Aquecimento Global

martinus

Cumulus
Registo
22 Dez 2006
Mensagens
438
Local
Portugal
Desde quando, em pleno século XXI de extremos climáticos, não se bate uma mínima ou máxima histórica. Aqui em Viena tb tive quase a bater a mínima e máxima histórica em Julho.

Será a "era dos extremos" ou apenas "o milagre da multiplicação dos termómetros"?

Se aumentar exponencialmente o número de registos, é mais provável que se recolham mais registos extremos.
 


S.Miguel-Azores

Nimbostratus
Registo
14 Ago 2009
Mensagens
716
Local
Ginetes - Zona Oeste de São Miguel. 350-400 m
Na verdade existem teorias que não estamos a caminho de um aquecimento global mas sim de um arrefecimento global propriamente dito, uma vez que a Terra no passado já teve vários arrefecimentos globais e cada período que antecede a um arrefecimento global é sempre precedido por um aquecimento. O clima é cíclico e penso que é muito prematuro afirmar que o homem é o único responsável pela suposta "mudança climática".
 

Mário Barros

Furacão
Registo
18 Nov 2006
Mensagens
12,603
Local
Maçores (Torre de Moncorvo) / Algueirão (Sintra)
Conferência Mundial sobre o clima arranca hoje na Suíça

A Conferência Mundial sobre o Clima arranca hoje na Suíça com o objectivo de criar um quadro global para os serviços meteorológicos que ajude a atenuar o impacto das alterações climáticas, espera a Organização Meteorológica Mundial (OMM)

O encontro de Genebra, que termina na sexta-feira, reúne cerca de 15 chefes de Estado, além do secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon e o seu antecessor no cargo, Kofi Annan.

A menos de cem dias do início da Conferência de Copenhaga, que visa concluir um acordo global sobre o clima pós-Quioto (a partir de 2012), a OMM espera que os 1500 participantes de 150 países na Conferência «antecipem» as alterações climáticas.

«Não podemos continuar a basear-nos no passado para tomarmos decisões para o futuro», sublinhou o secretário-geral da OMM, Michel Jarraud, em comunicado.

Assim, a OMM pretende que os serviços de meteorologia de todo o Mundo operem da mesma forma, para permitir uma melhor previsão dos riscos relacionados com as alterações climáticas e, desta forma, reduzir o seu impacto nas populações.

Se os objectivos da conferência de Genebra foram alcançados, este encontro poderá ser, segundo os peritos, um marco e um pilar importante para as negociações de Copenhaga.

Portugal será representado nesta conferência pelo presidente do IM e pelo secretário de Estado do Ambiente.

O presidente do Instituto de Meteorologia (IM), Adérito Serrão, disse à Lusa que «a temperatura média em Portugal está a subir a uma razão superior à da Europa (0.4º Celsius por década, desde a década de 70)», justificando o interesse em participar na conferência.

De acordo com o presidente do IM, esta conferência vem na sequência de outras realizadas nas décadas de 70 e 90 e «ganhou agora importância e actualidade atendendo às manifestas alterações que o clima está a sofrer a nível global e que obrigam a intervenções quer dos decisores políticos, quer dos vários operadores económicos, e do cidadão em geral».

Lusa / SOL

Está-me a querer parecer que alguém não cá tem estado nos últimos tempos :D :lmao:

Preparem-se para mais bobagens e impostos a sair desta conferência :lmao:
 

Gerofil

Furacão
Registo
21 Mar 2007
Mensagens
10,059
Local
Estremoz
Por favor, queiram complementar as vossas opiniões com base em razões científicas. As mensagens aqui colocadas devem ter em linha de conta dados concretos e não serem apenas opiniões pessoais sem fundamentação científica.

Relativamente a Portugal, e tendo apenas em conta os dados que trabalho para o meu Blogue (aqui e aqui), é notório que algumas estações meteorológicas portuguesas no ranking do WeatherOnline têm tendência a subir de posição de trimestre para trimestre, quando analisadas apenas as temperaturas máximas diárias (e olhem que eu não manipulo os dados!). E no final de Setembro, quando actualizar os dados, os dados vão reforçar ainda mais essa tendência.
 

