Aquecimento Global

irpsit

Cumulonimbus
Registo
9 Jan 2009
Mensagens
2,334
Local
Inverness, Escocia
Olá amigo, obrigado pelo gráfico.
Olha, a verdade é que eu nem consigo dizer de minha posicao, se existe ou nao aquecimento global provocado pelo CO2 humano. Já concordei com argumentos e provas de ambos os lados.

Olhando para o gráfico nao vejo qualquer lag de 800 anos entre a temperatura e o CO2. Só reparo que quando o CO2 sobe ou desce, a temperatura sobe ou desce, mas em maior declive, provavelmente devido à escala diferente de ambos os parámetros. Agora nao consigo realmente ver o teu lag dos 800 anos, embora se isso existisse seria a ultimate proof contra o aquecimento global provocado pelo CO2. A escala do gráfico é tao larga que nao me parece que de para ver isso claramente.
E mesmo que o fosse, poderia ser que os métodos de deteccao da temperatura e do CO2 tenham discrepancias, como todos nós sabemos que temos.

Agora que é um facto cientifico que qualquer gás da atmosfera altera o clima isso sim. O vapor de agua promove efeito de estufa, assim como aparentemente o CO2 a julgar por muitas experiencias cientificas e até por outros planetas. Parece indubitavel também que o sol causa também significativas mudancas, assim como variacoes orbitais.

Sou honesto, nao sei qual é a verdade nesta matéria, estou confuso no meio de muita investigacao e dados contradictórios, e de muitos interesses, muitas opinioes lancadas e muita confusao geral.
Eu creio que nao poluir é a opcao sensata. Além disso, a nivel da verdade, creio que o CO2 afecta a temperatura mas o processo maior é influenciado pelo sol, e creio também que presentemente vamos entrar numa altura de clima mais frio (o meu feeling geral aos ter lido muita coisa e até por simplesmente olhar para o actual estado das correntes oceanicas e actividade solar). Se o nosso CO2 é significativo ou nao, nao sei, mas creio que em parte significativa que sim, tais quantidades vastas das nossas emicoes, sao. Um abraco a todos e fico à escuta dos vossos pontos de vistas e dados!


my.php
[/URL][/IMG]
 


irpsit

Cumulonimbus
Registo
9 Jan 2009
Mensagens
2,334
Local
Inverness, Escocia
Outra questao: porque é que quando a temperatura é maior maior é o CO2?
Se for o CO2 a influenciar a temperatura, toda a gente compreende, mas se for o contrário, como funciona?

Talvez ao subir a temperatura, haja mais florestas, haja mais animais, mais incencios, mais metano emitido, mais CO2 emitido, e até um ponto em que colapsam as correntes oceanicas e o frio volta a surgir, fazendo entao descer os niveis de CO2. Ou entao, isto é movido pelo sol e o CO2 apenas reflecte o output biologico.

A prova para decifrar este dilema está neste momento a ser feita. Que acontece se libertarmos uma dose massiva de CO2: se for este a mover a temperatura, entao esperamos em breve um super aquecimento global, como previsto por muitos. Se for o contrário, entao tal mecanismo andará à deriva consoante as correntes oceanicas (que colapsam após um pico de temperatura que aliás já foi atingido) ou ao sabor do input solar (que também está a reduzir.
Que continue mais minimo solar e logo veremos qual é a verdade.
 

abrantes

Cumulus
Registo
4 Jan 2008
Mensagens
237
Local
Rio de Janeiro
Geleira argentina ignora aquecimento global e se expande
04 de fevereiro de 2009 • 11h08 • atualizado às 13h16

Laura MacInnis

Brasil

Desafiando o aquecimento global, que derrete a maioria das geleiras do mundo, o gigantesco glaciar Perito Moreno, no sul da Argentina, cresce com força. O "gigante branco", como é conhecido, ganha até três metros por dia em algumas partes, alimentando pelas intensas nevascas patagônicas.

"Os glaciares não respondem exclusivamente às mudanças de temperaturas", disse Martin Stuefer, especialista em Patagônia na Universidade do Alasca, em Fairbanks. Ele disse que aparentemente as nevascas aumentaram por causa das recentes mudanças climáticas, combinadas com ventos fortes e frios. "A mudança climática não é igual em todos os lados", disse o especialista.

