Acumulação de neve vs permanência de Neve em Portugal

PortugalWeather

Cumulus
Registo
4 Fev 2014
Mensagens
496
Local
PT
Eu penso que Montalegre não é cidade em primeiro lugar, é vila, mas isso à parte, penso que terá mais dias com neve do que Paris e principalmente Londres! Não é assim tão comum nevar em Londres, devido à baixa altitude e à importante ilha de aquecimento urbano! Acontece mas de certeza que não com a frequência de Montalegre..
Mas sem dúvida que Montalegre em Portugal é a vila mais "nevosa" de Portugal, vencendo claramente à Guarda que tem a mesma altitude..

Como é sede de concelho julguei que fosse cidade :lmao: por vezes dou grandes calinadas:lol:.

Adorava viver numa região com o clima de Montalegre, fenomenal!
 


snowadd

Cirrus
Registo
4 Fev 2014
Mensagens
36
Local
Passos Mirandela (490 m)
Como é sede de concelho julguei que fosse cidade :lmao: por vezes dou grandes calinadas:lol:.

Adorava viver numa região com o clima de Montalegre, fenomenal!

Bem, calinadas todos nós damos, mas acho que para ser cidade é necessário ter pelo menos 5000 habitantes se não estou em erro e Montalegre anda pelos 2000...

Bem eu tive a sorte de viver 2 anos numa cidade com bastante mais neve que Montalegre.. Fantástico.. espero voltar a viver lá em breve.
 

AJB

Nimbostratus
Registo
5 Mar 2009
Mensagens
1,179
Local
Baião
Bem, calinadas todos nós damos, mas acho que para ser cidade é necessário ter pelo menos 5000 habitantes se não estou em erro e Montalegre anda pelos 2000...

Bem eu tive a sorte de viver 2 anos numa cidade com bastante mais neve que Montalegre.. Fantástico.. espero voltar a viver lá em breve.

Montalegre é vila e acredito que será por mais uns anos, valentes, mas o mais importante é que esta bastante preservada!
Este ano esta a ser dos anos com mais neve por lá...mas 2/3 dias por ano (nos mais desfavoraveis) tem sempre!
Montalegre tem um clima oro atlantico julgo eu...não tenho a certeza, mas acho que sim...
 
  • Gosto
Reactions: snowadd

PortugalWeather

Cumulus
Registo
4 Fev 2014
Mensagens
496
Local
PT
Bem, calinadas todos nós damos, mas acho que para ser cidade é necessário ter pelo menos 5000 habitantes se não estou em erro e Montalegre anda pelos 2000...

Bem eu tive a sorte de viver 2 anos numa cidade com bastante mais neve que Montalegre.. Fantástico.. espero voltar a viver lá em breve.

Sim tenho conhecimento disso apesar de ter achado que Montalegre tivesse esse numero de habitantes realmente tem poucos habitantes, e não é só esse o pré-requisito para ser cidade, existem outros mais, mas de facto fica a correção assim numa próxima já não dou barraca.
 
  • Gosto
Reactions: snowadd

PortugalWeather

Cumulus
Registo
4 Fev 2014
Mensagens
496
Local
PT
Montalegre é vila e acredito que será por mais uns anos, valentes, mas o mais importante é que esta bastante preservada!
Este ano esta a ser dos anos com mais neve por lá...mas 2/3 dias por ano (nos mais desfavoraveis) tem sempre!
Montalegre tem um clima oro atlantico julgo eu...não tenho a certeza, mas acho que sim...

Atlântico com influencia de altitude.
Em rigor segundo Koppen não existe clima atlântico em Portugal, para Koppen o Litoral Norte de Portugal tem o mesmo tipo de clima que o interior da Turquia onde chove 300-500mm anuais e fazem temperaturas de -20 graus, portanto eis o que as definições e generalizações fazem, isto tudo porque em Julho e Agosto chove menos de 10-15 mm, para que esses meses sejam considerados humidos!
 

AJB

Nimbostratus
Registo
5 Mar 2009
Mensagens
1,179
Local
Baião
Atlântico com influencia de altitude.
Em rigor segundo Koppen não existe clima atlântico em Portugal, para Koppen o Litoral Norte de Portugal tem o mesmo tipo de clima que o interior da Turquia onde chove 300-500mm anuais e fazem temperaturas de -20 graus, portanto eis o que as definições e generalizações fazem, isto tudo porque em Julho e Agosto chove menos de 10-15 mm, para que esses meses sejam considerados humidos!

Oro Atlantico é isso...a altitude a influenciar...é o tal andar sub montano que referia num outro seguimento...
 

gomas

Cumulus
Registo
6 Fev 2014
Mensagens
114
Local
lamego(arredores)-300m
boas
portugal será sempre um país dificil para debater um tema como este:(
mas para uma boa acumulaçao de neve era preciso vários dias de geada isto seguido de uma boa entrada polar humida e persistente o que ajudava a descer as cotas,depois uma boa entrada siberiana o que permitia que a neve durasse mais tempo nos solos:cold:
um acontecimento desta dimensao é pouco provavel mas na historia do nosso país à relatos da neve permanecer durante uma semana aqui na minha zona isto a uns 300m aconteceu isso
 

