Apostas Temperatura máxima (FDS 30/31 Julho)

MSantos

Moderação
Registo
3 Out 2007
Mensagens
10,670
Local
Aveiras de Cima
Vou só aqui deixar uma sugestão/opinião minha, para tornar o jogo mais justo, penso que da próxima vez as penalizações deviam ser maiores para beneficiar quem aposta mais cedo e penalizar mais quem aposta mais tarde;)
 


Jorge_scp

Nimbostratus
Registo
17 Fev 2009
Mensagens
1,255
Local
Casal do Rato (Odivelas)
Antes de mais quero agradecer, as minhas apostas acabaram por correr bem. Muito obrigado! :thumbsup:

No entanto, tenho pena que tenha havido tantos problemas com os valores, preferia ter vencido de outra forma, naturalmente! Mas quanto a isso agora nada se pode fazer, a culpa é completamente alheia ao Meteopt...

Ainda assim, este concurso pode servir para melhorar os futuros. O primeiro, no qual não participei, acabou por correr sem problemas. Mas já se viu que estamos sempre sujeitos a que isto aconteça. Logo, concordo com a ideia das estações suplentes. É com os "erros" que se aprende e se pode melhorar.

À parte dos problemas, o tipo de concurso é super-interessante, deve continuar a ser realizado, ou em eventos potencialmente interessantes, ou uma vez por mês, algo assim... com os devidos melhoramentos.

Os meus parabéns aos organizadores e criadores do concurso, assim como aos foristas que nele participaram, sem eles isto não se podia realizar! ;)
 

rozzo

Moderação
Registo
11 Dez 2006
Mensagens
2,489
Local
Alcochete/Lisboa
Foi uma pena as falhas das estações, a ver se o André tem resposta, mas tenho sérias dúvidas, especialmente em Agosto!
:p
O meu maior pecado foi Faro, que falhei por cima uns bons graus.
Optei por esperar com penalização, pois estava extremamente indeciso em perceber se de Sábado para Domingo aquecia ou arrefecia na generalidade de país!
Como já disse antes, fica um "amargo de boca" com Montalegre, onde sei que apostei mais baixo que toda a gente, muitos graus abaixo da média, e continuo a acreditar na minha "fézada" nesses valores, que se estivesse certa era um enorme ganho para mim ehheeh. Mas quanto a isso não há nada a fazer!
:D

De resto, mesmo com estas falhas, penso que dificilmente o vencedor seria outro, pois nas estações restantes os "tiros" dele foram bastante certeiros, e a margem para o 2º enorme, por isso parabéns ao Jorge_scp!
:)

E venha o próximo, que isto é giro. ;)
 

David sf

Moderação
Registo
8 Jan 2009
Mensagens
5,241
Local
Oeiras / VN Poiares
Vou só aqui deixar uma sugestão/opinião minha, para tornar o jogo mais justo, penso que da próxima vez as penalizações deviam ser maiores para beneficiar quem aposta mais cedo e penalizar mais quem aposta mais tarde;)

O objectivo das penalizações é dar a possibilidade de escolha a cada um, uma penalização mais acentuada tornaria proibitiva essa opção.

Neste caso, as incertezas ao meia dia de quinta eram muito grandes, havia modelos, como o ECMWF, que punham a cut off a afectar-nos já no domingo, e caso isso acontecesse teria sido uma enorme derrocada para quem já tinha apostado, pelo que optei por esperar pela convergência, que ocorreu logo na saída das 12z de quinta. Se a penalização fosse maior teria arriscado e apostaria mais cedo. Mas quem arriscou, fê-lo por opção, e sabia os prós e contras.

______________

Parabéns ao Jorge_scp (se scp for de Sporting CP, é o fim do jejum de títulos que já dura há alguns anos), que ganhou com uma vantagem impressionante, foi o único que se aproximou das temperaturas registadas. Mesmo se considerarmos os valores das 3 EMAs em falta, só o Rozzo e o Vince ainda podem vencer, e para isso era necessário acertarem quase em cheio em Montalegre, Mirandela e Amareleja.

Eu lixei-me em Arouca, a nortada entrou demasiado cedo, o que não tinha acontecido nos dias anteriores, em que a máxima andou sempre acima dos 30ºC.

_____________

A discussão da máxima em Montalegre é um exercício interessante. Já no domingo expliquei porque considero que a máxima de Sábado terá rondado os 27/28ºC.

Montalegre

Muiños da AEMET, a cerca de 20 km, a uma cota de 750 m (Montalegre fica a cerca de 1 000 m) teve uma máxima superior a 29ºC. Nos dias anteriores, com uma sinóptica não muito diferente, Muiños foi sempre 1 a 2 ºC mais quente que Montalegre. Lamas de Mouro, a uma altitude semelhante, mas mais perto do mar, chegou aos 27ºC. Portanto, acho que Montalegre teve ontem uma máxima entre os 27 e os 28ºC.
 

rozzo

Moderação
Registo
11 Dez 2006
Mensagens
2,489
Local
Alcochete/Lisboa
A discussão da máxima em Montalegre é um exercício interessante. Já no domingo expliquei porque considero que a máxima de Sábado terá rondado os 27/28ºC.