Perito Moreno, com 30 quilômetros e comprimento e localizada 3 mil quilômetros ao sul de Buenos Aires, é uma das maiores geleiras sul-americanas, e de longe a mais famosa, por ser muito acessível a turistas. Os visitantes se aglomeram em botes e plataformas para ver como enormes blocos de tons azuis se desprendem da geleira sobre o lago Argentino.

Cientistas estimam que 90 por cento das geleiras da Antártida e da Patagônia estejam se derretendo rapidamente. O mesmo ocorre nos Andes, nos Alpes, no Himalaia e em outras partes, como conseqüência da mudança climática provocada principalmente pela atividade humana.

O ritmo médio do degelo dos glaciares de montanha se duplicou desde 2000, segundo recentes relatórios do Programa de Meio Ambiente da ONU e do Serviço Mundial de Monitoramento de Glaciares. O degelo dos glaciares ameaça elevar o nível do mar e secar fontes de água doce importantes para populações humanas, geração de energia e agropecuária. Mas as geleiras também são afetadas por outros fatores, como nevascas, ventos, altura e forma.

Fonte:
http://noticias.terra.com.br/ciencia/interna/0,,OI3492372-EI238,00.html
 

abrantes

Cumulus
Registo
4 Jan 2008
Mensagens
237
Local
Rio de Janeiro
Em relação a pergunta inicial do tópico,..
O clima do planeta esta mudando isto é fato.
Mas na minha opinião não quer dizer que esteja aquecendo e muito menos que exista um vínculo da alteração climática com as atividades do Homem no planeta.

Mas voltando aos impactos no planeta,..e na media,..

Aumento de tormentas no Ártico pode ameaçar negócios

04 de fevereiro de 2009 • 17h28 • atualizado às 17h53

Oslo


Tempestades do Ártico podem piorar devido ao aquecimento global, um risco a novos negócios como exploração de petróleo e gás, pesca e navegação, indicou um estudo nesta quarta-feira. "Grandes e potenciais aumentos para eventos climáticos extremos foram encontrados em torno de toda a borda sul do oceano Ártico, incluindo os mares Barents, Bering e Beaufort", de acordo com o estudo do clima do Ártico feito por cientistas na Noruega e Inglaterra.

Uma diminuição de geleiras ao redor do pólo norte, que descongelaram para o mais baixo nível já registrado no verão de 2007, provavelmente causaria tempestades mais fortes que se formam somente em mar aberto e podem causar ventos com velocidade de furacão.

"A má notícia é que com a diminuição de geleiras você abre várias novas áreas para este tipo de evento extremo", disse Erik Kolstad do Centro Bjerknes para Mudanças Climáticas na Noruega, que escreveu o estudo com um pesquisador do grupo inglês de pesquisa sobre a Antártica.

Pontenciais novos negócios no norte - como pesca, petróleo e gás ou navegação - poderiam estar vulneráveis aos novos eventos climáticos, escreveram os pesquisadores no jornal Climate Dynamics. Empresas precisariam levar em conta os riscos de piora no clima no planejamento, especialmente em partes do ano com menos geleiras - outono e início do inverno.

Kolstad disse que haveria menos gelo e mais tempestades na parte leste do mar Barents onde o grupo russo de energia Gazprom planeja explorar a gigante bacia de gás Shtokman. Potenciais novas e mais curtas rotas de navegação entre os oceanos Atlântico e Pacífico em torno da costa norte do Canadá e o Alasca ou Rússia poderiam ter tempestades mais violentas do que esperado.

O estudo foi baseado em informações coletadas no Ártico europeu e focou nas mudanças do Ártico. Sugeriu também que regiões mais populosas no sul da Europa poderiam se beneficiar se as tempestades se movessem para o norte.
Reuters - Reuters Limited - todos os direitos reservados. Clique aqui para limitações e restrições ao uso.
Fonte:
http://noticias.terra.com.br/ciencia/interna/0,,OI3493373-EI238,00.html
 

abrantes

Cumulus
Registo
4 Jan 2008
Mensagens
237
Local
Rio de Janeiro
E olha uma dica de leitura,..ao que me parece mais realista

Climate of Extremes: Global Warming Science They Don’t Want You to Know
Filed under: Climate History


By Patrick J. Michaels and Robert C. Balling, Jr.

pic001_COE_Cover130.jpg


"We are happy to announce the publication of our book Climate of Extremes: Global Warming Science They Don’t Want You to Know which presents an in-depth look at consistent, solid science on the other side of the gloom-and-doom global warming story that is rarely reported and pushed aside: that global warming is likely to be modest, and there is no apocalypse on the horizon.

