Apostas Temperatura e precipitação (FDS 20/21 Agosto)



Vince

Furacão
Registo
23 Jan 2007
Mensagens
10,624
Local
Braga
Vamos lá a ver uma coisa. Nada nos indica que os extremos no site do IM possam estar errados. Levantou-se a dúvida e feita uma análise, também não apareceu nenhuma prova de que demonstrasse que estão errados.

O que falhou ontem não foram as estações (com excepção de duas aparentemente), a falha foi qualquer coisa no IM.

Os extremos pelo menos nas estações meteorológicas amadoras são guardadas à parte. Se há uma falha por exemplo de comunicações entre a estação e um site, o site não mostra dados durante a falha mas a estação essa guarda sempre os extremos desse dia, pelo que essa informação pós falha de comunicação não se perdeu. Só se perde se for a própria estação a falhar e não medir dados. E tenho a certeza que estações profissionais ainda são mais exigentes nesses aspecto. Agora obviamente também não sei como o IM faz as coisas....

Eu quando comecei a fazer a análise foi para procurar um indício de que os extremos poderiam estar errados, uma prova, poderia ser por exemplo uma METAR do aeroporto do Porto durante a falha que estava mais alta que o extremo do IM. Mas não encontrei essa prova, a única que me deixou com algumas dúvidas foi o gráfico de Cabeceiras de Baixo e o facto de não aparecer a precipitação acumulada nos extremos também é um pouco intrigante.
 

algarvio1980

Furacão
Registo
21 Mai 2007
Mensagens
12,462
Local
Olhão (24 m)
Vamos lá a ver uma coisa. Nada nos indica que os extremos no site do IM possam estar errados. Levantou-se a dúvida e feita uma análise, também não apareceu nenhuma prova de que demonstrasse que estão errados.

O que falhou ontem não foram as estações (com excepção de duas aparentemente), a falha foi qualquer coisa no IM.

Os extremos pelo menos nas estações meteorológicas amadoras são guardadas à parte. Se há uma falha por exemplo de comunicações entre a estação e um site, o site não mostra dados durante a falha mas a estação essa guarda sempre os extremos desse dia, pelo que essa informação pós falha de comunicação não se perdeu. Só se perde se for a própria estação a falhar e não medir dados. E tenho a certeza que estações profissionais ainda são mais exigentes nesses aspecto. Agora obviamente também não sei como o IM faz as coisas....

Eu quando comecei a fazer a análise foi para procurar um indício de que os extremos poderiam estar errados, uma prova, poderia ser por exemplo uma METAR do aeroporto do Porto durante a falha que estava mais alta que o extremo do IM. Mas não encontrei essa prova, a única que me deixou com algumas dúvidas foi o gráfico de Cabeceiras de Baixo e o facto de não aparecer a precipitação acumulada nos extremos também é um pouco intrigante.

Vince mas na página do IM aparece no resumo de ontem a precipitação acumulada.

8979944_fS9YQ.jpeg
 

Vince

Furacão
Registo
23 Jan 2007
Mensagens
10,624
Local
Braga
Vince mas na página do IM aparece no resumo de ontem a precipitação acumulada.

Aparece agora nessa e em Figueira CR, nas não aparecia esta manhã.
No Porto e Pampilhosa da Serra por exemplo ainda estão apenas traços.

pampilhosa.gif
porto.gif




Pode querer dizer que estão a regularizar a situação, mais um sinal de que estará tudo bem com os extremos da temperatura.
 

Jorge_scp

Nimbostratus
Registo
17 Fev 2009
Mensagens
1,255
Local
Casal do Rato (Odivelas)
Duvido que o IM colocasse os extremos sem ter a certeza... se não houvesse certezas, mais valia não publicarem, digo eu.

Sou a favor de se usar aquilo que se sabe de Domingo. A mim, particularmente, não favorece nem desfavorece, ficarei mais ou menos na mesma posição. Mas uma vez que não parece haver grandes dúvidas nas máximas, e temos algumas estações com dados d precipitação, usa-se aquilo que se tem. Houve pessoas que tiveram um bom desempenho no Domingo e ficariam bastante prejudicadas...
 

