Aquecimento Global

AnDré

Moderação
Registo
22 Nov 2007
Mensagens
12,188
Local
Odivelas (140m) / Várzea da Serra (930m)
A teoria de AGW é baseada nos dados que são seleccionados de uma extensão ridìcula estreita do tempo e demonstra uma negligência arbitrária para o picture grande do `da mudança de clima a longo prazo. Os dados do paleoclimatology, incluindo núcleos do gelo, sedimentos do mar, geologia, paleobotany e zoology, indicam que nós estamos na orla de incorporar uma outra idade de gelo, e os dados igualmente mostram que a mudança de clima severa e durável pode ocorrer dentro somente de alguns anos. Quando o interesse sobre a ameaça duvidoso do aquecimento global antropogénico continuar a confundir no mundo inteiro a atenção dos povos, a ameaça muito real da aproximação e da idade de gelo inevitável, que tornarão grandes partes do hemisfério Norte inabitáveis, está sendo ignorada insensata.

Gregory F. Fegel

Tradução AltaVista

Versão original

Quando se fala em Aquecimento global, e se fazem perspectivas futuras, obviamente não se falam de 1000 ou 12000 anos.
Fala-se de 10, 20, 50, no máximo 100 anos. Porquê? Nenhum de nós vai estar vivo daqui a 1000 anos. Nem nós, nem os nosso filhos, netos, bisnetos.

Logo, devemos-nos preocupar com o clima de agora.
Ainda que a terra arrefeça 10ºC nos próximos 5000 anos (gráfico dos dados do núcleo do gelo de Vostok), se aquecer 4ºC nos próximos 100 anos, esses +4ºC serão muito mais importantes para nós e para os nossos filhos, que vivemos agora, do que os -10ºC dos daqui a 5000 anos.
 


Rtrinda

Cirrus
Registo
31 Mar 2009
Mensagens
51
Local
Pinhal de Frades
Poderá esqte aquecimento global promover alterações climáticas?
Sentimos esta primavera com tempo instável, mas não somos os únicos.
Vejam esta reportagem de 09/06/2009

http://www.accuweather.com/news-weather-features.asp?#extremes


Primavera instavel????

Com todo o respeito o que é uma primavera instavel ou melhor o que é uma primavera estavel, é estar sempre temperaturas desde de Março acima dos 24 graus e ceu limpo, é essa a difinição de Primavera estavel????


Porque se for não é concerteza a Primavera portuguesa, pois a Primavera tipicamente de quase todo o territorio portugues é bem instavel com dias de chuva que ate podem ser de neve nas terras altas durante os meses de Abril e ate de Maio juntamente com dias de sol.

Alias esta primavera ate tem sido bem estavel comparativamente com anos anteriores.

Mas por norma a Primavera enquanto definição é uma estação do ano marcada por instabilidade climatica.

Mas nos em Portugal por muito que queiramos não temos grandes instablidades metereologicas se tivessemos no Sul do Brasil onde um dia está 4º graus e no outro 30º nos meses mais frios isso sim é tempo instavel agora o que temos em Portugal é bem equilibrado e estavel no meu enteder

Cumprs
 

Mário Barros

Furacão
Registo
18 Nov 2006
Mensagens
12,603
Local
Maçores (Torre de Moncorvo) / Algueirão (Sintra)
Emissões de CO2 diminuem em 2009

As emissões no início de 2009 do gás com efeito de estufa diminuíram 3,6% em relação a igual período do ano passado de acordo com um relatório apresentado pela WWF, mas infelizmente não será um efeito permanente.

No “Observatório do Petróleo” pode ler-se que no primeiro trimestre de 2009 se verificou o primeiro fenómeno de redução das emissões de CO2 desde 1981, que se terá devido à crise económica global que provocou uma quebra no consumo de petróleo.

No entanto, de acordo com um perito em Energia e Alterações Climáticas do WWF não podemos “baixar os braços” confiando que a situação vá durar ou que se encontre uma solução contra o Aquecimento Global. Segundo o perito “num ano emitimos tantos gases de efeito de estufa que perdemos quase 4 anos em termos de orçamento de CO2”. Isto significa que , se continuarmos assim, em 2028 teremos produzido CO2 suficiente para fazer a temperatura aumentar 2ºC”.

Com a provável recuperação da economia em 2010, voltará a observar-se um retorno aos elevados níveis de emissão de CO2. Assim, e uma vez mais, a Conferência de Copenhaga em Dezembro deste ano volta a ser referida como um acontecimento crucial para a aceleração da revolução energética essencial para solucionar o problema das Alterações Climáticas.

