Aquecimento Global

belem

Cumulonimbus
Registo
10 Out 2007
Mensagens
4,465
Local
Sintra/Carcavelos/Óbidos
Re: Há mesmo aquecimento Global? - Courrier internacional

Sabes que tudo emite CO2 até as pedras :) quando á grande actividade solar o planeta tem mais CO2 pr isso aquece quando estamos em mínimos solares o planeta tem menos CO2 e arrefece neste momento estamos no mínimo solar e á mais uams coisas :intrigante::assobio:

Se não fosse o CO2 não estariamos aqui por isso vamos deixar de bater-lhe ;)

Eu tambem já acreditei no aquecimento global mas agora já sei o que é o clima por isso sei bem que as "contas" para o planeta aquecer ou arrefecer não são assim tão simples existe muitas coisa em jogo.

Mas o frio está a chegar e não vai ser bonito será um adeus Halócenio olá nova Era.





Aqui ficam umas imagens de um sensores (temperatura) muito bem localizado :lmao::lmao: como este á milhares.

Agora sei bem pelo que o pobre do Copérnico passou agora é que já não há inquisição se não :suicidio:

Mas o frio está a chegar porquê? Há algo que comprove isso definitivamente?
Obrigado por manteres este debate interessante. :thumbsup:
 


Agreste

Furacão
Registo
29 Out 2007
Mensagens
10,032
Local
Terra
Re: Há mesmo aquecimento Global? - Courrier internacional

Com essa gronelândia já ter sido uma pradaria também te digo que sahara também já foi uma floresta tropical há 5000 mil anos e hoje é pó e pedras... Aliás se não está a aquecer como é que explicas o desaparecimento dos oásis, a destruição do sahel e o avanço da areia?
 

Mário Barros

Furacão
Registo
18 Nov 2006
Mensagens
12,603
Local
Maçores (Torre de Moncorvo) / Algueirão (Sintra)
Re: Há mesmo aquecimento Global? - Courrier internacional

Eu apenas me limito a descrever teorias relatadas por climatologistas e o que leio com frequencia é que por motivos a nivel astronomico iremos a começar a arrefecer uma outra razão é o mínimo solar e ainda outra é o novo eixo de inclinação da terra em relação ao sol que traria Verões mais quentes e Invernos mais frios...

Quanto ao Sahara não sei explicar mas sabia que já tinha sido verde e tambem já foi mar provavelmente terá a ver com a variabilidade do sol pois é no equador que incide em maior quantidade a radiação solar e depois é nos tropicos que se manisfesta em forma de calor.

Um dado que fica tambem em registo é que as precepitações a nivel global estão a aumentar o que leva a que mais tarde ou mais cedo o frio acabar por apararecer porque antes de eras glaciares vem sempre anos muitos chuvosos por todo o globo e normalmente os países da Europa são os primeiros a sofrer essencialmente a europa central e ocidental...caso não se lembrem a Inglaterra este verão sofreu as piores cheias desde que há registos algures em 1700 e tal.

Aqui deixo um conjunto de tendências :p

Os sedimentos marinhos foram obtidos na plataforma continental da Nova Zelândia. Fornecem proxies desde há 1 milhão e 200 mil anos. Bob chamou a atenção para as diversas tendências que se obtêm conforme os períodos analisados. Assim:

1 – Desde há 16 000 anos verifica-se uma tendência para aquecimento;
2 – Desde há 10 000 anos a tendência é de arrefecimento;
3 – Desde há 2000 anos (era Cristã) a tendência é de arrefecimento;
4 – Desde há 700 anos (ciclo da Pequena Era do Gelo) a tendência é para a estabilização;
5 – Desde há 100 anos a tendência é para o aquecimento.

http://mitos-climaticos.blogspot.com/2006_09_01_archive.html

Aproveitem e passem por aqui ainda nós nos queixamos do clima o pessoal nos séculos XVI E XVII até assitiram ao desparecimento de aldeias em minutos com tanta chuva.

http://mitos-climaticos.blogspot.com/2006_10_01_archive.html

Só uma ultima nota:

E o rio Reno no ano de 1316 chegou mesmo a secar o caricato é que no ano anterior houve cheias...imaginem se fosse nos dias de hoje era o panico e as piadas do Al Gore a toda hora se fosse preciso até da sua casa que gasta tantos recursos energéticos como uma aldeia de 5000 habitantes.
 

