Astrofotografia

Tópico em 'Astronomia' iniciado por jpmartins 22 Dez 2007 às 09:53.

1. vitamos

vitamos
    Expand Collapse
    Staff

Registo:
    11 Dez 2007
    Local:
    Estarreja
  2. jpmartins

jpmartins
    Expand Collapse
    Cumulonimbus

Registo:
    16 Out 2007
    Local:
    Vila Nova da Palhaça (Aveiro)
    Falta o tempo:hehe::D
    Ainda tenho um longo caminho a percorrer até minimamente dominar a astrofotografia, mas se alguém no grupo quiser dar os primeiros passos neste campo e tem algumas dúvidas, tenho todo o gosto em responder a qualquer dúvida que possa surgir.
    O pior na astrofotografia é o investimento inicial.:(

Collapse Signature Expandir Assinatura
  3. Mário Barros

Mário Barros
    Expand Collapse
    Furacão

Registo:
    18 Nov 2006
    Local:
    Cavaleira (Sintra)
    Nem de proposito jpmartins ainda bem que te mostras disponivel :p eu ando cheio de duvidas acerca de como dar os meus primeiros passos na astronomia.

Que equipamento me aconselhas a adquirir como iniciante em tal ciência ?? :D:D preços normais não quero o Hubble.

Se me puderes esclarecer ficava-te agradecido :thumbsup:

4. jpmartins

jpmartins
    Expand Collapse
    Cumulonimbus

Registo:
    16 Out 2007
    Local:
    Quais são os objectivos:

- Observação visual ou fotografia?
    - Céu Profundo (galáxias, nebulosas, etc.) ou planetas?

Mário pergunto isto, porque infelizmente é impossível um equipamento que seja bom em todas estas áreas.
    Hoje em dia os preços até são bastante acessíveis, só se pretenderes fazer fotografia, aí sim o material sobe um pouco :).

5. Mário Barros

Mário Barros
    Expand Collapse
    Furacão

Registo:
    18 Nov 2006
    Local:
    Cavaleira (Sintra)
    Eu fotografia não tenciono pelo menos por agora porque ainda nem sei bem onde se localizam as estrelas.

Por aquilo que tenho lido para os iniciantes no mundo da astronomia deve-se começar por comprar uns binóculos e sim depois comprar um telescópio.

Eu quero observar essencialmente céu profundo galáxias planetas etc como tu disseste ;)

6. jpmartins

jpmartins
    Expand Collapse
    Cumulonimbus

Registo:
    16 Out 2007
    Local:
    Sim é essencial conheceres bem o céu nocturno antes de tentares encontrar qualquer tipo de objecto de céu profundo com telescópio. Sem dúvida que uns bons binóculos são uma óptima escolha para iniciação. Estes devem ser sem Zoom, quanto menos superfícies ópticas a luz tenha que atravessar melhor, para não haver percas. Tendo em conta a relação qualidade/preço a Olympus tem uns modelos interessantes, os 8x40 DPS I, 10X50 DPS I. Há um modelo da Celestron da série Skymaster 15x70 (+/-118€) que são mto jeitosos, necessitam já de um tripé fotográfico. São óptimos para a observação de enxames abertos como as Plêiades.
    Quanto a telescópios, tem cuidado com os que são vendidos nas grandes superfícies comerciais, muitos deles nem dão para colimar a óptica :D.
    Os mais acessíveis e com boa qualidade óptica são os reflectores, são uma boa escolha, o inconveniente é que deverás colimar a óptica frequentemente, para obteres a melhor performance do equipamento.
    A segunda opção é os refractores. Dentro destes existem os acromáticos, que são os mais baratos, não são corrigidos quanto à aberração cromática, depois tens os semi-apocromático e os apocromáticos, com estes consegues excelentes imagens, mas o preço UPA UPA.:D
    A terceira opção é os catadriópticos, que são a escolha de quem quer um equipamento com muita focal, um boa abertura, mas compactos. Pessoalmente não gosto mto da qualidade das imagens destes equipamentos, mas há quem não troque isto por nada.
    A Celestron, Orion USA, SkyWatcher são marcas a ter em consideração pela qualidade e pelo óptimo preço que praticam.

7. Mário Barros

Mário Barros
    Expand Collapse
    Furacão

Registo:
    18 Nov 2006
    Local:
    Cavaleira (Sintra)
    Obrigadão pela explicação :thumbsup::thumbsup::thumbsup:

Eu desde inicio que ando a simpatizar com estes binóculos :p

Características do Vista 10x50:

Aplicações: Astronomia e observação terrestre
    Ampliações: 10x
    Abertura: 50mm
    Campo de visão: 5.3º
    Pupila de saída: 7.1mm
    Prisma de porro: BAK-4
    Distância interpupilar: 58-73mm
    Adaptador para tripé
    Ajustamento de dioptria
    Peso: 816g
    Acessórios: mala, correia de pescoço, tampas
    Garantia: 20 anos

http://www.gem51.com/verproduto.php?id=5158&fam1=2&fam2=33

Só gostava que me ajudasses numa ultima coisa se não for pedir muito :p qual é a visão que se tem com os binoculos será que poderias arranjar uma imagem e colocar aqui :p provavelmente o numero de obejctos que são visiveis a olho nu não tem mesmo nada a ver quando se colocam os binoculos ele devem triplicar...Não ??

8. jpmartins

jpmartins
    Expand Collapse
    Cumulonimbus

Registo:
    16 Out 2007
    Local:
    Sim vais conseguir observar mtos mais objectos, outros que são visíveis à vista desarmada, irás ver com melhor definição, contraste. Mas atenção que se tiveres numa zona com poluição luminosa é para esquecer, ficas imediatamente desiludido. Uma das zonas mais belas de se observar com binóculos é a zona do Cisne (visível no verão), esta constelação tem como fundo a Via Láctea. É incrível a diferença na observação sem e com binóculos.
    Mário não penses que com binóculos irás ver galáxias, nebulosas com força. Estarás limitado a "meia-dúzia", aos objectos mais brilhantes (ex. M45,M42,M31). Com tripé terás uma pequena definição dos anéis de Saturno, das fases de Vénus, das luas de Júpiter (com o decorrer da noite verás como a posição delas varia), Marte não passará de um pontinho alaranjado, etc.
    Fotografias são difícil de encontrar, o melhor é observares por uns binóculos de alguém que conheças, com a mesma abertura e ampliação (50x10).
    Parece ser uma boa escolha, pessoalmente nunca observei por uns Vista.
    No que for preciso diz :D estamos cá para isso;)

9. jpmartins

jpmartins
    Expand Collapse
    Cumulonimbus

Registo:
    16 Out 2007
    Local:
    Mais uma IC1396 - Constelação Cepheus

10. Minho

Minho
    Expand Collapse
    Cumulonimbus

Registo:
    6 Set 2005
    Local:
    Melgaço
    Linda!! Parabéns :thumbsup:

11. vitamos

vitamos
    Expand Collapse
    Staff

Registo:
    11 Dez 2007
    Local:
    Estarreja

Espectáculo :w00t::thumbsup:

12. jpmartins

jpmartins
    Expand Collapse
    Cumulonimbus

Registo:
    16 Out 2007
    Local:
    Obrigado:p

13. Brigantia

Brigantia
    Expand Collapse
    Cumulonimbus

Registo:
    20 Jan 2007
    Local:
    Norte de Portugal

:thumbsup::palmas::palmas::palmas:

14. Teles

Teles
    Expand Collapse
    Cumulonimbus

Registo:
    7 Dez 2007
    Local:
    Rio Maior
    viva sou lou:)co por astronomia e tenho em telescópio konus 500, já tentei fotografar planetas com uma webcam mas nao consigo e no caso da lua ela aparece a ultepassar o foco, sera que preciso de uma redução?
    E já agora como posso fotografar o céu nocturno como é visto a olho nu? Se alguem puder ajudar agradecia!

15. RuiBranco

RuiBranco
    Expand Collapse
    Cirrus

Registo:
    19 Fev 2009
    Local:
    Seixal
    Olá sou o Rui adoro astronomia e gostaria de partilhar algumas fotos tiradas por mim ;)
    Pratico astro-fotografia á 4 meses e já estou a ter alguns resultados aceitaveis.
    Já reparei que o jpmartins tem umas belíssimas fotos parabens :)

Partilhar esta Página