Fonte: Europa Press
 

Mário Barros

Furacão
Registo
18 Nov 2006
Mensagens
12,603
Local
Maçores (Torre de Moncorvo) / Algueirão (Sintra)
EUA: Relatório alerta para agravamento dos efeitos do aquecimento global

Efeitos perigosos do aquecimento global estão já a verificar-se e a agravar-se, avisou o relatório da administração norte-americana, hoje publicado, numa linguagem que nunca foi tão agressiva no que se refere às alterações climatéricas.

De acordo com o relatório da Casa Branca, o aquecimento global já causou pesados danos, o que se reflete, por exemplo, no aumento das temperaturas e dos níveis do mar, no degelo dos glaciares e na alteração dos cursos de água.

"Em alguns casos, há já sérias consequências", afirmou Anthony Janetos, co-autor do relatório, acrescentando que "não se trata que uma questão teórica que vai acontecer daqui a 50 anos, é uma coisa que está a acontecer agora."

Lusa

Estão ?? :lmao::lmao:
 

Vince

Furacão
Registo
23 Jan 2007
Mensagens
10,624
Local
Braga
Como é possível que no meio de tanta discussão e participações, este importante forum passe ao lado daquele que ameaça tornar-se em breve um assunto nas bocas do mundo e já relevado por muitos científicos e estudiosos da matéria, e que tem tido um excepcional (pela sua qualidade) acompanhamento no forum espanhol Meteored: o facto de o nosso Sol estar dias após dia a bater recordes de ausência de manchas solares (esse recorde já vai em um século), e tendo em consideração o que aconteceu na última mini-idade do gelo (nos séculos XV a XVIII), é cada vez mais patente a grande influência do nosso astro-rei no clima do nosso planeta.

Para os mais cépticos, reparem neste apelo dramático efectuado por uma das figuras mais conceituadas do meio científico americano ao recém-eleito presidente Obama, alertando-o para que impeça mais alusões e alertas ao suposto aquecimento global provocado pelo homem, e sugerindo que em vez dessa incorrecta ideia global, a sociedade deveria ir preparando-se para um novo período frio do planeta.

http://www.spaceandscience.net/sitebuildercontent/sitebuilderfiles/ssrcpressrelease12009.doc

Só agora reparei neste post.

Caro Iceberg, em 5 minutos de pesquisas no Google descobri que o senhor que manda uma carta para o Obama se chama John L. Casey, «has been a national space policy advisor to the White House and Congress, a Space Shuttle engineer with a leading aerospace company» (sic) e é presidente de uma suposta organização chamada Space and Science Research Center, «is the leading research organization in the United States» (sic).

Após essas pesquisas percebi que ninguém sabe quem é o senhor, na industria aeroespacial ninguém conhece pessoa com esse nome e também nunca tal pessoa foi conselheira da Casa Branca, e que a organização "líder" funciona num pequeno edifício de escritórios alugados a profissionais liberais. Se se der ao trabalho de você mesmo pesquisar, vai ver que a coisa foi denunciada como um "hoax", uma fraude, e imagine, foi rapidamente denunciada não pela "malta" do aquecimento, mas pelos cépticos, os sérios claro !

Ora, diga-me uma coisa. Como é que um "hoax" se transforma na sua mensagem e cito, «uma das figuras mais conceituadas do meio científico americano» ? Gostava de uma explicação, pois eu não consigo compreender estas coisas. Se foi enganado, paciência, acontece a todos, mas admita e peça desculpa pelo erro e para a próxima valide você mesmo a informação antes de a difundir, pois conselho de amigo, estas coisas assim só prejudicam quem defende determinada tese, neste caso, você mesmo.

Quanto ao sol, já foi falado muitas vezes aqui e é matéria super importante, e está convidado a falar muito mais se o desejar. Mas de preferência que não seja com este tipo de lixo fraudulento que circula tanto pela Net.
 

Chingula

Cumulus
Registo
16 Abr 2009
Mensagens
327
Local
Lisboa
Exactamente. Diz-se muitas vezes que é exagero dizer que o clima está a mudar,que está tudo normal,que fenómenos extremos sempre houve..Claro que sempre houve,mas não me lembro há 10 anos de se falar em tantos tornados,e chove cada vez menos,mas mais intensamente,como dizes! O melhor meteorologista nacional fala de maior número de tornados no futuro,chuva menos frequente,mas mais intensa quando ocorre,resumindo mais fenómenos extremos! E parece que se vai observando isso...