Vince

Furacão
Registo
23 Jan 2007
Mensagens
10,624
Local
Braga
Re: Há mesmo aquecimento Global? - Courrier internacional

Mário, obviamente que nós estamos sempre a meio de um processo, ou de arrefecimento ou de aquecimento, isso é inegável, e penso que todos tem noção disso. A questão chave nesta questão, como já foi dito, é mesmo a velocidade a que se está a dar o aquecimento sem que haja outro factor cujo comportamento e influência se tenha alterado significativamente ao ponto de ser responsável pelo ritmo do aquecimento actual. Esse outro factor (ou factores) pode existir, mas para já não o descobrimos e não temos conhecimento dele.

Teorias alternativas há muitas, mas é necessário então encontrar provas consistentes dessa relação causa-efeito que provem o ritmo do aquecimento actual, e até ao momento isso ainda não sucedeu. A teoria do aquecimento global antropogénico pode estar completamente errada, mas até ao momento é a teoria mais sólida e mais fundamentada. As outras ainda tem muito que andar ... Se aplicares 10% do teu espirito critico que aplicas à teoria actual às alternativas, vais ver que não te sobram muitos dados concretos para fundamentar o que quer que seja.

A partir deste ponto é que já se pode questionar muita coisa, e aí a minha opinião aproxima-se um pouco da tua. As outras teorias tem tantos recursos de investigação à sua disposição como esta ? Os dados que fundamentam esta teoria estão realmente correctos ? O modo de calcular a temperatura global está correcto ? O grau de certeza do IPCC está realmente bem calculado ? Etc, etc... E chegados aqui, chegamos ao ponto quanto a mim mais lamentável. Este assunto tornou-se uma eco-religião e é lamentável a diabolização dos que discordam. Isso é profundamente errado, pois o normal é qualquer teoria ser desafiada e os seus fundamentos questionados.. Mas isso é outra vertente, não cientifica, da questão.

Como disse, na minha opinião, podemos discordar desta teoria, podemos achar que os dados que a fundamentam são insuficientes para concordarmos com ela, ou podemos mesmo achar que os alguns dados até estão errados. Mas para já, a informação disponível que existe actualmente não tem comparação possível com os dados que temos das outras teorias. O que obviamente não obriga ninguém a aceitar uma teoria só porque as outras são ainda pior fundamentadas.
 

Mário Barros

Furacão
Registo
18 Nov 2006
Mensagens
12,603
Local
Maçores (Torre de Moncorvo) / Algueirão (Sintra)
Re: Há mesmo aquecimento Global? - Courrier internacional

Mário, obviamente que nós estamos sempre a meio de um processo, ou de arrefecimento ou de aquecimento, isso é inegável, e penso que todos tem noção disso. A questão chave nesta questão, como já foi dito, é mesmo a velocidade a que se está a dar o aquecimento sem que haja outro factor cujo comportamento e influência se tenha alterado significativamente ao ponto de ser responsável pelo ritmo do aquecimento actual. Esse outro factor (ou factores) pode existir, mas para já não o descobrimos e não temos conhecimento dele.

Teorias alternativas há muitas, mas é necessário então encontrar provas consistentes dessa relação causa-efeito que provem o ritmo do aquecimento actual, e até ao momento isso ainda não sucedeu. A teoria do aquecimento global antropogénico pode estar completamente errada, mas até ao momento é a teoria mais sólida e mais fundamentada. As outras ainda tem muito que andar ... Se aplicares 10% do teu espirito critico que aplicas à teoria actual às alternativas, vais ver que não te sobram muitos dados concretos para fundamentar o que quer que seja.

A partir deste ponto é que já se pode questionar muita coisa, e aí a minha opinião aproxima-se um pouco da tua. As outras teorias tem tantos recursos de investigação à sua disposição como esta ? Os dados que fundamentam esta teoria estão realmente correctos ? O modo de calcular a temperatura global está correcto ? O grau de certeza do IPCC está realmente bem calculado ? Etc, etc... E chegados aqui, chegamos ao ponto quanto a mim mais lamentável. Este assunto tornou-se uma eco-religião e é lamentável a diabolização dos que discordam. Isso é profundamente errado, pois o normal é qualquer teoria ser desafiada e os seus fundamentos questionados.. Mas isso é outra vertente, não cientifica, da questão.