Those interested in a copy can purchase one over at the Cato Institute Bookstore."

Aqui:
http://www.worldclimatereport.com/i...l-warming-science-they-dont-want-you-to-know/

Aqui:
http://www.catostore.org/index.asp?fa=ProductDetails&method=&pid=1441420
 

Ecotretas

Cirrus
Registo
29 Jan 2008
Mensagens
80
Local
Lisboa
Enquanto Portugal aguenta mais uns quantos temporais e nevões, que os mais antigos têm dificuldades em lembrar-se de um ano igual, não precisamos de olhar para Norte para procurarmos as pistas do Arrefecimento Global.

A Sul, em Marrocos, vive-se um dos piores temporais das últimas décadas. Dezenas de pessoas morreram devido ao mau tempo das últimas duas semanas. Cerca de 500 casas foram destruídas pelo temporal, embora muitas delas sejam de construção humilde, deixando milhares de desalojados. Somem-se ainda quatro escolas, um hospital, e duas pontes! Os níveis de precipitação superam várias vezes os valores médios, tendo dado origem a cheias monumentais, com destruição também de muitas culturas.

Mas ainda há pior! Seis crianças, todas da mesma família, morreram dentro da mesma casa. E morreram porque o telhado da sua casa desabou, porque estava coberto de neve, e o peso era demasiado! Em algumas partes do norte de Marrocos, na região de Rif, a neve acumulada alcançou os nove metros, completamente insólito!

Ecotretas
http://ecotretas.blogspot.com/2009/02/arrefecimento-global-mata-em-marrocos.html
 

psm

Nimbostratus
Registo
25 Out 2007
Mensagens
1,509
Local
estoril ,assafora
Enquanto Portugal aguenta mais uns quantos temporais e nevões, que os mais antigos têm dificuldades em lembrar-se de um ano igual, não precisamos de olhar para Norte para procurarmos as pistas do Arrefecimento Global.

A Sul, em Marrocos, vive-se um dos piores temporais das últimas décadas. Dezenas de pessoas morreram devido ao mau tempo das últimas duas semanas. Cerca de 500 casas foram destruídas pelo temporal, embora muitas delas sejam de construção humilde, deixando milhares de desalojados. Somem-se ainda quatro escolas, um hospital, e duas pontes! Os níveis de precipitação superam várias vezes os valores médios, tendo dado origem a cheias monumentais, com destruição também de muitas culturas.

Mas ainda há pior! Seis crianças, todas da mesma família, morreram dentro da mesma casa. E morreram porque o telhado da sua casa desabou, porque estava coberto de neve, e o peso era demasiado! Em algumas partes do norte de Marrocos, na região de Rif, a neve acumulada alcançou os nove metros, completamente insólito!

Ecotretas
http://ecotretas.blogspot.com/2009/02/arrefecimento-global-mata-em-marrocos.html




O que é que este post tem haver com o topico em questão:confused::confused:? Não é para estar no seguimento de Africa:unsure::rolleyes:?
 

AnDré

Moderação
Registo
22 Nov 2007
Mensagens
12,209
Local
Odivelas (140m) / Várzea da Serra (930m)
Enquanto Portugal aguenta mais uns quantos temporais e nevões, que os mais antigos têm dificuldades em lembrar-se de um ano igual, não precisamos de olhar para Norte para procurarmos as pistas do Arrefecimento Global.

A Sul, em Marrocos, vive-se um dos piores temporais das últimas décadas. Dezenas de pessoas morreram devido ao mau tempo das últimas duas semanas. Cerca de 500 casas foram destruídas pelo temporal, embora muitas delas sejam de construção humilde, deixando milhares de desalojados. Somem-se ainda quatro escolas, um hospital, e duas pontes! Os níveis de precipitação superam várias vezes os valores médios, tendo dado origem a cheias monumentais, com destruição também de muitas culturas.

Mas ainda há pior! Seis crianças, todas da mesma família, morreram dentro da mesma casa. E morreram porque o telhado da sua casa desabou, porque estava coberto de neve, e o peso era demasiado! Em algumas partes do norte de Marrocos, na região de Rif, a neve acumulada alcançou os nove metros, completamente insólito!

