Auriol Weather Station

Geiras

Cumulonimbus
Registo
16 Jun 2010
Mensagens
4,247
Local
Qta. do Conde / Sintra
E esse RS como vai ? é para acabar? ;)
 


Daniel Vilão

Super Célula
Registo
22 Mar 2007
Mensagens
6,979
Local
Ribafria-Alenquer / Moscavide / Degracia
A estação fica a mais ou menos 1.8 metros + a altura da parede que está em cima, deve ficar à volta dos 3 metros, sei que não é o ideal.

Relativamente às condições de instalação, estas são tão ou mais importantes do que o hardware em si, por isso não é demais referir alguns pormenores.

Um pormenor bastante positivo é o facto de teres o pluviómetro acima do solo. Não é aconselhável deixar um pluviómetro apoiado numa grande superfície, pois a proximidade com a mesma provoca salpicos significativos do solo directamente para o interior do pluviómetro em situações de precipitação muito intensa. É, no entanto, bastante importante que o mastro não abane com o vento, para que o pluviómetro não contabilize precipitação que nunca ocorreu.

Quanto ao anemómetro, dadas as condições locais, a única forma seria subi-lo consideravelmente, por forma a evitar a resistência e os vórtices gerados pela presença de árvores ou objectos mais altos do que o anemómetro num raio relativamente próximo. O ideal é que o anemómetro esteja a cerca de 10 metros do solo, um instalação em muitas situações bastante complicada de concretizar.
 

Geiras

Cumulonimbus
Registo
16 Jun 2010
Mensagens
4,247
Local
Qta. do Conde / Sintra
Outra coisa amando96

Como têm sido as temperaturas com os 3 pratos?
 

amando96

Nimbostratus
Registo
16 Fev 2010
Mensagens
966
Local
Düsseldorf
O erro em dias solarengos baixou para metade do que era sem RS, antes era de ~6ºC, agora está nos ~3ºC :D

com mais uns pratos deve ficar melhor, visto que ainda está bastante exposto.

Pois, onde puz o pluviómetro foi mesmo tendo em conta o facto de não abanar e não ter nada que pudesse causar salpicos/pingas.

O anemómetro era para ser colocado no mesmo poste, mas em cima de um moínho de 8 metros de altura, ficava mesmo quase nos 10 metros, mas fica a 237 metros de casa... não alcança... :(
 

Geiras

Cumulonimbus
Registo
16 Jun 2010
Mensagens
4,247
Local
Qta. do Conde / Sintra
dei uma segunda oportunidade à minha estação. retitei as pilhas e voltei a colocalas. Ainda não registou nenhum valor extremamente irreal

Eu tenho tido paciência com a minha, sorte a dela ainda não ter ido devolve-la, mas olha que.... o Soares, andres ou SpiderW que o digam :lmao:
 

amando96

Nimbostratus
Registo
16 Fev 2010
Mensagens
966
Local
Düsseldorf
Hj como não choveu a temperatura tem sido sempre igual ou muito perto da de são brás, deve mesmo ser água que entra, quando tiver tempo abro e meto-a mais impermeável.

Pressão continua calibrada, mas tenho problemas em em acertar as horas :lol: agora diz 19:33, mas são 18:33, se eu agora tirar uma hora amanhã está igual :lmao: tem acontecido a semana toda, por momentos pensei que me estivesse a passar da cabeça xD

Não sei mesmo o que será...
 

Geiras

Cumulonimbus
Registo
16 Jun 2010
Mensagens
4,247
Local
Qta. do Conde / Sintra
Hj como não choveu a temperatura tem sido sempre igual ou muito perto da de são brás, deve mesmo ser água que entra, quando tiver tempo abro e meto-a mais impermeável.

Pressão continua calibrada, mas tenho problemas em em acertar as horas :lol: agora diz 19:33, mas são 18:33, se eu agora tirar uma hora amanhã está igual :lmao: tem acontecido a semana toda, por momentos pensei que me estivesse a passar da cabeça xD

Não sei mesmo o que será...

Experimenta clicar em zone mais de 3 segundos e mete em -1 ;)

Terça feira vou começar a construir o meu RS para a Auriol :palmas::viva:
 

fhff

Nimbostratus
Registo
8 Jan 2010
Mensagens
891
Local
Merceana, Alenquer / Nafarros, Sintra
Hj como não choveu a temperatura tem sido sempre igual ou muito perto da de são brás, deve mesmo ser água que entra, quando tiver tempo abro e meto-a mais impermeável.

Pressão continua calibrada, mas tenho problemas em em acertar as horas :lol: agora diz 19:33, mas são 18:33, se eu agora tirar uma hora amanhã está igual :lmao: tem acontecido a semana toda, por momentos pensei que me estivesse a passar da cabeça xD

Não sei mesmo o que será...


Esse problema da hora acontece porque tens a estação com o controlo automático de acerto da hora, via rádio, activado. Ele acerta a hora pelo pela Europa Central, ou seja adianta 1 hora. Como já disseram, basta seleccionares a zone para "-1", que corresponde ao nosso fuso horário (UTC). Outra hipótese é desactivares esse controlo automático (penso que na parte de trás da estação) e acertares a hora manualmente.
 

Geiras

Cumulonimbus
Registo
16 Jun 2010
Mensagens
4,247
Local
Qta. do Conde / Sintra
Boas

Alguém me sabe dizer se os pratos pequenos parecidos ao RS da La Crosse, servem para a Auriol? Assim sempre não influencia tanto o vento.
 

aeroinsane

Cirrus
Registo
10 Jan 2011
Mensagens
2
Local
Castelo Branco
Boas,agora de tarde fui ao Lidl de Castelo Branco,mais para tomar o peso do material :),posso dizer que ainda havia por lá uma dúzia delas para vender :thumbsup:.

Boa noite a todos,
o bichinho da meteo também anda aqui por estas bandas. E após uma visita a uma superficie comercial aqui da cidade L**l, sem esperar la olhei para a Auriol, e depois de espreitar para uma caixa semi aberta la me decidi.
Para já, não estou arrependido, pois esta bastante completa e pelo que já li, só lhe falta mesmo a ligação USB para poder fazer o upload dos dados:(.
Esta é uma meta para um dia mais tarde, claro que com uma substituta.
Muito fixe é saber que à mais albicastrences com o bichinho da Meteo.
Venham os dados!!!:lol:
 

aeroinsane

Cirrus
Registo
10 Jan 2011
Mensagens
2
Local
Castelo Branco
Vou trocar os parafusos sem duvida... "Puma" onde arranjou os parafusos? arranja.se facilmente em qualquer "drogaria"?

Thanks... a n ser este problema n tenho nada a apontar a estação, e outra estação com estas características sairia caro, n?

BOAS a todos, uma dica
em relação aos parafusos do anemometro, melhor solução mas não mais barata uns em INOX, em relação aos dos compartimentos das pilhas, os da minha estação desde o dia 1, tapei os orificios dos parafusos depois de os apertar, imaginem com vaselina, e até agora ferrugem 0.:p
 

amando96

Nimbostratus
Registo
16 Fev 2010
Mensagens
966
Local
Düsseldorf
Os parafusos da minha continuam bons :) apena há uma porca que tem um pouco de ferrugem, noto uma gordura por cima deles, deve ser mais barato aplicar uma camada repelente de água do que comprar metal melhor :D