Acumulação de neve vs permanência de Neve em Portugal

AJB

Nimbostratus
Registo
5 Mar 2009
Mensagens
1,179
Local
Baião
Estive a dar uma leitura rápida numas cartas militares e julgo que das 3 serras (Larouco, Gerês e Montesinho), o larouco é talvez a que tem maior superficie acima dos 1400 metros de altitude...ja o Gerês é o que tem maior superficie acima dos 1500 metros...
Ha uma outra área (entre Pitões das Junias e Sendim, mais concretamente a Norte de Mourilhe e do Sabuzedo), que se designa por Cabeço Alto e Rochão (a leste do planalto da Mourela) que tem uma superficie simpática com mais de 1400 metros e seguramente terá uns belos dias de neve (e acumulação):thumbsup:
 
  • Gosto
Reactions: snowadd


snowadd

Cirrus
Registo
4 Fev 2014
Mensagens
36
Local
Passos Mirandela (490 m)
Estive a dar uma leitura rápida numas cartas militares e julgo que das 3 serras (Larouco, Gerês e Montesinho), o larouco é talvez a que tem maior superficie acima dos 1400 metros de altitude...ja o Gerês é o que tem maior superficie acima dos 1500 metros...
Ha uma outra área (entre Pitões das Junias e Sendim, mais concretamente a Norte de Mourilhe e do Sabuzedo), que se designa por Cabeço Alto e Rochão (a leste do planalto da Mourela) que tem uma superficie simpática com mais de 1400 metros e seguramente terá uns belos dias de neve (e acumulação):thumbsup:

Sim estas regiões têm umas elevações engraçadas, viver em Montalegre, para quem gosta de neve, é grande vantagem, tem vários dias de neve por ano e à distância de 1 hora de carro das principais Serras com maior acumulação em Portugal (serra da Estrela à parte)..
O planalto da Mourela também quando dá para acumular fica com uma boa espessura..
 

AJB

Nimbostratus
Registo
5 Mar 2009
Mensagens
1,179
Local
Baião
Sim estas regiões têm umas elevações engraçadas, viver em Montalegre, para quem gosta de neve, é grande vantagem, tem vários dias de neve por ano e à distância de 1 hora de carro das principais Serras com maior acumulação em Portugal (serra da Estrela à parte)..
O planalto da Mourela também quando dá para acumular fica com uma boa espessura..

Sim, como Castro Laboreiro e a propria área central de Montemuro...mas estão uns "furos" abaixo...
Tive uma colega da zona de Montalegre na universidade e ela dizia me que quando o Instituto de Meteorologia previa queda de neve nos pontos mais altos da serra da Estrela, normalmente nevava no topo do Larouco tambem...talvez fosse exagero da parte dela, mas...
 
  • Gosto
Reactions: snowadd

snowadd

Cirrus
Registo
4 Fev 2014
Mensagens
36
Local
Passos Mirandela (490 m)
Sim, como Castro Laboreiro e a propria área central de Montemuro...mas estão uns "furos" abaixo...
Tive uma colega da zona de Montalegre na universidade e ela dizia me que quando o Instituto de Meteorologia previa queda de neve nos pontos mais altos da serra da Estrela, normalmente nevava no topo do Larouco tambem...talvez fosse exagero da parte dela, mas...

Acho que isso deve depender das situações, quando o IPMA prevê para os pontos mais altos da serra da estrela, nem lá por vezes neva... Outras vezes neva mais abaixo.. Não se deve generalizar e ver caso a caso..
Mas isto sim convencido isso sim que na região do Padroso (penso que se chama assim) terá à mesma altitude e em média é claro cerca de 1 a 1.5ºC a menos que na região da serra da estrela, o que atira as cotas para baixo 200 metros. Logo, quando neva na serra estrela aos 1700m, neva também nos pontos mais altos do Gerês e Larouco.. Por isso ela até pode estar a dizer a verdade em parte..
 

james

Cumulonimbus
Registo
16 Set 2011
Mensagens
4,541
Local
Viana Castelo(35 m)/Guimarães (150 m)
Sim, como Castro Laboreiro e a propria área central de Montemuro...mas estão uns "furos" abaixo...
Tive uma colega da zona de Montalegre na universidade e ela dizia me que quando o Instituto de Meteorologia previa queda de neve nos pontos mais altos da serra da Estrela, normalmente nevava no topo do Larouco tambem...talvez fosse exagero da parte dela, mas...


