Aquecimento Global

Vince

Furacão
Registo
23 Jan 2007
Mensagens
10,624
Local
Braga
Há muitas espécies de milho, e já as havia mesmo antes dos milhos híbridos e das manipulações genéticas do milho.

Obrigado martinus, procurei bastante informação sobre o milho e em lado nenhum vi explicado o que descreveste, sempre a aprender, pois eu de milho não percebo nada hehehe :thumbsup:



Sim, foi o que li numa das estações do maior parque nacional do país, Skáftáfell. Eu tb fiquei algo espantado. Eles falavam de "corn", e o milho paínço diz-se em inglês "millet", portanto não faço ideia!

O que leste não terá sido um pouco inspirado na lenda da Ilha de Thule ? Uma ilha muito a norte descrita por um mercador/explorador, Pytheas de Massalia, em 300 AC ? Esta Ilha de Thule é um pouco como a historia mítica da Atlântida, e neste caso alguma pessoas defendem que se trataria da Islândia. Um texto muito antigo que falava de terrenos férteis, leite, fruta, mel, etc, descrição essa que tem sido precisamente o factor mais céptico em validar essa possibilidade de Thule ser Islândia.

http://en.wikipedia.org/wiki/Thule


Mas milho à parte, os estudos geológicos mostram lá que os glaciares estavam bem mais recuados em 950-1100 do que agora em 2009.

Eu tb julgava que o clima actual era mais quente que o máximo medieval, agora começo a ter as minhas sérias dúvidas!!!
Na Islândia os glaciares estavam no máximo medieval 2-3km atrás da sua posição actual. Isto agora parece-me uma evidência de como realmente o clima era mais quente nessa altura. Eu pelo menos confio nos estudos deles lá!
E disso, o que acham?

Não sei, podes fornecer alguns links com estudos para avaliar isso ?
De qualquer forma não poderia ser assim tão mais quente que explicasse que hoje não exista agricultura que na altura pudesse existir. Mais quente ou mais frio, caramba, a posição da ilha tão norte não poderia ter mudado muita coisa quanto a isso. A terem de facto ocorrido grandes mudanças, se calhar as respostas estão mais no vulcanismo e do efeito deste nos solos do que no clima.

Um argumento muito usado tem sido a das vinhas e do vinho em UK durante o aquecimento da Idade Média, mas hoje ninguém impede que também não se faça vinho lá, simplesmente os tempos modernos demonstraram que não era uma boa opção fazer zurrapas intragáveis em UK, em França saem bem melhores :D

Como referiu o martinus, há que ter algumas cautelas quanto a conclusões agricultura/clima.
 


irpsit

Cumulonimbus
Registo
9 Jan 2009
Mensagens
2,334
Local
Inverness, Escocia
Olá Vince, pois eu sei que é preciso ter cautela.
E na Islândia ocorrem com frequência eurpções devastadoras que afectam os solos.

São apenas pequenas coisas que vou descobrindo e que me vão pondo em causa a minha ideia do aquecimento global e dos ciclos climáticos.
Já quando visitei aqui um glaciar na Áustria pude verificar o espantoso avanço que ocorreu no século XX. E que acelerou muito desde 1990.
No entanto, no local desse glaciar (Pasterze), havia um quadro explicativo a referir que o glaciar era muito menor no máximo medieval, e que havia uma floresta onde eu hoje caminhava no gelo. Aliás eles tinha um fóssil duma árvore no local.
Como vi o mesmo tipo de evolução na Islândia, ao longo dos últimos 1000 anos, fiquei ainda mais dúvidas em relação ao clima actual. Sem sombra de dúvida o aquecimento está a acelerar, mas ainda penso que é menor que aquele registrado há 1000 anos atrás.

Tenho alguns links para ti (com referências)
É complicado concluir alguma coisa firme,mas parece que existe mais evidência a sugerir que o medieval warm period foi pelo menos tão ou mais quente como o actual.

1O112-MedievalWarmPeriod.html

Neste site, indicam que "There is, however, little doubt that the period represents the last occasion when substantial parts of the world were warmer than in the late twentieth century"

Neste
2006AGUFMPP43A1223G
refere que existe um "cooling trend" na Islândia nos últimos 4500 anos, onde a pausa do medieval period e o período actual são claramente visiveis. Não sabia desta tendência no Holoceno.

No entanto,este paper
NSTLQK_NSTL_QK18338399.aspx
desafia que houve tb avanços glaciais no medieval warm period. Portanto complica o cenário.

