Análise Modelos e Alertas Oficiais - Fevereiro 2010

David sf

Moderação
Registo
8 Jan 2009
Mensagens
5,241
Local
Oeiras / VN Poiares
Eu não sei se estou a ver bem isto, mas neste momento temos duas hipóteses mais prováveis:

1. A depressão passa ao largo, não faz landfall, e é cavada pelos modelos. Vento médio seguramente pelos 70 ou 80 km/h no litoral com rajadas um pouco superiores a 100 km/h;

2. A depressão faz landfall e os modelos não a cavam tanto. Vento médio previsto a rondar os 70 km/h no litoral centro e sul, e no norte, que é onde será o possível landfall, em valores quase normais, parecidos aos de hoje.

Eu, no meu ponto de vista, é muito melhor a 1ªopção. Como disse o Vince, é um dia de vento, amarrar tudo muito bem, não sair de casa durante umas 6h, e depois passou. O único risco seria uma eventual ciclogénese secundária, pouco provável, pelo menos em Portugal.
A 2ª é jogar na lotaria. Se a coisa dá para o torto, e é provável que os modelos não modelem bem o que se passará perto do centro, os ventos poderão ser muito superiores aos 100 km/h, localmente, como aconteceu em Torres Vedras há 2 meses.

Mesmo o GME, que deverá estar errado, mas não cava absolutamente nada a depressão, é completamente dissidente, modela algo muito chato, parecido com a ciclogénese de 1997 no Alentejo.

gme048.png


gme054.png


gme060.png
 


stormy

Super Célula
Registo
7 Ago 2008
Mensagens
5,149
Local
Lisboa
agora é como diz o david, há que acompanhar os mesoescala como o WRF, NNM, MM5.... e tambem o satelite.
eu acho que a depressão deverá fazer landfall algures a norte do porto, e isso não afectará a baixa no que toca á intensidade excepto após ela penetrar bem em terra e ser desorganizada pela rugosidade topografica da zona.
tal como diz o vince ainda não se conhece nem em greve se conecerá o comportamento do nucleo da baixa mas as baixas pressões intensas podem levar a algum tipo de fenomeno de subsidencia que leve a intrusões secas dos niveis altos.
no caso de se manter a humidade na troposfera poderão ocorrer fenomenos convectivos, essencialmente proximos ao nucleo, que podem levar a eventos mais gravosos e locais.
:thumbsup:
 

surfercop

Cirrus
Registo
25 Fev 2010
Mensagens
12
Local
Sevilla
agora é como diz o david, há que acompanhar os mesoescala como o WRF, NNM, MM5.... e tambem o satelite.
eu acho que a depressão deverá fazer landfall algures a norte do porto, e isso não afectará a baixa no que toca á intensidade excepto após ela penetrar bem em terra e ser desorganizada pela rugosidade topografica da zona.
tal como diz o vince ainda não se conhece nem em greve se conecerá o comportamento do nucleo da baixa mas as baixas pressões intensas podem levar a algum tipo de fenomeno de subsidencia que leve a intrusões secas dos niveis altos.
no caso de se manter a humidade na troposfera poderão ocorrer fenomenos convectivos, essencialmente proximos ao nucleo, que podem levar a eventos mais gravosos e locais.
:thumbsup:

Boa tarde desde Sevilha, é a primeira vez que entro neste foro para escrever. Aquí em Espanha tambén estamos a seguir esta baixa tao grande....

Aqui deixo um mapa para verem o rádio de afectaçao....

1_2.gif
;);)
 

rozzo

Moderação
Registo
11 Dez 2006
Mensagens
2,487
Local
Alcochete/Lisboa
Na minha curta e simples opinião, fora de polémicas e tentando não repetir demasiado coisas já aqui ditas ou desditas:

- A situação é potencialmente perigosa, tanto na Madeira como no Continente, e não é por acaso que ENTIDADES OFICIAIS vão começando a "mexer-se", a precaver-se, mas com a cautela dada alguma incerteza.

- Esta incerteza, a situação está ainda algo indefinida, como mostra esta saída muito diferente do GFS tão perto do evento. Afinal não falamos de uma depressão já madura, mas sim que ainda vai quase "nascer". O grau de incerteza é imenso. E mesmo assim muito surpreendente consenso para o que é tem havido!

- Na Madeira os modelos apontam no geral para passar o pior da chuva (maior problema) ao largo, mas uma ou outra saída aproximam muito, por isso não se pode baixar guarda, lembrando ainda mais o efeito orográfico.

- No Continente a tendência é para maior perigo do vento que da chuva, como todos já vimos, e como foi dito, uma saída do GFS fora está ainda a perder para a maioria. Existe um risco elevado para já de ventos muito fortes no litoral Oeste.

Os factos dos modelos (o que temos) são estes, e a maioria vai numa linha. Podem falhar, mas a chance de 3 falharem e 1 que só numa saída virou acertar é reduzida. Mas possível.
 

