Aconselhamento Equipamentos Fotografia e Vídeo

Lightning

Cumulonimbus
Registo
25 Jul 2008
Mensagens
4,114
Local
Algures
Mais uma vez, boa noite.

Criei este tópico (o segundo, em menos de uma semana) com o objectivo de "servir" de ajuda para quem vai fazer novas aquisições (máquinas fotográficas, etc.)

Como estou em vias de nova aquisição, vou ser o primeiro a colocar aqui o produto em que estou interessado e as suas características, e gostava que me dessem uma opinião pessoal/profissional.

O meu orçamento não estica muito, portanto começei por tentar ver dentro dos meus limites, que compras é que eu podia efectuar.

Esta Nikon interessou-me bastante, chamou-me a atenção por ser uma máquina das marcas mais conhecidas do mundo, pela sua qualidade de imagem e desempenho no dia-a-dia.

Nikon Coolpix P80

Nikon_CoolpixP80.jpg


Esta é a máquina que em princípio vou mesmo comprar.

Eis as suas características:

#
Image Sensor Type:
CCD

#
Sensor Size:
1/2.33 in.

#
Total Pixels:
10.7 million

#
Effective Pixels:
10.1 million

#
Image Area (pixels) - 10M:
3648 x 2736(10M)
3264 x 2448(8M)
2592 x 1944(5M)
2048 x 1536(3M)
1600 x 1200(2M)
1280 x 960(1M)
1024 x 768(PC)
640 x 480(TV)
3648 x 3432(3:2)
3584 x 2016(16:9)
2736 x 2736(1:1)

#
Top Continuous Shooting Speed at full resolution:
1.1 frames per second

#
LCD Monitor Size:
2.7 in. diagonal

#
LCD Monitor Type
Wide Viewing Angle TFT-LCD

#
LCD Monitor Resolution
230,000 Dots

#
Lowest ISO Sensitivity:
64

#
Highest ISO Sensitivity:
6400

#
Storage Media:
SD
SDHC

#
Internal Memory:
Approx. 50MB

#
Storage System:
JPEG: JPEG-baseline-compliant; can be selected from Size priority and Optimal quality
AVI
WAV

#
Compatible File System(s):
DCF 2.0
DPOF
EXIF 2.21

#
Image Stabilization:
Optical

#
Movie Modes:
Movie with sound
Time lapse movie

#
White Balance:
Fluorescent
Incandescent
Flash
White Balance Preset
Auto
Daylight
Cloudy

#
Playback Functions:
Full frame
Thumbnail (4 or 9 or 16 segments)
Zoom
Slideshow
Sound playback

#
Interface:
Hi-speed USB

#
Lens Zoom:
18x

#
Lens Specification:
4.7-84.2mm (equivalent with 35mm format picture angle 27-486mm) f/2.8-4.5

#
Viewfinder:
0.24 in. TFT LCD , approx. 230,000 dot with diopter adjustment

#
Viewfinder Frame Coverage:
Approx. 97%

#
Autofocus System:
Contrast AF, Multi-area AF

#
Maximum Autofocus Areas/Points:
9

#
Focus Modes:
Face-Priority AF
Auto

#
Single-point AF Mode:
Yes

#
Auto-area AF Mode:
Yes

#
Focus Lock:
Half press of shutter-release button (single-point AF in AF-S)

#
Exposure Modes:
Programmed Auto (P)
Shutter-Priority Auto (S)
Aperture-Priority Auto (A)
Manual (M)
Auto
Scene

#
Scene Modes:
Portrait
Night Portrait
Sports
Landscape
Party
Beach/Snow
Sunset
Dusk/Dawn
Night Landscape
Museum
Fireworks Show

#
Automatic Exposure Scene Modes:
Yes

#
Exposure Compensation:
Plus or minus 2 EV in steps of 1/3

#
Exposure Lock
Yes

#
In-Camera Image Editing
D-Lighting
Small Pic
Distortion Control

#
Built-in Flash
Yes

#
Built-in Flash Distance:
28 ft (8.8m)

#
Flash Sync Modes:
Slow sync
Red-eye reduction
Redeye reduction with slow sync
Flash cancel/ flash off
Auto
Auto with red-eye reduction
Anytime flash

#
Video Output:
NTSC
PAL

#
Self-timer:
2 sec. or 10 sec.

#
Battery Type:
Rechargeable

#
Battery:
EN-EL5 Lithium-ion Battery

#
AC Adapter:
EH-62A AC Adapter

#
Battery Charger:
MH-61 Charger

#
Voice Memo Function:
Yes

#
Battery Life (shots per charge) - CIPA:
Nikon Rechargeable:
250 shots (CIPA)

#
Tripod Socket:
¼-20


E é tudo.