É de facto interessante, e temo que apesar do interesse vá ficar no "segredo dos deuses". :(

Posso bem estar errado, mas o raciocínio que fiz para prever tão pouco lá, foi até por simples comparação Montalegre VS Mirandela nos gráficos históricos na página do IM, e vi que em todo aquele tempo de Nortada, enquanto Mirandela andava ligeiramente abaixo dos 35º, Montalegre pouco passava os 20º, vários dias com diferença de 10º ou mais entre ambas.
E vendo que a sinóptica seria parecida, e sendo Montalegre tão elevado, e penso eu ali mais exposto a vento do quadrante marítimo, que dificilmente passaria os 25º.
E outra ainda, apesar do desvio nos valores absolutos, o comportamento para cima e baixo de Montalegre, por comparação, pareceu-me extremamente parecido ao de Arouca (em termos de resposta à componente marítima), mas sempre uns bons graus abaixo claro. Daí se Arouca foi tão abaixo nesses 2 dias, também desconfio que Montalegre também, custa-me a crer que Montalegre tivesse máximas na mesma ordem de Arouca, mas mais sim uns 5º abaixo... Mas são tudo suposições.
Posso bem estar errado, e talvez mesmo estando relativamente certo, tenha exagerado um pouco, e estivesse mais próximo dos 25º, e não dos quase 20º que apostei. Mas também posso estar totalmente errado, e estar acima. Pois realmente o último dia com dados nessa estação a máxima foi bem mais alta..
Who knows...? :D

As da Amareleja não deverão ter andado muito longe de Viana do Alentejo não?
As de Mirandela, também por comparação se supõe que tenham andado próximas dos 35º.

Já agora, alguém sabe como é a localização/instalação da de Viana do Alentejo? Como está classificada em RUEMA.. E me pareceu um pouco estranhamente mais quente que tudo o que era estação à volta, se não estará algo inflacionada pela localização, mais urbana?
 

David sf

Moderação
Registo
8 Jan 2009
Mensagens
5,241
Local
Oeiras / VN Poiares
É de facto interessante, e temo que apesar do interesse vá ficar no "segredo dos deuses". :(

Posso bem estar errado, mas o raciocínio que fiz para prever tão pouco lá, foi até por simples comparação Montalegre VS Mirandela nos gráficos históricos na página do IM, e vi que em todo aquele tempo de Nortada, enquanto Mirandela andava ligeiramente abaixo dos 35º, Montalegre pouco passava os 20º, vários dias com diferença de 10º ou mais entre ambas.
E vendo que a sinóptica seria parecida, e sendo Montalegre tão elevado, e penso eu ali mais exposto a vento do quadrante marítimo, que dificilmente passaria os 25º.
Posso bem estar errado, e talvez mesmo estando relativamente certo, tenha exagerado um pouco, e estivesse mais próximo dos 25º, e não dos quase 20º que apostei. Mas também posso estar totalmente errado, e estar acima. Pois realmente o último dia com dados nessa estação a máxima foi bem mais alta..
Who knows...? :D

Mas estando Lamas de Mouro com 27ºC, seria estranho ter Montalegre abaixo dos 25ºC.


As da Amareleja não deverão ter andado muito longe de Viana do Alentejo não?
As de Mirandela, também por comparação se supõe que tenham andado próximas dos 35º.

As da Amareleja costumam ser 0,5 a 1ºC mais altas que em Viana. Mirandela deve ter rondado os 35/36 no Sábado, no Domingo, provavelmente ligeiramente mais baixas, em comparação com Macedo de Cavaleiros (34 / 32) e Pinhão (36 / 35).

Já agora, alguém sabe como é a localização/instalação da de Viana do Alentejo? Como está classificada em RUEMA.. E me pareceu um pouco estranhamente mais quente que tudo o que era estação à volta, se não estará algo inflacionada pela localização, mais urbana?

Pelas coordenadas que estão no site do IM (38º19', -8º02'), não pode ser em local urbano, uma vez que Viana, segundo o Google Earth, dista cerca de 3 km desse ponto.
 

algarvio1980

Furacão
Registo
21 Mai 2007
Mensagens
12,462
Local
Olhão (24 m)
Eu acho que fiquei em 1º a contar do último. :lmao::lmao: Também quem me manda entrar no fórum ler o post do Vince e pensar que era 5ªfeira em vez de 4ªfeira. Só podia dar nisto, depois foi erros demais, Manteigas foi cá uma manteigada no domingo, Faro outra, Sintra no comment e depois dá nisto. O pior mesmo, foi fazer isto à pressa, tanto à pressa que até pensei que ia ter penalização de 2% e afinal ainda estava na 4ªfeira e não era 5ªfeira. :lmao::lmao::lmao:

Vince para a próxima em vez de meteres 5ªfeira mete amanhã assim já não baralho-me todo. :lmao::lmao::wacko:
 

N_Fig

Cumulonimbus
Registo
29 Jun 2009
Mensagens
3,913
Local
Figueira da Foz
Eu tenho uma sugestão a fazer: para a próxima metam o nome completo das estações na votação que é para não haver uns distraídos como eu que dão valores para uma estação pensando estar a votar noutra:p.
 

Jorge_scp

Nimbostratus
Registo
17 Fev 2009
Mensagens
1,255
Local
Casal do Rato (Odivelas)
Também é um ponto de vista pertinente. ;)

Fica a dúvida, pode ser que a desfaçam! :D

Nesta discussão de Montalegre, vou concordar com o David sf. Estou a "puxar a brasa á minha sardinha", pois apostei precisamente 27/28 para esta estação...:p

Mas sinceramente também duvido que a temperatura descesse tanto em Montalegre, pois o Interior Norte teve um fim de semana bastante quente.

Já que estamos a falar das estações sem dados, também creio que a Amareleja teve um pouco mais que Viana do Alentejo. Foi esta ideia que utilizei na minha aposta para esta estação (0,5/1ºC), pois é algo que acontece recorrentemente...

Mirandela talvez seja um pouco mais difícil de adivinhar, mesmo depois de verificar os valores noutras estações, digo eu... mas também não alteraria a minha aposta. Era bom que se viesse a saber realmente os valores correctos, mas deve ser complicado...

Mais uma vez obrigado e os meus parabéns ao fórum! :thumbsup:
 

Vince

Furacão
Registo
23 Jan 2007
Mensagens
10,624
Local
Braga
No meu caso acho que sim, que fui beneficiado pela ausência de Montalegre, na verdade poucos minutos depois de ter apostado já achava que tinha posto as minhas sugestões demasiado baixas, foi só depois de apostar que fui ao site do IM guardar as previsões automáticas deles (ver em baixo) para depois aqui compararmos é que reparei que dava bastante mais calor do que eu tinha escolhido.
(O que quer também dizer que nas minhas apostas ignorei completamente o automático do IM hehehe).

----------------------
IM 48/72 horas (Data de atualização: 2011-07-28 08:22 UTC)

Montalegre: 29ºC 29ºC (auto)
Mirandela: 32ºC 32ºC (auto)
Arouca: 27º 27ºC (auto)
Aveiro: 25º 20ºC (humana/auto)
Manteigas: 27ºC 27ºC (auto)
*****(Sintra): 26ºC 26ºC (auto)
Alcácer do Sal: 31ºC 33ºC (auto)
Viana do Alentejo: 32ºC 33ºC (auto)
*****(Moura): 34ºC 34ºC (auto)
Faro: 31ºC 32ºC (humana/auto)
----------------------
 

Gerofil

Furacão
Registo
21 Mar 2007
Mensagens
10,060
Local
Estremoz
Olá

Desta vez aguardei pelas primeiras penalizações e fiz consultas variadas, nomeadamente as cartas de vento do WeatherOnline e as previsões de temperatura do Aladin. Os resultados melhoraram significativamente, pois na anterior edição eu tinha ficado abaixo do 30º lugar e agora já fiquei em 4º.

Sugestões para próximas vezes: colocar estações suplentes em igual número às efectivas (mas só contarão no dia em que existirem ausência de dados). Muito positivo foi alterar as bonificações pelas penalizações, que eu deixaria estar como foi desta vez.

Para complicar o concurso seria incluir também as temperaturas mínimas …

Parabéns aos organizadores da iniciativa; fico a aguardar a minha medalha de bronze na próxima edição.
 

David sf

Moderação
Registo
8 Jan 2009
Mensagens
5,241
Local
Oeiras / VN Poiares
Sugestões para próximas vezes: colocar estações suplentes em igual número às efectivas (mas só contarão no dia em que existirem ausência de dados). Muito positivo foi alterar as bonificações pelas penalizações, que eu deixaria estar como foi desta vez.

Isso era mais complicado, porque de facto apostaríamos em 20 estações, e não haveria então razão para que alguém que tenha obtido uma excelente pontuação nas suplentes não possa usufruir delas. A minha sugestão era que se escolhessem 12 em vez de 10, e depois, caso estejam as 12 "on", contam todas, mas pelo menos precavemos alguns destes "boicotes", garantindo sempre um número aceitável de estações.

Até poderiam ser 10 do IM e 2 amadoras.

Para complicar o concurso seria incluir também as temperaturas mínimas …

Ou então pedir a temperatura a uma determinada hora, acho que ainda seria mais interessante. Dia tal às 16 horas, por exemplo. Tinha a vantagem de termos os resultados imediatamente, não se tendo que esperar pela madrugada, e era preciso considerar muito bem os ventos, sob pena de o erro ser enorme. Nas estações do litoral, a máxima pode chegar por volta do meio dia, cerca de 5ºC mais elevada que às 16 horas.