Aquecimento Global



luismeteo3

Furacão
Registo
14 Dez 2015
Mensagens
17,112
Local
Fatima (320m)
A temperatura na Sibéria está igual à do Alentejo: ainda não percebeu que temos de mudar de vida?
28 jul 2018 09:58

Opinião de


Marcos Sá

A onda de calor que se instalou na Sibéria, no mês de junho, bateu o recorde de mais de um século registando-se uma temperatura média quase 10 graus acima do normal. A temperatura máxima que se registou rondou os 40 graus, um valor que coloca aquela zona do globo a competir diretamente com o nosso Alentejo.

Na Lapónia chegou-se aos 33º e em Helsínquia, capital da Finlândia, os termómetros ultrapassaram os 30º, tendo sido assolada por uma tragédia de fogos florestais que terá fortes impactos negativos no ambiente. Há cerca de 15 dias, no Japão, o evento climatérico foram as cheias e, como consequência, as autoridades tiveram que realojar, temporariamente, quatro milhões de pessoas. Nos últimos dias, também foram assolados por uma onda de calor que já provocou mais de 70 mortos. Na República Dominicana, e após uma tempestade tropical, os detritos deram à costa na praia de Montesinos, em Santo Domingo, e as imagens de um manto de lixo e plástico a boiar no mar foram um choque para todo o mundo! E no início desta semana fomos ainda assombrados pelos fogos e pela tragédia humana na Grécia. Se estes eventos, em conjunto, não nos fazem pensar em mudar de vida, que desgraça terá de acontecer para iniciarmos a revolução dos nossos hábitos?

Em Portugal, temos orgulho em sermos campeões da produção de energia renovável, mas depois falhamos quando não declinamos esse enorme feito e fazemos disso um sucesso ambiental do nosso país. Continuamos sem dar incentivos suficientes aos cidadãos (estacionamento gratuito em todos os locais públicos do país, portagens gratuitas ou permissão da utilização das faixas bus são bons exemplos praticados na Noruega), para substituirem a sua viatura por uma elétrica ou híbrida, nem investimos o suficiente para disponibilizar uma rede com um serviço de qualidade e com transportes públicos amigos do ambiente (a Carris e a Câmara Municipal de Lisboa, assim como, a Sociedade de Transportes Coletivos do Porto, deram um excelente exemplo com a compra de autocarros elétricos e a biogás, mas este esforço tem de ser um dever de todos os municipios e operadores de transportes privados).

Não deveriam ser, hoje, todos os transportes públicos, amigos do ambiente, sendo eléctricos, híbridos ou a biogás? E os táxis? E as viaturas ao serviço da Uber e da Cabify? E as viaturas que trabalham no setor do turismo? E os Tuk-Tuk? E as viaturas do estado e das autarquias? Há medidas simples que, se fossem implementadas por todos de forma massiva, (particulares, Estado, privados, autarquias, turismo, empresas de transportes) constituiriam um enorme contributo ambiental para o nosso país e para o mundo diminuindo, ao mesmo tempo, os custos de abastecimento, a nossa dependência dos combustíveis fósseis e reduzindo, significativamente, a balança das importações.

O Ministério das Finanças, deveria olhar para este dossier e avaliar o impacto ambiental e económico destas medidas, a médio prazo, para lançar novos incentivos para todos já no próximo Orçamento de Estado e colocar, como seu objetivo, atingir as emissões zero na frota do Estado. O Fundo Ambiental, liderado pelo Ministério do Ambiente, tem trilhado bem este caminho apoiando financeiramente as entidades públicas mas, para as mudanças serem céleres, o apoio a novos incentivos por parte do Ministério das Finanças é crucial.

