Agricultura



trovoadas

Cumulonimbus
Registo
3 Out 2009
Mensagens
3,219
Local
loule-caldeirao
Já vi algumas árvores afectadas que perderam muitas folhas.


Os andaluzes recomendam a recolha das folhas, e a sua queima.
Obrigado pela partilha! ( Já agora... nuestros hermanos bem mais evoluídos do que nós!)

Ultimamente tenho reparado nessas manchas nas folhas e em diversas árvores. Ainda não vi nenhum caso especialmente grave mas geralmente a desfolha é considerável com consequente perda de vigor da árvore.
Penso que o stress a que as árvores tem estado sujeitas bem como o clima irregular tem potenciado o surgimento da doença. Já não se vêm árvores 100% saudáveis a não ser na próximidade de muros/estradas ou na proximidade de água.
 

criz0r

Cumulonimbus
Registo
11 Abr 2008
Mensagens
4,541
Local
.
Boa noite, desenterrando este tópico face ao meu desespero , peço a ajuda dos mais entendidos para me explicarem o porquê das folhas dos meus tomateiros estarem a enrolar e a amarelar do nada.

Apliquei calda bordalesa a semana passada e estou na ideia que possa ter sido fitotoxidade, mas já vi tanta coisa por aí que não faço ideia do que se trata.

Os tomateiros estavam a crescer bem até à 3 dias atrás e do nada sucede isto. Não quero mesmo perder a cultura que me tem dado um trabalhão gigantesco.

Muito obrigado desde já.
666bed8d1e45da39cd4e4fa5368f7724.jpg
1b6da6e2a4e10746deeccfeef42eceab.jpg
2dae4fba48b741404f3f8fc44c40e938.jpg
70ab5b92d91dd6015f89092b396eff51.jpg


Enviado do meu POT-LX1 através do Tapatalk
 

StormRic

Furacão
Registo
23 Jun 2014
Mensagens
23,302
Local
Póvoa de S.Iria (alt. 140m)
Boa noite, desenterrando este tópico face ao meu desespero , peço a ajuda dos mais entendidos para me explicarem o porquê das folhas dos meus tomateiros estarem a enrolar e a amarelar do nada.

Apliquei calda bordalesa a semana passada e estou na ideia que possa ter sido fitotoxidade, mas já vi tanta coisa por aí que não faço ideia do que se trata.

Os tomateiros estavam a crescer bem até à 3 dias atrás e do nada sucede isto. Não quero mesmo perder a cultura que me tem dado um trabalhão gigantesco.

Muito obrigado desde já.
666bed8d1e45da39cd4e4fa5368f7724.jpg
1b6da6e2a4e10746deeccfeef42eceab.jpg
2dae4fba48b741404f3f8fc44c40e938.jpg
70ab5b92d91dd6015f89092b396eff51.jpg


Enviado do meu POT-LX1 através do Tapatalk

Fizeste uma pesquisa na net? Por exemplo, aqui tem 4 passos que podem desvendar o problema.
 
  • Gosto
Reactions: belem

Mr. Neves

Cumulonimbus
Registo
22 Jan 2013
Mensagens
3,972
Local
Tondela-290m
Boa noite, desenterrando este tópico face ao meu desespero , peço a ajuda dos mais entendidos para me explicarem o porquê das folhas dos meus tomateiros estarem a enrolar e a amarelar do nada.

Apliquei calda bordalesa a semana passada e estou na ideia que possa ter sido fitotoxidade, mas já vi tanta coisa por aí que não faço ideia do que se trata.

Os tomateiros estavam a crescer bem até à 3 dias atrás e do nada sucede isto. Não quero mesmo perder a cultura que me tem dado um trabalhão gigantesco.

Muito obrigado desde já.
666bed8d1e45da39cd4e4fa5368f7724.jpg
1b6da6e2a4e10746deeccfeef42eceab.jpg
2dae4fba48b741404f3f8fc44c40e938.jpg
70ab5b92d91dd6015f89092b396eff51.jpg


Enviado do meu POT-LX1 através do Tapatalk

Tomateiros não são o meu forte mas a julgar por esses sinais apostaria em estágio inicial de doença provocada pelo vírus TYLCV, e a confirmar-se não há nada que se possa fazer :hmm:, a não ser claro, cortar as plantas já doentes.
 