PortugalWeather

Cumulus
Registo
4 Fev 2014
Mensagens
496
Local
PT
boas
portugal será sempre um país dificil para debater um tema como este:(
mas para uma boa acumulaçao de neve era preciso vários dias de geada isto seguido de uma boa entrada polar humida e persistente o que ajudava a descer as cotas,depois uma boa entrada siberiana o que permitia que a neve durasse mais tempo nos solos:cold:
um acontecimento desta dimensao é pouco provavel mas na historia do nosso país à relatos da neve permanecer durante uma semana aqui na minha zona isto a uns 300m aconteceu isso

De facto por essa mesma razão é que isos negativas chegam mais facilmente ao Médio Oriente ou Norte de Africa genero Israel, Jordania ou Siria,Tunisia ou Argélia que em Portugal, sendo muito mais frequente nevar a cotas baixas em Israel e com nevões á séria que em Portugal, para não falar no mediterrâneo-Itália,Grécia onde as suas capitais de 3 em 3 anos vêm neve á séria, a questão é que essas regiões da mesma forma que arrefecem tamem aquecem são climas totalmente diferentes sujeitos a massas de ar totalmente diferentes.
Portugal é seguramente o pais europeu com menos neve(exceptuando Malta ou Chipre), o engraçado é que o 2º o 3º pais mais fraquinho em neve deve ser a Irlanda :lol:, neva muito mais na Grécia que na Irlanda seguramente, dá que pensar não é.
 

AJB

Nimbostratus
Registo
5 Mar 2009
Mensagens
1,179
Local
Baião
Diferença abismal de quantidades de neve nas serras do Norte e Centro...Montesinho com neve sensivelmente acima da Barragem da Serra Serrada, talvez menos, a partir dos 1100 metros...Gerês e Larouco (como todo o arco serrano do noroeste com neve em generosas quantidades)...
Já Montemuro e o Marão sem grande acumulação (tinham ontem neve acima dos 1250 metros pelo que vi)...
http://rapidfire.sci.gsfc.nasa.gov/imagery/subsets/?subset=Europe_3_01.2014047.terra.721.250m
:thumbsup:
 

AJB

Nimbostratus
Registo
5 Mar 2009
Mensagens
1,179
Local
Baião
Pelas fotos que o André colocou no seguimento Litoral Norte, vê se que a cota de neve no Gerês, com acumulação, rondará os 800 metros...
Um bocado abaixo do que se verifica no Marão e Montemuro...
 

AnDré

Moderação
Registo
22 Nov 2007
Mensagens
12,188
Local
Odivelas (140m) / Várzea da Serra (930m)
Por curiosidade:
http://www.infonieve.es/estacion-esqui/manzaneda/25/webcams/#!prettyPhoto[webcams]/1/

Manzaneda com 1,20 m de neve (acumulação máxima)
Na Estrela 0,80 m (acumulação média)

A coisa anda equilibrada...no entanto ha 200 metros de diferença...

AJB, queria só corrigir este valor.

No dia 14/02, acho que havia muito mais neve que os 0,80m.
Porque a precipitação de 14 para 16 não foi assim tanta.

E ontem a Serra da Estrela estava assim:

v8gMRzA.jpg


Consta que foi um dia épico em termos de condições para a prática de desportos na neve. Neve aos montes e tempo óptimo.
 

AJB

Nimbostratus
Registo
5 Mar 2009
Mensagens
1,179
Local
Baião
Sim Anfré, ate posso concordar contigo...mas os valores que apresentei foram os do site Nevasport...são valores médios no caso da Estrela (pois entre os1870m da base da telecadeira ate aos 1990 não ha grande diferença)! já no caso de Manzaneda a diferença é maior (aproximadamente 300 metros)...e um outro pormenor é que na foto que apresentas é capaz de haver "alguma" neve artificial;)
de qualquer forma julgo que em média a quantidade de neve em Manzaneda (topo a 1778m) será identica ao da Torre...apesar de achar que Manzaneda tem mais dias de neve (e tambem de chuva ,logo...):thumbsup:
Ah! parabéns pelas fotos:thumbsup:
 

vitamos

Super Célula
Registo
11 Dez 2007
Mensagens
5,480
Local
Estarreja
Sim Anfré, ate posso concordar contigo...mas os valores que apresentei foram os do site Nevasport...são valores médios no caso da Estrela (pois entre os1870m da base da telecadeira ate aos 1990 não ha grande diferença)! já no caso de Manzaneda a diferença é maior (aproximadamente 300 metros)...e um outro pormenor é que na foto que apresentas é capaz de haver "alguma" neve artificial;)


Penso que não AJB... Os canhões estão lá é certo. Mas já vi fotos da estância este fim de semana, em locais onde não há canhões nem limpa neves a fazer barreiras (essas sim podem ter vários metros mas são de facto artificiais), e pareceu-me claramente haver mais de 80 cm de neve :)
 

AJB

Nimbostratus
Registo
5 Mar 2009
Mensagens
1,179
Local
Baião
Penso que não AJB... Os canhões estão lá é certo. Mas já vi fotos da estância este fim de semana, em locais onde não há canhões nem limpa neves a fazer barreiras (essas sim podem ter vários metros mas são de facto artificiais), e pareceu-me claramente haver mais de 80 cm de neve :)

Sim? óptimo...:thumbsup:é como disse, não estive lá...fui ao tal site Nevasport...quanto a neve artificial, tenho ideia que ha normalmente produção desde que haja boas condições meteo (sem chuva e com %hr baixa)...:)