Este
science
refere que os períodos existentes de avanço e recuo são facilmente observáveis numa zona do interior da ilha, mas que verificar um sinal de aquecimento humano é algo complicado de identificar.

Por último, nesta referencia
G11-142.pdf
o medieval warm period aparece bem mais quente que os ultimos 100 anos. Que vai buscar a mesma tendência que eu te falei acima.

Será que havia mais actividade solar nessa altura?
Se assim fosse, se verificarmos um novo mínimo de Dalton nas próximas décadas, isto tirará as nossas dúvidas.


Obrigado martinus, procurei bastante informação sobre o milho e em lado nenhum vi explicado o que descreveste, sempre a aprender, pois eu de milho não percebo nada hehehe :thumbsup:


O que leste não terá sido um pouco inspirado na lenda da Ilha de Thule ? Uma ilha muito a norte descrita por um mercador/explorador, Pytheas de Massalia, em 300 AC ? Esta Ilha de Thule é um pouco como a historia mítica da Atlântida, e neste caso alguma pessoas defendem que se trataria da Islândia. Um texto muito antigo que falava de terrenos férteis, leite, fruta, mel, etc, descrição essa que tem sido precisamente o factor mais céptico em validar essa possibilidade de Thule ser Islândia.

Como referiu o martinus, há que ter algumas cautelas quanto a conclusões agricultura/clima.
 

irpsit

Cumulonimbus
Registo
9 Jan 2009
Mensagens
2,334
Local
Inverness, Escocia
Se o meu último post apresenta provas que o máximo medieval tinha sido mais quente que o período actual, pelo menos na Islândia e na Europa Central (a julgar pelos glaciares que estavam muito mais recuados há mil anos atrás)

Agora apresento algo que descubri que parece validar o rápido aquecimento do clima nos últimos anos.

Estive a ver os recordes em Adrar, Algéria (que tem clima desértico), para cada mês de Julho nos últimos dez anos, e é algo curioso.
2000 43ºC
2001 42ºC
2002 43ºC
2003 47ºC
2004 47ºC
2005 49ºC
2006 48ºC
2007 48ºC
2008 49ºC
2009 49ºC

E vejam as médias da máximas. Também se nota o crescendo ao longo destes últimos anos
2000 37ºC
2001 37ºC
2002 37ºC
2003 42ºC
2004 44ºC
2005 47ºC
2006 45ºC
2007 45ºC
2008 46ºC
2009 46ºC

As temperaturas tendem a ser muito constantes de dia para dia; típico do clima desértico. Mas ao longo dos últimos anos, a tendência é um aumento notório!

Peguei nos outros meses de Verão e de Inverno, e a tendência é a mesma!!
:surprise:
O que é que acham?
Pode ser claro mera variabilidade.

A máxima hoje em Agadir atingiu mesmo os 49ºC :hehe: pelo que resta a confirmação de se ter batido o máximo absoluto oficial de 48.9ºC :D
 

Dan

Moderação
Registo
26 Ago 2005
Mensagens
10,510
Local
Bragança (675m)
Para essa localidade (Adrar na Argélia), encontrei estes dados da média da temperatura máxima no mês de Julho:

2000 46,7ºC
2001 47,2ºC
2002 47,2ºC
2003 46,7ºC
2004 45,2ºC
2005 47,2ºC
2006 45,7ºC
2007 46,0ºC
2008 46,8ºC
2009 46,8ºC

WeatherOnline
 

Mário Barros

Furacão
Registo
18 Nov 2006
Mensagens
12,603
Local
Maçores (Torre de Moncorvo) / Algueirão (Sintra)
50 mil empregos «verdes» para combater aquecimento global

Austrália quer combater o desemprego com preocupações ambientais

O primeiro-ministro australiano, Kevin Rudd, comprometeu-se, esta quarta-feira, a criar 50 mil empregos «verdes», com o objectivo de combater, ao mesmo tempo, o desemprego e o aquecimento global, refere o ADN.

30 mil dos novos postos de trabalho serão dedicados à instalação de painéis solares, aos sistemas de tratamento de águas e à remodelação das habitações para reduzir o consumo de energia.

Os restantes empregos vão ser repartidos entre um novo programa que formará jovens desempregados para projectos de obras públicas e para funcionários que se encarregarão do desenvolvimento sustentável das cidades.

A líder dos Verdes, Christine Milne, congratulou-se com o anúncio, mas preveniu o governo que estas medidas não surtirão efeito se a Austrália não reduzir drasticamente as emissões de carbono.