Algumas amostras de imagens tiradas por uma máquina destas:

18669.jpg


18665.jpg


18663.jpg


18639.jpg


18627.jpg


Bem, já chega de imagens, depois dá muita confusão.
Gostava que me dessem a vossa opinião acerca desta máquina em que estou bastante interessado :)

Gostava também que este tópico não servisse só para mim, mas também para todos os que tiverem dúvidas sobre aconselhamento de equipamentos, as colocassem aqui, tal como eu fiz (produto e respectiva descrição ;)).

Cumpz
Frank_Tornado
 


ecobcg

Super Célula
Registo
10 Abr 2008
Mensagens
5,138
Local
Sitio das Fontes e Carvoeiro (Lagoa - Algarve)

Lightning

Cumulonimbus
Registo
25 Jul 2008
Mensagens
4,114
Local
Algures
Re: Aconselhamento acerca de equipamentos de fotografia e vídeo

Eu estive a ver estas:

CANON EOS 450D + objectiva EF-S 18-55 IS

CANON EOS 1000D + objectiva EF-S 18-55 IS

NIKON D80 + objectiva AF-S DX 18-135 mm IF-ED

:thumbsup::thumbsup:

Qualquer uma delas parece porreira, mas acho que não têm função bulb???

Consulta o site da canon, www.canon.pt, lá têm mais detalhes sobre cada máquina. Se não encontrares, escreve o modelo e marca da máquina no google, e vai procurando site a site, porque apesar de a maior parte dos sites terem informações repetidas, existe sempre um ou dois que são mais completos. :)
 

*Dave*

Nimbostratus
Registo
29 Jun 2008
Mensagens
1,912
Local
ASM (Idanha-a-Nova) - Covilhã
Re: Aconselhamento acerca de equipamentos de fotografia e vídeo

Vou-te dar um concelho e espero que o tomes em consideração!

Não te metas nisso. Evolui para uma reflex e deixa as compactas e smi-relex de lado.

Por 300 e poucos euros tens uma excelente máquina reflex... vais ver que a focagem manual é bastante útil e que as fotos em RAW irão facilitar-te bastante a vida, mas claro, utilizando um bom programa de edição de imagem, como o Adobe Photoshop CS2/CS3.

Esta é a minha opinião...;);)
 

Lightning

Cumulonimbus
Registo
25 Jul 2008
Mensagens
4,114
Local
Algures
Re: Aconselhamento acerca de equipamentos de fotografia e vídeo

Vou-te dar um concelho e espero que o tomes em consideração!

Não te metas nisso. Evolui para uma reflex e deixa as compactas e smi-relex de lado.

Por 300 e poucos euros tens uma excelente máquina reflex... vais ver que a focagem manual é bastante útil e que as fotos em RAW irão facilitar-te bastante a vida, mas claro, utilizando um bom programa de edição de imagem, como o Adobe Photoshop CS2/CS3.

Esta é a minha opinião...;);)

*Dave*, a máquina que coloquei acima (Nikon Coolpix P80) não é uma reflex pois não?
 

ecobcg

Super Célula
Registo
10 Abr 2008
Mensagens
5,138
Local
Sitio das Fontes e Carvoeiro (Lagoa - Algarve)
Re: Aconselhamento acerca de equipamentos de fotografia e vídeo

Vou-te dar um concelho e espero que o tomes em consideração!

Não te metas nisso. Evolui para uma reflex e deixa as compactas e smi-relex de lado.

Por 300 e poucos euros tens uma excelente máquina reflex... vais ver que a focagem manual é bastante útil e que as fotos em RAW irão facilitar-te bastante a vida, mas claro, utilizando um bom programa de edição de imagem, como o Adobe Photoshop CS2/CS3.

Esta é a minha opinião...;);)

Vou tomar isso em consideração.... Qual é a diferença entre elas?? Não percebo muito disso...:huh::huh:
 

*Dave*

Nimbostratus
Registo
29 Jun 2008
Mensagens
1,912
Local
ASM (Idanha-a-Nova) - Covilhã
Re: Aconselhamento acerca de equipamentos de fotografia e vídeo

Vou tomar isso em consideração.... Qual é a diferença entre elas?? Não percebo muito disso...:huh::huh:

Imagina que tens uma foto em formato normal, *.jpeg.
Essa foto foi tirada a uma ribeira, mas como era de dia a água não ficou com a cor que tu querias...

