Agricultura

MSantos

Moderação
Registo
3 Out 2007
Mensagens
10,687
Local
Aveiras de Cima
Químicos na horta só com formação paga

A burocracia de Bruxelas continua a entrar em força. Nestes últimos dias de governo, a transposição de diretivas europeias impõe novas exigências legais no que respeita à formação dos agricultores e aplicadores de produtos fitofarmacêuticos.
É certo que havia por aí muitos abusos, com as populações a queixarem-se dos aviões andarem a pulverizar os campos do Ribatejo a poucos metros das habitações. Sem pôr em causa a necessidade de haver formação para uma boa utilização destes produtos sensíveis para a saúde humana, apenas se questiona o negócio destas formações que obrigam pequenos agricultores a desembolsar centenas de euros para poderem continuar a praticar uma agricultura de subsistência, que serve de magro complemento para as pensões de miséria.
Agora até os pequenos agricultores têm de estar munidos de um diploma que certifique a sua aptidão para fazerem o que sempre fizeram – para aplicar herbicidas ou outros produtos fitofarmacêuticos nas suas courelas. E, claro, é sempre a pagar. Nas lojas de produtos agrícolas de Santarém e Almeirim anunciam-se cursos desde os 120 aos 200 euros. A “preço de amigo” apenas encontramos na Câmara de Mação um curso a 15 euros. Certo é que as empresas formadoras certificadas não conseguem dar vazão a tantos pedidos.
“À boa maneira portuguesa guardaram para o último dia e agora não há capacidade para formar toda a gente n os prazos”, afirmam-nos na Direção Regional de Agricultura do Ribatejo e Oeste.
Mesmo a pagar centenas de euros, vai por aí uma azáfama de formações para todos os pequenos agricultores que queiram continuar a matar as ervas daninhas e as podridões nas courelas.
A lei que regula as atividades de distribuição, venda e aplicação de produtos fitofarmacêuticos já vem de 2013, e impôs exigências legais no que respeita à formação dos agricultores e aplicadores daqueles produtos. Assim, “todos os utilizadores de produtos fitofarmacêuticos de uso profissional devem dispor de habilitação comprovada para poderem adquirir, manusear ou aplicar estes produtos”, desde o passado dia 26 de novembro. A habilitação exige a “obtenção de um certificado de formação de aplicação de produtos fitofarmacêuticos ou um curso superior ou de técnico-profissional na área agrícola”. Do mesmo modo, a lei faz caducar as habilitações obtidas há mais de 10 anos.

http://www.oribatejo.pt/2015/12/05/56832/

Vejo por aqui muitas pessoas a reclamarem, contra esta medida, mas na minha opinião esta legislação já peca por tarde.

Parece-me algum excesso de zelo dos engravatados de Bruxelas, que na realidade pouco conhecem da realidade das pessoas que vivem em pequenos meios rurais. Com isto vão continuar a haver abusos, não sei se vai resolver alguma coisa, é apenas mais burocracia.
 
Última edição:
  • Gosto
Reactions: Pedro1993 e Thomar


Registo
18 Jun 2015
Mensagens
39
Local
Febres
Parece-me algum excesso de zelo, dos engravatados de Bruxelas, na realidade pouco conhecem da realidade das pessoas que vivem em pequenos meios rurais. Com isto vão continuar a haver abusos, não sei se vai resolver alguma coisa, é apenas mais burocracia.

Não acho que seja excesso de zelo, muitas dessas pessoas que vivem em pequenos meios rurais são aquelas pessoas que depois vão vender para as feiras e mercados desses pequenos meios rurais e que vendem produtos que se forem analisados devem estar completamente empestados de produtos químicos!

Uma vez numa formação (que nada tem haver desta mas sim outra formação agrícola), estava o formador a comentar isso e a contar uma história de uma vez ter comprado uns agriões à beira da estrada e quando os estava a cozer em casa aquilo deixou um cheiro fortíssimo, ele na altura não reconheceu o cheiro, só um dia mais tarde quando estava a visitar uma exploração e andavam a aplicar um produto fito-farmacêutico é que ele o reconheceu e perguntou o que era, era um insecticida forte! Ou seja aquela pessoa que ali estava a vender deve ter aplicado aquilo e logo de seguida foi vender os seus produtos completamente cheios de químicos!!

As pessoas muitas vezes falam que os produtos nos hipermercados são cheios de químicos, mas ao contrário do que se pensa têm um controlo de tal maneira apertado que dificilmente isso é verdade, já os produtos vendidos nas feiras por esses pequenos produtores sem formação nenhuma, já não se pode dizer o mesmo, e por isso esta formação obrigatória estou plenamente de acordo, e ainda acho que a fiscalização devia ser apertada! Estamos a falar da nossa saúde!!
 