Como disse, na minha opinião, podemos discordar desta teoria, podemos achar que os dados que a fundamentam são insuficientes para concordarmos com ela, ou podemos mesmo achar que os alguns dados até estão errados. Mas para já, a informação disponível que existe actualmente não tem comparação possível com os dados que temos das outras teorias. O que obviamente não obriga ninguém a aceitar uma teoria só porque as outras são ainda pior fundamentadas.

Sim totalmente de acordo ;)

Afinal a meteorologia e seus afins ainda nem 200 anos têm de existência consistentes ;) é por isso que existe tanta instabildiade quanto ao futuro.
 

belem

Cumulonimbus
Registo
10 Out 2007
Mensagens
4,465
Local
Sintra/Carcavelos/Óbidos
Re: Há mesmo aquecimento Global? - Courrier internacional

Mário, obviamente que nós estamos sempre a meio de um processo, ou de arrefecimento ou de aquecimento, isso é inegável, e penso que todos tem noção disso. A questão chave nesta questão, como já foi dito, é mesmo a velocidade a que se está a dar o aquecimento sem que haja outro factor cujo comportamento e influência se tenha alterado significativamente ao ponto de ser responsável pelo ritmo do aquecimento actual. Esse outro factor (ou factores) pode existir, mas para já não o descobrimos e não temos conhecimento dele.

Teorias alternativas há muitas, mas é necessário então encontrar provas consistentes dessa relação causa-efeito que provem o ritmo do aquecimento actual, e até ao momento isso ainda não sucedeu. A teoria do aquecimento global antropogénico pode estar completamente errada, mas até ao momento é a teoria mais sólida e mais fundamentada. As outras ainda tem muito que andar ... Se aplicares 10% do teu espirito critico que aplicas à teoria actual às alternativas, vais ver que não te sobram muitos dados concretos para fundamentar o que quer que seja.

A partir deste ponto é que já se pode questionar muita coisa, e aí a minha opinião aproxima-se um pouco da tua. As outras teorias tem tantos recursos de investigação à sua disposição como esta ? Os dados que fundamentam esta teoria estão realmente correctos ? O modo de calcular a temperatura global está correcto ? O grau de certeza do IPCC está realmente bem calculado ? Etc, etc... E chegados aqui, chegamos ao ponto quanto a mim mais lamentável. Este assunto tornou-se uma eco-religião e é lamentável a diabolização dos que discordam. Isso é profundamente errado, pois o normal é qualquer teoria ser desafiada e os seus fundamentos questionados.. Mas isso é outra vertente, não cientifica, da questão.

Como disse, na minha opinião, podemos discordar desta teoria, podemos achar que os dados que a fundamentam são insuficientes para concordarmos com ela, ou podemos mesmo achar que os alguns dados até estão errados. Mas para já, a informação disponível que existe actualmente não tem comparação possível com os dados que temos das outras teorias. O que obviamente não obriga ninguém a aceitar uma teoria só porque as outras são ainda pior fundamentadas.

Naturalmente que concordo.:D
 

Agreste

Furacão
Registo
29 Out 2007
Mensagens
10,032
Local
Terra
Re: Há mesmo aquecimento Global? - Courrier internacional

Mario tive a ler os teus link's e fiquei espantado. Classificar o clima na idade média pelo tipo de nuvens que se pintavam nos quadros é verdadeiramente hilariante... :)

Pra mim é simples. Estamos a viver uma época em que o CO2 aumenta descontroladamente e temos cada vez menos organismos vivos capazes de o absorver. Esta concentração tóxica já existiu no passado mas não suportava vida humana. Aliás a terra já teve outras experiências quimicas nada agradáveis. Nenhuma delas suportou vida humana. Os sinais? eles estão por todo o lado... Desde o aumento dos desertos, á subida do nível do mar, ao degelo descontrolado dos pólos, da tundra, dos glaciares, ao desaparcimento de toda a água doce armazenada. O el niño que escavações no perú comprovam a sua existencia há mais de 600 anos mas cujos os efeitos nunca foram tão descontrolados e globais como agora. Os incas não se extinguiram com o el niño mas outros povos das ilhas do pacifico podem desaparecer nos dias de hoje com ele. Alterações climáticas? Pergunta aos aborigenes, as tribos do kalahari, da amazónia que estão cá há mais tempo do que qualquer um de nós...


