Auriol Weather Station



Geiras

Cumulonimbus
Registo
16 Jun 2010
Mensagens
4,247
Local
Qta. do Conde / Sintra
Fotograficamente, não está nada profissional. Se tens umas rajadas valentes, podem voar peças da estação e respectivos suportes e meteres-te em trabalhos.

E em relação aos dados?
 

nuninho

Cumulus
Registo
30 Dez 2010
Mensagens
112
Local
Pedroso, VN Gaia
Ao que te queres referir com falhas no termo-higrometro?

A mim ainda só me aconteceu uma vez ter começado a chover forte e a temperatura ter deparado dos 16ºC para os 23ºC, de resto tem tudo funcionado bem.
Sim. Hoje, apresentei --.-ºC/% durante 1 hora... Depois, HH.HºC/1%. Regressou ao normal mas continua 99% nos dias. Agora o termo-higrom. volta falhar (--.-ºC/%) apesar de sem chuva.
O conflito do velho sensor externo 433MHz (não pertence a auriol) faz mal à nova estação/anenómetro?
 

Geiras

Cumulonimbus
Registo
16 Jun 2010
Mensagens
4,247
Local
Qta. do Conde / Sintra
Ahhh...agora lembrei-me de um promenor na madeira que serve de suporte ao pluviometro, da parte de trás, ou meio da madeira em baixo do tijolo, está mais alto o que faz com que o pluviometro esteja direito, na fotografia, e como o Pedro Afonso desenhou, só dá para ver a parte da frente ;)

O pluvi. não abana com vento, o mastro do anemómetro com rajadas um pouco mais fortes abana muito ligeiramente, o que penso que não irá influenciar significativamente a recepção do vento :thumbsup:

Obrigado a todos os membros que criticaram no sentido de ajudar a melhor, e aos que tomaram atenção à instalação. :thumbsup:

Com o passar do tempo, obviamente irei melhorar pouco a pouco.
 

Geiras

Cumulonimbus
Registo
16 Jun 2010
Mensagens
4,247
Local
Qta. do Conde / Sintra
Sim. Hoje, apresentei --.-ºC/% durante 1 hora... Depois, HH.HºC/1%. Regressou ao normal mas continua 99% nos dias. Agora o termo-higrom. volta falhar (--.-ºC/%) apesar de sem chuva.
O conflito do velho sensor externo 433MHz (não pertence a auriol) faz mal à nova estação/anenómetro?

Isso a mim nunca me aconteceu, experimenta clicar na tecla Channel/Search mais de 3 segundos até ouvir o sinal sonoro e aguardar que encontre os sensores ;)

Em relação ao outro sensor externo, não sei. :unsure:
 

nuninho

Cumulus
Registo
30 Dez 2010
Mensagens
112
Local
Pedroso, VN Gaia
Isso a mim nunca me aconteceu, experimenta clicar na tecla Channel/Search mais de 3 segundos até ouvir o sinal sonoro e aguardar que encontre os sensores ;)

Em relação ao outro sensor externo, não sei. :unsure:

Já tentei clicar channel/search mas não consigo funcionar excepto de direcção/velocidade. Mas o termo-higrom. aguarda funcionar sem preciso de clicar esta tecla...
 

Geiras

Cumulonimbus
Registo
16 Jun 2010
Mensagens
4,247
Local
Qta. do Conde / Sintra
Já tentei clicar channel/search mas não consigo funcionar excepto de direcção/velocidade. Mas o termo-higrom. aguarda funcionar sem preciso de clicar esta tecla...

Já experimentaste retirar as pilhas do anemometro ou da consola?
 

Mário Barros

Furacão
Registo
18 Nov 2006
Mensagens
12,603
Local
Maçores (Torre de Moncorvo) / Algueirão (Sintra)
Já tentei clicar channel/search mas não consigo funcionar excepto de direcção/velocidade. Mas o termo-higrom. aguarda funcionar sem preciso de clicar esta tecla...

Tentar colocar a consola mais perto dos sensores ?
 

Geiras

Cumulonimbus
Registo
16 Jun 2010
Mensagens
4,247
Local
Qta. do Conde / Sintra

c.bernardino

Nimbostratus
Registo
31 Dez 2010
Mensagens
654
Local
Loures
Não posso fazer anemómetro devido à chuva. Mas o termo-higróm. voltou funcionar às 00:30 apesar de não tirar pilhas. Ele voltou falhar às 13:30... e re-funciona às 13:45.
Não sei o que acontece este problema mas este termo-higróm. é anormal?

eu tive este problema, que persistiu durante uns tempos... uns 2 dias ou isso, depois mudei a consola de sitio, aproximando-a e rodando-a... milagrosamente:surprise:.... desapareceu.
agora mudo a consola de sitio , ando com ela por toda a casa e não perde contacto com os sensores

Deixem as coisas estabilizar. (até a mim me parece esquisito mas... funcionou).
Só seria simpático deixar aqui info sobre se o problema se resolveu ou não.

devia era ter colocado uns pontos prévios: há muitas paredes entre a consola e os sensores? lembro-me de ter lido que a existência de paredes espessas (exteriores) podem ser equivalentes a afastar o sensor 6 metros. se tens o azar de ter 2 dessas paredes.... ou o azar de ter a consola num sitio onde haja alguma interferência local. (alguma máquina de vizinho, por ex.)

boa sorte
 

Geiras

Cumulonimbus
Registo
16 Jun 2010
Mensagens
4,247
Local
Qta. do Conde / Sintra
Tenho estado em testes ainda com o anemómetro e continuo na mesma sem perceber do que raio se trata, GUST na Auriol.

11 minutos com o secador no máximo, dá me 60km/h.
10 segundos com o secador no máximo, e com o restante tempo sem vento, dá me 59km/h

2 minutos com o secador no mínimo e de vez em quando metia 3 segundos no máxima e deu me 39km7h.

Alguém me consegue explicar do que se poderá tratar a GUST na Auriol? :(
 

amando96

Nimbostratus
Registo
16 Fev 2010
Mensagens
966
Local
Düsseldorf
Talvez faça uma média manhosa :confused:

Fotos do local onde fiz a instalação:
Foto virada para N(sensívelmente):
ZIN9s.jpg


Foto virada para E:
yDC3A.jpg


Foto da instalação do pluviómetro, foto terrível... começou a chover e tive de ir para casa :D
u1MPf.jpg



Foto do anemómetro/termometro etc:
Aa5Vn.jpg



A estação fica a mais ou menos 1.8 metros + a altura da parede que está em cima, deve ficar à volta dos 3 metros, sei que não é o ideal.

Peço desculpa pelo tamanho das fotos, às vezes o fórum muda o tamanho automaticamente, outra vezes não :S