Auriol Weather Station

Geiras

Cumulonimbus
Registo
16 Jun 2010
Mensagens
4,247
Local
Qta. do Conde / Sintra
Olha esta foto:


A posição do meu anemómetro é correcta? Mas o meu pai talvez instalou mal. Eu não conseguiu entrar instalar devido ao anão com 30 anos :).
Ele opostou mal o cata-vento Norte (original no manual)?

A minha estação recebe bem a temperatura e a humidade externas mas apesentei 0.1ºC/0% e --.-ºC/--% durante 5 a 30 minutos - 1 ou 2 vezes por dia. Por isso, é anormal? Mas a culpa é da árvore sem folhas?


Nota: Desculpe, não sou bom português.


A calibração do anemometro está mal, o cata vento deverá estar na direcção N (Norte) ao colocar as pilhas lá, no teu caso, o cata ventos estará a apontar para S (Sul), deverás calibrar o anemometro orientando-te pela bússola que está em cima :thumbsup:

Em relação aos dados do termo-higró te aparecerem 0%hr ou -- só me acontece quando a consola está à procura dos sensores... talvez a consola esteja a um alcance superior ao permitido (<25m) do anemómetro ;)
 


Geiras

Cumulonimbus
Registo
16 Jun 2010
Mensagens
4,247
Local
Qta. do Conde / Sintra
Uma outra questão, no manual diz que o sensor exterior não deve estar exposto a radiação solar directa.

Das duas, uma... Será que é para evitar dados inflacionados ou porque o sensor se poderá estragar facilmente?
 

Mário Barros

Furacão
Registo
18 Nov 2006
Mensagens
12,603
Local
Maçores (Torre de Moncorvo) / Algueirão (Sintra)
Uma outra questão, no manual diz que o sensor exterior não deve estar exposto a radiação solar directa.

Das duas, uma... Será que é para evitar dados inflacionados ou porque o sensor se poderá estragar facilmente?

Ambas.
 

amando96

Nimbostratus
Registo
16 Fev 2010
Mensagens
966
Local
Düsseldorf
Estive agora a "testar" o pluviometro à mão, cada vez que os baldes baloiçam sobe 0.5mm, fiz onze vezes e está em 5.5mm, ver se com água é igual ;)
Quem teve erros talvez seja porque esteja num sítio que abane facilemente.

Também estive a adaptar o RS agora, só tem 3 pratos, ainda preciso de mais uns 7 para ficar à maneira, e preciso de cortar um ou dois para que o mastro caiba...
wuMT2.jpg
, os pratos deveriam estar mais juntos?
 

joseoliveira

Cumulonimbus
Registo
18 Abr 2009
Mensagens
2,889
Local
Loures (Moninhos) 128m
No caso do Nuninho pode ser diferente, eu estava a referir-me ao caso dele como percebeste.

Já agora , ontem lemvantou uma questão que me parece da maior importância: a possivel comparação entre resultados de sensores vs termómetros de mercúrio. O Joseoliveira deu a entender que essa discussão já é velha aqui mas não enconrei nenhum tópico ... e penso que o asssunto o merece.
Seá que eu, rookie, fui azelha a procurar ou não existe mesmo tópico.

yours

bernardino

Olá C.bernardino
Localizando minimamente o pormenor, apenas foi feita uma breve abordagem sobre a diferença de valores obtidos entre um sensor de uma estação e um simples termómetro de mercúrio.
É natural que de início façamos comparações entre um termómetro (quase toda a gente tem um e dos dois é o que normalmente compramos primeiro) e os dados de uma estação com sensor para o exterior adquiridos posteriormente. Bom, o que dei a entender e penso que seja consensual (sem que alguém por aqui o refutasse até à data), é que diante dos valores obtidos por estes "detectores" com características e componentes completamente diferentes, se coincidirem nos mesmos, que dizer? Ok, óptimo! Mas muitas seriam as vezes em que os valores seriam diferentes e aí a tendência para comparar valores do que à partida é diferente desde a sua concepção, penso que não seria um método muito lógico fazê-lo!
Portanto, uma explicação científica que confirme ser correcto ou não este método de comparação de valores de temperatura poderá eventualmente existir, mas não me baseei em nenhuma e não me preocupei em procurar, simplesmente (a meu ver) parece ser bastante óbvia! ;)

http://www.meteopt.com/forum/instrumentos-meteorologicos/construcao-radiation-shield-abrigo-faca-voce-mesmo-729-4.html
 

Geiras

Cumulonimbus
Registo
16 Jun 2010
Mensagens
4,247
Local
Qta. do Conde / Sintra
Olá C.bernardino
Localizando minimamente o pormenor, apenas foi feita uma breve abordagem sobre a diferença de valores obtidos entre um sensor de uma estação e um simples termómetro de mercúrio.
É natural que de início façamos comparações entre um termómetro (quase toda a gente tem um e dos dois é o que normalmente compramos primeiro) e os dados de uma estação com sensor para o exterior adquiridos posteriormente. Bom, o que dei a entender e penso que seja consensual (sem que alguém por aqui o refutasse até à data), é que diante dos valores obtidos por estes "detectores" com características e componentes completamente diferentes, se coincidirem nos mesmos, que dizer? Ok, óptimo! Mas muitas seriam as vezes em que os valores seriam diferentes e aí a tendência para comparar valores do que à partida é diferente desde a sua concepção, penso que não seria um método muito lógico fazê-lo!
Portanto, uma explicação científica que confirme ser correcto ou não este método de comparação de valores de temperatura poderá eventualmente existir, mas não me baseei em nenhuma e não me preocupei em procurar, simplesmente (a meu ver) parece ser bastante óbvia! ;)

http://www.meteopt.com/forum/instrumentos-meteorologicos/construcao-radiation-shield-abrigo-faca-voce-mesmo-729-4.html


Mesmo que ambas as temperaturas difiram de noite?
 

joseoliveira

Cumulonimbus
Registo
18 Abr 2009
Mensagens
2,889
Local
Loures (Moninhos) 128m
Também estive a adaptar o RS agora, só tem 3 pratos, ainda preciso de mais uns 7 para ficar à maneira, e preciso de cortar um ou dois para que o mastro caiba...
, os pratos deveriam estar mais juntos?

Poderias especificar melhor como pensas colocar o RS? Ou, melhor, como adaptar o RS?
A distância entre pratos poderá ter uma medida padrão que anda por 1cm, poderá variar minimamente mas o resultado pode já não ser o desejado se ultrapassarmos muito esta distância!
Uma sugestão quanto aos pratos: o ideal seriam pratos fundos, mais pormenores estão também no link dirigido ao c.bernardino.
 

Geiras

Cumulonimbus
Registo
16 Jun 2010
Mensagens
4,247
Local
Qta. do Conde / Sintra
De noite os valores poderão até ser mais coincidentes, dependendo da humidade existente e do nível de protecção do termómetro e do sensor, mas seria razoável avaliar apenas durante este período? ;)
até logo...

O sensor neste momento está como veio, sem RS.
Durante o dia sei que as temperaturas estão inflacionadas (algo que não é agradável, com certeza), de noite gostava ao menos de ter uma ideia se a temperatura estaria ou não correcta. Como já foi dito em páginas anteriores, por membros com maior experiência, as temperaturas de noite são fiáveis..
 

filipe cunha

Nimbostratus
Registo
20 Dez 2009
Mensagens
1,424
Local
Viana do Castelo - interior (160m)
Puma

Muito bom dia.

Estive fora estes dias e só ontem tive a oportunidade de testas a minha estação Auriol.

Dos resultados que obtive, foram bons, tudo testado e funcionais, com diferenças na temperatura de 0,01º, o que não é relevante de todo.

Deve de estar lembrado, de lhe tinha dito que, iria colocar a estação no 4º andar e assim o fiz, contudo foi tudo testado por duas vezes, e só é funcional na rua, ou seja, na minha varanda funciona perfeitamente, dentro de casa, e a uma distância de mais 4 metros do local funcional perde o contacto da emissão.

Não estou a ver outra solução que não seja ter que a devolver ao Lidl pois ainda estou a tempo.

Já agora e sem querer estar a dar incomodo, das pesquisas que andei a fazer gostava que alguém disponível desse a opinião sobre a estação PCE-FWS 20, que me pareceu um nada melhor que a Auriol.
Fico a aguardar a sua opinião e as demais opiniões de quem as poder dar.

Fico grato pela atenção dispensada. :thumbsup:

Cumprimentos

Eu sem conhecer a Auriol pessoalmente, só tendo a opinião de um amigo que a comprou no ano passado, que lhe trocou uma data de vezes de pilhas, até que a emplastrou com silicone e o pluvimetro começou a funcionar 11 meses depois da compra, que só não a trocou nos 15 dias porque perdeu o talão da compra, mais estas opiniões favoraveis aqui descritas pela Auriol deste ano...eu até diria a PCE é um nadica de nada superior à auriol:lol::lol:
 

Geiras

Cumulonimbus
Registo
16 Jun 2010
Mensagens
4,247
Local
Qta. do Conde / Sintra
Mais uma coisa... eu ainda não percebi qual é a resolução de medição do pluviómetro. Uma coisa é certa, o número que está do lado direito da virgula (ou ponto), está limitado por, sendo X um outro número qualquer:

x.0mm
x.2mm
x.5mm
x.7mm

Ainda nunca vi a Auriol apresentar-me um outro número na referida casa decimal.

No dia 1 acumulei 0.2mm, no dia de hoje acumulei 0.2mm, o total da Auriol mostra-me 0.5mm :facepalm:
 

Marcos André

Cumulus
Registo
24 Dez 2010
Mensagens
145
Local
Barrô-Águeda (52m); Évora, Portas de Aviz (272m)
10 cm (100mm) de chuva seria muito mesmo para acontecer num dia. :rain: era chuva mais que torrencial.

ok:thumbsup: obrigado. agora vou começando a ter uma noção dos valores

a minha estação hoje registou 41.7mm. devo duvidar?????

O IM não esta a disponibilizar a imagem de radar para a zona norte e não consigo comparar +/- os valores. há mais algum site onde eu possa consultar a precipitação acumulada???claro que deve haver. mas qual????
 

amando96

Nimbostratus
Registo
16 Fev 2010
Mensagens
966
Local
Düsseldorf
0.2 + 0.2 = 0.5 :lmao:

41mm parece-me muito elevado, pelo menos na minha zona não chuveu nadinha.

Agora algo que quero adicionar no futuro será obter os dados no PC :D

Tenho de ver com o osciloscópio o que se utiliza para comunicar, depois compro isto, e ligo ao PC com um MCU com USB integrado para ser compacto tipo PEN wireless, lá para fevereiro devo ter resultados, se afuncionar e alguém quiser... :)
 

Geiras

Cumulonimbus
Registo
16 Jun 2010
Mensagens
4,247
Local
Qta. do Conde / Sintra
a minha estação hoje registou 41.7mm. devo duvidar?????

Com certeza que sim!

Eu, quando andei a montar o pluviómetro, estive de um lado para o outro com ele na mão e a vira-lo ao contrário. Quando olho para a estação, tinha 60mm acumulados :lmao:

Vê se não tens o pluviometro num sitio em que esteja constantemente a abanar, o que fará com que a balança também abane ;)
Se nao for o caso, ignore o resultado e remova esses dados da precipitação acumulada da memória para não haver equívocos, se isso continuar a acontecer experimente retirar as pilhas da consola e voltar a mete-las (reset à estação). Caso continue a acontecer com frequência terá de trocar ;)

Boa sorte!