Aquecimento Global

algarvio1980

Furacão
Registo
21 Mai 2007
Mensagens
12,463
Local
Olhão (24 m)
Em 2 mil anos, as temperaturas nunca subiram tanto. 98% do planeta está a aquecer

O aquecimento global este verão está a ser o mais forte dos últimos dois milénios. Nunca o planeta aqueceu tanto, e de forma tão abrangente como agora. Cientistas sugerem que 98% do planeta está a aquecer simultaneamente.

https://jornaleconomico.sapo.pt/not...ram-tanto-98-do-planeta-esta-a-aquecer-471685

O aquecimento global este Verão está a ser o mais forte dos últimos dois milénios. Porra, o aquecimento global agora é instantâneo, eu estou na zona dos 2% em termos de aquecimento global já vi verões bem mais quentes e com 80 noites tropicais. Este verão, o aquecimento global está fraco, por aqui. :D :rolleyes: :lol:
 
  • Gosto
Reactions: "Charneca" Mundial


Registo
1 Fev 2019
Mensagens
274
Local
Bairro da Areia- Coruche
Boa noite, expliquem-me pois eu sou leigo nesta matéria, li um artigo algures na internet em que a NASA falava que o olo sul não está tão mau quanto se possa pensar, a esplicação deles é que existe uma parte no polo sul que sim está a perder gelo mas em contrapartida há outro lado que está cada vez mais a ganhar gelo, isto devido ás correntes, enfim, e outra se existe aquecimento global, então porque é que o Record absoluto do vale da morte, Arábia saudita, México Itália Espanhã Grécia Turquia e certas zonas de Africa datam de datas bem mais antigas, e ainda não foram quebrados, então só existe aquecimento global para alguns?
 
  • Gosto
Reactions: "Charneca" Mundial

hurricane

Cumulonimbus
Registo
11 Nov 2007
Mensagens
2,122
Local
Genval, Bélgica
Boa noite, expliquem-me pois eu sou leigo nesta matéria, li um artigo algures na internet em que a NASA falava que o olo sul não está tão mau quanto se possa pensar, a esplicação deles é que existe uma parte no polo sul que sim está a perder gelo mas em contrapartida há outro lado que está cada vez mais a ganhar gelo, isto devido ás correntes, enfim, e outra se existe aquecimento global, então porque é que o Record absoluto do vale da morte, Arábia saudita, México Itália Espanhã Grécia Turquia e certas zonas de Africa datam de datas bem mais antigas, e ainda não foram quebrados, então só existe aquecimento global para alguns?

Qual é o artigo que diz isso? Se puder enviar o link. É que eu li exatamente o contrário.

Penso que a essa explicacao se deve ao facto de que um caso isolado nao é uma tendencia. O aquecimento global mede-se pelas medias de temperaturas e a nivel global.A verdade é que a temperatura media da Terra aumentou quase 1 grau desde o periodo pre industrial, sem que haja uma causa natural que o explique, excepto a pegada humana.

Por outro lado, um estudo recente da Universidade de Zurich mostrou que desde 1500, os 5 anos mais quentes foram todos desde 2000.
 
  • Gosto
Reactions: "Charneca" Mundial

hurricane

Cumulonimbus
Registo
11 Nov 2007
Mensagens
2,122
Local
Genval, Bélgica
Porque nao os records nao tem de ser batidos todos ao mesmo tempo. Mas se reparar na Europa, a maior parte dos paises tem o seu record de temperatura depois dos anos 2000. Mas como disse, nao é com sinopticas especificas que se mede o aquecimento global. É com a média da temperatura.
 
  • Gosto
Reactions: MSantos e ClaudiaRM

irpsit

Cumulonimbus
Registo
9 Jan 2009
Mensagens
2,334
Local
Inverness, Escocia
O aquecimento global ocorre em quase todo o planeta, e isso inclui particularmente paises como Portugal. Neste verao, a Franca e a Alemanha tem sido os alvos do calor, com duas vagas de calor extremo registado ate agora. Muitos outros locais do mundo experienciaram eventos recorde e extraordinarios, como o Alaska, a India, e zonas perto do polo norte.

E possivel que Portugal va experienciar uma vaga de calor extremo algures este ano ainda, ja que a atmosfera parece estar muito quente.
E so uma questao de tempo, ate ocorrer um evento em que 50C sejam registados ou em Portugal ou em Espanha.