Penso que Castro Laboreiro tambem e um caso interessante de queda e acumulacao de neve , acho que beneficia muito com entradas de Norte .

O Geres e o Montesinho tem 2 Pequenos planaltos no topo magnificos , cheios de neve entao nem se fala , no de Montesinho ja la estive com neve , no Geres so estive no verao .
 

snowadd

Cirrus
Registo
4 Fev 2014
Mensagens
36
Local
Passos Mirandela (490 m)
Penso que Castro Laboreiro tambem e um caso interessante de queda e acumulacao de neve , acho que beneficia muito com entradas de Norte .

O Geres e o Montesinho tem 2 Pequenos planaltos no topo magnificos , cheios de neve entao nem se fala , no de Montesinho ja la estive com neve , no Geres so estive no verao .

Eu já estive no topo do (Larouco e Montesinho com neve) no Gerês só vi ao longe e sem neve :(..
Mas o Gerês sempre me deu a impressão, (posso estar enganado que nas zonas do topo é demasiado escarpado levando a neve a escorregar), o que não invalida que noutras zonas não acumule e muito mesmo!! É sem dúvida a região mais pluviosa de Portugal.
Montesinho já lá estive num inverno em que na Serra da estrela não havia neve ou uma miséria, e Montesinho tinha uma boa espessura (talvez uns 40 cm) (inverno liderado por AA, e com uma entrada de Norte provavelmente).
Mas como todos sabemos esta situação de entradas de Norte não é das mais comuns no nosso País..
Agora o Larouco tem uma boa área bastante planáltica acima dos 1400 e voltada mais a Norte, aí sim penso que é uma boa zona de acumulações e principalmente de permanência de neve!!
 

james

Cumulonimbus
Registo
16 Set 2011
Mensagens
4,541
Local
Viana Castelo(35 m)/Guimarães (150 m)
Eu já estive no topo do (Larouco e Montesinho com neve) no Gerês só vi ao longe e sem neve :(..
Mas o Gerês sempre me deu a impressão, (posso estar enganado que nas zonas do topo é demasiado escarpado levando a neve a escorregar), o que não invalida que noutras zonas não acumule e muito mesmo!! É sem dúvida a região mais pluviosa de Portugal.
Montesinho já lá estive num inverno em que na Serra da estrela não havia neve ou uma miséria, e Montesinho tinha uma boa espessura (talvez uns 40 cm) (inverno liderado por AA, e com uma entrada de Norte provavelmente).
Mas como todos sabemos esta situação de entradas de Norte não é das mais comuns no nosso País..
Agora o Larouco tem uma boa área bastante planáltica acima dos 1400 e voltada mais a Norte, aí sim penso que é uma boa zona de acumulações e principalmente de permanência de neve!!

O Geres tem uma pequena zona planaltica espetacular com uma turfeira a 1500 m altitude , sente - se uma sensacao de isolamento fabulosa , aconselho -te a ir la , se bem diz - se que agora tem de se pagar para ir la .

As entradas de Norte sao relativamente frequentes , acho que ate sao boas para neve a cotas baixas , mas geralmente a precipitacao fica retida nas montanhas da Galiza .
 
  • Gosto
Reactions: snowadd

snowadd

Cirrus
Registo
4 Fev 2014
Mensagens
36
Local
Passos Mirandela (490 m)
O Geres tem uma pequena zona planaltica espetacular com uma turfeira a 1500 m altitude , sente - se uma sensacao de isolamento fabulosa , aconselho -te a ir la , se bem diz - se que agora tem de se pagar para ir la .

As entradas de Norte sao relativamente frequentes , acho que ate sao boas para neve a cotas baixas , mas geralmente a precipitacao fica retida nas montanhas da Galiza .

Obrigado pela dica, pretendo com certeza lá ir, acho o Gerês uma zona lindíssima com natureza, fauna, topografia fantástica..

Penso que as entradas de Norte não são assim tão frequentes, mas sim as de Noroeste.. Mas claro que ocorrem também
 

AJB

Nimbostratus
Registo
5 Mar 2009
Mensagens
1,179
Local
Baião
O Geres tem uma pequena zona planaltica espetacular com uma turfeira a 1500 m altitude , sente - se uma sensacao de isolamento fabulosa , aconselho -te a ir la , se bem diz - se que agora tem de se pagar para ir la .