AnDré

Moderação
Registo
22 Nov 2007
Mensagens
12,188
Local
Odivelas (140m) / Várzea da Serra (930m)
O presidente do Instituto de Meteorologia (IM), Adérito Serrão, disse à Lusa que «a temperatura média em Portugal está a subir a uma razão superior à da Europa (0.4º Celsius por década, desde a década de 70)», justificando o interesse em participar na conferência.

Está-me a querer parecer que alguém não cá tem estado nos últimos tempos :D :lmao:


Absolutamente de acordo...;)




Façam lá a tendência da temperatura média registada em Portugal desde a década de 70, e depois digam-me.

É que "Está-me a querer parecer que alguém não cá tem estado nos últimos tempos."
 

Mário Barros

Furacão
Registo
18 Nov 2006
Mensagens
12,603
Local
Maçores (Torre de Moncorvo) / Algueirão (Sintra)

Ainda bem que o gráfico é elaborado com base em EMAS, se fossem mediações de satélite poderia haver perigo :lmao: estações que têm erva com 1.50m e equipamento dos anos 70 está melhor :D assim a teoria do aquecimento confirma-se e o senhor está correctissimo ao afirmar a questão dos 0.4ºC.
 

AnDré

Moderação
Registo
22 Nov 2007
Mensagens
12,188
Local
Odivelas (140m) / Várzea da Serra (930m)
Ainda bem que o gráfico é elaborado com base em EMAS, se fossem mediações de satélite poderia haver perigo :lmao: estações que têm erva com 1.50m e equipamento dos anos 70 está melhor :D assim a teoria do aquecimento confirma-se e o senhor está correctissimo ao afirmar a questão dos 0.4ºC.

Tudo serve de desculpa.
As condições são as mesmas de 1931. Ou nessa altura o IM utilizava satélites, e agora utiliza EMAs?
Talvez a erva só tenha começado a crescer dos anos 70 para a frente... :disgust:

Às tantas, a erva é tanta, que impede os pluviometros de medirem a precipitação correctamente. No fundo a seca também deve ser uma invenção... :disgust:
 

Ecotretas

Cirrus
Registo
29 Jan 2008
Mensagens
80
Local
Lisboa
O nosso IM está demais! Para além da notícia acima referenciada pelo Mário, notem como está empenhadíssimo em relatar a inexistência de furacões a sério deste ano. Vejam o exemplo do furacão Bill, que mereceu quatro notícias... E uma tempestade tropical, que mereceu outra notícia. Tudo isto a milhares de quilómetros de Portugal!

Alguém consegue explicar?

Ecotretas
 

rozzo

Moderação
Registo
11 Dez 2006
Mensagens
2,487
Local
Alcochete/Lisboa
Eu não percebo como insistem em argumentos sem qualquer nexo, é ridículo desculpem lá....
O gráfico do André é bem elucidativo, não me venham com ervas e mais o quê.. Por favor.. É cair no ridículo chegar ao ponto de com provas evidentes inventar mais teorias da conspiração.. Mas isto são os X-Files!??!
:disgust:

Portanto também todo o meu trabalho de investigação e de Mestrado sobre condições de seca no Mediterrâneo deve então estar hipotecado, já que não havia satélites no início do século, e já que só as estações meteorológicas dessa época não tinham erva!
Portanto este trabalho ainda não terminado e muitos outros trabalhos e artigos conceituados que tenho lido e baseado para o meu trabalho, onde estão provas irrefutáveis de aquecimento e diminuição de água disponível na região, devem ser queimados!! É melhor!!
:lol:

Não percebi bem o último post em relação aos furacões, pareceu-me contraditório, ou então não entendi bem, seja como for.. Sim, este ano estão a haver menos, é um facto.
Qual a complicação?
:unsure:
 

Vince

Furacão
Registo
23 Jan 2007
Mensagens
10,624
Local
Braga
O nosso IM está demais! Para além da notícia acima referenciada pelo Mário, notem como está empenhadíssimo em relatar a inexistência de furacões a sério deste ano. Vejam o exemplo do furacão Bill, que mereceu quatro notícias... E uma tempestade tropical, que mereceu outra notícia. Tudo isto a milhares de quilómetros de Portugal!

