Agricultura

Tópico em 'Biosfera e Atmosfera' iniciado por Agreste 11 Mar 2014 às 12:39.

  1. Pedro1993

    Pedro1993
    Expand Collapse
    Cumulonimbus

    Registo:
    7 Jan 2014
    Mensagens:
    3,199
    Local:
    Torres Novas(75m)
    Estas que eu tenho já estão enraizadas, as palmas foram-me dadas por uma pessoa daqui que comprou ao viveirista, Mário Gonçalves de Sesimbra.
    Eu tenho da variedade verde e laranja.
    Aqui, acho que uma empresa que está na Chancelaria, Torres Novas também vende as palmas quando fazem as podas.
     
    Collapse Signature Expand Signature
    luismeteo3 gostou disto.
  2. luismeteo3

    luismeteo3
    Expand Collapse
    Super Célula

    Registo:
    14 Dez 2015
    Mensagens:
    6,794
    Local:
    Fatima
    Ok, obrigado!
     
  3. luismeteo3

    luismeteo3
    Expand Collapse
    Super Célula

    Registo:
    14 Dez 2015
    Mensagens:
    6,794
    Local:
    Fatima
    Lisboa vai distribuir quatro mil compostores a munícipes com jardim
    O vice-presidente da Câmara de Lisboa, Duarte Cordeiro, anunciou esta quinta-feira que o município vai distribuir, em 2018, quatro mil compostores domésticos a munícipes que vivam em habitações com jardim, medidas constante do programa para a prevenção de resíduos.

    Em declarações à agência Lusa, o vereador responsável pela Higiene Urbana disse que a Câmara Municipal vai "distribuir quatro mil compostores para compostagem doméstica, uma vez que o lixo orgânico é a maior fatia do lixo produzido pelas famílias".

    "Se recuperarmos esse lixo, nomeadamente para fazer adubos, conseguimos ganhos imediatos, pois é menos lixo que temos de pagar para tratar ou queimar", apontou.

    Duarte Cordeiro explicou que "estão identificadas todas as moradias com jardim" no concelho e que, para além do compostor, será dada formação aos munícipes.

    O objectivo do município é que estes equipamentos possam ser distribuídos "no início de 2018", dado que a Câmara se encontra em processo de "adquirir os compostores e lançar o concurso para a formação".

    Também para o próximo ano está previsto o lançamento do procedimento para o projecto de construção de um ecocentro na capital, que será uma "grande instalação onde todas as famílias e empresas poderão recorrer e que terá todas as linhas de reciclagem".

    Este será "um espaço onde se pode reciclar o máximo de resíduos que se conseguir", elencou o vereador socialista, dando o exemplo de madeiras ou lâmpadas, e será também "um espaço educativo, de experimentação e teste, e um espaço laboratorial"

    Ali, será possível ainda "monitorizar o consumo efectivo de resíduos de cada família", identificar os pontos onde podem reduzir, e recompensar quem as que reciclam.

    A Câmara Municipal de Lisboa pretende que o ecocentro esteja "disponível em 2019" e vai "começar por instalar um, analisar o nível de adesão" e depois decidir a construção de mais, disse o vereador, que não quis revelar qual o local onde irá funcionar esta infra-estrutura.

    Duarte Cordeiro anunciou também que o Hub Criativo do Beato, um espaço dedicado à tecnologia e ao empreendedorismo, vai passar também a respirar sustentabilidade.

    Naquele local irá nascer "um espaço que vai ter três funcionalidades, o 'Repair Café', onde será possível aprender a reparar bens e equipamentos, por forma a aumentar o seu ciclo e vida, quer sejam para manter ou para doar".

    Isto acontecerá "numa lógica colaborativa, cada pessoa pode fazer o seu", adiantou o responsável, acrescentando que o espaço contará ainda com um bazar para troca e exposição de bens usados. "Já existe localização. Durante primeiro trimestre de 2018 teremos lançado a empreitada e esperamos que até ao terceiro trimestre esteja aberto" o 'Repair Café', explicou.

    Também no início do próximo ano deverá estar a funcionar uma aplicação para dispositivos electrónicos "que vai ser utilizada por todas as unidades associadas ao desperdício alimentar, para aumentar a adesão e criar maior eficiência".

    Outra das medidas da Câmara de Lisboa é o 'Zero Waste Lab', um laboratório que pretende "promover, educar e testar todas as soluções que existam para o desperdício zero" e que está integrado num movimento internacional.