Última edição:
  • Gosto
Reactions: "Charneca" Mundial

algarvio1980

Furacão
Registo
21 Mai 2007
Mensagens
12,463
Local
Olhão (24 m)

StormRic

Furacão
Registo
23 Jun 2014
Mensagens
23,302
Local
Póvoa de S.Iria (alt. 140m)

Tomilho e alcaparras? :thumbsup:

Tomei a liberdade de inserir aqui a tradução Google, para facilitar a leitura:

"O estudo de caso onde o projeto Diverfarming experimenta a diversificação de culturas em amendoeiras. Crédito: Diverfarming A introdução de culturas perenes nas ruelas dos pomares de amêndoa de sequeiro mediterrânico reduz as emissões de gases com efeito de estufa e aumenta o sequestro de carbono do solo, de acordo com o último estudo do projeto Diverfarming.
A agricultura tornou-se uma fonte de emissões de gases de efeito estufa devido à intensificação do cultivo e ao alto uso de insumos; no entanto, tem grande potencial para ser um sumidouro de carbono. De fato, os solos agrícolas apresentam uma oportunidade única para o sequestro de carbono e para a compensação de emissões se geridos adequadamente. Na procura de uma gestão que ajude a combater as alterações climáticas e mantenha (ou até aumente) a produtividade da terra, o projeto Diverfarming tem apostado na introdução de duas culturas perenes (tomilho e alcaparras) nas ruelas de um pomar de amendoeiras de sequeiro em Múrcia, com lavoura reduzida.

Uma equipe formada por pesquisadores da Universidade Politécnica de Cartagena (UPCT) e do CEBAS-CSIC avaliou o efeito de curto prazo deste consórcio em relação ao monocultivo com lavoura, quanto às emissões de CO2 do solo e seu teor de carbono orgânico. Eles mediram as emissões de dióxido de carbono e óxido de nitrogênio por dois anos. As emissões de dióxido de carbono diminuíram nos sistemas consorciados, no que diz respeito à prática de plantio direto em comparação ao monocultivo (além disso, foi demonstrado que os picos nas emissões ocorreram após o plantio direto em dias quentes, portanto, recomenda-se evitar o plantio direto em dias quentes).

O sistema envolvendo a introdução de tomilho foi o que levou a um maior aumento do carbono orgânico total do solo, devido ao alto rendimento de tomilho, além do rendimento de amêndoa. No caso das alcaparras, seriam necessários mais dois anos para verificar o nível de carbono orgânico total do solo. Considerando que essas culturas introduzidas em linhas entre a cultura principal podem ser posteriormente comercializadas, o aumento da produtividade econômica da terra também é um fator importante na escolha desse tipo de sistema de consórcio. De fato, no caso do tomilho, foram obtidos até sete litros de óleo essencial por hectare e sem nenhum efeito negativo na produção de amêndoas. A combinação de culturas parece uma ação eficaz para obter aumentos de matéria orgânica do solo em curto prazo, evitando perdas de solo e reduzindo as emissões de gases de efeito estufa. Essas técnicas estariam alinhadas com a estratégia do Pacto Verde Europeu e da legislação climática europeia que caminha para a neutralidade climática na atividade agrícola em 2050."
 

AnDré

Moderação
Registo
22 Nov 2007
Mensagens
12,209
Local
Odivelas (140m) / Várzea da Serra (930m)

StormRic

Furacão
Registo
23 Jun 2014
Mensagens
23,302
Local
Póvoa de S.Iria (alt. 140m)
Não creio que este seja o tópico mais adequado, Mas vou deixar aqui a minha questão se alguém souber responder....
Alguém conhece alguma equação que consiga estimar o sequestro de carbono de uma pastagem?
É uma questão pertinente e interessante, mas não tenho conhecimentos. No entanto também gostava de saber se há algo mais concreto e geral do que alguns estudos locais que se podem encontrar em pesquisa da Google.
 

trovoadas

Cumulonimbus
Registo
3 Out 2009
Mensagens
3,219
Local
loule-caldeirao
Tem de se apoiar esta gente! É um setor muito importante! Senão forem apoiados vão cair em desgraça.
 
Última edição:

AnDré

Moderação
Registo
22 Nov 2007
Mensagens
12,209
Local
Odivelas (140m) / Várzea da Serra (930m)
Tem de se apoiar esta gente! É um setor muito importante! Senão forem apoiados vão cair em desgraça.
Apoiar como?

Suponho que seja através de mudanças de culturas, com forte ênfase para as culturas de sequeiro, certo?