Alguém consegue explicar?

Ecotretas

É opinião mais ou menos geral de que o IM desde há um ou dois anos para cá passou a dar algum destaque aos sistemas tropicais no Atlântico devido a este mesmo fórum, em que havia uma realidade de milhares de portugueses de férias todos os anos nas Caraíbas e que não tinham grande apoio "meteorológico" nacional que encontravam aqui neste fórum. Se assim foi, faz muito bem o IM :thumbsup:

Relativamente à sua mensagem, só uma mente fortemente esquizofrénica, perturbada e doente pode relacionar as notas tropicais do IM ao aquecimento global. Quebrando todas as regras deste fórum, algumas mesmo criadas por mim, olhe, a paciência tem limites, veja lá se toma os comprimidos que o amigo só pode estar bastante doente !!!

Se quer discutir a actividade tropical bastaste reduzida (no Atlântico) em que vivemos sem estar relacionada às suas paranóias da conspiração do IM, força, é bem vindo. Se pelo contrário, só consegue vislumbrar nisto matéria para a sua causa, tome os comprimidos. Conselho de amigo.
 

Kispo

Cumulus
Registo
17 Ago 2008
Mensagens
189
Local
Monte Abraão, Queluz (195m)



Façam lá a tendência da temperatura média registada em Portugal desde a década de 70, e depois digam-me.

É que "Está-me a querer parecer que alguém não cá tem estado nos últimos tempos."

porque não traçamos a linha de tendência desde a década de 30 até aos dias de hoje? ou melhor de 1931 a 1949? grande aquecimento em menos de duas décadas! :P é normal haver estas oscilações de temperatura....

já agora o sol continua sem as famosas manchas.
 

Ecotretas

Cirrus
Registo
29 Jan 2008
Mensagens
80
Local
Lisboa
É opinião mais ou menos geral de que o IM desde há um ou dois anos para cá passou a dar algum destaque aos sistemas tropicais no Atlântico devido a este mesmo fórum, em que havia uma realidade de milhares de portugueses de férias todos os anos nas Caraíbas e que não tinham grande apoio "meteorológico" nacional que encontravam aqui neste fórum. Se assim foi, faz muito bem o IM :thumbsup:
:lmao: :lmao:
O IM faz muito mal em dar relevância a aspectos que nada tem a ver com Portugal ou portugueses. São míseros os portugueses de férias para aqueles lados. Felizmente, já tiraram hoje a notícia disparatada sobre o Danny! Mas o Bill ainda tem lá as 4 notícias. Enquanto isso, são muitos os portugueses que sofrem por estes dias, em Portugal, nomeadamente com os fogos florestais. Fariam melhor em chamar a atenção para isso, que para o Bill e o Danny...

Relativamente à sua mensagem, só uma mente fortemente esquizofrénica, perturbada e doente pode relacionar as notas tropicais do IM ao aquecimento global. Quebrando todas as regras deste fórum, algumas mesmo criadas por mim, olhe, a paciência tem limites, veja lá se toma os comprimidos que o amigo só pode estar bastante doente !!!
É triste que um administrador do fórum utilize este tipo de linguagem!!! Vê com atenção o que se passa no site do IM nos últimos dias. Eles andam obviamente apanhados do clima, por causa da conferência do Clima... Agora tu, não sei o que se passa contigo para utilizares esta linguagem!!!

Ecotretas
 

rozzo

Moderação
Registo
11 Dez 2006
Mensagens
2,487
Local
Alcochete/Lisboa
porque não traçamos a linha de tendência desde a década de 30 até aos dias de hoje? ou melhor de 1931 a 1949? grande aquecimento em menos de duas décadas! :P é normal haver estas oscilações de temperatura....

já agora o sol continua sem as famosas manchas.