Apesar de tudo respeito os cépticos, são uns optimistas exagerados... :D
 

Mário Barros

Furacão
Registo
18 Nov 2006
Mensagens
12,603
Local
Maçores (Torre de Moncorvo) / Algueirão (Sintra)
Re: Há mesmo aquecimento Global? - Courrier internacional

Nem de propósito...

http://ultimahora.publico.clix.pt/noticia.aspx?id=1310423 :w00t:


Tomorrow it's late !!! - Go Green !!!

Só dou 5 anos para que esses senhores depois saiam do buraco e tentem explicar ao pessoal como tentar aquecer o planeta :lmao::lmao::lmao: se calhar alguém lhes devia dizer que o Inverno na China chegou 3 meses mais cedo e que o polo sul bateu um novo recorde de acumulaçao de gelo.
 

RMira

Nimbostratus
Registo
24 Nov 2006
Mensagens
926
Local
Setúbal
Re: Há mesmo aquecimento Global? - Courrier internacional

Pois, o problema está aí! O engraçado ou não é que esse aquecimento "global" se dá apenas em certas zonas, noutras está-se a dar o oposto, um arrefecimento "global", logo eu tendo a caracterizá-lo como alterações climáticas localizadas. Ainda, o polo norte aquece e o sul arrefece, acabando por dar razão à teoria de que na Terra, nada se cria, nada se perde, tudo se transforma. O planeta está a caminhar para o equilibrio (tal como tudo na vida) mas ainda agora começou, é essa a minha teoria nada fundamentada!
 

Vince

Furacão
Registo
23 Jan 2007
Mensagens
10,624
Local
Braga
Re: Há mesmo aquecimento Global? - Courrier internacional

Sobre esta polémica dos quentes e frios :D , recomendo dois grandes blogues que eu leio regularmente.

Não podiam ser mais diferentes , um defende o aquecimento, o outro é céptico. Mas ambos os blogues são excelentes, onde se vai aprendendo muito. Eu gosto de ler o que se diz de um lado e do outro, e sinto-me confortável numa posição neutra.


Real Climate

Vários conhecidos climatologistas escrevem neste blogue, entre os quais Gavin Schmidt, Michael Mann, Eric Steig, William Connolley, Ray Bradley, Stefan, Rahmstorf, etc, etc.
http://www.realclimate.org/

Climat Audit
Um blogue do Stephen McIntyre, já conhecido aqui no forum a propósito do problema das estações americanas e outras questões. Stephen McIntyre juntamente com Ross McKitrick foram os que aqui há uns anos puseram em causa o gráfico do Hockey Stick de Michael Mann, pelo que dispensam mais apresentações. Se hoje visitarem por exemplo o blogue, vêm que fala de mais uma «pequenita» aldrabice no filme do Al Gore.
http://climateaudit.org/

Deixo ainda outro site, que é warmer, mas tem uma secção de perguntas e respostas, numa linguagem simples e objectiva, e que tenta desmistificar ou desmontar muitos dos argumentos utilizados pelos cépticos, ou seja, coisas que ouvimos falar muitas vezes, como o aquecimento noutros planetas, a questão do Greenland e dos Vikings, Vulcões, Sol, etc, etc.

How to Talk to a Global Warming Sceptic Guide
How to Talk to a Climate Skeptic
http://gristmill.grist.org/skeptics


Para equlilibrar este último, mais um site/blogue dos frios, embora este seja mais fundamentalista, e acho-o menos sério. Este site oferece há uns meses um prémio de $125,000.00 USD a quem prove inequivocamente que o aquecimento é provocado pelo CO2, mas ainda ninguém tentou reclamar o prémio.

