Agricultura

Thomar

Cumulonimbus
Registo
19 Dez 2007
Mensagens
2,922
Local
Cabanas - Palmela (75m)
Precisava de uma grande ajuda, antes que as varas todas sequem, eu tenho aqui uns pés de framboesas só para consumo de casa, mas desde a semana passada uma vara começou a secar sem razão aparente, mas agora está a alastrar ás restantes varas, nao sei o que será, na parte inferior da folha nao vi nenhum insecto que possa causar a morte prematura a elas. 6 varas estão plantadas á 1 ano e as outras 6 desde Abril deste ano.
Bom dia! Eu não sou agricultor e percebo pouco, mas tentando-te ajudar e fazendo uma pesquisa no google encontrei alguns documentos com dicas e que falam também de uma mosca (mosca do vinagre) que ataca as framboesas:

http://www.iniav.pt/fotos/editor2/drosophila_suzukii__mosca_do_vinagre.pdf

http://www.drapn.mamaot.pt/drapn/conteudos/edm/Circular_16_2013.pdf

http://www.azores.gov.pt/NR/rdonlyr...EB35538C4EEC/647913/ManualPRODIFramboesas.pdf

http://www.vegetable-gardens.biz/pt/stem/prepare-the-soil-or-land-of-raspberries.html

http://pt.wikihow.com/Cultivar-Framboesas

Espero que algum destes documentos ou alguém aqui do fórum te possa ajudar a não perderes as framboesas.
 


Pedro1993

Super Célula
Registo
7 Jan 2014
Mensagens
8,249
Local
Torres Novas(75m)
Bom dia! Eu não sou agricultor e percebo pouco, mas tentando-te ajudar e fazendo uma pesquisa no google encontrei alguns documentos com dicas e que falam também de uma mosca (mosca do vinagre) que ataca as framboesas:

http://www.iniav.pt/fotos/editor2/drosophila_suzukii__mosca_do_vinagre.pdf

http://www.drapn.mamaot.pt/drapn/conteudos/edm/Circular_16_2013.pdf

http://www.azores.gov.pt/NR/rdonlyr...EB35538C4EEC/647913/ManualPRODIFramboesas.pdf

http://www.vegetable-gardens.biz/pt/stem/prepare-the-soil-or-land-of-raspberries.html

http://pt.wikihow.com/Cultivar-Framboesas

Espero que algum destes documentos ou alguém aqui do fórum te possa ajudar a não perderes as framboesas.

Obrigado pela ajuda, eu vou ver os links que deixas-te, também tenho feito uma grande pesquisa no google e tenho estado a ler vários PDF'S que tenho aqui no computador, para ver se consigo identificar qual o problema das framboesas, já pedi também ajuda a uma pessoa especializada no assunto, estou a aguardar a resposta. Depois dou feedback sobre o assunto. Quero ver se as consigo salvar, porque caso contrário, fico em risco de perder a produção para o próximo ano.
 
  • Gosto
Reactions: Thomar

Paulo H

Cumulonimbus
Registo
2 Jan 2008
Mensagens
3,271
Local
Castelo Branco 386m(489/366m)


Faz-me um pouco confusão a colheita mecanizada na cultura do mirtilo, embora saiba que é prática comum em países como o Canadá.

Isto porque as bagas de mirtilo não amadurecem todas ao mesmo tempo, daí o custo de mão de obra refletido no preço, acrescendo que uma baga com qualidade deve manter o brilho com aquele tom azul aveludado.

A não ser que a colheita mecanizada seja opção quando as bagas estão praticamente todas maduras (algumas ainda em passa, outras com cor lilás), destinando-se apenas à industria de conservas.
 
  • Gosto
Reactions: Pedro1993

Paulo H

Cumulonimbus
Registo
2 Jan 2008
Mensagens
3,271
Local
Castelo Branco 386m(489/366m)
Cultura de morango

Este ano tive uma perda de uns 50% de produção de morango, não só em peso como em qualidade (tamanho medio ou pequeno).
Destes 50% em relação ao ano passado, metade foi colhido em junho.