Em *jpeg podes corrigir, mas isso vai-te aumentar o ruído da cor (é como que fica aos "quadradinhos" quando ampliada);
Em RAW podes mexer nas cores, na exposição (mais ou menos luz) etc..., sem danificar a qualidade da imagem.

Outra qualidade de extrema importância é a focagem manual.
Imagina que vais num autocarro, à noite e queres captar o reflexo que aprece no vidro.
Com uma câmara em que não tenhas a focagem manual vai ser uma tarefa muito difícil ou quase impossível.

Com a focagem manual, o que tu vês é o que a câmara vê e é o que consegues captar em fotografia.:thumbsup:

Existem à venda alguma revistas de fotografia... compra uma e dá uma olhadela. Vais ver que entendes o que quero dizer ;);)

STAY:thumbsup:
 

*Dave*

Nimbostratus
Registo
29 Jun 2008
Mensagens
1,912
Local
ASM (Idanha-a-Nova) - Covilhã
Re: Aconselhamento acerca de equipamentos de fotografia e vídeo

*Dave*, a máquina que coloquei acima (Nikon Coolpix P80) não é uma reflex pois não?

Não não é :D.

Imagina assim, ela encolhe?
- Sim, então é compacta
- Não, então não é compacta

(Atenção a distinção acima não é nada de oficial, nem sempre se distinguem assim)
 

Lightning

Cumulonimbus
Registo
25 Jul 2008
Mensagens
4,114
Local
Algures
Re: Aconselhamento acerca de equipamentos de fotografia e vídeo

Por 300 e poucos euros tens uma excelente máquina reflex... vais ver que a focagem manual é bastante útil e que as fotos em RAW irão facilitar-te bastante a vida, mas claro, utilizando um bom programa de edição de imagem, como o Adobe Photoshop CS2/CS3.

*Dave*, estou a pensar em fazer uma aquisição de uma nova máquina. Já vi que percebes bastante do assunto, por isso queria que me desses uma opinião.

Eu ando à procura de uma máquina que fotografe e filme, também, para várias ocasiões, família, eventos meteorológicos, etc. Neste momento não tenho dinheiro para uma máquina de filmar, se tivesse comprava as duas coisas.

O meu problema é este:
Se compro uma máquina que tire BOAS fotos (Reflex), e que não filme, arrependo-me porque não filma;
Se compro uma máquina que filme e que tire fotos com menos qualidade (máquina mais fraca) arrependo-me por causa da qualidade das mesmas.

Já pude observar que as máquinas Reflex têm bastante saída devido à qualidade de imagem (apesar de não filmarem :( ), e ao seu formato também. Como disseste acima, pode-se "mexer" nas cores das fotos em formato RAW sem perder qualidade de imagem.

Resumindo, queria que me recomendasses (se possível da Nikon ou Canon) uma máquina Reflex, e outra que não fosse Reflex (que tenha opção de filmagem), para eu depois decidir o que faço. Ambas, se possível, à volta dos 300 e pouco, 400 euros.
 

Vince

Furacão
Registo
23 Jan 2007
Mensagens
10,624
Local
Braga
Re: Aconselhamento acerca de equipamentos de fotografia e vídeo

O meu problema é este:
Se compro uma máquina que tire BOAS fotos (Reflex), e que não filme, arrependo-me porque não filma;
Se compro uma máquina que filme e que tire fotos com menos qualidade (máquina mais fraca) arrependo-me por causa da qualidade das mesmas.

O maior problema das reflex é que depois passas o resto da vida a arranjar dinheiro para comprar lentes pois os kits originais são limitados. Se achas que mais tarde tens possibilidade financeira de comprar outras lentes então opta sempre por reflex, é um melhor investimento.

Se pelo contrário, não estás para andar a gastar tanto dinheiro ou teres máquina e depois teres que esperar meses ou anos para poder comprar outras lentes, existe uma opção intermédia que é das camaras Bridge, especialmente as super zoom, algumas não são grande coisa mas outras são bastante tentadoras para Meteorologia.

Claro que nunca são tão boas como uma SLR, a maior desvantagem para Meteorologia será em fotografia nocturna com grandes exposições e pouco ruído bem e nos buffers para continuous shooting (tirar sequências muito rápidas de fotografias) que é óptimo para captar raios de dia.