Os seres humanos gostam de discutir se o aquecimento global existe ou nao, mas a natureza e as leis da fisica nao se importam e sao implacaveis. Estamos a perder a oportunidade de estabilizar o clima do planeta. As geracoes futuras nao vao perdoar as geracoes presentes.
 

hurricane

Cumulonimbus
Registo
11 Nov 2007
Mensagens
2,122
Local
Genval, Bélgica
Nao nego a existencia de fatores geologicos no impacto do degelo, mas a propria NASA tambem diz que o aquecimento da atmosfera é responsavel. O aquecimento global é inegavel e é potenciado pela nossa pegada ecologico.
 

Orion

Furacão
Registo
5 Jul 2011
Mensagens
21,648
Local
Açores
Os fundamentos são sempre os mesmos...

map_4442.png


Quer o aquecimento quer o arrefecimento global não ocorrem de forma uniforme e só seriam lineares num caso extremo.

Dificilmente os recordes de temperatura irão ser batidos anualmente. É mais realista esperar que (as) altas temperaturas sejam mais frequentes.

O hemisfério sul é muito diferente do norte. Menos massa terrestre e a Antártica está (metaforicamente) numa atmosfera muito mais fechada que o pólo norte.

O que mais se vê por aí é alguém mencionar um facto isolado e fazer a generalização mais conveniente.

Entre tantas outras observações possíveis, um acumulado de 300 mms em 3 ou 10 dias é muito diferente em termos de ecossistema e clima. Mas é mais fácil dizer que a média não mudou.
 
  • Gosto
Reactions: Gerofil e MSantos

camrov8

Cumulonimbus
Registo
14 Set 2008
Mensagens
3,288
Local
Oliveira de Azeméis(278m)
posso ser eu mas onde foram arranjar os dados de há 2000 mil anos. Não quero parecer mal, mas ver todos os lados sem partir com uma ideia feita e sempre aberto a correcções, primeiro trabalhando com sensores e equipamentos de medição e sabendo os seus limites como se podem usar temperaturas da era do mercúrio com erros enormes, e nunca ouvi em lado nenhum a tendência natural uma vez que estamos a sair da ultima era glacial, por isso é natural que o planeta aqueça e que glaciares derretam, gosto duma discussão adulta e madura, já vi argumentos errados de ambos os lados, tiremos o Trump pois já se sabe o que de lá vem.
 
  • Gosto
Reactions: MSantos

N_Fig

Cumulonimbus
Registo
29 Jun 2009
Mensagens
3,913
Local
Figueira da Foz
Mas porque é que ainda não foram batidos? se é aquecimento global é para todos, mas pronto, sei que li isso numa página do facebook de um amigo meu que vive nos EUA mas agora não sei bem como é.
Porque as coisas não funcionam assim. A teoria do aquecimento global pressupõe que a temperatura MÉDIA aumente devido à emissão humana de gases com efeito de estufa. Isto não diz nada sobre o estado do tempo no dia-a-dia, nem sobre recordes pontuais. Creio que esta confusão se deve em grande parte ao facto de os meios de comunicação social apresentaram eventos meteorológicos pontuais (uma vaga de calor, uma chuvada forte, um período de seca, etc...) como provas "irrefutáveis" do aquecimento global, levando aqueles que o querem desprovar a fazerem algo análogo
 
  • Gosto
Reactions: MSantos

hurricane

Cumulonimbus
Registo
11 Nov 2007
Mensagens
2,122
Local
Genval, Bélgica
Uma comparacao interessante entre os records de temperatura maxima e os records de minima. A larga maioria dos records de temperatura maxima na Europa e nao só ocorreram neste século e vários nesta década. Ja os records de temperatura minima só em dois paises ocorreu neste século. E mesmo no resto do mundo, nao se encontra praticamente nenhum record recente de temperatura minima.
 

Dan

Moderação
Registo
26 Ago 2005
Mensagens
10,510
Local
Bragança (675m)
Os recordes das mínimas mais altas ou mais baixas? E que temos estes dois parâmetros. Se for o caso das mínimas mais baixas, estas já não serão tão baixas em resultado da subida generalizada da temperatura.