    O anúncio destas medidas que fazem parte da estratégia municipal de combate aos resíduos, integra-se na comemoração da Semana Europeia da Prevenção de Resíduos. "O objectivo de todas estas medidas é a sensibilização colectiva para a diminuição do consumo e produção de resíduos, e o aumento da sua reutilização", rematou Duarte Cordeiro.

    http://www.jornaldenegocios.pt/econ...-com-jardim?ref=HP_DestaquesdebaixoNegociosTV
     
    MSantos, Pedro1993 e remember gostaram disto.
  4. Pedro1993

    Pedro1993
    Expand Collapse
    Cumulonimbus

    Registo:
    7 Jan 2014
    Mensagens:
    3,199
    Local:
    Torres Novas(75m)
    Depois do Municipio do Porto, ter essa ideia pioneira, agora e mesmo o Municipio de Lisboa, e claro acho excelente ideia, e só peca por tarde, pois para quem tem um quintal, vai dar uma grande ajuda, nas suas plantações.
    Agora acho que seria boa ideia que esta ideia fosse algargada a mais municipios do nosso país.
     
    Collapse Signature Expand Signature
    luismeteo3 gostou disto.
  5. luismeteo3

    luismeteo3
    Expand Collapse
    Super Célula

    Registo:
    14 Dez 2015
    Mensagens:
    6,794
    Local:
    Fatima
    A Batalha também já distribui a uns anos... o meu veio assim e até somos avaliados de tempos a tempos.
     
    MSantos e Pedro1993 gostaram disto.
  6. MargaridaFreitas

    MargaridaFreitas
    Expand Collapse
    Cirrus

    Registo:
    15 Dez 2017
    Mensagens:
    1
    Local:
    Fafe
    Bom dia. Descobri há pouco tempo o maravilhoso mundo das espécies tropicais e gostava muito de poder começar a semear/plantar as minhas. O meu problema neste momento é onde conseguir alguns exemplares de sementes e estacas. Se não for pedir muito, será que me pode aconselhar neste campo? Muito obrigada.
     
  7. luismeteo3

    luismeteo3
    Expand Collapse
    Super Célula

    Registo:
    14 Dez 2015
    Mensagens:
    6,794
    Local:
    Fatima
    Olá Margarida, boa tarde. Já vi que mora no norte. Tem de ter atenção se na sua localização a temperatura desce muito e se as geadas são leves ou mais fortes. Isso vai condicionar muito as espécies de árvores de fruto semi-tropicais a plantar...
     
  8. Pedro1993

    Pedro1993
    Expand Collapse
    Cumulonimbus

    Registo:
    7 Jan 2014
    Mensagens:
    3,199
    Local:
    Torres Novas(75m)
    Câmara de Moura disponibiliza 10 equipamentos para deposição de cinzas

    [​IMG]

    Os novos equipamentos foram produzidos pelo serviço de serralharia da autarquia mourense e numa primeira fase estão colocados em 10 artérias da cidade.

    Os equipamentos estão localizados na Praceta Zeca Afonso; Largo José Maria dos Santos; Avenida Dr. Inocêncio Camacho Rodrigues; Largo de Santa Clara; Avenida da Salúquia; Bairro 25 de Abril; Praça Sacadura Cabral; Quinta de Santa Justa; Rua das Terçarias; Escola do Sete e Meio.

    Estes cinzeiros, além da vertente de segurança, passam também a ter uma finalidade ambiental, na medida em que as cinzas recolhidas serão utilizadas como fertilizante pelos serviços de jardinagem do município, nomeadamente, no Viveiro Municipal.

    http://www.radioplanicie.com/noticias_2015.php?noticia=4930&utm_source=dlvr.it&utm_medium=facebook

    Acho uma excelente ideia, e que devia de ser seguida por mais municipios, uma vez que estamos na época da lareiras e salamandras, e existe muitas pessoas que nao tem quintal para colocarem as cinzas, e o seu destino é o lixo, o que por vezes pode ser perigoso, porque ás vezes ainda vão lá brasas incandescentes, o que provocam graves danos nos caixotes do lixo.
    E sendo a cinza óptima para usar, principalmente se for misturada, com estrume, de modo a poder enriquecer os solos.
     
    Collapse Signature Expand Signature
    MSantos e luismeteo3 gostaram disto.
  9. luismeteo3

    luismeteo3
    Expand Collapse
    Super Célula

    Registo:
    14 Dez 2015
    Mensagens:
    6,794
    Local:
    Fatima
    Podem os excrementos das galinhas ajudar a salvar o mundo?
    07 jan, 2018 - 19:49 • Catarina Santos

    É o que estão a tentar provar investigadores da Universidade de Ben-Gurion, em Israel, que conseguiram converter resíduos orgânicos em matéria semelhante ao carvão. Acreditam que descobriram uma solução para dois problemas de uma só vez: a dependência de combustíveis fósseis e a quantidade de excrementos produzidos nos aviários diariamente. http://rr.sapo.pt/video/159784/podem-os-excrementos-das-galinhas-ajudar-a-salvar-o-mundo
     