In: Tvi24
 

N_Fig

Cumulonimbus
Registo
29 Jun 2009
Mensagens
3,913
Local
Figueira da Foz
50 mil empregos «verdes» para combater aquecimento global

Austrália quer combater o desemprego com preocupações ambientais

O primeiro-ministro australiano, Kevin Rudd, comprometeu-se, esta quarta-feira, a criar 50 mil empregos «verdes», com o objectivo de combater, ao mesmo tempo, o desemprego e o aquecimento global, refere o ADN.

30 mil dos novos postos de trabalho serão dedicados à instalação de painéis solares, aos sistemas de tratamento de águas e à remodelação das habitações para reduzir o consumo de energia.

Os restantes empregos vão ser repartidos entre um novo programa que formará jovens desempregados para projectos de obras públicas e para funcionários que se encarregarão do desenvolvimento sustentável das cidades.

A líder dos Verdes, Christine Milne, congratulou-se com o anúncio, mas preveniu o governo que estas medidas não surtirão efeito se a Austrália não reduzir drasticamente as emissões de carbono.

In: Tvi24

Gostei da notícia, excepto da parte sublinhada. Sempre a teimar no mesmo!...
 

Mjhb

Super Célula
Registo
15 Abr 2009
Mensagens
6,105
Local
.
Para essa localidade (Adrar na Argélia), encontrei estes dados da média da temperatura máxima no mês de Julho:

2000 46,7ºC
2001 47,2ºC
2002 47,2ºC
2003 46,7ºC
2004 45,2ºC
2005 47,2ºC
2006 45,7ºC
2007 46,0ºC
2008 46,8ºC
2009 46,8ºC

WeatherOnline

Ao longo dos anos diferença das médias tem sido pouco significativa, por isso, não sei qual a causa de tanta excitação...:huh:
 

Mjhb

Super Célula
Registo
15 Abr 2009
Mensagens
6,105
Local
.
Comparação de Julho de 2008 com Julho de 2009:


2009:
Média máx: 23.4ºC
Média mín: 12ºC
Tº média: 17.9ºC

Máxima absoluta: 32,2ºC (19/7)
Mínima absoluta: 8.9ºC (29/7)
Máxima mais baixa: 17.8ºC (22/7)
Mínima mais alta: 18.8ºC (20/7)

Precipitação:27.3 mm
Dias de precipitação: 4


2008:
Média máx: 26.3ºC(+2.9ºC)
Média mín: 13.3ºC(+1.3ºC)
Tº média: 19.8ºC(+1.9ºC)

Máxima absoluta: 34.5ºC(+ 2.3ºC)
Mínima absoluta: 7.7ºC (-1.2ºC)
Máxima mais baixa: 17.8ºC (=ºC)
Mínima mais alta: 22.8ºC (+4ºC)

Precipitação: 8.7 mm(-9.4mm)
Dias de precipitação: 8(+4)

Horas de sol: 364.2h(+29.3h)

Tirem as vossas conclusões...:lmao:
 

Dan

Moderação
Registo
26 Ago 2005
Mensagens
10,510
Local
Bragança (675m)
Comparação de Julho de 2008 com Julho de 2009:


2009:
Média máx: 23.4ºC
Média mín: 12ºC
Tº média: 17.9ºC

Máxima absoluta: 32,2ºC (19/7)
Mínima absoluta: 8.9ºC (29/7)
Máxima mais baixa: 17.8ºC (22/7)
Mínima mais alta: 18.8ºC (20/7)

Precipitação:27.3 mm
Dias de precipitação: 4


2008:
Média máx: 26.3ºC(+2.9ºC)
Média mín: 13.3ºC(+1.3ºC)
Tº média: 19.8ºC(+1.9ºC)

Máxima absoluta: 34.5ºC(+ 2.3ºC)
Mínima absoluta: 7.7ºC (-1.2ºC)
Máxima mais baixa: 17.8ºC (=ºC)
Mínima mais alta: 22.8ºC (+4ºC)

Precipitação: 8.7 mm(-9.4mm)
Dias de precipitação: 8(+4)

Horas de sol: 364.2h(+29.3h)

Tirem as vossas conclusões...:lmao:

Que dados são estes?

