Auriol Weather Station

Geiras

Cumulonimbus
Registo
16 Jun 2010
Mensagens
4,247
Local
Qta. do Conde / Sintra
Uma pergunta, é normal haver diferenças de +1 -1 hPa entre localidades a 20Km de distância em linha recta, e mais de 260 metros de diferença em altura?
Se for a pressão tem estado calibrada, e a tendência(subir descer, estável) também igual a faro, mas por exemplo agora, a minha diz 1018 estáveis, faro 1017 estáveis, será por serem sítios diferentes simplesmente?

A respeito do RS, preciso mesmo de mais pratos, mas por simples que pareça não encontro nada... faz muito mal usar as coisas que vão por baixo dos vasos, de cor castanha? acho que isso tenho mais hipoteses de encontrar.

Boas

A pressão da minha Auriol também costuma andar descalibrada, pelo qual já nem tomo atenção a ela.

Em relação aos pratos,, a cor castanha não será a melhor indicada porque o branco é a cor que mais reflecte as radiações.

Assim que terminar isso poste fotos e registos, tanto das temperaturas e humidade como também da velocidade do vento se é inflacionada devido ao RS :thumbsup:

EDIT: também os poderás pintar ;)

Bom trabalho!
 


Geiras

Cumulonimbus
Registo
16 Jun 2010
Mensagens
4,247
Local
Qta. do Conde / Sintra
sim, claro. Todas têm!
A razão dessa caracteristica é que é discutivel... só podemos levantar hipóteses...
:)

O que não é discutível é o facto de já terem apresentado uma hipótese com cálculos que provam ser a mais certa :)

Cumps.
 

amando96

Nimbostratus
Registo
16 Fev 2010
Mensagens
966
Local
Düsseldorf
Penso que o RS não irá afectar assim tanto a velocidade do vento, logo se vê :)

Agora a pressão baixou, e está igual à de faro, por momentos depois de calibrar há uns dias, ela descalibrava imenso, mas fiz como foi dito, calibrar num dia com pressão mais alta, e até tenho tido resultados aceitáveis, a estação de são brás de diz que agora estão 989hPa :lmao:
 

Geiras

Cumulonimbus
Registo
16 Jun 2010
Mensagens
4,247
Local
Qta. do Conde / Sintra
Penso que o RS não irá afectar assim tanto a velocidade do vento, logo se vê :)

Agora a pressão baixou, e está igual à de faro, por momentos depois de calibrar há uns dias, ela descalibrava imenso, mas fiz como foi dito, calibrar num dia com pressão mais alta, e até tenho tido resultados aceitáveis, a estação de são brás de diz que agora estão 989hPa :lmao:

A estação do castelo de Sesimbra também está sempre com valores de pressão baixíssimos :lol:
Aliás, penso que nem tenham ninguém a tomar conta dela, visto que o vento na realidade está de S e ela mostra de N...enfim.
http://www.cm-sesimbra.pt/pt/suporte/estacao+meteorologica/
 

Marcos André

Cumulus
Registo
24 Dez 2010
Mensagens
145
Local
Barrô-Águeda (52m); Évora, Portas de Aviz (272m)
ola a todos,

parece que estão a surgir alguns problemas com o pluviometro e o meu não é exceção, ontem o pluviometro registou valores, julgo eu, acima do que era de esperar (41.7mm), e hoje, o dia em que eu esperaria ser o mais chuvoso do ano até ao momento, com grande surpresa reparo que o valor registado foi 0mm. deve haver algum tipo de interferencia ou outra coisa qualquer, não será ma ideia retirar e voltar a colocar as pilhas???

aproveito para vos mostrar o sitio onde instalei o pluviometro e anemometro e queria que avaliassem a localização.

http://desmond.imageshack.us/Himg823/scaled.php?server=823&filename=dsc00476l.jpg&res=gal

http://desmond.imageshack.us/Himg153/scaled.php?server=153&filename=p1000099v.jpg&res=gal

obrigado
 

c.bernardino

Nimbostratus
Registo
31 Dez 2010
Mensagens
654
Local
Loures
O que não é discutível é o facto de já terem apresentado uma hipótese com cálculos que provam ser a mais certa :)

Cumps.

Ai é discutível e muito.

Eram cálculos com um erro em cada 2 continhas,
então cálculos comerros provam ser os mais certos?
se acha que isso é o mais certo... respeito, mas não concordo.

agora se a estação segue uma destas regras de arredondamentos meias estranhas, já não sei. Não acredito é que existam erros de palmatória a este nível. Se isso acontecesse o algoritmo da estação estaria brutalmente errado e todos os parametros sofriam de errros. Acredite que todos os valores apresentados acabam por sofrer arredondamentos.;) então e só no pluviometro é que havvia um erro de cálculo?
 

Geiras

Cumulonimbus
Registo
16 Jun 2010
Mensagens
4,247
Local
Qta. do Conde / Sintra
então e só no pluviometro é que havvia um erro de cálculo?