O facto de hoje se falar mais sobre a ocorrência de tornados, pode ser devido ao facto das populações estarem mais atentas e informadas, em relação a estes fenómenos, e, por outro lado, a comunicação social lhes dar maior relevo, em função dos eventuais efeitos adversos que provocam.
Embora todos os Meteorologistas me devam merecer respeito, até prova em contrário, nunca tinha ouvido essa do melhor Meteorologista Nacional - Quem será?
Cumpts
 

meteo

Cumulonimbus
Registo
15 Fev 2008
Mensagens
2,071
Local
Oeiras
O facto de hoje se falar mais sobre a ocorrência de tornados, pode ser devido ao facto das populações estarem mais atentas e informadas, em relação a estes fenómenos, e, por outro lado, a comunicação social lhes dar maior relevo, em função dos eventuais efeitos adversos que provocam.
Embora todos os Meteorologistas me devam merecer respeito, até prova em contrário, nunca tinha ouvido essa do melhor Meteorologista Nacional - Quem será?
Cumpts

Antímio de Azevedo. Se não é o melhor,nos melhores se deve encaixar,o que não quer dizer obviamente que tem o dom da verdade..Mas a minha opinião é essa,que fenómenos extremos poderão vir a aumentar. A poluição cada vez maior na atmosfera não me parece que passe em branco pela Natureza...Sim,e ser a mesma ideia de um bom meteorologista nacional( se o dizer que é o melhor na minha opinião, soar a excesso)ajuda a fortalecer a tal ideia.
 

Chingula

Cumulus
Registo
16 Abr 2009
Mensagens
327
Local
Lisboa
Antímio de Azevedo. Se não é o melhor,nos melhores se deve encaixar,o que não quer dizer obviamente que tem o dom da verdade..Mas a minha opinião é essa,que fenómenos extremos poderão vir a aumentar. A poluição cada vez maior na atmosfera não me parece que passe em branco pela Natureza...Sim,e ser a mesma ideia de um bom meteorologista nacional( se o dizer que é o melhor na minha opinião, soar a excesso)ajuda a fortalecer a tal ideia.

Espero que não tenha levado a mal a minha pergunta.
O dr. Anthímio de Azevedo, é um apaixonado pela Meteorologia, fez uma brilhante carreira no S.M.N. e no INMG, está aposentado, mantendo intervenções várias e regulares na comunicação social, muito meticuloso e trabalhador está para a Meteorologia como o Professor Hermano Saraiva está para a História e é um grande Comunicador.
 

rozzo

Moderação
Registo
11 Dez 2006
Mensagens
2,486
Local
Alcochete/Lisboa
O dr. Anthímio de Azevedo é talvez o meteorologista mais marcante em Portugal até ao momento é claro. Eu próprio confesso que sería um dos meus "ídolos" quando comecei a interessar-me pela Meteorologia.
Sempre teve o dom de explicar as coisas e construiu uma carreira brilhante.
Mas obviamente, com todo o respeito e admiração que tenho por ele, o conhecimento e actualização das pessoas não é eterno, e é claro que a Meteorologia e toda a ciência que a envolve têm tido uma evolução brutal desde o "auge da carreira" do dr. Anthímio de Azevedo. E por mais que ele seja um "mestre" dos seus tempos, claro que não pode acompanhar todas as novas vagas e vertentes actuais desta ciência.
Temos de ser realistas, e sem sequer beliscar o mérito ou admiração pela pessoa, encarar que provavelmente, na actualidade, as suas intervenções poderão nem sempre estar na linha do mais actual ou correcto, em particular em assuntos recentes e com abordagens completamente diferentes das clássicas.. Como o assunto deste tópico..
 

irpsit

Cumulonimbus
Registo
9 Jan 2009
Mensagens
2,334
Local
Inverness, Escocia
Vou atirar mais uma para a fogueira

Fui em final de Junho à Islândia, duas semanas.
Ora não há país perfeito para estudar as mudanças climáticas.

O que eu verifiquei?
Que por volta de 950-1100 quando a ilha foi colonizada, o clima era muito mais quente do que hoje em dia. A prova: era cultivado milho (!) e diversas culturas.
Hoje a agricultura é quase impossível na ilha.
Não vi sequer um campo, e toda a produção é em estufa, ou a comida importada. O clima de Verão mantém temperaturas usualmente à volta dos 10-12ºC. Aliás, ainda havia neve em muitos locais, mas em 950 cresciam milho.

O clima actual é mais quente do na Pequena Idade Glacial. Desde 1300 a 1800 o clima arrefeceu muito na ilha, e a população ponderou várias vezes sair da ilha. A agricultura tornou-se impossível e a sobrevivência era baseada em ovelhas, peixe e algumas das aves.