O que têm a ver com aquecimento global dados de um mês em apenas dois anos diferentes e de uma só localidade?
 

irpsit

Cumulonimbus
Registo
9 Jan 2009
Mensagens
2,334
Local
Inverness, Escocia
Curioso ver como o Wunderground e o Weatheronline dão dados tão diferentes!
Então segundo o Wunderground as médias vão aumentando, mas não segundo o WeatherOnline!
Vou ver mais fontes

Para essa localidade (Adrar na Argélia), encontrei estes dados da média da temperatura máxima no mês de Julho:

2000 46,7ºC
2001 47,2ºC
2002 47,2ºC
2003 46,7ºC
2004 45,2ºC
2005 47,2ºC
2006 45,7ºC
2007 46,0ºC
2008 46,8ºC
2009 46,8ºC

WeatherOnline
 

irpsit

Cumulonimbus
Registo
9 Jan 2009
Mensagens
2,334
Local
Inverness, Escocia
Bom achado Dan,

Os dados da Wunderground não são para confiar muito.
Comparei com os Tutiempo e neste site obtenho as mesmas médias que tu referiste (aprox).
Sendo assim, não existe na realidade nenhum aumento notório da temperature média! O Wunderground é que me induziu em erro; os dados não correspondem à realidade.

E Dan, que achas em relação aquilo que referi dos glaciares estarem a recuar mas ainda estarem bem atrás (em 2-3km) das posições mínimas que atingiram no máximo medieval, na Islândia e Alpes austríacos.

Para essa localidade (Adrar na Argélia), encontrei estes dados da média da temperatura máxima no mês de Julho:

2000 46,7ºC
2001 47,2ºC
2002 47,2ºC
2003 46,7ºC
2004 45,2ºC
2005 47,2ºC
2006 45,7ºC
2007 46,0ºC
2008 46,8ºC
2009 46,8ºC

WeatherOnline
 

cova beira

Nimbostratus
Registo
29 Dez 2008
Mensagens
669
Local
Tortozendo
queria introduzir nesta discussao mais uma possivel causa ,e que quanto a mim parece ser a chave deste misterio que é a actividade solar


alerto para o facto de que o sol tem tido uma actividade minima record nos ultimos dois anos, apenas registado um minimo ainda mais baixo em 1913 durante este seculo, parece me bastante importante


e nesta altura parece que os cientistas ligados a esta materia nao sabem bem o que pensar nem quando sera o maximo solar que penso eu salvo erro estaria previsto para 2012
 

irpsit

Cumulonimbus
Registo
9 Jan 2009
Mensagens
2,334
Local
Inverness, Escocia
A pequena idade glacial, 1400-1830 coincidiu com um baixo número de manchas solares, quase inexistentes.
Os períodos de mais actividade solar foi precisamente desde que a temperatura começou a aumentar, que foi também quando começou a industrialização e a poluição em larga escala.
Em 850-1100, a actividade solar também era elevada e foi um período de clima quente, em alguns sítios até mais quente que hoje em dia!

Portanto, há um link. Agora vamos a ver se tivermos um novo mínimo solar, se as temperaturas descem muito, descem só um pouco ou até continuam a subir. Isso vai depender até que ponto a nossa poluição afecta o clima.
O ideal é claro, despoluirmos e prepararmos a mudança, seja ela qual for.




queria introduzir nesta discussao mais uma possivel causa ,e que quanto a mim parece ser a chave deste misterio que é a actividade solar


alerto para o facto de que o sol tem tido uma actividade minima record nos ultimos dois anos, apenas registado um minimo ainda mais baixo em 1913 durante este seculo, parece me bastante importante


e nesta altura parece que os cientistas ligados a esta materia nao sabem bem o que pensar nem quando sera o maximo solar que penso eu salvo erro estaria previsto para 2012
 

Mjhb

Super Célula
Registo
15 Abr 2009
Mensagens
6,105
Local
.
A pequena idade glacial, 1400-1830 coincidiu com um baixo número de manchas solares, quase inexistentes.
Os períodos de mais actividade solar foi precisamente desde que a temperatura começou a aumentar, que foi também quando começou a industrialização e a poluição em larga escala.
Em 850-1100, a actividade solar também era elevada e foi um período de clima quente, em alguns sítios até mais quente que hoje em dia!

Portanto, há um link. Agora vamos a ver se tivermos um novo mínimo solar, se as temperaturas descem muito, descem só um pouco ou até continuam a subir. Isso vai depender até que ponto a nossa poluição afecta o clima.
O ideal é claro, despoluirmos e prepararmos a mudança, seja ela qual for.

Qual link???;)