Vince

Furacão
Registo
23 Jan 2007
Mensagens
10,624
Local
Braga
Os dados para Domingo são estes:

Melgaço 29,8 B
Cabeceiras de Basto 30,5 D
Porto 27,9 B
Figueira Castelo Rodrigo 27,2 D
Pampilhosa da Serra 27,2 C
Alvega 31,7 A
Cabo Carvoeiro 23,8 A
Elvas 30,4 B
Lisboa 26,0 A
Sagres 24,9 A



Não vai ser possível saber a precipitação de Melgaço para já, o modem parece ter avariado com a trovoada e não se consegue resolver o problema remotamente, vou assumir o intervalo B pois sabe-se que choveu mas não quanto, o valor da precipitação desta estação de qualquer forma não põe em causa os primeiros lugares da aposta do fim de semana, apenas algumas variações a partir do 5 ou 6º lugar, quando eu tiver essa informação será tudo devidamente rectificado se for o caso.


Antes dos resultados finais da aposta do fim de semana, fica aqui o resultado parcial de Domingo:

(os 25 primeiros)
domingo.gif
 

Geiras

Cumulonimbus
Registo
16 Jun 2010
Mensagens
4,247
Local
Qta. do Conde / Sintra
Se isto fosse a dinheiro, quanto é que eu já devia :lmao:
 

N_Fig

Cumulonimbus
Registo
29 Jun 2009
Mensagens
3,913
Local
Figueira da Foz
Da outra vez perdi não sei quanto tempo a preparar a aposta e fiquei perto dos últimos lugares:p. Desta vez, olhei para o que o pessoal andava a prever, meti os meus valores assim meio ao calhas, e fiquei ontem em 14º e hoje em 9º:lmao:.
 

David sf

Moderação
Registo
8 Jan 2009
Mensagens
5,241
Local
Oeiras / VN Poiares
Se isto fosse ciclismo eu teria a camisola verde, 3, 6 e 5. Mas exceptuando a primeira vez, sempre bastante longe do vencedor.

Pela terceira vez em três, os resultados de domingo são melhores que os de sábado. O que não é muito normal.
Pela terceira vez em três, tenho pior resultado relativamente aos restantes no domingo que no sábado.

Interessante também que no domingo ficou quase toda a gente empatada, não fez muita diferença, a classificação final é quase igual à de sábado.

Parabéns a todos, e em particular ao Stormy.
 

MSantos

Moderação
Registo
3 Out 2007
Mensagens
10,670
Local
Aveiras de Cima
Parabéns ao Stormy, por ter ganho a aposta :) e ao rozzo e ao Jorge scp porque à semelhança da anterior aposta ficaram no pódio:shocking:

Eu fiquei num agradável lugar não está mau, na anterior aposta tinha ficado em 10º:lol:
 

Jorge_scp

Nimbostratus
Registo
17 Fev 2009
Mensagens
1,255
Local
Casal do Rato (Odivelas)
Parabéns para o Stormy, a justificar ser um dos melhores foristas na análise dos modelos :thumbsup:

Eu esperava ficar entre o 4º e o 5º lugar, fiquei com o bronze, melhor ainda! :)

Parabéns também ao vice-campeão Rozzo, que tem estado muito bem nestas apostas. E também a todos por participarem e terem perdido um pouco do seu tempo!

Acho que de concurso a concurso se vão melhorando alguns aspectos e tornando-os mais interessantes. Acho o modelo da precipitação bastante acertado, é para repetir caso se justifique!
 

Costa

Cumulus
Registo
14 Abr 2007
Mensagens
426
Local
PT
Parabéns ao stormy pela vitória e ao rozzo e ao Jorge_scp pela repetição do pódio :thumbsup:

Infelizmente já não fui a tempo de participar, fica para a próxima. :)