O que aprendi eu da história dos glaciares?
Que em 1100 eram muito mais reduzidos do que actualmente (cerca de 2-3 km). Que por volta de 1700 eram mais extensos (cerca de mais uns 2-3 km). Que desde de 1900 os glaciares estão sempre a reduzir, ao ritmo de várias dezenas de metros por ano, e com redução espectacular particularmente no ano de 2003 (mais de 200m em alguns locais).

E do impacto do vulcanismo?
E aprendi que uma erupção vulcânica pode alterar imenso este balanço: quando houve a erupção do Laki (1783), o verão seguinte na Europa foi um de calor recorde (mas com a atmosfera cheia de poeira e neblina), e o inverno seguinte de frio recorde. E que essa erupção e a de Erdja (931) foram as erupções dos últimos 2000 anos com maior libertação de lava da história.
Aprendi tb que em 1996, uma erupção sub-glacial derreteu uma porção significativa da calote de gelo que existe na ilha (que possui quase 1km de espessura!). Em poucas horas o gelo derreteu todo numa parte, e a inundação que se segui produziu um rio com caudal superior ao do Mississipi!

O clima da ilha é incrivel. Enquanto estive lá experienciei desde um dia com 4ºC e sleet (!) em 22 Junho imaginem, mas no dia seguinte, já estavam temperaturas perto dos 20ºC. Os locais disseram-me que o mês de Junho (e aliás o ano de 2009) foi especialmente frio e chuvoso, mas que nos últimos anos as temperaturas tem atingido valores particularmentes elevadas, acima dos 20ºC. Num dia esteve num local, 25ºC, o que é algo espantoso tb.

Brutal não é?
E então existe ou não aquecimento global?
O que acham disto?

Existe aquecimento, mas não é maior ainda que o óptimo medieval.

Querem uma melhor vejam este gráfico (o mais antigo registro rural do planeta, na Alemanha):
bavariany.gif
 

Vince

Furacão
Registo
23 Jan 2007
Mensagens
10,624
Local
Braga
Irpsit, o aquecimento da Idade média ser ou não ser superior ao actual sempre foi dos temas mais debatidos, isso até é uma matéria onde eu tenho algum cepticismo pois não confio a 100% na paleoclimatologia baseada em anéis das árvores, etc. Os estudos são muitos, não me vou alongar por aí, quem quiser que os consulte pois não não ando com disposição para discutir estas coisas.

Há no entanto uma coisa que referiu que me intriga bastante. Não é suposto o milho ter vindo da América Central apenas com Colombo, uns bons séculos mais tarde do que os que referiu ? Mesmo que hipoteticamente o clima fosse quente, não acha estranho não haver registo de milho na Europa na era pré-colombo e haver logo na Islândia, país tão a norte e tão pouco propício a tal cultura?
 

martinus

Cumulus
Registo
22 Dez 2006
Mensagens
438
Local
Portugal
Há muitas espécies de milho, e já as havia mesmo antes dos milhos híbridos e das manipulações genéticas do milho.

O milho que veio da América é o milho maís, também conhecido como milho grosso ou milho graúdo. Este milho introduzido no Minho é que produziu a chamada "revolução do milho" de que falou o geógrafo Orlando Ribeiro. Foi uma revolução agrícola, que aumentou muito a produção, contribuindo para a alimentação humana e do gado

No entanto, já na Idade Média, antes da chegada do milho americano (o milho maís) se cultivava na Europa o milho miúdo, também conhecido como milho painço. O milho cultivado na Islândia durante a Idade Média era com toda a probabilidade este milho painço que, suponho eu (e aqui os meus conhecimentos não são grandes) era mais "selvagem" e resistente exigindo menos água e adaptando-se a condições de solo e clima mais difíceis. Por isso, o facto de que se cultivasse milho na Islândia durante a Idade Média, assim à partida não diz muito sobre as condições climáticas.
 

irpsit

Cumulonimbus
Registo
9 Jan 2009
Mensagens
2,334
Local
Inverness, Escocia
Sim, foi o que li numa das estações do maior parque nacional do país, Skáftáfell. Eu tb fiquei algo espantado. Eles falavam de "corn", e o milho paínço diz-se em inglês "millet", portanto não faço ideia!

Mas milho à parte, os estudos geológicos mostram lá que os glaciares estavam bem mais recuados em 950-1100 do que agora em 2009.

Eu tb julgava que o clima actual era mais quente que o máximo medieval, agora começo a ter as minhas sérias dúvidas!!!
Na Islândia os glaciares estavam no máximo medieval 2-3km atrás da sua posição actual. Isto agora parece-me uma evidência de como realmente o clima era mais quente nessa altura. Eu pelo menos confio nos estudos deles lá!

E disso, o que acham?