Ecotretas
http://ecotretas.blogspot.com/2009/02/arrefecimento-global-mata-em-marrocos.html

Neve não significa necessariamente frio. Está assim tanto frio?
Compara lá o inverno português actual com o de 2004-2005, por exemplo.

Já agora procura pela temperatura registada em Melbourne registada ontem.

Ou o record absoluto de temperatura diária no norte do Canadá este Janeiro.:thumbsup:

Mas mais uma vez repito Ecotretas! Vê o planeta na globalidade de si mesmo, e não em partes.
Assim não vamos lá.
 

Vince

Furacão
Registo
23 Jan 2007
Mensagens
10,624
Local
Braga
Vê o planeta na globalidade de si mesmo, e não em partes.
Assim não vamos lá.


Tempo, clima, tempo, clima, tempo, clima. tantas vezes repetido, em vão...

Isto é o tempo:
(Anomalias semana a semana desde 10 de Dezembro até 3 de Fevereiro)

animhj7.gif



Mais curiosidades entre o tempo e o clima global.
O Inverno está a ser fantástico pela Europa ocidental e América do Norte. No entanto neste último mês Janeiro ocorreu a maior anomalia positiva na atmosfera a nível global dos últimos 17 meses nas medições feitas por satélite do RSS, provavelmente devido à ajuda de um SSW invulgar que ocorreu sobre o pólo do hemisfério norte.

RSS:
http://www.remss.com/data/msu/month...hannel_TLT_Anomalies_Land_and_Ocean_v03_2.txt

2007 08 +0.383
2007 09 +0.281
2007 10 +0.225
2007 11 +0.131
2007 12 +0.096
2008 01 -0.066
2008 02 -0.012
2008 03 +0.063
2008 04 +0.067
2008 05 -0.078
2008 06 +0.063
2008 07 +0.158
2008 08 +0.145
2008 09 +0.194
2008 10 +0.181
2008 11 +0.216
2008 12 +0.172
2009 01 +0.322


O que de qualquer forma sendo dados de um mês também não tem grande interesse nesta discussão, serve apenas para mostrar a diferença entre o nosso tempo local e o clima global.
 

Orvalho

Cirrus
Registo
14 Nov 2007
Mensagens
59
Local
Vila Nova De Poiares e Serra da Estrela (400 m)
A predominância de vagas de frio na actualidade ao invés da predominância das vagas de calor vistas nas ultimas decadas é para mim um claro indicador de Arrefecimento Global; para não falar dos pássaros do Ártico e da Europa do Norte que estão neste momento em Portugal em números anormalmente altos. Exemplo: Ao longo do rio Ceira existe uma invasão de corvos da Europa do Norte completamente fora do normal. Penso que os animais têm de facto um sexto sentido nestas coisas...
Não há vagas de frio em todo o hemisfério Norte em simúltâneo mas penso ser por demais evidente que no ano passado foi todo o hemisfério Sul, a Ásia
e a Europa de Leste, Grécia, América do Norte, Médio Oriente. Este ano América do Norte e Europa Ocidental, Médio Oriente
Ou seja, toda a gente está alternadamente a aguentar frio acima da média.
Mesmo que a média anual das temperaturas não seja assim tão baixa, observem por este prisma:
Se antes em Aquecimento Global o Verão se fazia sentir com mais intensidade, agora em Arrefecimento Global é o Inverno.
Estou preocupado, o calor é mais benéfico que o frio.
 

Orvalho

Cirrus
Registo
14 Nov 2007
Mensagens
59
Local
Vila Nova De Poiares e Serra da Estrela (400 m)
Neve não significa necessariamente frio. Está assim tanto frio?
Compara lá o inverno português actual com o de 2004-2005, por exemplo.

Já agora procura pela temperatura registada em Melbourne registada ontem.

Ou o record absoluto de temperatura diária no norte do Canadá este Janeiro.:thumbsup:

Mas mais uma vez repito Ecotretas! Vê o planeta na globalidade de si mesmo, e não em partes.
Assim não vamos lá.




André com todo o respeito o teu argumento é inaceitável.:shocking:

O teu argumento "partiu-me todo":confused:

Todos sabemos que em situações de passagem de sussesivas superfícies

frontais durante todo o Inverno com

ciculação Atlântica de Oeste, Noroeste estamos a

ter neve em cotas baixas já por diversas vezes, noutros anos era chuva.

