Só sei que já não quero cá estar quando não houver mais oxigénio para respirar.

- Há muitas formas de armazenar energia produzida nos telhados: gastar no carregamento de baterias, ou armazenar água quente, ou armazenar frio (refrigerante no estado líquido, comprimido), vender para a rede elétrica que por sua vez bombeia água de novo para a montante das barragens. Ideias não faltam..
If you live in the South and already own solar panels, it could take you just under three years to make up the cost of the $3,000 Tesla Powerwall battery.
Realmente ideias não faltam. Assustam-me como as pessoas de Pequim conseguem viver naquelas condições. Os investigadores de lá podiam muito bem estudar e tentar desenvolver um mecanismo que realizasse fotossíntese e que convertesse toda aquela poluição em ar respirável (nem sei se é possível).
Se isso fosse exequível baixar o CO2 na atmosfera seria relativamente fácil.
https://www.teslamotors.com/en_EU/POWERWALL?redirect=no
http://money.cnn.com/2015/05/01/technology/tesla-home-battery-price/
Plantar árvores?Se isso fosse exequível baixar o CO2 na atmosfera seria relativamente fácil.
Plantar árvores?! Mas eu não falei em plantar árvores... Estava a referir-me a um mecanismo, logo algo criado pelo homem.
Plantar árvores é a forma mais natural, mas lenta, para se baixar o CO2. Em certos locais, já se injeta o CO2 em cavernas. A fotossíntese artificial está sendo desenvolvida mas acredito que seja usada para a produção de energia. A meu ver mais depressa se irá enveredar pela perigosa geoengenharia. Se é que já não se faz.
Uma máquina para converter CO2 em O2, assumo eu, demorará muitos anos e mesmo que seja completada deverá extremamente cara para operar. As emissões de CO2, independentemente do impacto que cada um atribui nos padrões meteorológicos, são enormes. Portanto, presumo que fossem necessárias muitas instalações. Até pode chegar o dia em que a tecnologia esteja omnipresente. Mas não será na próxima década nem deverá ser barata. A Terra já teve temperaturas muito superiores. Mas a Terra nunca teve tantos habitantes imóveis que estão dependentes da meteorologia. Como tal, os fenómenos atmosféricos, sejam secas ou inundações, têm impactos muito superiores. Até dou um exemplo. A região metropolitana do Rio de Janeiro tem 12 milhões de pessoas. Está sofrendo uma seca muito severa e o verão vai começar agora. O que se faz para dar água a esta gente toda? Projetos aquíferos ao estilo da Turquia? A água ficará mais cara e continuará a não ser tão abundante. E pessoas insatisfeitas geralmente levam a distúrbios.
![]()
View of China from space
![]()
Harbin, China and their smog. Currently at 40X international standards.
![]()
Shanghai