Porque não ? Eu não concordo é com o facto da resolução ser de 2.3mm ou 2.4mm, visto que foram feito cálculos e chegaria a um certo ponto que o valor não seria correcto.
 

amando96

Nimbostratus
Registo
16 Fev 2010
Mensagens
966
Local
Düsseldorf
ola a todos,

parece que estão a surgir alguns problemas com o pluviometro e o meu não é exceção, ontem o pluviometro registou valores, julgo eu, acima do que era de esperar (41.7mm), e hoje, o dia em que eu esperaria ser o mais chuvoso do ano até ao momento, com grande surpresa reparo que o valor registado foi 0mm. deve haver algum tipo de interferencia ou outra coisa qualquer, não será ma ideia retirar e voltar a colocar as pilhas???

aproveito para vos mostrar o sitio onde instalei o pluviometro e anemometro e queria que avaliassem a localização.

http://desmond.imageshack.us/Himg823/scaled.php?server=823&filename=dsc00476l.jpg&res=gal

http://desmond.imageshack.us/Himg153/scaled.php?server=153&filename=p1000099v.jpg&res=gal

obrigado

está a que distância de casa? esperimenta baloiçar o pluviómetro para ver se sobe, se não subir esperiementa fazer o mesmo mas com a consola ao lado, pode ser pilha fraca.
 

Geiras

Cumulonimbus
Registo
16 Jun 2010
Mensagens
4,247
Local
Qta. do Conde / Sintra
está a que distância de casa? esperimenta baloiçar o pluviómetro para ver se sobe, se não subir esperiementa fazer o mesmo mas com a consola ao lado, pode ser pilha fraca.

Se as pilhas forem as de origem, não será pilha fraca com certeza ;)

Se ao baloiçar o pluviómetro continuar a não acumular, tire as pilas a volto a coloca-las ;)
 

fhff

Nimbostratus
Registo
8 Jan 2010
Mensagens
891
Local
Merceana, Alenquer / Nafarros, Sintra
ola a todos,

parece que estão a surgir alguns problemas com o pluviometro e o meu não é exceção, ontem o pluviometro registou valores, julgo eu, acima do que era de esperar (41.7mm), e hoje, o dia em que eu esperaria ser o mais chuvoso do ano até ao momento, com grande surpresa reparo que o valor registado foi 0mm. deve haver algum tipo de interferencia ou outra coisa qualquer, não será ma ideia retirar e voltar a colocar as pilhas???

aproveito para vos mostrar o sitio onde instalei o pluviometro e anemometro e queria que avaliassem a localização.

http://desmond.imageshack.us/Himg823/scaled.php?server=823&filename=dsc00476l.jpg&res=gal

http://desmond.imageshack.us/Himg153/scaled.php?server=153&filename=p1000099v.jpg&res=gal

obrigado

Boa noite,

Hoje pude avaliar o pluviómetro. Choveu de manhã aqui em Sintra. Acumulei 3,5 mm na Auriol e ligeiramente abaixo dos 4 mm num pluviómetro, tipo copo graduado, comprado no Leroy Merlim. Parece-me que os valores andaram ela por ela. Também não sei qual é a precisão da escala do copo graduado.

Como reportado por outros foristas, a HR lá foi parar aos 99%. A pressão, calibrada no domingo, pareceu-me hoje estar com valores razoáveis, semelhantes aos do IM, para Lisboa.

Cumprimentos a todos
 

Geiras

Cumulonimbus
Registo
16 Jun 2010
Mensagens
4,247
Local
Qta. do Conde / Sintra
A minha pressão parece que finalmente calibrou, ontem (dia 4) não mexi nela e manteve-se sempre com valores semelhantes a estações próximas. O pluviometro só meu deu uma vez problemas, quando me acumulou 60mm, depois de alguns minutos ter andado com ele de um lado para o outro. O anemómetro parece-me estar a funcionar bem, embora as vezes ache que a rajada seja baixa.

Temperatura e humidade, penso que já tenha sido tudo dito, vou aproveitar-me do amando96 e esperar que ele faça o RS e relate para ver se vale a pena fazer 1 também :p

O que aconselho a fazer como última tentativa é, tirar as pilhas de tudo, montar tudo como deve de ser, calibrar o anemómetro ao lhe colocar as pilhas, colocar as pilhas no pluviometro, e só depois coloca-las na consola e deixa-la encontrar os sensores sozinha.

Marcos André, o teu pluviómetro está seguro a alguma coisa em cima da chaminé? :confused:
 

c.bernardino

Nimbostratus
Registo
31 Dez 2010
Mensagens
654
Local
Loures
ok. obrigado:thumbsup:

parafusos a enferrujar, descalibrações, registos irriais, arredondamentos mal feitos... já começão a ser muitas falhas para uma estação que à partida seria de esperar suficiente
compensaria gastar o dobro do dinheiro e comprar uma estação melhor???
vamos andando e vamos vendo...

-A minha Auriol tem os parafusos a enferrujar vai para 2 anos e funciona bem e basta mandar um spray ou usar um bocadinho de massa de litio nesses parafusos que diminui muito a oxidação. (tendo cuidado de limpar o excedente.
-Não acredito nesses "erros" de arredondamento, quanto muito a consola não apresenta o algarismo da centésima. Um erro de programação dos algoritmos com erro de arredondamento daria "barracada" feita em muitas situações.
-Já soube de estações de 1500 euros a descalibrar, o que é normal.
-tenho um amigo meu com 3 estações recentes bem mais caras e só uma funciona.

penso que não é uma má compra. A estação tem 1 defeito e uma limitação:
o sensor de temperatura estar "preso" ao anemomentro e não descarregar dados para o PC.

cps