Apostas Temperatura e precipitação (FDS 20/21 Agosto)

Vince

Furacão
Registo
23 Jan 2007
Mensagens
10,624
Local
Braga
O IM disponibilizou as máximas de todas as EMA, apenas as RUEMA não têm dados. Assim, temos 10 temperaturas para Domingo, o que até nem é muito mau...


Jorge, tempos estado a analisar os extremos, e achamos que alguns podem não estar bem, talvez tenha havido omissão de algumas horas. Estamos a ver caso a caso.
Na precipitação vem erros, muitas tem zero nos extremos e choveu bem, mas já percebi que podemos ir lá pelos gráficos.
 


algarvio1980

Furacão
Registo
21 Mai 2007
Mensagens
12,450
Local
Olhão (24 m)
A Fóia não tem dados de ontem, hoje já tem. :angry:

Logo, a Fóia no domingo está fora.

Vince, em relação à Fóia, os dados da Fóia no sábado contam para a aposta ou visto que ontem não teve dados fica de fora da aposta.
 

Vince

Furacão
Registo
23 Jan 2007
Mensagens
10,624
Local
Braga
Vince, em relação à Fóia, os dados da Fóia no sábado contam para a aposta ou visto que ontem não teve dados fica de fora da aposta.

É Foia e Viana do Alentejo, mas contam os de sábado sim, tenho é que alterar umas coisas e leva um pouco mais de tempo. Logo que for possível publicarei uma análise das estações e depois apuro os resultados mas apenas logo à noite porque Meteomelgaco.com também teve um problema com o temporal, a máxima temos mas a precipitação ocorreu depois da falha no site e só logo à noite poderemos saber quanto acumulou, pelo que o apuramento fica adiado para a noite.
 

Vince

Furacão
Registo
23 Jan 2007
Mensagens
10,624
Local
Braga
Cabeceiras de Baixo 30,5ºc | >10mm
Deve estar bem, mas ...

cabeceiras.png

cabeceiras.png





Porto: 27,9ºc | >=0<5mm ???
Era uma das maiores dúvidas, mas deve estar bem. Há uma METAR das 00z com 28ºc (as METAR são arredondadas sem casa decimal) e a METAR mais quente depois dessa foi às 10:00utc, 27ºc, a temperatura depois desceu.
Também não sei estimar bem a precipitação pelo gráfico, se está <5mm ou >5mm

portob.png

portor.png





Figueira de Castelo Rogdrigo: 27,2ºc | > 10mm
Parece ok

figueira.png

figueira.png





Pampilhosa da Serra: 27,2ºc | >=5<10mm
Parece ok

pampilhosa.png

pampilhosa.png





Alvega: 31,7ºc | 0mm
Parece ok

alvega.png

alvega.png





Cabo Carvoeiro: 23,8ºc | 0mm
Parece ok

cabo.png

caboa.png






Lisboa Gago Coutinho: 26,0ºc | 0mm
Parece ok

lisboa.png

lisboaz.png





Viana do Alentejo
Sem dados desde as 9z - Domingo excluído


Foia
Sem dados desde as 9z - Domingo excluído




Sagres: 24,9ºc | 0mm
Parece ok

sagres.png

sagres.png
 

algarvio1980

Furacão
Registo
21 Mai 2007
Mensagens
12,450
Local
Olhão (24 m)
Em termos de precipitação meti bastante água. :lmao: Mesmo ao nível das temperaturas está ali com cada desvio. :hehe:

Vince, quanto ao Porto, fazendo as contas por alto e olhando ao gráfico dá-me cerca de 3.5 mm aproximadamente, na minha opinião é que seja inferior a 5 mm. Tem precipitação umas 6 horas só existe uma hora que ultrapassa 1 mm, as outras é sempre inferior a 1 mm e 3 horas foi inferior a 0.5 mm.
 

Vince

Furacão
Registo
23 Jan 2007
Mensagens
10,624
Local
Braga
E da precipitação no Porto, o que acham ?

Entretanto vi que nas Synop do Ogimet que o Porto tem 3,9mm. Problema resolvido. Ou não, pois a máxima não coincide com a do IM :) 27,9 vs. 27, 6. Mas pronto, é melhor assumir esse valor na precipitação
 

David sf

Moderação
Registo
8 Jan 2009
Mensagens
5,241
Local
Oeiras / VN Poiares
Acabámos por ter sorte pois parece-me que só começou a chover depois da falha. Quanto a isso a única dúvida com que fiquei foi em Figueira de Castelo Rodrigo.

Mas FC Rodrigo só numa hora entrou no intervalo D.

Seria mais justo anular a aposta de Domingo, pelo menos. Entre os intervalos das 9h às 13h, alguma das estações poderá ter registado aí a sua máxima, e nem aparece nos gráficos. Com tantos erros que tem havido, mais vale fazer isso do que prejudicar membros.

Mas se o fizéssemos eram prejudicados os que estiveram melhor no domingo. O mesmo se só considerássemos Melgaço, Elvas e Lisboa, que são as únicas com dados completos. E estou a escrever contra mim mesmo, que ficaria mais bem posicionado com esta solução.

Atenção que Melgaço não actualiza desde as 21:00, nas temperaturas é irrelevante mas pode não o ser na precipitação.
 

Vince

Furacão
Registo
23 Jan 2007
Mensagens
10,624
Local
Braga
Feita a análise com calma, penso que dúvidas a haver são residuais e seria muito mais injusto cancelar tudo. Quais são as que duvidas João ? É mais justo discutirmos caso a caso com argumentos e decidir, em vez de cancelar tudo.