Para terminar, sugiro que não percam o filme “First Reformed”, realizado por Paul Schrader e com uma interpretação brilhante de Ethan Hawke. É um filme excelente, com diálogos e reflexões profundas, e uma visão inquietante sobre os problemas do ambiente no mundo. Na minha geração, muitos ainda acham que os problemas ambientais só serão enfrentados pelos seus netos ou bisnetos, mas na verdade já estamos a sofrer o primeiro embate, sem termos consciência desta realidade. É grave, porque há ainda quem pense que não tem nada a ver com o assunto e outros pensam que temos de mudar de hábitos apenas para salvar o ambiente, mas eu diria que é muito mais do que isso. Temos de mudar muito e já, a forma como todos vivemos, para salvarmos o planeta e a humanidade.

O Trump esse, saberá onde fica a Sibéria, mas não conhece o nosso Alentejo, logo para ele não se passa nada. As alterações climáticas para ele são uma invenção, fake news! E para si?
https://24.sapo.pt/opiniao/artigos/...ainda-nao-percebeu-que-temos-de-mudar-de-vida
 

rokleon

Nimbostratus
Registo
2 Abr 2016
Mensagens
596
Local
Esmoriz
Alterações climáticas aceleram caminhada para a desertificação
A Iniciativa Pró-Montado Alentejo nasceu no seio da sociedade civil e assume-se como um movimento de defesa dos montados de sobro e de azinho, acreditando que, se formos céleres, ainda vamos a tempo de salvar o Alentejo da desertificação.
Os promotores, um grupo constituído por produtores, municípios, associações do ambiente e especialistas de relevo, consideram essencial a sensibilização do Governo, e do primeiro-ministro em particular, para a problemática do montado no Alentejo, constituído na sua maioria por azinheiras (92%) e por sobreiros (72%), e cuja sobrevivência, a longo prazo, estará em causa, se não forem tomadas medidas e ações para a promoção da sua adaptação climática.
Governo não se pronunciou

Depois de em maio último terem feito chegar um conjunto de propostas ao primeiro-ministro, António Costa, o grupo foi informado de que pouco tempo depois seguiram para o gabinete do Ministério da Agricultura e estão, desde então, nas mãos do secretário de Estado das Florestas.
 
  • Gosto
Reactions: Aristocrata

Orion

Furacão
Registo
5 Jul 2011
Mensagens
21,634
Local
Açores
Dos céticos -> Houve um ligeiro aumento da temperatura global em Julho.

YMRUSNJ.png


TczJz47.png


-

PoCkTVl.png


Está-se quase no mínimo solar (2019/2020) e com ele, segundo alguns, vai começar uma mini-era glaciar. Como tal, não sejam piegas com o calor porque é possível que passem alguns anos sem irem à praia :D
 
  • Gosto
Reactions: Rajujas e rokleon

rokleon

Nimbostratus
Registo
2 Abr 2016
Mensagens
596
Local
Esmoriz
Heatwaves and wildfires: climate change or not?

map_anom_0701-0720_temperature_title_logo.png


The maps and graphs produced by C3S have often been used in the media to try and make sense of the current weather situation. However, it is never easy or even possible to attribute ‘single’ weather events to climate change. So called attribution studies try to quantify this. C3S is in the initial stages of setting up a pilot scheme that aims to perform the necessary climate attribution calculations within a week of specific weather events. This pilot scheme is scheduled to begin in 2019.
The surface temperature map does clearly show that across Asia (especially Japan), northern Europe, the US and Canada, temperatures during the first three weeks of July have been much higher than the average temperatures for those weeks over the 1981-2010 period, a commonly used reference period. For the final week of July the weather forecasts showed a likely continuation of the heatwave in northern Europe, making it probable for further temperature records to be broken in these areas this summer. However, just because temperatures are high now, it does not mean that temperatures will always be above the long-term average in the years to come.
As Freja Vamborg, senior scientist at C3S, mentioned in an interview on Euronews: “We should stress that there is a lot of variability in the European weather: just look at the first summer months, where there have been big differences with certain regions suffering from torrential rains and floods (such as in the Balkan area), whereas others experience droughts, wildfires and extreme temperatures. Or look back earlier in the year, with an unusually cold March in many parts of Europe.”
Having put these current events in the backdrop of a changing climate, can we expect more of these events in the future?
Vamborg confirms: “With climate change, we do indeed expect these kinds of heatwaves to occur more often. When it comes to droughts and wildfires it is more complex, as their occurrence depends on other factors than just high temperatures.”
 