As entradas de Norte sao relativamente frequentes , acho que ate sao boas para neve a cotas baixas , mas geralmente a precipitacao fica retida nas montanhas da Galiza .

Concordo com o snowadd...as entradas de Norte não favorecem nada em portugal...apenas se forem depressões bastante fortes, senão A Cordilheira Cantábrica fica com tudo...ha um colega na região do Bierzo (vertente sul da Cordilheira Cantábrica) e até ele se queixa das entradas de Norte...como dizem lá "non passa nada":)
Não nos podemos queixar deste ano...em termos de neve tem sido dos melhores dos ultimos anos...esqueçam neve a cotas baixas, isso (pode ocorrer claro) é um "dia de sorte"...agora acima dos 800/900m este ano é um fartote...aliás neste momento ja deverá estar a nevar nos topos do Gerês e Larouco:thumbsup:
 
  • Gosto
Reactions: snowadd

Bracaro

Cirrus
Registo
5 Jan 2014
Mensagens
49
Local
Bracara - Gallaecia
O Geres tem uma pequena zona planaltica espetacular com uma turfeira a 1500 m altitude , sente - se uma sensacao de isolamento fabulosa , aconselho -te a ir la , se bem diz - se que agora tem de se pagar para ir la .

As entradas de Norte sao relativamente frequentes , acho que ate sao boas para neve a cotas baixas , mas geralmente a precipitacao fica retida nas montanhas da Galiza .


Suponho que te estejas a referir ao planalto na zona de Carris, subindo desde a Portela do Homem ao longo do vale do rio Homem. Mas, apesar de o Gerês ser bastante escarpado, existem outros pequenos planaltos a menor altitude, só acessíveis a pé ou com bicicletas de BTT.
Mas já que estamos a falar de paisagens fabulosas, aconselho a quem não conhece, a fazer o trilho das Minas das Sombras, no Xurés galego; começa logo a seguir à Portela do Homem e vai até Lobios. Ainda em Outubro o fiz de bike, é do melhor que há.
Para quem aprecia o isolamento, nem rede de telemóvel tem.
 
  • Gosto
Reactions: snowadd

snowadd

Cirrus
Registo
4 Fev 2014
Mensagens
36
Local
Passos Mirandela (490 m)
.aliás neste momento ja deverá estar a nevar nos topos do Gerês e Larouco:thumbsup:[/QUOTE]

Se ainda não começou deve estar quase quase. No alto de Manzaneda já está -1ºC :)

EDIT: A propósito da discussão neste momento cerca de 2ºC na Torre, aí está uma diferença, 3ºC a menos com menos 200 metros.. Bem sei que a frente fria já estará a chegar à zona de Manzaneda e não à torre mas não deixa de ser uma boa indicação..
 

PortugalWeather

Cumulus
Registo
4 Fev 2014
Mensagens
496
Local
PT
Sim estas regiões têm umas elevações engraçadas, viver em Montalegre, para quem gosta de neve, é grande vantagem, tem vários dias de neve por ano e à distância de 1 hora de carro das principais Serras com maior acumulação em Portugal (serra da Estrela à parte)..
O planalto da Mourela também quando dá para acumular fica com uma boa espessura..

Montalegre deve ser das cidades com mais neve de Portugal seguramente tem entre 5-10 dias de neve por ano, a competir com cidades como Paris ou Londres.
 
  • Gosto
Reactions: snowadd

snowadd

Cirrus
Registo
4 Fev 2014
Mensagens
36
Local
Passos Mirandela (490 m)
Montalegre deve ser das cidades com mais neve de Portugal seguramente tem entre 5-10 dias de neve por ano, a competir com cidades como Paris ou Londres.

Eu penso que Montalegre não é cidade em primeiro lugar, é vila, mas isso à parte, penso que terá mais dias com neve do que Paris e principalmente Londres! Não é assim tão comum nevar em Londres, devido à baixa altitude e à importante ilha de aquecimento urbano! Acontece mas de certeza que não com a frequência de Montalegre..
Mas sem dúvida que Montalegre em Portugal é a vila mais "nevosa" de Portugal, vencendo claramente à Guarda que tem a mesma altitude..