Pedro1993

Super Célula
Registo
7 Jan 2014
Mensagens
8,249
Local
Torres Novas(75m)
Não acho que seja excesso de zelo, muitas dessas pessoas que vivem em pequenos meios rurais são aquelas pessoas que depois vão vender para as feiras e mercados desses pequenos meios rurais e que vendem produtos que se forem analisados devem estar completamente empestados de produtos químicos!

Uma vez numa formação (que nada tem haver desta mas sim outra formação agrícola), estava o formador a comentar isso e a contar uma história de uma vez ter comprado uns agriões à beira da estrada e quando os estava a cozer em casa aquilo deixou um cheiro fortíssimo, ele na altura não reconheceu o cheiro, só um dia mais tarde quando estava a visitar uma exploração e andavam a aplicar um produto fito-farmacêutico é que ele o reconheceu e perguntou o que era, era um insecticida forte! Ou seja aquela pessoa que ali estava a vender deve ter aplicado aquilo e logo de seguida foi vender os seus produtos completamente cheios de químicos!!

As pessoas muitas vezes falam que os produtos nos hipermercados são cheios de químicos, mas ao contrário do que se pensa têm um controlo de tal maneira apertado que dificilmente isso é verdade, já os produtos vendidos nas feiras por esses pequenos produtores sem formação nenhuma, já não se pode dizer o mesmo, e por isso esta formação obrigatória estou plenamente de acordo, e ainda acho que a fiscalização devia ser apertada! Estamos a falar da nossa saúde!!

Pois lá está, muitas dessas pessoas já são de idade avançada e tem a sua horta como complemento á sua pequena reforma. Depois por vezes deparam-se com alguma praga de "bicharada" na horta e pronto, toca de aplicar "curas" para as exterminarem.
Depois como nao tem nenhuma formação, a nível de aplicação desses mesmos produtos fitofarmacos, aplicam por vezes em excesso, e depois nao respeitam o período de repouso, após a sua aplicação.
O meu "velhote" também é assim, se eu nao andar sempre em cima do assunto, mal ele veja uns bichitos, nas couves ou noutro lado, lá vai ele logo fazer uma calda, que eu só de olhar para aquilo até me dói logo a alma.
Mas felizmente, já lhe estou a a conseguir mudar a mentalidade.
 

Pedro1993

Super Célula
Registo
7 Jan 2014
Mensagens
8,249
Local
Torres Novas(75m)
por acaso acho bem, existem produtos muito perigosos. O problema é que se se estão a aproveitar para colocar formações a preços de ouro

Pois já se é hábito dos portugueses, aproveitarem-se destas burocracias, para fazerem aumentar os custos destas mesmas formações.
Pelo que sei os centros de emprego tem dessas formações a custo zero, e ainda pagam para quem as fizer.
Mas as outras entidades privadas, como só lhes interessa os lucros, fazem preços desde os 120, até aos 200 euros.
E depois como a procura tem sido muita, e a necessidade para obter esse mesmo cartão de aplicador também, fazem estes preços altíssimos.
Também existe Juntas de Freguesia/ Camara municipal, que dão as formações, mais baratas, a partir de 15 €.
 
  • Gosto
Reactions: Thomar

Paulo H

Cumulonimbus
Registo
2 Jan 2008
Mensagens
3,272
Local
Castelo Branco 386m(489/366m)
Sou da opinião que todos deviam ter formação na área dos fitoquímicos. Tal como a justiça em Portugal, o problema não está na falta de leis, mas na sua execução ou fiscalização.

Acho até que os agricultores profissionais, com mais de 65 anos, nem precisam de frequentar as aulas. Precisamente a tal franja de população que provavelmente mais desconhece os riscos.

Um certificado vale o que vale, não impede a continuação das más práticas.

Na prática o que vai acontecer? 1 em 10 fica certificado e os restantes pedem-lhe o favor de lhe comprar os produtos necessários.

Quem mais ganha serão as entidades formadoras e certificadoras.
 

MSantos

Moderação
Registo
3 Out 2007
Mensagens
10,687
Local
Aveiras de Cima
por acaso acho bem, existem produtos muito perigosos. O problema é que se se estão a aproveitar para colocar formações a preços de ouro

Era aí que eu queria chegar, vai ser mais uma fora de sacar algum aos agricultores, poque más praticas vão acontecer sempre, mesmo quando feitas por pessoal com formação.
 
Última edição:
  • Gosto
Reactions: Thomar

Pedro1993

Super Célula
Registo
7 Jan 2014
Mensagens
8,249
Local
Torres Novas(75m)
más praticas vão sempre acontecer, sei de muita gente que depois de estrumar ainda lhe colocam adubo químico
Deve ser para eles pensarem que depois a cultura que vão meter nesse solo, depois dessa prática ficar com o seu crescimento do tipo "explosivo".
Para quem nao tem animais, que produzam esterco, acabam por ter dois gastos de dinheiro.
Eu sou um adepto a 100% do uso do estrume, principalmente de cavalo, para mim é um dos melhores, e aplico-o no Outono/inverno, depois para a primavera só aplico chorume de urtiga, feito por mim.
O cavalo é de um vizinho meu, mas ele como nao faz uso do estrume produzido, dá-mo, só este Outono, já lá fui buscar mais de 300 kg.
E recorro também ao empalhamento, que acaba por ter também muitos benefícios.
Falando agora na actualidade agricola, as arvores de folha caduca, estão ainda com alguma folhas "teimosas" em cair.
Depois vou amentar a área de pomar, depois de já ter plantado á 3 semanas 4 amendoeiras e 4 nogueiras.
Já deitei á terra também mais de 100 bolotas, de azinheira, e carrasco.
Na horta falta-me arrancar um canteiro de alhos- franceses, e o resto das batatas doces, a maior delas até agora tinha 1,700 kg.
Já semeei também favas, e ervilhas, e hoje foi a vez dos alhos.
Tenho aqui uma pequena curiosidade, será que alguem sabe porque os nossos antigos avós/bisavós, colocavam pedras entre os troncos das árvores de fruto, dizem que é para carregar a árvores para eles depois carregarem de frutos, será que faz mesmo efeito, ou era só mais um dos costumes que ia passando de boca em boca.
 
Última edição:
  • Gosto
Reactions: Thomar

Pedro1993

Super Célula
Registo
7 Jan 2014
Mensagens
8,249
Local
Torres Novas(75m)
Sou da opinião que todos deviam ter formação na área dos fitoquímicos. Tal como a justiça em Portugal, o problema não está na falta de leis, mas na sua execução ou fiscalização.

Acho até que os agricultores profissionais, com mais de 65 anos, nem precisam de frequentar as aulas. Precisamente a tal franja de população que provavelmente mais desconhece os riscos.

Um certificado vale o que vale, não impede a continuação das más práticas.

Na prática o que vai acontecer? 1 em 10 fica certificado e os restantes pedem-lhe o favor de lhe comprar os produtos necessários.

Quem mais ganha serão as entidades formadoras e certificadoras.

Pois também nao percebi, qual foi a ideia de quem criou esta legislação, em dar esse benesse para quem tenha mais de 65 anos, já falei esta semana com um pequeno agricultor que tem 81 anos, e que disse-me que foi só lá apresentar os documento, e pagar, e pronto já anda lá todo contente a matar uma praga de azedas, com o malfadado glifosato.
Na minha opinião eles deviam de ter essas horas de formação, como todos os outros, não é que lhes servisse para mudar as suas más práticas, a cerca dos fitofarmacêuticos, mas pronto, era melhor do que nada.
 

MSantos

Moderação
Registo
3 Out 2007
Mensagens
10,687
Local
Aveiras de Cima
(...)
Já deitei á terra também mais de 100 bolotas, de azinheira, e carrasco.

Em Novembro semeei cerca 40 bolotas de sobreiro e amanha vou plantar 6 pequenos pinheiros-mansos, e 2 medronheiros. E fiz ainda uma experiência com estacas de choupo e salgueiro numa linha de água que atravessa o mesmo terreno ( cerca 1ha de família que estou lentamente a arborizar, só com autoctones.) :)

Para além disso já lá tenho 16 pinheiros-mansos plantados pelo meu avô há 15 anos, mais alguns pequenos pinheiros-bravos, pinheiros-mansos e sobreiros fruto de regeneração natural. :)
 
Última edição:

Pedro1993

Super Célula
Registo
7 Jan 2014
Mensagens
8,249
Local
Torres Novas(75m)
Em Novembro semeei cerca 40 bolotas de sobreiro e amanha vou plantar 6 pequenos pinheiros-mansos, e 2 medronheiros. E fiz ainda uma experiência com estacas de choupo e salgueiro numa linha de água que atravessa o mesmo terreno ( cerca 1ha família que estou lentamente a arborizar, só com autoctones.) :)

Para além disso já lá tenho 16 pinheiros-mansos plantados pelo meu avô há 15 anos, mais alguns pequenos pinheiros-bravos, pinheiros-mansos e sobreiros fruto de regeneração natural. :)

Também já plantei 4 pinheiros-mansos, no mes de Novembro, bem como 3 loureiros, e outros 5 ainda estão no vaso para cresceram mais um bocado.
Todas estas árvores que já plantei, são de propagação natural, ou seja atraves do pinhão e da baga do loureiro.
Se eu fosse a comprar as árvores que ponho, acho que já tinha ido á falencia.
Tenho aqui um sobreiro, que já foi semeado por mim, que é uma das árvores de eleição pra mim, que já deve de ter uns 3 metros e tal, e deve de ter uns 8 ou 9 anos.
As bolotas de azinheira e carrasco que meti na terra, tem como objectivo, o fortalecimento, e protecção de um talude,com uns 5 metros de altura, confinante com uma linha de água.
 
  • Gosto
Reactions: Thomar e MSantos

MSantos

Moderação
Registo
3 Out 2007
Mensagens
10,687
Local
Aveiras de Cima
Também já plantei 4 pinheiros-mansos, no mes de Novembro, bem como 3 loureiros, e outros 5 ainda estão no vaso para cresceram mais um bocado.
Todas estas árvores que já plantei, são de propagação natural, ou seja atraves do pinhão e da baga do loureiro.
Se eu fosse a comprar as árvores que ponho, acho que já tinha ido á falencia.
Tenho aqui um sobreiro, que já foi semeado por mim, que é uma das árvores de eleição pra mim, que já deve de ter uns 3 metros e tal, e deve de ter uns 8 ou 9 anos.
As bolotas de azinheira e carrasco que meti na terra, tem como objectivo, o fortalecimento, e protecção de um talude,com uns 5 metros de altura, confinante com uma linha de água.

Também não tenho comprado muitas árvores (só as de fruto), mas este ano os pinheiros-mansos que comprei ontem e vou plantar hoje foram baratos (1.5euro cada um). Tive que recorrer à plantação porque os que tinha plantado com origem em semente morreram devido ao Verão muito seco que tivemos.

É fácil germinar as bagas de loureiro? Dá para plantar por estaca, nunca experimentei?

Estás a desenvolver o teu pequeno parque natural, tal como eu. :)
 
  • Gosto
Reactions: james e Pedro1993

Pedro1993

Super Célula
Registo
7 Jan 2014
Mensagens
8,249
Local
Torres Novas(75m)
Também não tenho comprado muitas árvores (só as de fruto), mas este ano os pinheiros-mansos que comprei ontem e vou plantar hoje foram baratos (1.5euro cada um). Tive que recorrer à plantação porque os que tinha plantado com origem em semente morreram devido ao Verão muito seco que tivemos.

É fácil germinar as bagas de loureiro? Dá para plantar por estaca, nunca experimentei?

Estás a desenvolver o teu pequeno parque natural, tal como eu. :)

Pelo que tenho visto a bagas de loureiro, são de fácil germinação, se conseguires encontrar um loureiro já adulto, e que nao façam mobilidade do solo debaixo dele, ou seja a baga ao cair, e encontrar boas condiçoes de humidade, e também de estrume criado pela propria "mae" elas germinam.
Foi assim que eu fiz, aqui de um loureiro da minha vizinha, eles nasceram lá, e depois quando estavam do tamanho de um dedo, que foi na Primavera passado, retireiros, e meti-os em vasos apara enraizar até agora, que os mudei para a terra.
Mas podes experimentar meter umas 3/4 bagas de loureiro em cada vaso, e depois logo ves se elas germinam. Falei nesta quantidade, porque é para dar o desconto, caso alguma nao vingue.
Pois as árvores de fruto, também as costumo comprar, e outras enxerto, de variedades que nao tenho, mas que pessoas conhecidas me dão os "garfos" para enxertar.
Esta manha, já lá vão mais umas 30 bolotas semeadas.
 
  • Gosto
Reactions: MSantos

Pedro1993

Super Célula
Registo
7 Jan 2014
Mensagens
8,249
Local
Torres Novas(75m)
Deixo aqui uma foto, de como se deve podar uma árvore, uma vez que hoje em dia assistimos a muitos atentados contra as árvores, seja em meio urbano ou rural.



lic%25CC%25A7a%25CC%2583o%2Bn1.jpg