Auriol Weather Station

Geiras

Cumulonimbus
Registo
16 Jun 2010
Mensagens
4,247
Local
Qta. do Conde / Sintra
Os meus parafusos e porcas já tem tudo ferrugem :lmao:

Comprei os pratos e tudo o resto que é preciso para o RS. Não comprei ventilador, se for preciso compro depois no verão.

Já agora, os pratos são pequenos e apenas comprei um maior para por em cima :unsure:
PS: como é que vou meter os pratos no ferro que liga ao anemómetro :huh::confused:
:thumbsup:
 


ALBIMETEO

Furacão
Registo
25 Abr 2008
Mensagens
20,960
Local
CASTELO BRANCO (382m)
Boa noite a todos,
o bichinho da meteo também anda aqui por estas bandas. E após uma visita a uma superficie comercial aqui da cidade L**l, sem esperar la olhei para a Auriol, e depois de espreitar para uma caixa semi aberta la me decidi.
Para já, não estou arrependido, pois esta bastante completa e pelo que já li, só lhe falta mesmo a ligação USB para poder fazer o upload dos dados:(.
Esta é uma meta para um dia mais tarde, claro que com uma substituta.
Muito fixe é saber que à mais albicastrences com o bichinho da Meteo.
Venham os dados!!!:lol:

Antes mais nada seja bem vindo a esta grande casa :).
Mais um Albicastrense que é para sermos muitos,então a máquina já está montada,venha lá esses dados :thumbsup:.
 

Geiras

Cumulonimbus
Registo
16 Jun 2010
Mensagens
4,247
Local
Qta. do Conde / Sintra

fablept

Nimbostratus
Registo
12 Nov 2008
Mensagens
1,424
Local
Ponta Delgada - Açores
Não dá ;)

A não ser que cortes os fios do som lá dentro :lmao:


:thumbsup:
Obrigado pela resposta :)

Pois, bem me parecia que a única opção seria mexer no interior da estação, mas vou dessoldar o altifalante (mais fácil de soldar um altifalante do que um fio, no caso de ter que mandar para a garantia).


Estive à procura de formas de passar os dados para o PC com estas Auriol/Ventus/etc, ao que parece já houve uma pessoa que conseguiu fazer isso com sucesso, mas como fez, ninguem sabe. Felizmente existe algumas pessoas com conhecimentos em electrónica que estão dedicadas em passar os dados para o PC com sucesso.
A forma que esses sujeitos desejam passar os dados é uma forma "cara", pois estão usando um Aurdinol (usado em diversas aplicações em robótica, é vendido em Portugal) e um transmissor/emissor RF 433mhz (talvez no total uns 40/50€), ou seja, não é preciso mexer na estação, pois os dados são capturados via RF e transferidos para o PC por RJ-45. O problema é que o dados são emitidos em código e para descodificar esse código é necessário muitas horas de "estudo".

Os dados a capturar no PC seriam:
-Anemómetro
-Termómetro
-Higrometro
-Pluviómetro

O medidor da pressão atmosférica, pelo que percebi está embutido na estação, por isso não será disponivel capturar os dados desta forma. Acredito que haja uma forma mais barata de obter os dados directamente de cada módulo, mas não tenho conhecimentos suficientes para isso. Mas vou perguntando em alguns foruns.

Se tiverem curiosidade em saber como estão estudando a captura dos dados desta estação
http://gotrekovo.rajce.idnes.cz/Weather_station/
:D
 

amando96

Nimbostratus
Registo
16 Fev 2010
Mensagens
966
Local
Düsseldorf
Eu espero fazer o mesmo com a minha, mas com um módulo que custa 3€
http://www.sparkfun.com/products/8949
Essa loja por vezes cobra um pouco de portes a mais, para cima dos 9€.
Mas espero que um dia esteja um destes módulos no ebay.

Outra opção será ter uma webcam no skype 24 horas por dia a filmar o LCD :lmao: :lmao:

O barulho também me irrita, especialmente sendo tão alto...
 

fablept

Nimbostratus
Registo
12 Nov 2008
Mensagens
1,424
Local
Ponta Delgada - Açores
Eu espero fazer o mesmo com a minha, mas com um módulo que custa 3€
http://www.sparkfun.com/products/8949
Essa loja por vezes cobra um pouco de portes a mais, para cima dos 9€.
Mas espero que um dia esteja um destes módulos no ebay.

Outra opção será ter uma webcam no skype 24 horas por dia a filmar o LCD :lmao: :lmao:

O barulho também me irrita, especialmente sendo tão alto...

Bom achado:thumbsup:

Mas estás a pensar em adquirir um Aurdino? Só ontem é que comecei a fazer pesquisas sobre capturar os dados, acho que com um conversor 232 seria mais acessível..mas não sei.

Dessoldar os altifalantes, vai ser o primeiro mod que vou fazer:lol:
 

amando96

Nimbostratus
Registo
16 Fev 2010
Mensagens
966
Local
Düsseldorf
Se por aurdino quiseres dizer arduino já tenho há montes de tempo :D
Faço os meus próprios por pouco mais de 7€ cada :)

Mas para este projecto queria usar um micro controlador logo com USB integrado, tenho aqui um, mas usei muito pouco, não me sinto muito à vontade com ele ainda.

Vamos ver como corre, existem bastantes coisas que facilitam comunicações com o USB, muitas delas baratas e que nós nem nos lembramos que existem.

