva-se aos primeiros posts que fizeste no MeteoPT ainda com a outra conta, em que fazias registos e relatavas sem fiabilidade nenhuma. Essa adaptação que estás a fazer é como pores uma roda de bicicleta num carro e dizeres que está tudo bem. Se te estão a avisar é para o bem do teu projeto, que aliás tem bastante valor.
... desde que o 2º VP2 e calibrada (a seringa 3.92/3.98ml) ... senão andamos em círculos. O primeiro e único teste válido é um pluviómetro manual da WMO: Em muitas redes amadoras é obrigatório um controle manual. Eu tenho isto: Eu já tinha oferecido uma compra em grupo a preços de fábrica, mas...
Sim.. claro.. Mas como o RedeMeteo tem várias estações, poderá ser-lhe mais fácil colocar ali provisoriamente uma Vantage Pro 2 (para ter 2 estações com área de recepção igual), que já dará valores fiáveis e que poderão ser comparados e dar a respectiva conclusão.
Pronto, era para este detalhe que todos nós te estavamos a tentar chamar a atenção. A modificação que fizeste funciona desde que faças a devida calibração e cálculos para compensar as medidas de precipitação no software.
Sem um pluviómetro manual, é impossível calibrar um cálculo de software! Um software conta uma série de contactos ILS. Não sabe porque existe um contacto ILS. Sem comparação com uma medição manual você não tem nenhum ponto de referência.
Boas, E após quase 10 anos a primeira avaria na minha pce... e na consola!!!! não consigo resetar a memoria, no canto inferior direito. Alguma dica?
Estação de Várzea da Serra, limpa e operacional! (Ao final de 4 anos, a pilha estava gasta e o anemometro completamente perro!)