Auriol Weather Station

Geiras

Cumulonimbus
Registo
16 Jun 2010
Mensagens
4,247
Local
Qta. do Conde / Sintra
Boas

Deixo aqui um pequeno vídeo do comportamento do anemómetro bem como o efeito das rajadas numa Nespereira.

A máxima foi apenas de 35km/h. Na vossa opinião a quandos km/h estavam estas rajadas?

Obrigado

 
Editado por um moderador:


Geiras

Cumulonimbus
Registo
16 Jun 2010
Mensagens
4,247
Local
Qta. do Conde / Sintra
É muito complicado saber qual é a velocidade do vento pelo vídeo. Provavelmente não passou mesmo dos 35 km/h.

Estive agora a fazer os testes de novo, com a mesma potencia do secador meti uma vez a 1 minuto, 10 segundos e 3 segundos....a de 1 minuto e 10 segundos deu me na casa dos 60km/h, enquanto que na dos 3 so me deu 31km/h :(
 

Geiras

Cumulonimbus
Registo
16 Jun 2010
Mensagens
4,247
Local
Qta. do Conde / Sintra

PedroAfonso

Nimbostratus
Registo
18 Fev 2008
Mensagens
1,208
Local
Covilhã (700 m) / Almada
Suporte de chapéu de sol? Amigo, aquilo é um bloco de cimento, dali não sai tão cedo. ;)

Em relação ao pluviometro, não nao está torto, parece que esta mas se vires bem ele está ao nivel da parede lá do fundo, essa imagem causa ilusão óptica!

Cumps.
Vamos lá ver, independentemente do peso do bloco de cimento, uma rajada mais forte a incidir na elevação do poste pode criar oscilações perigosas se não estiver fixadoà chaminé. Conselho de amigo: Revê a instalação, fixa bem o bloco de cimento, isso com uma rajada de 100 km/h ainda ficas com um buraco no telhado. É pouco provável, mas como já tens visto, não é impossível de acontecer.

Quanto ao pluviómetro, para além da fotografia que efectivamente está torta, isto aqui:

semttulogpo.png


Não está mesmo direito. E quando procederes a melhoramentos na fixação, aproveita para segurares melhor o instrumento.

Estes são conselhos não é para implicar, a gente quer ver essa estação bem montada sem que nada lhe aconteça. ;)
 

Teles

Cumulonimbus
Registo
7 Dez 2007
Mensagens
2,212
Local
Rio Maior
Outra ajuda , mesmo tendo esse peso em cimento,qualquer rajada faz abanar o anemometro e o pluviómetro , que na certa irá dar erros :thumbsup:
 

Geiras

Cumulonimbus
Registo
16 Jun 2010
Mensagens
4,247
Local
Qta. do Conde / Sintra
Vamos lá ver, independentemente do peso do bloco de cimento, uma rajada mais forte a incidir na elevação do poste pode criar oscilações perigosas se não estiver fixadoà chaminé. Conselho de amigo: Revê a instalação, fixa bem o bloco de cimento, isso com uma rajada de 100 km/h ainda ficas com um buraco no telhado. É pouco provável, mas como já tens visto, não é impossível de acontecer.

Quanto ao pluviómetro, para além da fotografia que efectivamente está torta, isto aqui:



Não está mesmo direito. E quando procederes a melhoramentos na fixação, aproveita para segurares melhor o instrumento.

Estes são conselhos não é para implicar, a gente quer ver essa estação bem montada sem que nada lhe aconteça. ;)

Eu sei disso Pedro, mas o o sítio onde ele está é inclinado, se não metesse aquele mármore de baixo da madeira iria ficar claramente torto, então meti la aquilo para endireitar. Se reparares na parede lá mais ao fundo, nota-se que ela sim, é direita e dá para comparar com o pluviometro. Em relação ao bloco de cimento, talvez até tenhas razão, mas há uns dias a Auriol registou 95km/ e não foi dessa que aquilo voou xD

Na minha opinião o pluviometro está direito, não digo que não parece torto, porque à primeira vista até parece... o pluviometro também está preso com parafusos à madeira ;)

Obrigado
 

Geiras

Cumulonimbus
Registo
16 Jun 2010
Mensagens
4,247
Local
Qta. do Conde / Sintra
Outra ajuda , mesmo tendo esse peso em cimento,qualquer rajada faz abanar o anemometro e o pluviómetro , que na certa irá dar erros :thumbsup:

De facto com uma rajada mais forte o mastro penso que abana ligeiramente o que poderá influenciar um pouco as mediçoes, já o pluviometro tenho a certeza de que ele não abana com rajadas, até porque em volta tem muros que o protegem de certa forma do vento, já para não falar de que ele está preso à madeira ;)

Obrigado pelas sugestões, mas a instalação está assim tão mal? :(
 

Geiras

Cumulonimbus
Registo
16 Jun 2010
Mensagens
4,247
Local
Qta. do Conde / Sintra
OK. Tens também mesmo problema?

Ao que te queres referir com falhas no termo-higrometro?

A mim ainda só me aconteceu uma vez ter começado a chover forte e a temperatura ter deparado dos 16ºC para os 23ºC, de resto tem tudo funcionado bem.
 

amando96

Nimbostratus
Registo
16 Fev 2010
Mensagens
966
Local
Düsseldorf
Estás sempre a referir a pressão dessa estação. Está descansado que o barometro é melhor que o da tua Auriol, só não está calibrado. :D

:D:D:D:D:D:D:D

Isso por acaso lembrou-me, fiquei de ir ver a estação mas nunca mais fui...

A respeito de calibrar a geringonça que vê a direcção do vento, orintenado-me pela bussola de cima estava errado, usei outra bussola que tinha(que tem provas de ser boa) e ainda havia uns graus valentes erro, ah, e cuidado que as onda de rádio mexem IMENSO com as bussolas.

Amanhã posto fotos da minha montagem para ver o que posso melhorar.
 

HotSpot

Cumulonimbus
Registo
20 Nov 2006
Mensagens
3,614
Local
Moita, Setubal
:D:D:D:D:D:D:D

Isso por acaso lembrou-me, fiquei de ir ver a estação mas nunca mais fui...

A respeito de calibrar a geringonça que vê a direcção do vento, orintenado-me pela bussola de cima estava errado, usei outra bussola que tinha(que tem provas de ser boa) e ainda havia uns graus valentes erro, ah, e cuidado que as onda de rádio mexem IMENSO com as bussolas.

Amanhã posto fotos da minha montagem para ver o que posso melhorar.

Não precisas de bússola. Vais ao Google Earth, procura um local de referência a Norte e é só apontar para lá. Nada mais simples.
 

Geiras

Cumulonimbus
Registo
16 Jun 2010
Mensagens
4,247
Local
Qta. do Conde / Sintra
Obrigado pelas sugestões, mas a instalação está assim tão mal? :(