PS: O problema de acertar as horas foi resolvido :thumbsup:
 

fablept

Nimbostratus
Registo
12 Nov 2008
Mensagens
1,424
Local
Ponta Delgada - Açores
É mesmo arduino, se já tens um tens o caminho bem mais facilitado :) O problema deverá ser mesmo interpretar a codificação dos dados..

Este projecto é interessante
http://www.practicalarduino.com/projects/weather-station-receiver

Se fores para a frente em tentar passar os dados para o pc, vai fazendo updates..não tenho muitos conhecimentos, mas vontade para tentar é o que não falta:thumbsup:
 

Geiras

Cumulonimbus
Registo
16 Jun 2010
Mensagens
4,247
Local
Qta. do Conde / Sintra
Boas...

Tenho andado a ver como poderá vir a ficar o RS na Auriol, na zona onde está o ferro que liga ao anemómetro terá de ficar um pouco cortado e secalhar até irá entrar um pouco de claridade la para dentro :unsure: depois vejo melhor...

Obviamente os pratos não estão pintados, os que tão foi so uma mãozinha e o RS está longe de estar acabado... :D

Meti bocados de tubo de 1cm para separar os pratos mas estes parece-me na mesma muito próximos...fará mal?
Também estão tortos...eu sei, mas vai ser tudo desmontado (ainda faltam pratos), pintados e depois então ficará completo.


Acham que deviam estar mais afastados?

sdc12681.jpg


sdc12680.jpg


sdc12679.jpg
 

joseoliveira

Cumulonimbus
Registo
18 Abr 2009
Mensagens
2,889
Local
Loures (Moninhos) 128m
Só para ilustrar...;)
interiorescuro.png

MyRS.png
porbaixo.png


A distância entre pratos que "se pode considerar" padrão é de 1 cm, mais um ou menos um milímetro é irrelevante, o importante é não exagerar principalmente no aumento dessa distância que pode comprometer a eficácia na protecção do sensor quanto à radiação no interior.
A imagem mais pequena mostra o que tinha antes da alteração que lhe fiz substituindo a pintura a branco por cima de cada prato pela pintura a preto por baixo de cada um deles, eliminando ao máximo a luz que pudesse penetrar no interior do RS. Importante é também a escolha de pratos, não parece que os que utilizaste sejam suficientemente resistentes ao contraste existente entre as baixas e as altas temperaturas podendo ficar quebradiços. Pratos criados para suportar coisas quentes é o ideal para este tipo de coisas! ;)
 

Puma

Cumulus
Registo
2 Jan 2010
Mensagens
135
Local
Oeiras
Boas...

Tenho andado a ver como poderá vir a ficar o RS na Auriol, na zona onde está o ferro que liga ao anemómetro terá de ficar um pouco cortado e secalhar até irá entrar um pouco de claridade la para dentro :unsure: depois vejo melhor...

Obviamente os pratos não estão pintados, os que tão foi so uma mãozinha e o RS está longe de estar acabado... :D

Meti bocados de tubo de 1cm para separar os pratos mas estes parece-me na mesma muito próximos...fará mal?
Também estão tortos...eu sei, mas vai ser tudo desmontado (ainda faltam pratos), pintados e depois então ficará completo.


Acham que deviam estar mais afastados?

sdc12681.jpg


sdc12680.jpg


sdc12679.jpg


Eu sei, que ainda falta bastante trabalho até dares como concluído o teu RS.

Contudo, considero que a distancia entre os pratos é em demasia, pois pelo fotografia n.º 2, consegue-se ver o interior do RS, o que não é suposto.

Outra situação, é que esses pratos têm bordas o que tem como consequência a acumulação de agua nos mesmos, e influência directamente a medição da humidade.

Destas duas uma, ou furas as bordas dos pratos de forma a que a água não se acumule, ou então preenches as mesmas com silicone.

Existem, espalhadas por todo o fórum fotografias de RS caseiros, onde poderás verificar como os mesmos foram feitos, e respectivos comentários feitos pelos membros.

Força.....e depois coloca fotos do trabalho final......:thumbsup::w00t:
 

Geiras

Cumulonimbus
Registo
16 Jun 2010
Mensagens
4,247
Local
Qta. do Conde / Sintra
Os pratos que estou a utilizar foram comprados no Modelo, pratos esse já aconselhados por membros aqui no fórum. São completamente opacos, tive a preocupação de os apontar para a luz e ver. :thumbsup:

Como já disse, entre os pratos tenho tubos de 1cm de altura, numa das imagens um dos pratos apresenta-se muito torto pela qual deixa passar luz lá para dentro, isso eu sei mas o RS não vai ficar assim ;)

Estou agora a pinta-los e gostava de saber se a parte de dentro também precisa de ficar pintada de branco :huh:

Na borda dos pratos também já fiz uns furos para a água não acumular ;)

Obrigado.
 

amando96

Nimbostratus
Registo
16 Fev 2010
Mensagens
966
Local
Düsseldorf
Consegui encontrar 13 pratos brancos opacos mais fundos do que os que tinha no chinês, não são perfeitos(a parte que "sobe" é curta, eles terão de estar muito juntos), mas terá que servir, não encontrei mais nada

O de baixo está separado do que está em cima dele 15mm, os restantes têm 12mm de espaçamento.

http://i.imgur.com/BNQp0.jpg
http://i.imgur.com/RKKoz.jpg
 

Puma

Cumulus
Registo
2 Jan 2010
Mensagens
135
Local
Oeiras
Ola amando96 !!

Gostei bastante dos pratos que compraste.:)

Tem depois em atenção o espaçamento entre eles.

Queremos depois mais fotos da continuação do trabalho :thumbsup:

Força nisso.........