O aquecimento está nos gráficos de tendências em 100 anos, bolas! Metam isso na cabeça! :angry:

Claro que há oscilações, por alguma razão os americanos em 60 ou 70 falavam no arrefecimento..
Mas agora, por mais que se discuta motivos e o que vai acontecer no futuro, só não consigo por nada perceber como não metem na cabeça que a tendência do último século é AQUECIMENTO!! Seja qual for o futuro dos próximos 100 anos, e até pode vir frio (que dúvido), mas bolas, está PRETO NO BRANCO QUE A TERRA AQUECEU NOS ÚLTIMOS 100 ANOS!
A sério, sejam o mínimo razoáveis! Se querem discutir arrefecimentos ou tendências futuras, força, agora por favor continuar a bater numa tecla gasta com argumentos vazios, ou tipo "agulha num palheiro" para descredibilizar algo mais que EVIDENTE, para quê perder tempo!?!?!?
:dry:
 

Vince

Furacão
Registo
23 Jan 2007
Mensagens
10,624
Local
Braga
É triste que um administrador do fórum utilize este tipo de linguagem!!! Vê com atenção o que se passa no site do IM nos últimos dias. Eles andam obviamente apanhados do clima, por causa da conferência do Clima... Agora tu, não sei o que se passa contigo para utilizares esta linguagem!!!

Ecotretas

Ó Ecotretas, sou administrador do fórum mas tenho direito á minha opinião como todos os outros a começar pela sua. Chama-se a isto liberdade de expressão, Liberdade essa que por acaso não existe no seu blogue pois tem os comentários e contraditório fechados à semelhança do que se passa em outros blogues do género (mitos climáticos por ex). Comece por modificar isso e então depois venha dar-me a mim lições de moral.

A minha opinião é efectivamente radical, é a de que você é doente. A sério.

Sabe porquê ?

Porque você aqui ha uns meses veio aqui refilar que o IM só falava numa anomalia positva num qualquer mês, penso que Março. Após isso, o IM fez variados relatórios, destaco o de Julho e acho que o de Maio, em que se destacavam anomalias negativas que foram mediatizadas como todas as outras. Você sobre isso nada resmungou, presumo que esses comunicados de imprensa se adequavam ao seu deleite masturbatório pessoal. É uma espécie de teoria da conspiração selectiva, só quando não agradam as temperaturas é que o rapaz aparece por aqui a implicar.

E agora vem resmungar porque falaram muito do Bill ? Por amor de Deus, santa paciência. Não tem mesmo nada de mais útil para implicar ? Raio de vida monótono que há para aí ! Os meus mais sinceros sentimentos pela existência tão fútil em que vive!
 

Ecotretas

Cirrus
Registo
29 Jan 2008
Mensagens
80
Local
Lisboa
Ó Ecotretas, sou administrador do fórum mas tenho direito á minha opinião como todos os outros a começar pela sua. Chama-se a isto liberdade de expressão, Liberdade essa que por acaso não existe no seu blogue pois tem os comentários e contraditório fechados à semelhança do que se passa em outros blogues do género (mitos climáticos por ex). Comece por modificar isso e então depois venha dar-me a mim lições de moral.

A minha opinião é efectivamente radical, é a de que você é doente. A sério.

Sabe porquê ?

Porque você aqui ha uns meses veio aqui refilar que o IM só falava numa anomalia positva num qualquer mês, penso que Março. Após isso, o IM fez variados relatórios, destaco o de Julho e acho que o de Maio, em que se destacavam anomalias negativas que foram mediatizadas como todas as outras. Você sobre isso nada resmungou, presumo que esses comunicados de imprensa se adequavam ao seu deleite masturbatório pessoal. É uma espécie de teoria da conspiração selectiva, só quando não agradam as temperaturas é que o rapaz aparece por aqui a implicar.

E agora vem resmungar porque falaram muito do Bill ? Por amor de Deus, santa paciência. Não tem mesmo nada de mais útil para implicar ? Raio de vida monótono que há para aí ! Os meus mais sinceros sentimentos pela existência tão fútil em que vive!

A desconversar, Vince?
Não há palavras...

Ecotretas