Universidade do Porto recebe conferência que nega alterações climáticas Não contrario a decisão dessa conferência, eles estão na minoria têm de "lutar" muito para convencer as pessoas a contrariar as evidências, correlações e estudos. Na minha opinião expandir e discutir mais perspetivas e teorias, mesmo que não se concorde, pode ser bom para aumentar o conhecimento. Eu acredito plenamente no aquecimento global por causas antropogénicas. Não tenho tempo para pesquisar mais sobre os argumentos deles, por isso não tenho voto na matéria em que os criticar a fundo. O que eles basicamente dizem é que o CO2 não contribui assim tanto para o aquecimento global. E dizem que a ciência é muito "politizada", influenciada por líderes políticos (ou agendas), o que acho que não tem cabimento: porque razão os políticos quereriam reduzir a indústria a combustíveis fósseis? Eu acho que esta temática não é de todo "politizada"! Estas minhas opiniões são superficiais porque não li muito, se quiserem continuar a ler e a pesquisar. Quem for contra o aquecimento global e tiver mais argumentos, expliquem-se! Climatologia é um assunto complicado...
Achei piada 'a tal professora que se queixa de censura mas nao convida cientistas que defendem as causas antropogenicas do aquecimento global por nao ser ciencia mas politica. Enfim sao pessoas destas professores catedraticos.
Sim. Isso é muito estranho... Interessante seria um debate e não "esbanjar" informação só de um lado, digo eu.
Claro que o assunto está muito politizado. O pretexto da luta contra as alterações climáticas permitiu a criação de variadíssimos negócios. A economia global continua assente no petróleo, mas já há muita gente a ganhar dinheiro com esquemas à volta de emissões de CO2, de subsídios às renováveis. Por muito nobres que sejam as causas, há sempre quem se aproveite, quem procure benefícios pessoais por meios pouco recomendáveis. Vamos acabar por fazer a transição para um modelo energético não dependente do petróleo, mas as soluções vão sair da indústria e da economia.
Concordo. Esse é um bom ponto que já tinha ouvido falar. Nem sei onde tinha a cabeça para não me lembrar disso quando partilhei a notícia. O futuro são mesmo as energias renováveis, quer se queira ou não. Há algo chamado irreversibilidade, infelizmente para muitos... Optimista pelo futuro pois a inteligência, do colectivo humanidade, e a evolução vão prevalecer mais e mais com o tempo e novas e melhores soluções vão haver nesse sector, na minha opinião.
https://24.sapo.pt/atualidade/artig...-poderiam-aumentar-chuvas-no-deserto-do-saara Agora, os painéis solares e as turbinas eólicas fazem chover. Nem sei, como as previsões apocalípticas do AG, dizem que Portugal vai ter mais calor e menos precipitação, em Portugal existe turbinas eólicas e painéis solares (agora vão ser construídas mais centrais inclusive no Algarve), lá vai chover mais ou será que chove menos. Epá, decidam-se.
Fazer este estudo ou caçar gambozinos é quase a mesma coisa. Cobrir 20% do deserto do Sahara para obter esse efeito..... essa é boa. Se o objetivo dos painéis é reduzir o albedo, mais vale usar uns toldos ou outra coisa qualquer . Pois como já se sabe, painéis solares PV não combinam muito bem com poeira e temperaturas extremas.