Junk Science
http://www.junkscience.com/

Todos os blogues nas secções de link's dão acesso a muitos outros, quentes ou frios, conforme a preferência :)
Boas leituras !
 

rozzo

Moderação
Registo
11 Dez 2006
Mensagens
2,487
Local
Alcochete/Lisboa
bem, eu nao quero impor a minha opiniao, ha 1001 opinioes e 1001 teorias. agora, a meu ver, records e efemerides de frio e neve surpreendentes, ou calores fora de epoca, ou seja que for, sempre houve, e sempre ha de haver, faz parte. e a meu ver, nao é isso que vai sustentar que estamos em aquecimento ou arrefecimento...... agora, diminuiçoes das camadas de gelo ano apos ano, retrocesso continuo de glaciares, e afins..aí sim, a meu ver, me parece INEQUIVOCO de que temos estado neste passado recente em aquecimento. acho que nao ha argumentos contra esses factos.. mt sinceramente......... mas como digo é a minha opiniao: que é um facto que a terra tem estado a aquecer neste passado recente. agora se é um processe que vai continuar, ou se em breve arrefece, bom ai ja nao me arrisco mt. obviamente sempre houve e havera subidas e descidas naturais, por factores nao humanos, alias, MT mais importantes e significativas que as causadas pelo homem. e se esses factores agora fazem com que estejamos em subida ou descida no futuro proximo.. isso ja nao opino mt.. a ver vamos ;) até os ciclos naturais podem induzir um arrefecimento bem mais importante que o aquecimento causado antropogenicamente.. sei la :D provavelmente, estes altos e baixos que tanto discutimos, a uma escala temporal bem maior que as nossas vidas, sao completamente insignificantes, no meio das oscilaçoes naturais.. é provavel.. mas la que a curto prazo, à nossa escala tem consequencias.. ah isso teem agora, que sinceramente me parece provado que recentemente a terra esta a aquecer, e tb que pelo menos parte desse aquecimento tem relaçao com as emissoes de gases de estufa.. isso parece-me bastante certo.. e digo mais, qd se dao os tais argumentos de certas efemerides, e de que aqui arrefeceu, e nevou, e ali nao sei o que, para contrapor a teoria do aquecimento.. isso a meu ver é pegar em gotas de agua no oceano, de casos opostos a tendencia geral, e que so nao vemos se nao quisermos, qd ao contrario, para provar o aquecimento, nao é preciso buscar gotas isoladas no meio do oceano... :rolleyes:
 

RMira

Nimbostratus
Registo
24 Nov 2006
Mensagens
926
Local
Setúbal
bem, eu nao quero impor a minha opiniao, ha 1001 opinioes e 1001 teorias. agora, a meu ver, records e efemerides de frio e neve surpreendentes, ou calores fora de epoca, ou seja que for, sempre houve, e sempre ha de haver, faz parte. e a meu ver, nao é isso que vai sustentar que estamos em aquecimento ou arrefecimento...... agora, diminuiçoes das camadas de gelo ano apos ano, retrocesso continuo de glaciares, e afins..aí sim, a meu ver, me parece INEQUIVOCO de que temos estado neste passado recente em aquecimento. acho que nao ha argumentos contra esses factos.. mt sinceramente......... mas como digo é a minha opiniao: que é um facto que a terra tem estado a aquecer neste passado recente. agora se é um processe que vai continuar, ou se em breve arrefece, bom ai ja nao me arrisco mt. obviamente sempre houve e havera subidas e descidas naturais, por factores nao humanos, alias, MT mais importantes e significativas que as causadas pelo homem. e se esses factores agora fazem com que estejamos em subida ou descida no futuro proximo.. isso ja nao opino mt.. a ver vamos ;) até os ciclos naturais podem induzir um arrefecimento bem mais importante que o aquecimento causado antropogenicamente.. sei la :D provavelmente, estes altos e baixos que tanto discutimos, a uma escala temporal bem maior que as nossas vidas, sao completamente insignificantes, no meio das oscilaçoes naturais.. é provavel.. mas la que a curto prazo, à nossa escala tem consequencias.. ah isso teem agora, que sinceramente me parece provado que recentemente a terra esta a aquecer, e tb que pelo menos parte desse aquecimento tem relaçao com as emissoes de gases de estufa.. isso parece-me bastante certo.. e digo mais, qd se dao os tais argumentos de certas efemerides, e de que aqui arrefeceu, e nevou, e ali nao sei o que, para contrapor a teoria do aquecimento.. isso a meu ver é pegar em gotas de agua no oceano, de casos opostos a tendencia geral, e que so nao vemos se nao quisermos, qd ao contrario, para provar o aquecimento, nao é preciso buscar gotas isoladas no meio do oceano... :rolleyes:

E o aumento da camada de gelo no polo sul?