Encontro 4 causas:
- Ano de seca, com défice de chuva desde janeiro:
-> Atrasou o desenvolvimento da raiz, tendo mesmo substituído muitos transplantes, que simplesmente secavam (tempo frio e seco).

- Transplantação tardia dos morangueiros:
-> Foram transplantados em janeiro, quando no ano anterior, comecei a transplantar no fim de outubro.

- Usei o mesmo local do ano anterior (segui a sugestão de mudar de local, a cada 2 anos)
-> Já comecei a preparar outro local.

- Usei um adubo completo (12N-10P-17K), que favorece mais a floração, aquando da transplantação.
-> Hoje sei que foi um erro, pois as plantas não desenvolviam bem a folhagem, além do défice no crescimento da raiz. Em abril/maio floriram bastante, tendo colhido uma grande quantidade de morangos com tamanho médio. Depois com o verão quente, só produziam esporadicamente, ao contrário do ano anterior.

Este ano em compensação, foi muito bom em melância, melão e meloa. Colhi 440kg com 60 plantas (entre 10 julho e 1 outubro) e ainda colheria mais, não fossem os javalis!
 

Pedro1993

Super Célula
Registo
7 Jan 2014
Mensagens
8,249
Local
Torres Novas(75m)
Cultura de morango

Este ano tive uma perda de uns 50% de produção de morango, não só em peso como em qualidade (tamanho medio ou pequeno).
Destes 50% em relação ao ano passado, metade foi colhido em junho.

Encontro 4 causas:
- Ano de seca, com défice de chuva desde janeiro:
-> Atrasou o desenvolvimento da raiz, tendo mesmo substituído muitos transplantes, que simplesmente secavam (tempo frio e seco).

- Transplantação tardia dos morangueiros:
-> Foram transplantados em janeiro, quando no ano anterior, comecei a transplantar no fim de outubro.

- Usei o mesmo local do ano anterior (segui a sugestão de mudar de local, a cada 2 anos)
-> Já comecei a preparar outro local.

- Usei um adubo completo (12N-10P-17K), que favorece mais a floração, aquando da transplantação.
-> Hoje sei que foi um erro, pois as plantas não desenvolviam bem a folhagem, além do défice no crescimento da raiz. Em abril/maio floriram bastante, tendo colhido uma grande quantidade de morangos com tamanho médio. Depois com o verão quente, só produziam esporadicamente, ao contrário do ano anterior.

Este ano em compensação, foi muito bom em melância, melão e meloa. Colhi 440kg com 60 plantas (entre 10 julho e 1 outubro) e ainda colheria mais, não fossem os javalis!

Bom dos meus 100 e tal pés de morangueiros, foram todos transplantados em Março, e os morangos que deram eram de um calibre elevado, colhidos entre finais de Maio/principio de Junho, isto porque foram os da ultima floração, porque os da 1ª foram de um calibre mais pequeno.
Em termos de quantidade, nao me posso queixar, também é só para consumo caseiro.
O único fertilizante que lhes apliquei foi chorume de urtigas, feito por mim.
Tenho de colocar aqui umas fotos de uns frutos em versão XL que tive por aqui.
 

Pedro1993

Super Célula
Registo
7 Jan 2014
Mensagens
8,249
Local
Torres Novas(75m)
Faz-me um pouco confusão a colheita mecanizada na cultura do mirtilo, embora saiba que é prática comum em países como o Canadá.

Isto porque as bagas de mirtilo não amadurecem todas ao mesmo tempo, daí o custo de mão de obra refletido no preço, acrescendo que uma baga com qualidade deve manter o brilho com aquele tom azul aveludado.

A não ser que a colheita mecanizada seja opção quando as bagas estão praticamente todas maduras (algumas ainda em passa, outras com cor lilás), destinando-se apenas à industria de conservas.