    Pedro1993 gostou disto.
  10. Pedro1993

    Pedro1993
    Expand Collapse
    Cumulonimbus

    Registo:
    7 Jan 2014
    Mensagens:
    3,199
    Local:
    Torres Novas(75m)
    O fim da planície e a morte do azeite: um dos maiores crimes ambientais de Portugal
    [​IMG]
    Há muito que não visitava a cidade que me educou e viu nascer: Beja. Recordo-a na imensidão da planície, entre a mutação persistente de um colorido que fazia desta região uma das belas do mundo. Recordo: o verde trigais; o amarelo dos pimpilhos; o branco da magarça; o roxo da sevagem; os cinzas que antecedem a chuva; o vermelho das papoilas… recordo os coelhos, as lebres, as perdizes, os bibes… Recordo o sentido da rotatividade que, contrastando, dava vida ao azul de um céu sempre puro. Um olhar sempre novo. Técnicas ancestrais de exploração da terra, não deixaram perder uma matriz ecológica que protegeu a planície e permitiu, ao longo dos séculos, alimentar a nação e manteve este lugar insólito como um dos mais belos do Mundo. Lá, onde a vista não alcança, descansava o olhar num horizonte tão longo, belo e definido.
    [​IMG]
    Fui a Beja e fiquei chocada: petrifiquei o olhar na inexistência da planície. Um extenso olival, onde as árvores eram tantas que não cabiam no terreno ocupado, era apenas intervalado pela vinha plastificada e por intervenções que removeram a camada superficial, de forma profunda, do solo, na sua totalidade.
    [​IMG]
    São visíveis, ainda, alterações a nível da orologia. Estes terrenos, no espaço de cinco dias, juntaram-se a outros tantos e deram origem a milhares de hectares de olival.
    [​IMG]
    Não há vida na planície; não há vida nem rochas: removidas repousam num cemitério criado para o efeito. Percorri uma área de 33 km (e sei que a área é muito superior); de toda a imensidão que ladeia a estrada: existe apenas um superintensivo olival. São milhares e milhares de hectares. Do horizonte já nem há memória; o plantio impede que se vislumbre o que me pareceu: o maior crime ambiental em Portugal.

    Ver artigo completo em: https://navegantes-de-ideias.blogspot.pt/2018/01/o-fim-da-planicie-e-morte-do-azeite-um.html?m=1
     
    Collapse Signature Expand Signature
  11. luismeteo3

    luismeteo3
    Expand Collapse
    Super Célula

    Registo:
    14 Dez 2015
    Mensagens:
    6,794
    Local:
    Fatima
    Por acaso alguém sabe onde posso comprar nespereiras da variedade Rolhão II? É uma variedade algarvia... Muito obrigado! :thumbsup:
     
  12. Pedro1993

    Pedro1993
    Expand Collapse
    Cumulonimbus

    Registo:
    7 Jan 2014
    Mensagens:
    3,199
    Local:
    Torres Novas(75m)
    Tenta por procurar por viveiros na zona do Algarve, ou mesmo pessoas particulares, por vezes encontra-se alguns anuncios no OLX, ou no Custo Justo.
    Pois tendo em conta que é uma variedade regional, por vezes não é muito fácil encontrar plantas ou árvores fora da sua zona geográfica.
     
    Collapse Signature Expand Signature
  13. luismeteo3

    luismeteo3
    Expand Collapse
    Super Célula

    Registo:
    14 Dez 2015
    Mensagens:
    6,794
    Local:
    Fatima
    Obrigado! :D
     
  14. luismeteo3

    luismeteo3
    Expand Collapse
    Super Célula

    Registo:
    14 Dez 2015
    Mensagens:
    6,794
    Local:
    Fatima
    Só encontrei aqui mas isto é uma colecção do estado, duvido que vendam árvores... não encontrei esta variedade para venda em lado nenhum.
    http://www.drapalg.min-agricultura.pt/downloads/pub/Os_RGV_da_DRAPALG.pdf
     
  15. Pedro1993

    Pedro1993
    Expand Collapse
    Cumulonimbus

    Registo:
    7 Jan 2014
    Mensagens:
    3,199
    Local:
    Torres Novas(75m)
    Por acaso também tinha visto esse ficheiro, e é de facto uma boa colecção de árvores de variedades regionais.
    Mas de certeza que também deve existir algumas pessoas particulares que devem possuir expemplares desses nas suas propriedades.
     
    Collapse Signature Expand Signature
    luismeteo3 gostou disto.

Partilhar esta Página