Claro que se fosse um Inverno mais anticiclónico com mais circulação de N,

NE ou Leste as temperaturas mínimas seriam mais baixas, o que na minha

opinião a acontecer este ano, com todo o frio que anda por aí....este Inverno

em frio dava uma tareia ao de 2004/05.

Neve a 400m em pós frontal de Noroeste não é prova de frio este Inverno:surprise:
 

Orvalho

Cirrus
Registo
14 Nov 2007
Mensagens
59
Local
Vila Nova De Poiares e Serra da Estrela (400 m)
Nevões a 500 metros com circulação Atlantica com ventos altamente húmidos de...Sudoeste, aquelas situações que noutros anos eram só chuva. :cool:
Nevões a cota 0 metros no Litoral Norte com ventos do atlântico simpesmente pós frontais....,que noutros anos eram claramente chuva...:huh:
 

AnDré

Moderação
Registo
22 Nov 2007
Mensagens
12,209
Local
Odivelas (140m) / Várzea da Serra (930m)
André com todo o respeito o teu argumento é inaceitável.:shocking:

O teu argumento "partiu-me todo":confused:

Todos sabemos que em situações de passagem de sussesivas superfícies

frontais durante todo o Inverno com

ciculação Atlântica de Oeste, Noroeste estamos a

ter neve em cotas baixas já por diversas vezes, noutros anos era chuva.

Que argumento?:huh:
O facto de ter dito que apesar da neve que caiu em Portugal, o Inverno não está a ser assim tão frio, é isso?:confused:

Então, diz-me a anomalia de temperaturas com que estivemos em Janeiro de 2009 em Portugal e compara-a com Invernos anteriores.

Se for como dizes, Janeiro de 2009 deverá apresentar uma anomalia de temperaturas histórica. Assim como os nevões nele registados.

Claro que se fosse um Inverno mais anticiclónico com mais circulação de N,

NE ou Leste as temperaturas mínimas seriam mais baixas, o que na minha

opinião a acontecer este ano, com todo o frio que anda por aí....este Inverno

em frio dava uma tareia ao de 2004/05.

Neve a 400m em pós frontal de Noroeste não é prova de frio este Inverno:surprise:

Esse tempo de que falas foi característico da segunda quinzena de Janeiro de 2008.
Relembra-me as temperaturas desses dias. ;)
 

AnDré

Moderação
Registo
22 Nov 2007
Mensagens
12,209
Local
Odivelas (140m) / Várzea da Serra (930m)
A predominância de vagas de frio na actualidade ao invés da predominância das vagas de calor vistas nas ultimas decadas é para mim um claro indicador de Arrefecimento Global; para não falar dos pássaros do Ártico e da Europa do Norte que estão neste momento em Portugal em números anormalmente altos. Exemplo: Ao longo do rio Ceira existe uma invasão de corvos da Europa do Norte completamente fora do normal. Penso que os animais têm de facto um sexto sentido nestas coisas...
Não há vagas de frio em todo o hemisfério Norte em simúltâneo mas penso ser por demais evidente que no ano passado foi todo o hemisfério Sul, a Ásia
e a Europa de Leste, Grécia, América do Norte, Médio Oriente. Este ano América do Norte e Europa Ocidental, Médio Oriente
Ou seja, toda a gente está alternadamente a aguentar frio acima da média.
Mesmo que a média anual das temperaturas não seja assim tão baixa, observem por este prisma:
Se antes em Aquecimento Global o Verão se fazia sentir com mais intensidade, agora em Arrefecimento Global é o Inverno.
Estou preocupado, o calor é mais benéfico que o frio.

Frio acima da média? Define lá isso!

Já leste isto: Global Temperature Trends: 2008 Annual Summation


E já que falaste do Inverno passado, relembro aqui uma das localidades mais castigadas pelo inverno rigoroso: Chenzhou no sudeste Asiático.

Repara o que se seguiu a todo aquele frio:

tn57972_1yr-1.gif
 

Orvalho

Cirrus
Registo
14 Nov 2007
Mensagens
59
Local
Vila Nova De Poiares e Serra da Estrela (400 m)
Para mim temperaturas abaixo da média no Inverno são prenúncio de frio.
Temperaturas acima da média no Verão são sinal de Aquecimento.
Já referi isto anteriormente.
Veremos quem tem razão, já não falta muito tempo, se fosse a ti comessáva a olhar para o Sol e para a órbita dos planetas no nosso sistema solar;)