Quanto á colheita mecanizado do mirtilo e framboesa, concordo totalmente contigo porque pela 1ª vez que colhi mirtilos e framboesas minhas, também tive essa percepção. A não ser que a máquina passe nas mesmas linhas de mirtilos mais que uma vez por campanha, não sei ela consegue localizar o fruto que já atingiu a maturação, atraves de um raio infravermelho(ou algo parecido) deixando assim os que estão ainda atrasados para colher mais tarde. Mas assim também já ficava mais dispendioso, porque obrigava a máquina a passar mais vezes em cada pomar, claro que mesmo assim secalhar nao iria ficar tão caro como a mao-de-obra de pessoas.
E outra coisa que achei um pouco estranho é que a framboesa é fruto muito delicado, e ao ser sugado, e passar nos tapetes rolantes, nao se danificar, sem se danificar, o então pode ser que este frutos sejam só para a industria transformadora, porque para embalar e consumir em fresco, talvez colhido á mao seja a melhor hipótese,
 
  • Gosto
Reactions: CptRena e Paulo H

Paulo H

Cumulonimbus
Registo
2 Jan 2008
Mensagens
3,271
Local
Castelo Branco 386m(489/366m)
E fizeste muito bem, com o chorume de urtiga, isso é mesmo o ideal!
Infelizmente, não tive mesmo tempo de incorporar matéria orgânica e folhados, exceto agulhas secas de pinheiro (caruma) que ajudam a descompactar a terra, ou fazendo cama por cima para que a chuva não compacte a terra.

Como fertilizante natural, deveria ter introduzido caruma verde de pinheiro, também boa para os mirtilos, para baixar o pH do solo.

Ao contrário das melancias em que introduzi rega gota a gota, controlada com uma válvula a pilhas, os morangos só eram regados ao fim-de-semana.

Só sei que plantei o dobro dos morangos, com o mesmo espaçamento (25cm), e só colhi metade do ano passado. A minha variedade é de dias longos "diamante".

A vantagem de os transplantar no final de outubro/novembro, é que enraízam bem sem necessidade de pegas. Um morangueiro com boa raiz, novo, resiste melhor à seca.
 

MSantos

Moderação
Registo
3 Out 2007
Mensagens
10,661
Local
Aveiras de Cima
Bragança: empresário investe €3 milhões na comercialização de castanha

Um empresário brigantino investiu três milhões de euros no setor da castanha.

António Reis inaugura esta semana um pavilhão para armazenamento e comercialização de castanha junto à oficina de Bragança, situada na Estrada Nacional 15, na entrada sul da cidade.

Trata-se de um investimento de cerca de três milhões e 200 mil euros.

Nesta fase inicial foram investidos cerca de 2 milhões de euros por António Reis e o seu sócio e a restante verba será para a construção de um outro pavilhão destinado aos descasque e congelamento de castanhas.

«Queremos comprar diretamente aos produtores. Este ano vai ser só recolha e exportação mas no próximo ano queremos ter a funcionar a parte de descasque e congelação», referiu António Reis.

O projeto foi candidatado a fundos comunitários e deverá ser comparticipado em cerca de 600 mil euros.

Esta semana o armazém deve começar a receber as primeiras castanhas que se destinam à exportação para Itália. Prevê-se a criação de 20 postos de trabalho para este armazém e mais 10, no próximo ano, para a fábrica de conservação do fruto.

Fonte: Nordeste

http://www.agronegocios.eu/noticias...ste-3-milhoes-na-comercializacao-de-castanha/

Os investimentos na agricultura sucedem-se um pouco por todo o País, aqui no Ribatejo é bom ver estufas e terras trabalhadas onde há alguns anos só havia mato. :)
 

Pedro1993

Super Célula
Registo
7 Jan 2014
Mensagens
8,249
Local
Torres Novas(75m)
http://www.agronegocios.eu/noticias...ste-3-milhoes-na-comercializacao-de-castanha/

Os investimentos na agricultura sucedem-se um pouco por todo o País, aqui no Ribatejo é bom ver estufas e terras trabalhadas onde há alguns anos só havia mato. :)

Aqui pela minha zona, também vão havendo alguns investimento, embora sejam ainda de pequena escala. Á cerca de um ano, construíram aqui perto umas estufas de hidroponia. Agora desde que acabaram as vindimas, já vi algumas vinhas a serem arrancadas, para voltar a plantar novas videiras, e também vários terrenos irão ser plantadas pela 1ª vez também de vinhas.
Eu por aqui vou aumentando o meu pomar para consumo de casa, este ano vai ser dedicado mais a amendoeiras, nogueiras, pessegueiros...
Também tenho o sonho de fazer um dia, algum investimento maior na área da agricultura, mas para já vou fazendo só para consumo.
E é sempre melhor haver investimentos, para produzirmos, cá no nosso país, porque nós temos muitas boas condições, do que depois estarmos a gastar milhares de euros nas importações, bem basta dos alimentos que nao se consegue cá produzir, devido ao clima que eles exigem.
 

MSantos

Moderação
Registo
3 Out 2007
Mensagens
10,661
Local
Aveiras de Cima
Aqui pela minha zona, também vão havendo alguns investimento, embora sejam ainda de pequena escala. Á cerca de um ano, construíram aqui perto umas estufas de hidroponia. Agora desde que acabaram as vindimas, já vi algumas vinhas a serem arrancadas, para voltar a plantar novas videiras, e também vários terrenos irão ser plantadas pela 1ª vez também de vinhas.
Eu por aqui vou aumentando o meu pomar para consumo de casa, este ano vai ser dedicado mais a amendoeiras, nogueiras, pessegueiros...
Também tenho o sonho de fazer um dia, algum investimento maior na área da agricultura, mas para já vou fazendo só para consumo.
E é sempre melhor haver investimentos, para produzirmos, cá no nosso país, porque nós temos muitas boas condições, do que depois estarmos a gastar milhares de euros nas importações, bem basta dos alimentos que nao se consegue cá produzir, devido ao clima que eles exigem.

Eu também vou aumentar o pomar! :)

Neste momento tenho: três laranjeiras, três marmeleiros, três maceiras, dois limoeiros, uma pereira, um pessegueiro, um alperceiro um diospireiro uma nespereira uma romanzeira e uma amendoeira! :)

Quando chegar à altura irei comprar uma nogueira, uma ameixeira, mais um pessegueiro, mais uma pereira, e talvez algo mais logo verei! :)
 

Paulo H

Cumulonimbus
Registo
2 Jan 2008
Mensagens
3,271
Local
Castelo Branco 386m(489/366m)
http://www.agronegocios.eu/noticias...ste-3-milhoes-na-comercializacao-de-castanha/

Os investimentos na agricultura sucedem-se um pouco por todo o País, aqui no Ribatejo é bom ver estufas e terras trabalhadas onde há alguns anos só havia mato. :)

Cultura da Castanha

Fazem falta ideias assim aqui no distrito de C. Branco, para escoar a produção de castanha e fomentar o investimento no castanheiro em substituição do Pinheiro Bravo e do Eucalipto.

Tenho investido na plantação de uns 10 castanheiros/ano em Oleiros (C. Branco), enfim, nada de demais, mas é um princípio (também por algum receio que a doença da Tinta ou o cancro ainda estejam por lá). Posso dizer que antes de haver pinheiro bravo, era o castanheiro a árvore dominante em Oleiros, terra fria e húmida no inverno, com temperaturas mais amenas no Verão (uns 3ºC mais baixas que C. Branco).
 

Pedro1993

Super Célula
Registo
7 Jan 2014
Mensagens
8,249
Local
Torres Novas(75m)
Cultura da Castanha

Fazem falta ideias assim aqui no distrito de C. Branco, para escoar a produção de castanha e fomentar o investimento no castanheiro em substituição do Pinheiro Bravo e do Eucalipto.

Tenho investido na plantação de uns 10 castanheiros/ano em Oleiros (C. Branco), enfim, nada de demais, mas é um princípio (também por algum receio que a doença da Tinta ou o cancro ainda estejam por lá). Posso dizer que antes de haver pinheiro bravo, era o castanheiro a árvore dominante em Oleiros, terra fria e húmida no inverno, com temperaturas mais amenas no Verão (uns 3ºC mais baixas que C. Branco).

A castanha é capaz de ser dos frutos de Outono mais conhecido e consumido, também devido ao Sao Martinho, e da sua acompanhante água-pé.
Pois essa doença da tinta pelo que tenho lido tem destruído muitos castanheiros jovens e adultos.
Mas a Universidade do Minho tem apostado na investigação da doença da tinta, e tem feito testes em novas variedades mais resistentes de porta-enxertos.
A castanha e todos os outros frutos secos como a a amêndoa, noz, alafarroba, dão para fazer muitas especialidades como licores, bolos, e mesmo como para comer em seco.
E como eu costumo dizer tudo o que seja para comer, de uma maneira ou de outra acaba por ter sempre escoamento, porque nós humanos precisamos de comer para sobreviver.
 
  • Gosto
Reactions: CptRena

Pedro1993

Super Célula
Registo
7 Jan 2014
Mensagens
8,249
Local
Torres Novas(75m)
O concelho de Vila Verde conheceu um investimento de mais de 13 milhões de euros, no âmbito do PRODER, para apoio e criação de novos projetos ligados ao setor agrícola.

Os dados foram relevados na semana passada, durante a sessão inaugural da Festas das Colheitas de Vila Verde, pelo diretor Regional adjunto da Agricultura e Pescas do Norte, Mário Silva.

O dirigente referiu que o concelho de Vila Verde «contribuiu, a nível regional, para uma revolução na agricultura nacional», onde se registou um aumento das exportações e, por sua vez, uma diminuição das importações.

O diretor regional adjunto considera que a agricultura portuguesa deverá agora aproveitar o novo quadro comunitário de apoio para apostar na inovação e afirmar-se nos mais de 70 mercados mundiais com os seus produtos.

http://www.agronegocios.eu/noticias...-para-uma-revolucao-na-agricultura-nacional/#

A Câmara Municipal de Alfândega da Fé e a Cooperativa Agrícola de Alfândega da Fé atribuíram hoje (9 de outubro), em parceria com a Bolsa Nacional de Terras, terrenos para a plantação de cerejeiras.

Os contratos de arrendamento rural foram assinados durante uma sessão pública que pretende marcar a aposta de quatro jovens agricultores no concelho e na produção de cereja. Recorde-se que o município de Alfândega da Fé e a Cooperativa Agrícola local disponibilizaram recentemente cerca de 25 hectares de terrenos para este fim com o objetivo estimular a produção de cereja no concelho e promover a captação de investimento, possibilitando a fixação de jovens agricultores e dinamizando o setor primário.

“Três destes investidores são oriundos da região, havendo também um da zona do Minho. Pessoas que viram neste projeto a oportunidade de diversificar a sua atividade agrícola, investindo num fruto que desde há muito é a imagem de marca de Alfândega da Fé”, refere a Bolsa Nacional de Terras numa nota enviada às redações.

http://www.vidarural.pt/camara-muni...ibiliza-terrenos-para-plantacao-de-cerejeira/
 
  • Gosto
Reactions: CptRena e Thomar

frederico

Furacão
Registo
9 Jan 2009
Mensagens
10,319
Local
Porto
A cultura do castanheiro deve voltar e em massa. A castanha é muito, muito mais saudável que a batata, pois tem menor índice glicémico. Alguns restaurantes aqui no Norte já começam a servir castanhas em vez de batatas em alguns pratos, há dez anos isto não sucedia.

O castanheiro foi dizimado no século XIX e depois não foi replantado, havia castanheiro em abundância no Sul do país, no Norte e Centro nem se fala. Os solos onde havia castanheiros foram ocupados por pinheiros, eucaliptos, matos. O castanheiro gera mais emprego e riqueza que o eucalipto, e a castanha é um alimento em que não temos grande concorrência, as nossas castanhas têm melhor qualidade que as espanholas, dadas as características do nosso clima e dos nossos solos.

No Sul, identifiquei a presença do castanheiro nos seguintes locais:

- Serra de Monchique
- Serra do Cercal
- Serra de São Mamede
- Serra de Aracena (Huelva)
- Serra de Matamoros e Jerez de los Caballeros (Badajoz)
- Houve cultura na serra do Caldeirão e no concelho de Tavira

Especulo se não seria possível a cultura na serra do Monfurado ou na serra da Ossa.


No Centro, existem condições óptimas para cultura nas serras da Lousã, Açor, nas serranias perto de Castelo de Bode ou do Cabril. O castanheiro foi aí muito abundante até ao século XIX, tal como o carvalho-roble. Essas serras estão agora ocupadas pelo pinheiro e pelo eucalipto.