AnDré

Moderação
Registo
22 Nov 2007
Mensagens
12,188
Local
Odivelas (140m) / Várzea da Serra (930m)
INFORMAÇÃO ESPECIAL


comunicado válido entre 2010-02-25 14:39:00 e 2010-02-27 23:59:00

assunto: previsão do estado do tempo na madeira

de acordo com o centro de previsão tempo do im, o arquipélago da madeira está a ser afectado por uma corrente perturbada de oeste. Desta forma, hoje quinta-feira, 25, deverão ocorrer períodos de chuva, aumentando de intensidade a partir do final da tarde com vento moderado de sudoeste, soprando forte nas zonas montanhosas, diminuindo de intensidade para o final do dia. Neste contexto está em vigor um aviso amarelo.

Para sexta-feira, 26, a precipitação deverá diminuir de intensidade a partir do final da manhã. O vento aumentará de intensidade para o final do dia tornando-se moderado a forte, do quadrante sul, com rajadas da ordem dos 70 km/h. Nas zonas montanhosas o vento tornar-se-á forte a muito forte com rajadas que poderão atingir os 130 km/h.

O aumento do vento encontra-se associado à aproximação de uma depressão em fase de cavamento, cujo centro se prevê localizado, às 00:00 horas do dia 27, a noroeste do arquipélago da madeira. Esta depressão continuará o seu cavamento dirigindo-se para noroeste vindo a afectar o território do continente no próximo sábado.

Desta forma, para a madeira, no sábado, 27, prevê-se que o vento continue a aumentar de intensidade, soprando forte a muito forte de sudoeste com rajadas da ordem dos 90 km/h que poderão atingir 130 km/h nas zonas montanhosas. Prevê-se também a ocorrência de precipitação moderada. A intensidade do vento e da precipitação diminuirá a partir do final do dia, rodando o vento gradualmente para oeste. Prevê-se ainda ondulação forte que poderá atingir os 6,5 metros na costa sul.

A situação meteorológica na madeira continuará a ser acompanhada pelo instituto de meteorologia, com difusão de previsões e emissão de avisos, sempre e quando tal se justifique, no cumprimento da sua missão de autoridade nacional para a meteorologia. Sugere-se o acompanhamento da situação através da página do im e dos serviços de protecção civil.

comunicado válido entre 2010-02-25 18:05:00 e 2010-02-27 23:59:00
assunto: agravamento do estado de tempo no continente


de acordo com o centro de previsão de tempo do im, prevê-se um agravamento do estado de tempo no continente a partir da noite de sexta-feira, 26 e durante o dia de sábado. Este agravamento deve-se à aproximação de uma depressão que na sexta-feira estará centrada a noroeste da madeira, mas em fase de cavamento na sua aproximação ao território continental.

O agravamento do estado do tempo manifestar-se-á essencialmente num aumento da intensidade do vento e da agitação marítima. O vento poderá atingir a velocidade média de 75 km/h, com rajadas da ordem dos 130 km/h, em particular no litoral oeste e nas terras altas. No mar as ondas deverão atingir os 8 metros na costa oeste e 6 metros na costa sul.

Prevêm-se ainda períodos de chuva ou aguaceiros por vezes fortes a norte do sistema montanhoso montejunto-estrela.

Para domingo prevê-se um desagravamento desta situação meteorológica.

O centro de previsão continuará a acompanhar a situação, com difusão de previsões e emissão de avisos, sempre e quando tal se justifique, no cumprimento da sua missão de autoridade nacional para a meteorologia. Sugere-se o acompanhamento da situação através da página do im (www.meteo.pt) e a observância de recomendações ou alertas emitidos pela autoridade nacional de protecção civil.

Esta informação meteorológica será actualizada com um novo comunicado durante o dia de amanhã, 26.

Fonte: IM
 

Vince

Furacão
Registo
23 Jan 2007
Mensagens
10,624
Local
Braga
A AEMET também fez um comunicado especial

Aviso especial de fenómenos adversos
25/02/2010 Vientos muy fuertes y temporal en la mar


6.- Descripción de la situación meteorológica: Una borrasca que se profundizará muy rápidamente en el Atlántico, al oeste de Madeira, y que se desplazará hacia el Cantábrico por el noroeste de la Península, provocará vientos muy fuertes y temporal en la mar a partir de la madrugada de pasado mañana 27. En las islas occidentales y cumbres de Canarias podrán alcanzarse rachas de 100 a 120 km/h. En Galicia, Asturias, Cantabria y en las cordilleras cantábrica, central, ibérica y Pirineos, rachas de 120 a 130 km/h y en algunas zonas del resto de la mitad norte peninsular de 90 a 100 km/h.

En la mar, en áreas de las zonas marítimas de Finisterre y oeste del Cantábrico el viento alcanzará fuerza 8 a 9, y probablemente hasta intervalos de 10 y 11 en Finisterre, con temporal duro o muy duro y mar muy gruesa (olas de 4 a 6 m).