Tenho estado à espera dumas reviews de confiança da nova Panasonic Lumix FZ28, sucessora da Panasonic FZ18 pois parece-me uma máquina boa para o dia a dia e para a meteorologia e tem lente equivalente a 27-486mm (18x) nas reflex.

Uma das desvantagens deste tipo de máquinas era também a rapidez quer a ligar quer no continuous shooting, mas a anterior FZ18 já era bastante boa nisso também, suponho que esta nova seja tão boa ou melhor. Algumas superzoom costumavam ser uma porcaria, por exemplo a Olympus tinha uma que no zoom máximo era horrível, mais valia não ter, mas esta é bastante razoável. E também faz filme e tem integrada a funcionalidade de timelapse também. É quanto a mim um segmento interessante para a Meteorologia. Não são tão grandes como as reflex mas também não são tão pequeninas como as compactas, o que também tem alguma vantagens. Custa à volta de 350€ ou um pouco mais com alguns extras. Eu próprio que sempre sugeri Reflex ando tentado a adquirir esta máquina. Para fotografia nocturna, pronto, nunca é uma slr mas não está nada mal também, bem superior ao que é normal nas compactas ou das slr's digitais de há uns anos atrás.

Finalmente, antes de comprarem leiam reviews, mas cuidado onde as lêem, nem todos os sites são de confiança, o www.dpreview.com ou o www.steves-digicams.com por exemplo são dos que se podem confiar.
 

Lightning

Cumulonimbus
Registo
25 Jul 2008
Mensagens
4,114
Local
Algures
Re: Aconselhamento acerca de equipamentos de fotografia e vídeo

Vince, o que é que achas da máquina que coloquei no topo deste tópico? Se não me engano, é uma Bridge. :)
 

Vince

Furacão
Registo
23 Jan 2007
Mensagens
10,624
Local
Braga
Re: Aconselhamento acerca de equipamentos de fotografia e vídeo

Vince, o que é que achas da máquina que coloquei no topo deste tópico? Se não me engano, é uma Bridge. :)

Sim, é precisamente uma Bridge superzoom, as caracteristicas base são praticamente as mesmas dessa Panasonic Lumix Z28 que referi. Não conheço, já encontrei esta review:

http://www.steves-digicams.com/2008_reviews/nikon_p80.html

Agora não posso mas logo vou ler com atenção para ver como se compara à outra pois também é assunto que me interessa.
 

Lightning

Cumulonimbus
Registo
25 Jul 2008
Mensagens
4,114
Local
Algures
Re: Aconselhamento acerca de equipamentos de fotografia e vídeo

Ok. Já que estamos os dois interessados, dá uma vista de olhos também na Canon Powershot SX10 IS, eu já estive a observá-la e estudá-la, é uma máquina que vai saír ainda diz 28 de novembro. Comparei-a com a Nikon (a que está neste tópico) e cheguei à conclusão que a Nikon é melhor, é um melhor negócio, primeiro porque custa menos 120 euros do que a Canon, e segundo porque os aspectos em que a Canon é ligeiramente superior (Macro ou Zoom), não são significativos, pois as diferenças são mínimas.

E quando tiveres comparado a Nikon à Panasonic que estás interessado, diz-me algo. :)
 

*Dave*

Nimbostratus
Registo
29 Jun 2008
Mensagens
1,912
Local
ASM (Idanha-a-Nova) - Covilhã
Re: Aconselhamento acerca de equipamentos de fotografia e vídeo

O meu problema é este:
Se compro uma máquina que tire BOAS fotos (Reflex), e que não filme, arrependo-me porque não filma;
Se compro uma máquina que filme e que tire fotos com menos qualidade (máquina mais fraca) arrependo-me por causa da qualidade das mesmas.

Temos aqui um "pau de dois bicos" :rolleyes:...

Falando em Panasonic, já viste as LUMIX?

São baratas e de excelente qualidade!!!

Lumix DMC-FZ8
- não ficarias mal servido com essa.

PANASONIC Lumix DMC-FZ50 prata - o ideal!

Entre outras máquina de outras categorias....

O que te aconselho a fazer é ir a uma loja especializada no assunto, como a PIXMANIA. Lá podem-te por ao corrente de tudo, inclusive colocarem-te a máquina na mão para tu veres se é mesmo aquilo que queres...
Aí fazes logo o "toma lá dá cá", dás o dinheiro e trazes logo a máquina :thumbsup::thumbsup: