Agricultura

Pedro1993

Super Célula
Registo
7 Jan 2014
Mensagens
8,249
Local
Torres Novas(75m)
Sim e tens razão. Eu evito ao máximo usar qualquer produto química na terra e nas plantas. Os meus legumes, crescem somente a água e Sol. Mas estes raios destes bichos consomem-me as plantas com uma velocidade impressionante.

E acabas por chegar a uma certa altura em que existe o equilibrio entre espécies, ou seja só tens uma praga, porque não tens insectos auxiliares que te ajudam nesse combate.
Eu quando era mais novo, e via o meu pai a "espetar", umas doses enormes de herbicidas, pesticias e adubos na horta para nós comermos depois, fiquei tipo traumatizado, e á muitos anos que venho fazer muita investiagação por conta própria, mal ligo o computador, sou capaz de ter ás vezes mais de 20 páginas com artigos cientificos para ler.
Não vou falar muito mais acerca deste assunto, se não fazia para aqui um testamento.
E eu dizia sempre ao meu pai, se quisese comer legumes cheios de porcarias ia ao supermercado comprar e não tinha trabalho a produzir
Hoje o meu pai limita-se mais a acompanhar os meu projectos, até a aprender ainda alguma coisa, agora sou eu e aminha irmã, a trabalhar-mos em conjunto.
Alguns dos nossos legumes, e ainda estamos no inicio vão para fornecer uma outra quinta de agricultura biológica, que realiza cabazes semanais, e até tem muitos cliente ja em Lisboa.
 
Última edição:


MSantos

Moderação
Registo
3 Out 2007
Mensagens
10,670
Local
Aveiras de Cima
E acabas por chegar a uma certa altura em que existe o equilibrio entre espécies, ou seja só tens uma praga, porque não tens insectos auxiliares que te ajudam nesse combate.
Eu quando era mais novo, e via o meu pai a "espetar", umas doses enormes de herbicidas, pesticias e adubos na horta para nós comermos depois, fiquei tipo traumatizado, e á muitos anos que venho fazer muita investiagação por conta própria, mal ligo o computador, sou capar de ter ás vezes mais de 20 páginas com artigos cientificos para ler.
Não vou falar muito mais acerca deste assunto, se não fazia para aqui um testamento.
E eu dizia sempre ao meu pai, se quisese comer legumes cheios de porcarias ia ao supermercado comprar e não tinha trabalho a produzir
Hoje o meu pai limita-se mais a acompanhar os meu projectos, até a aprender ainda alguma coisa, agora sou eu e aminha irmã, a trabalhar-mos em conjunto.
Alguns dos nossos legumes, e ainda estamos no inicio vão para fornecer uma outra quinta de agricultura biológica, que realiza cabazes semanais, e até tem muitos cliente ja em Lisboa.

Excelente iniciativa Pedro! Boa sorte no teu projeto de agricultura biológica! :thumbsup:
 

criz0r

Cumulonimbus
Registo
11 Abr 2008
Mensagens
4,541
Local
.
E acabas por chegar a uma certa altura em que existe o equilibrio entre espécies, ou seja só tens uma praga, porque não tens insectos auxiliares que te ajudam nesse combate.
Eu quando era mais novo, e via o meu pai a "espetar", umas doses enormes de herbicidas, pesticias e adubos na horta para nós comermos depois, fiquei tipo traumatizado, e á muitos anos que venho fazer muita investiagação por conta própria, mal ligo o computador, sou capar de ter ás vezes mais de 20 páginas com artigos cientificos para ler.
Não vou falar muito mais acerca deste assunto, se não fazia para aqui um testamento.
E eu dizia sempre ao meu pai, se quisese comer legumes cheios de porcarias ia ao supermercado comprar e não tinha trabalho a produzir
Hoje o meu pai limita-se mais a acompanhar os meu projectos, até a aprender ainda alguma coisa, agora sou eu e aminha irmã, a trabalhar-mos em conjunto.
Alguns dos nossos legumes, e ainda estamos no inicio vão para fornecer uma outra quinta de agricultura biológica, que realiza cabazes semanais, e até tem muitos cliente ja em Lisboa.

Infelizmente, para químicos já nos basta a Monsanto e outras que disfarçadamente também o fazem. Os meus parabéns, pela vontade e determinação nesse teu projecto. Era excelente, se houvesse mais proactividade nestas novas gerações para levar em frente projectos semelhantes. ;)
 

Pedro1993

Super Célula
Registo
7 Jan 2014
Mensagens
8,249
Local
Torres Novas(75m)
Infelizmente, para químicos já nos basta a Monsanto e outras que disfarçadamente também o fazem. Os meus parabéns, pela vontade e determinação nesse teu projecto. Era excelente, se houvesse mais proactividade nestas novas gerações para levar em frente projectos semelhantes. ;)

É verdade a Monsanto, e sua "bela" invenção do glifosato, como o Rondup, que faz com que nós portugueses infelizmente estejamos no topo dos europeus com mais glifosato presente no sangue.
Também os agricultores são os campeões nas aplicações em causa do dito herbicida, que acaba por contaminar toda a cadeia alimentar, e os lençóis de água, até sei de pessoas que aplicam herbicidas nos troncos das oliveiras, só para não terem o trabalho de cortar os rebentos que nascem.
 

Pedro1993

Super Célula
Registo
7 Jan 2014
Mensagens
8,249
Local
Torres Novas(75m)
Um outro tipo de agricultura, que já se está a iniciar um pouco pelo nosso país, principalmente nas zonas que foram dizimiadas pelos incendios do ano passado, sobretudo na zona de Monchique, e Pedrógão.
Comecei a trabalhar neste outro tipo de agricultura á cerca de alguns meses, e acho que o "bichinho" me pegou também, consegue-se dar um melhor uso do solo, e com o máximo aproveitamento, como por exemplo, debaixo de uma árvore de fruto, consegues ter outras tantas plantas, como arbustos, que podem servir de alimento a nós mesmos, aos pássaros, e aos insectos polinizadores, e a ideia, é só alimentar o solo no arranque da plantação, depois passa pois ir incorporando muita biomassa para alimentar o solo.


'Fui picada pelo bichinho da agrofloresta', afirma agrônoma que produz 1 tonelada de alimentos
Para Maridélia Gonzaga, conceito de produção disseminado pela Fazenda da Toca aproxima pessoas do campo

https://www1.folha.uol.com.br/empre...KkoR7M8PHIzk2GLcMW5iEJVll9Sp5_7-U4RMR_f5XrLXg
 

Toby

Nimbostratus
Registo
25 Mar 2011
Mensagens
1,975
Local
Alcobaca (160 m)
E acabas por chegar a uma certa altura em que existe o equilibrio entre espécies, ou seja só tens uma praga, porque não tens insectos auxiliares que te ajudam nesse combate.
Eu quando era mais novo, e via o meu pai a "espetar", umas doses enormes de herbicidas, pesticias e adubos na horta para nós comermos depois, fiquei tipo traumatizado, e á muitos anos que venho fazer muita investiagação por conta própria, mal ligo o computador, sou capaz de ter ás vezes mais de 20 páginas com artigos cientificos para ler.
Não vou falar muito mais acerca deste assunto, se não fazia para aqui um testamento.
E eu dizia sempre ao meu pai, se quisese comer legumes cheios de porcarias ia ao supermercado comprar e não tinha trabalho a produzir
Hoje o meu pai limita-se mais a acompanhar os meu projectos, até a aprender ainda alguma coisa, agora sou eu e aminha irmã, a trabalhar-mos em conjunto.
Alguns dos nossos legumes, e ainda estamos no inicio vão para fornecer uma outra quinta de agricultura biológica, que realiza cabazes semanais, e até tem muitos cliente ja em Lisboa.

:thumbsup::thumbsup::thumbsup::viva::viva:

Chapeau!!!
Contente que a juventude move

A juventude é o futuro do velhos
 

Pedro1993

Super Célula
Registo
7 Jan 2014
Mensagens
8,249
Local
Torres Novas(75m)
É a primeira colheita de azeitona de 2018 que estou a ver, por aqui a azeitona de olival tradicional ainda agora está a começar a amadurecer, apesar de que este ano a campanha não deve ser tão regular e tão como boa como em 2017, pois existe umas oliveiras, que estão bem carregadas e outras que nem tem quase nada.
As oliveiras também já estavam a sofrer com a falta de chuva, com a azeitona muito desidratada, pode ser que agora com esta chuva o cenário mude de figura.





 

Hazores

Nimbostratus
Registo
11 Out 2008
Mensagens
1,713
Local
AGH,terceira,açores
Boa Noite,

Apesar deste ser um fórum de meteorologia, gosto deste tópico também. E dou os parabéns ao @Pedro1993 pelo projeto em agricultura biológica. Estamos a precisar de muitos projetos de agricultura e produção pecuária biológica, em especial, onde vivo, Açores, para manter a natureza a 100% e não ser apenas, em alguns casos, publicidade enganosa, que infelizmente acontece.
 

luismeteo3

Furacão
Registo
14 Dez 2015
Mensagens
17,112
Local
Fatima (320m)
Olá a todos bom dia! Queria deixar aqui uma dica. Para quem cultiva e consome batata doce, as folhas também se podem consumir! Têm um bom sabor e consomem-se cruas, em saladas (as folhas jovens) ou sumos e cozidas, refogadas, etc. São muito nutritivas e excelentes para os olhos (ricas em rutina), cérebro, etc. Deixo aqui alguns vídeos. ;)





 

Pedro1993

Super Célula
Registo
7 Jan 2014
Mensagens
8,249
Local
Torres Novas(75m)
Mais de um milhar de azinheiras arrancadas para dar lugar a olival intensivo

Se o ICNF confirmar a infracção serão aplicadas as medidas previstas na legislação de protecção do sobreiro e da azinheira e terá de ser reposta a situação anterior.

A organização ambientalista Quercus recebeu nos últimos dias várias denúncias que relatavam o corte e arranque de “mais de um milhar de azinheiras” em diversas parcelas incluídas em povoamento de montado de azinho na Herdade do Ramalho, situada nos concelhos de Avis e de Sousel, no Alto Alentejo. O arrendatário da propriedade nega que tal tenha acontecido.

Só numa das parcelas atingidas por este corte “foram arrancadas cerca de 900 azinheiras verdes”, garante a Quercus depois de ter comparado fotografias de satélite do Google Earth de 2018 com as que foram recolhidas em 2013.

As azinheiras “eram de grande porte e a maioria da área constituía povoamento”, observou a organização ambientalista, estranhando que “nenhuma autoridade nacional ligada ao Ambiente ou à Agricultura tenha detectado este grande corte de azinheiras”. Dada a dimensão do atentado, a Quercus alertou o Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF), a GNR e a Administração da Região Hidrográfica do Tejo e Oeste/APA “para actuarem em conformidade, com o levantamento dos autos de notícia e a instrução de processos de contra-ordenação que intimem a empresa a repor a situação anterior à infracção”.

Como já se tornou recorrente em situações análogas, o abate de azinheiras, espécie florestal que está protegida pela legislação nacional, acontece, na esmagadora maioria das situações conhecidas, para dar lugar à plantação de olival superintensivo. Acresce que no caso agora denunciado, nos terrenos onde foram arrancadas as azinheiras está instalada uma unidade de Turismo Rural do Alto Alentejo.

https://www.publico.pt/2018/10/30/s...cao-olival-intensivo-norte-alentejano-1849392

Agora ningém se acusa quem arrancou as azinheiras, será que foi o Leslie que passou por lá, daí não existir nenhum pedido de arranque no ICNF, até porque não foram só 2 ou 3 azinheiras que foram "á vida".
Vamos rezar para que mais uma vez se faça justiça, para tal acto tão miserável.
 

luismeteo3

Furacão
Registo
14 Dez 2015
Mensagens
17,112
Local
Fatima (320m)
DESCOBERTO MÉTODO DE EXTRAÇÃO SUSTENTÁVEL DO ÁCIDO OLEANÓLICO DAS OLIVEIRAS
8 nov 2018 14:36
Nuno de Noronha

Chama-se ácido oleanólico, está presente em muitas frutas e vegetais e tem propriedades antioxidantes, anticancerígenas, anti-inflamatórias e antialérgicas. Na Universidade de Aveiro (UA) uma equipa de químicos desenvolveu um método mais sustentável capaz de extrair este ácido das folhas de oliveira.

A pensar nas indústrias farmacêutica e do azeite, o método de extração desenvolvido promete dar um valor acrescentado aos milhares de toneladas de folhas que o país produz todos os anos.

"O interesse no ácido oleanólico deve-se às suas propriedades benéficas para a saúde humana, nomeadamente as propriedades antioxidantes, anticancerígenas, anti-inflamatórias e antialérgicas, apresentando assim um grande interesse para a indústria farmacêutica", explica a investigadora Ana Cláudio que, juntamente com Emanuelle Faria, Armando Silvestre e Mara Freire do CICECO – Instituto de Materiais de Aveiro e do Departamento de Química da UA, assina o trabalho.

As folhas de oliveira são um resíduo proveniente da indústria do azeite, uma das indústrias mais relevantes em Portugal e que, ao nível mundial, gera anualmente cerca de 1 milhão de toneladas de folhas.

Atualmente este resíduo é normalmente queimado para gerar energia já que para se extrair o ácido oleanólico o método até agora existente não é sustentável e recorre à utilização de solventes orgânicos voláteis, muitas das vezes tóxicos e carcinogénicos.
... https://lifestyle.sapo.pt/saude/not...sustentavel-do-acido-oleanolico-das-oliveiras
 

Pedro1993

Super Célula
Registo
7 Jan 2014
Mensagens
8,249
Local
Torres Novas(75m)
DESCOBERTO MÉTODO DE EXTRAÇÃO SUSTENTÁVEL DO ÁCIDO OLEANÓLICO DAS OLIVEIRAS
8 nov 2018 14:36
Nuno de Noronha

Chama-se ácido oleanólico, está presente em muitas frutas e vegetais e tem propriedades antioxidantes, anticancerígenas, anti-inflamatórias e antialérgicas. Na Universidade de Aveiro (UA) uma equipa de químicos desenvolveu um método mais sustentável capaz de extrair este ácido das folhas de oliveira.

A pensar nas indústrias farmacêutica e do azeite, o método de extração desenvolvido promete dar um valor acrescentado aos milhares de toneladas de folhas que o país produz todos os anos.

"O interesse no ácido oleanólico deve-se às suas propriedades benéficas para a saúde humana, nomeadamente as propriedades antioxidantes, anticancerígenas, anti-inflamatórias e antialérgicas, apresentando assim um grande interesse para a indústria farmacêutica", explica a investigadora Ana Cláudio que, juntamente com Emanuelle Faria, Armando Silvestre e Mara Freire do CICECO – Instituto de Materiais de Aveiro e do Departamento de Química da UA, assina o trabalho.

As folhas de oliveira são um resíduo proveniente da indústria do azeite, uma das indústrias mais relevantes em Portugal e que, ao nível mundial, gera anualmente cerca de 1 milhão de toneladas de folhas.

Atualmente este resíduo é normalmente queimado para gerar energia já que para se extrair o ácido oleanólico o método até agora existente não é sustentável e recorre à utilização de solventes orgânicos voláteis, muitas das vezes tóxicos e carcinogénicos.
... https://lifestyle.sapo.pt/saude/not...sustentavel-do-acido-oleanolico-das-oliveiras

A Universidade de Aveiro e do Minho, tem trabalhado muito na investigação, em torno das oliveiras, e é sempre bom saber, que as folhas de oliveiras, tem outra utilidade, para além de se poder usar na compostagem, e mesmo na pilha de composto.
 

Pedro1993

Super Célula
Registo
7 Jan 2014
Mensagens
8,249
Local
Torres Novas(75m)
Lindo medronheiro.
Este ano plantei 1. Tem cerca de 1 palmo, pequenino mesmo e esta chuvinha veio mesmo a calhar.
Quantos anos para começar a produzir?

Nunca menos de 5 anos para produzir, conto ainda plantar alguns este inverno.