7.- Notificación de actualizaciones futuras o de finalización: AEMET recomienda un seguimiento más detallado y actualizado de esta situación atmosférica a través de sus predicciones y avisos de fenómenos adversos. Todo ello puede consultarse en la página web: www.aemet.es

http://www.aemet.es/es/info_destacada/cnp/avisos/20100225_AE
 

Vince

Furacão
Registo
23 Jan 2007
Mensagens
10,624
Local
Braga
Analisadas as últimas saídas, a tendência é a de uma depressão cavada (975/980) com ventos fortes a merecer atenção e vigilância mas não tão grave como chegou a ser mostrado nos últimos dias, ou seja, o cenário nos modelos de referência não é tão extremo e mas também não é nada o que se possa chamar de "normal". E claro, podem mudar ou pode sempre haver uma evolução imprevista pelos modelos, há sempre margem para surpresas desagradáveis numa ciclogenese deste género. Não muda grande coisa em relação a um dia de sábado que se quer de sobreaviso, e os avisos até agora emitidos parecem-me ajustados ao que eu vejo hoje nos modelos.

Nesta última saída das 18z do GFS há boa sintonia com o ECMWF das 12z
(Conseguimos arranjar o ECMWF das 12z ;) )


Ontem

ontem.gif






Hoje

hoje.gif
 

David sf

Moderação
Registo
8 Jan 2009
Mensagens
5,241
Local
Oeiras / VN Poiares
Diagnóstico dos 3 principais modelos, sendo que pelo menos um deles está completamente errado:

ECMWF

520022010022600033.gif


520022010022600036.gif


520022010022600039.gif


520022010022600042.gif


520022010022600045.gif


Impressionante o gradiente às 45h, entre a costa norte da Galiza e a fronteira portuguesa, menos de 300 km, mais de 20 hpa.

UKMO

Parecido com o ECMWF. E com a generalidade dos restantes modelos, excepto o GFS.

uw3621.gif


uw4221.gif


uw4821.gif


GFS

gfs036.png


gfs042.png


gfs048.png


Alguém aposta no GFS?
 

Lightning

Cumulonimbus
Registo
25 Jul 2008
Mensagens
4,114
Local
Algures
A previsão do IM para amanhã, acabadinha de lançar:

Previsão para Sábado, 27 de Fevereiro de 2010

Céu muito nublado ou encoberto, por vezes com abertas para o final
da tarde.
Períodos de chuva por vezes forte, passando gradualmente a regime
de aguaceiros a partir da tarde.
Vento forte (35 a 55 km/h) do quadrante sul, soprando
temporariamente muito forte a excepcionalmente forte (60 a 85 km/h),
com rajadas da ordem dos 150 km/h no litoral e terras altas
e
rodando para oeste a partir do final da tarde.
Subida de temperatura.

ESTADO DO MAR
Costa Ocidental: Ondas de sudoeste com 3 a 4 metros, aumentando
temporariamente para 5 a 7 metros.
Temperatura da água do mar: 13/15ºC
Costa Sul: Ondas de sudoeste com 2 metros, aumentando
para 4 a 5 metros.
Temperatura da água do mar: 16ºC

Previsão actualizada a 26 de Fevereiro de 2010 às 10:03 UTC

http://www.meteo.pt/pt/index.html
 

stormy

Super Célula
Registo
7 Ago 2008
Mensagens
5,149
Local
Lisboa
Previsão para Sábado, 27 de Fevereiro de 2010

Céu muito nublado ou encoberto, por vezes com abertas para o final
da tarde.
Períodos de chuva por vezes forte, passando gradualmente a regime
de aguaceiros a partir da tarde.
Vento forte (35 a 55 km/h) do quadrante sul, soprando
temporariamente muito forte a excepcionalmente forte (60 a 85 km/h),
com rajadas da ordem dos 150 km/h no litoral e terras altas
e
rodando para oeste a partir do final da tarde.
Subida de temperatura.

ESTADO DO MAR
Costa Ocidental: Ondas de sudoeste com 3 a 4 metros, aumentando
temporariamente para 5 a 7 metros.

Temperatura da água do mar: 13/15ºC
Costa Sul: Ondas de sudoeste com 2 metros, aumentando
para 4 a 5 metros.

Temperatura da água do mar: 16ºC

Actualizado a 26 de Fevereiro de 2010 às 10:3 UTC
IM

o IM, entidade oficial, põe uma margem de intensidade bastante larga, na minha opinião muito bem feita dado o real risco e necessidade de avisar as populações.
apesar do GFS não colocar uma profunda ciclogenese eu suponho que esse modelo numerico não está a funcionar devidamente pois sai completamente fora das previsões dos outros.
a depressão chegará a portugal com uma pressão minima á volta dos 970-980hpa e o leque de variação é moderado dado o comportamento instavel ( mas tendencialmente gravoso) da baixa.
desde já aconselho que se informem junto da P.civil e IM:thumbsup: