Auriol Weather Station

c.bernardino

Nimbostratus
Registo
31 Dez 2010
Mensagens
654
Local
Loures
Qual será a resolução do pluviómetro da Auriol?

Os valores lidos no pluviometro mostram valores até à décima de mm mas as décimas só assumem os valores 0, 2, 5 e 7, como referiu um colega.

Para começar a resolver o problema sugiro que mudem as unidades para polegadas!!!
E vão ver que os resultados de precipitação são apresentados até às centésimas… e as centésimas apresentam todos os valores 0 a 9. :thumbsup:
Assim presumo que a resolução da estação é a da centésima de polegada, que é 0,254 mm.

Note-se que a AURIOL é uma estação fabricada na Ásia e importada (encomendada) por uma empresa Inglesa, Inglesa, Inglesa. Como tal é normal eles privilegiem qualquer sistema que não seja métrico.
Ou seja, a nossa estação pensa em polegadas.:lol:
O que me parece é que eles apresentam os resultados da precipitação em mm “deixando cair” os algarismos para além da décima:surprise:, o que é perfeitamente aceitável para os povos não-civilizados que usem o sistema métrico.
Tento clarificar: acredito que não se trate de um erro de arredondamento (como sugerido por um colega, que MUITO respeito) mas do facto de eles não arredondarem sequer por não mostrarem o algarismo das centésimas de mm no display.

Concluindo: a menor unidade de contagem da estação não é métrica, é a centésima de polegada.
 


Geiras

Cumulonimbus
Registo
16 Jun 2010
Mensagens
4,247
Local
Qta. do Conde / Sintra
Tópico bastante discutido este...

Eu agradecia que alguém que tenha uma Auriol e uma outra estação qualquer, reportasse as diferenças da rajada do vento, é que eu acho que a minha dá rajadas (ou velocidade média, já nem sei) a baixo daquilo que penso ser a realidade.

O pluviómetro está a trabalhar às mil maravilhas, 18.2mm na estação e 18.7mm no pluviómetro artesanal.

Os parafusos logo no primeiro dia de chuva enferrujaram logo :facepalm:

A pressão atmosférica desde ontem de manhã que não mexo nela e está agora calibrada :thumbsup: (finalmente :w00t:)
 

Geiras

Cumulonimbus
Registo
16 Jun 2010
Mensagens
4,247
Local
Qta. do Conde / Sintra
Já agora, o manual diz tanto em português como em inglês (caso houvesse erros na tradução), que o valor representado por Gust se refere à rajada máxima do vento nos últimos 10 minutos.

Onde é que viram e como é que chegaram à conclusão que não se refere à rajada mas sim à média?


Manual:

A Estação meteorológica mostra a velocidade média do vento (AVERAGE) nos ultimos 2 minutos e a velocidade máxima das rajadas de vento (GUST) nos ultimos 10 minutos.

The weather station shows the average wind speed (AVERAGE) for the last 2 minutes and the maximum speed for gusts of wind (GUST) in the last 10 minutes.


:huh:

EDIT: Confirmo, estas novas versões da Auriol apresentam como GUST, a rajada máxima dos últimos 10 minutos, enquanto que as antigas apresentam como GUST, a média da velocidade do vento dos últimos 2 minutos. :thumbsup:
 

fhff

Nimbostratus
Registo
8 Jan 2010
Mensagens
891
Local
Merceana, Alenquer / Nafarros, Sintra
Olá a todos,

Ontem pude mais uma vez verificar que o pluviómetro está a funcionar bem. Até às 18:30, acumulei 11,2 mm na Auriol. O pluviómetro artesanal (copo graduado) acumulou precipitação semelhante. A pressão manteve a calibração e até a temperatura estava bastante correcta (já era noite e o dia esteve nublado).
Alguém me sabe dizer se é possível saber o dia e hora em que se registou a temperatura máxima ou mínima absoluta, ou tal não é possível?
Até agora estou satisfeito com a estação. Quando a comprei já sabia que não seria nenhum instrumento de precisão e que provavelmente encontraria problemas. Se se mantiver no estado em que hoje está, dou-me por satisfeito. Acho que vou ligar um adaptador de corrente à central.
Pontos negativos:
- Humidade e temperatura inflacionadas
- Não ligação a PC
- Penso eu, não podermos ter a data e hora a que aconteceram os máximos e mínimos de temperatura e humidade (possibilidade que tinha na minha velhinha clone lacrosse).

PS: Obrigado C.Bernardino por essa "investigação" ao pluviómetro. Informação interessante.
Cumprimentos
 

Geiras

Cumulonimbus
Registo
16 Jun 2010
Mensagens
4,247
Local
Qta. do Conde / Sintra
ola a todos

desta vez esta tudo bem com o pluviometro (acho eu)
mas o anemometro rejistou uma rajada de 138km/h sem ser verdade, parece-me que a estação acrescenta o 1 antes do valor e não sei porque motivo

vou tentar construir um rs e pluviometro artesanal

A tua dá valores a mais e a minha a menos :lmao:
 

amando96

Nimbostratus
Registo
16 Fev 2010
Mensagens
966
Local
Düsseldorf
A minha registou hoje rajada máxima de 22.4km/hr, na estação de s.brás registou 25km/hr, mas a minha está num lugar que agora à segunda olhadela parece abrigado demais, a 100 metros de casa a altura já é de 300 metros, lá deve haver rajadas bem fortes, mas n tem alcance :(

A pressão mantêm-se calibrada, diz 1014hpa estáveis, igual a faro... :)
 

Geiras

Cumulonimbus
Registo
16 Jun 2010
Mensagens
4,247
Local
Qta. do Conde / Sintra
JEDIT: Confirmo, estas novas versões da Auriol apresentam como GUST, a rajada máxima dos últimos 10 minutos, enquanto que as antigas apresentam como GUST, a média da velocidade do vento dos últimos 2 minutos. :thumbsup:


Afinal penso que não, acabei de fazer testes ao anemómetro e o GUST é apresentado como média e não como máximo :(:(
 

Geiras

Cumulonimbus
Registo
16 Jun 2010
Mensagens
4,247
Local
Qta. do Conde / Sintra
Mas gust não será a rajada máxima dos últimos 10 minutos, e se premires memory é que se vê a rajada máxima do dia :huh:

Teoricamente Gust seria a rajada máxima, mas parece que na Auriol não é assim... bah
 

amando96

Nimbostratus
Registo
16 Fev 2010
Mensagens
966
Local
Düsseldorf
Não sou nenhum entendido na matéria, até pelo contrário :lol:
mas:
gust: the maxima that exceed the lowest wind speed measured during a ten minute time interval by 10 knots (19 km/h). A squall is a doubling of the wind speed above a certain threshold, which lasts for a minute or more.

Talvez alguém mais entendido na matéria poderia esclarecer :)
 

Geiras

Cumulonimbus
Registo
16 Jun 2010
Mensagens
4,247
Local
Qta. do Conde / Sintra
Não sou nenhum entendido na matéria, até pelo contrário :lol:
mas:


Talvez alguém mais entendido na matéria poderia esclarecer :)

Sim, mas a AURIOL faz uma média, é impossivel com o vento que está so ter uma rajada de 35km/h ;)
 

fhff

Nimbostratus
Registo
8 Jan 2010
Mensagens
891
Local
Merceana, Alenquer / Nafarros, Sintra
Mas gust não será a rajada máxima dos últimos 10 minutos, e se premires memory é que se vê a rajada máxima do dia :huh:

Penso que a função memory não dá a rajada máxima do dia, dá a rajada máxima absoluta que a estação registou, independentemente do dia. O mesmo para as temperaturas máxima e mínima. Estou errado?
 

Geiras

Cumulonimbus
Registo
16 Jun 2010
Mensagens
4,247
Local
Qta. do Conde / Sintra
Penso que a função memory não dá a rajada máxima do dia, dá a rajada máxima absoluta que a estação registou, independentemente do dia. O mesmo para as temperaturas máxima e mínima. Estou errado?

Não, está certíssimo ;)

E isto da rajada ou média ainda tem muito que se diga... tive a ler o manual com atenção e o GUST na Auriol significa velocidade máxima das rajadas do vento nos últimos 10 minutos.
 

filipe cunha

Nimbostratus
Registo
20 Dez 2009
Mensagens
1,424
Local
Viana do Castelo - interior (160m)
Não, está certíssimo ;)

E isto da rajada ou média ainda tem muito que se diga... tive a ler o manual com atenção e o GUST na Auriol significa velocidade máxima das rajadas do vento nos últimos 10 minutos.

Deveria ser desde a ultima transmissão de dados;)