JCARL

Cumulus
Registo
29 Nov 2010
Mensagens
416
Local
Vila Velha de Ródão
:huhlmao::huhlmao:

Algo caricato veados e humanos em sintonia mas, tendo em conta as temperaturas na Escandinávia nas últimas semanas, há algo em comum entre eles. Refrescarem-se!
De notar que também a Finlândia é o país da Escandinávia com mais lagos, em qualquer lado uma pessoa pode-se banhar. :cool:
Não sei se repararam mas havia um fogo ao longe (é visível do lado esquerdo, por baixo do viaduto).

E se o autor da frase me permitir: "De notar que também a Finlândia é o país da Escandinávia com mais lagos, em qualquer lado uma pessoa ou bicho pode-se banhar":lol:
 
  • Gosto
Reactions: rokleon

hurricane

Cumulonimbus
Registo
11 Nov 2007
Mensagens
2,121
Local
Genval, Bélgica
Dos céticos -> Houve um ligeiro aumento da temperatura global em Julho.

YMRUSNJ.png


TczJz47.png


-

PoCkTVl.png


Está-se quase no mínimo solar (2019/2020) e com ele, segundo alguns, vai começar uma mini-era glaciar. Como tal, não sejam piegas com o calor porque é possível que passem alguns anos sem irem à praia :D

Esses aninhos do minimo solar em 2009 e 2010 foram um sonho em neve e frio na Europa e aqui na Belgica. Pode ser que tenha sorte no proximo inverno
 

rokleon

Nimbostratus
Registo
2 Abr 2016
Mensagens
596
Local
Esmoriz
Não sei se repararam mas havia um fogo ao longe (é visível do lado esquerdo, por baixo do viaduto).

E se o autor da frase me permitir: "De notar que também a Finlândia é o país da Escandinávia com mais lagos, em qualquer lado uma pessoa ou bicho pode-se banhar":lol:
Off topic: Não é que seja espetacular banhar-se nos lagos frios na Finlândia. Contudo a cultura das saunas é muito popular no país ;) Os lagos são usados por alguns para se refrescarem após o quentinho da sauna. Pode estar correlacionado :D
Finns say the sauna is a poor man's pharmacy," says Pekka Niemi, a 54-year-old from Helsinki, who spends about three hours a day in the sauna, six days a week. "If a sick person is not cured by tar, spirits or sauna, then they will die," he adds, quoting a Finnish proverb. ("Spirits" here means strong alcohol, while tar was historically used as an antiseptic.)
Today, Finland is a nation of 5.3 million people and 3.3 million saunas, found in homes, offices, factories, sports centres, hotels, ships and deep below the ground in mines.
While Pekka Niemi's sauna habit may be exceptional, 99% of Finns take at least one a week, and much more when they visit their summer cottage in the countryside. Here the pattern of life tends to revolve around the sauna, and a nearby lake used for cooling off.
Fonte: https://www.bbc.com/news/magazine-24328773
A sauna não se encontra completa sem o löyly, um choque de vapor obtido ao atirar água sobre as pedras aquecidas no forno. Após tomar o löyly, é conveniente haver uma piscina, um lago ou um monte de neve para o respectivo arrefecimento. Os adeptos da sauna preferem um lago congelado onde abrem um buraco no gelo para mergulhar. Grande parte dos finlandeses acredita que a sauna pode remediar as gripes, se o banho for tomado na hora certa. Um provérbio popular refere que: "Se a sauna tomada juntamente com aguardente não remediar o problema, a doença é fatal."
Fonte: http://www.finlandia.org.br/public/default.aspx?contentid=124282
 

algarvio1980

Furacão
Registo
21 Mai 2007
Mensagens
12,450
Local
Olhão (24 m)
  • Gosto
Reactions: luismeteo3