Auriol Weather Station

jpproenca

Cumulus
Registo
7 Jan 2011
Mensagens
126
Local
Lajes do Pico - Açores
ACERCA DO ANEMÓMETRO (1)

DADOS GERAIS

Marca: AURIOL / Referência: IAN 53922 / Modelo: H13726 / Versão: 08/2010
Anemómetro H13726B / Consola H13726A
Manual de instruções H13726042010-5

Método: Catavento e roda eólica.
Algoritmo angular do catavento: Não declarado
Algoritmo de velocidade da roda eólica: Não declarado
(Assunto a ser desenvolvido em comunicado futuro.)

Comunicação com a consola: Via rádio sobre portadora de 434 MHz
(Assunto a ser desenvolvido em comunicado futuro.)

Medições: Direcção média / Velocidade média / Rajada
Velocidade média e rajada seleccionáveis pela tecla [WIND]

Históricos: Máximo e mínimo da velocidade média e da rajada
Acessíveis e reiniciáveis pela tecla [MEMORY]

Formato: Direcção - Rosa dos ventos / Velocidade média e rajada - Digital 3,5 dígitos

Unidades: m/s + km/h {1 km/h = 0,2(7) m/s} + mph {1 mph = 0,44704 m/s} + knots {1 knots = 0,51(4) m/s} + Beaufort {tabela empírica de 0 a 12}
Seleccionáveis pela tecla posterior [WIND UNIT]

Resolução digital: Rosa dos ventos - 22,5 º / Velocidades - décimas
Resolução das medições: Não declarada
(Assunto a ser desenvolvido em comunicado futuro.)

Precisão: Não declarada
(Assunto a ser desenvolvido em comunicado futuro.)

A direcção média do vento é contabilizada em períodos de 2 minutos.
(Assunto a ser desenvolvido em comunicado futuro.)

A velocidade média do vento é contabilizada em períodos de 2 minutos.
(Assunto a ser desenvolvido em comunicado futuro.)

A velocidade máxima das rajadas de vento é apurada em períodos de 10 minutos.
(Assunto a ser desenvolvido em comunicado futuro.)

Alarme de velocidade máxima de rajada de vento
Ajustável pela tecla [WIND ALARM] em conjunto com as teclas [+] e [-]
Activável/desactivável pela tecla posterior [WIND AL *]

A caixa de equipamentos do anemómetro incorpora também o termo-higrómetro de exterior.
(Assunto a ser desenvolvido em comunicado futuro.)

Minorantes comparativamente a algumas outras estações meteorológicas correntes:
O braço do anemómetro é horizontal e muito curto, incrementando assim a influência da caixa de equipamentos e do mastro nas medidas da velocidade e da direcção do vento.
A presença do termo-higrómetro de exterior na caixa de equipamentos do anemómetro, conjugada com o braço do anemómetro horizontal e muito curto, constituem sério entrave à criação de condições sustentáveis de operação do termo-higrómetro sem comprometer ainda mais as condições de operação do anemómetro.
A consola não indica as datas dos históricos de registo máximo e mínimo.
A consola não disponibiliza saída de informação (por exemplo, para ligação a computador).

Cumprimentos,
J.P.Proença
 


Estação SP

Cumulus
Registo
1 Fev 2011
Mensagens
438
Local
Gafanha da Nazaré (Aveiro)
Mas nesse dia deime ao trabalho de subir para cima de chaminé onde se encontra o mastro do anemometro e o vento me ia axapando da chamine se eu nao tive se agarrado á chaminé

tava mesmo muito vento

e o unico obestaculo que tenho é a Noroeste, vai fazer diferença no quadrante Norte Poruqe no quadrante Oeste axo que nao vai fazer diferença nenhuma

Mas o da La crosse registou 25 Km/h e o meu registou 19,4Km/H nao á muita diferença o anemometro é que nao tem tanta senciblidade como o da la corsse e das outras marcas
 

Geiras

Cumulonimbus
Registo
16 Jun 2010
Mensagens
4,247
Local
Qta. do Conde / Sintra
Caro Senhor,

anemometros montados a curtas distâncias podem perfeitamente mostrar valores dispares. Basta um prédio vizinho para alterar esses valores, mesmo que o seu anemometro esteja metros acima do solo... urbanização.

há já neste forum muita informação sobre este assunto, eu próprio escrevi que, tendo uma auriol e uma la crosse, achei o anemometro da lacrosse muito mais "sensivel".

cps e boas leituras

bernardino

Qual foi a rajada máxima que obteve nas 2 este ano ?
 

Estação SP

Cumulus
Registo
1 Fev 2011
Mensagens
438
Local
Gafanha da Nazaré (Aveiro)
Qual foi a rajada máxima que obteve nas 2 este ano ?

Na estaçao La crosse registou 103,3Km/h e na minha registou 61,2Km/h é uma grande diferença, e ele está esposto ao vento de oeste como podes ver na foto

eu vou comprar um estaçao nova e sou capaz de subir depois mais um pouco o anemometro
 

Geiras

Cumulonimbus
Registo
16 Jun 2010
Mensagens
4,247
Local
Qta. do Conde / Sintra
Já agora, um muito obrigado J.P.Proença pela pesquisa e disponibilização aqui no fórum de informações detalhadas desta Auriol :thumbsup:
 

jpproenca

Cumulus
Registo
7 Jan 2011
Mensagens
126
Local
Lajes do Pico - Açores
Já agora, um muito obrigado J.P.Proença pela pesquisa e disponibilização aqui no fórum de informações detalhadas desta Auriol :thumbsup:

Olá a todos. :)

Muito obrigado pela opinião manifestada.

Em resultado da minha aprendizagem, a ideia é apenas sistematizar elementos e considerações sobre a Auriol de modo a que possam eventualmente servir a outros utilizadores ou, ainda, a utilizadores de outras estações que possam ter curiosidade na Auriol ou simplesmente na sistematização apresentada.

:cool: ...Por vezes não resisto a colocar umas piadas a outras estações, de modo a levantar o 'nosso' moral pelo facto da Auriol ser a de menor custo no mercado e, por isso, deixar dúvidas psicológicas :unsure: sobre o seu funcionamento...

J.P.Proença
 

Geiras

Cumulonimbus
Registo
16 Jun 2010
Mensagens
4,247
Local
Qta. do Conde / Sintra
J.P.Proença, tem mais informações sobre o anemometro?

Obrigado :thumbsup:
 

jpproenca

Cumulus
Registo
7 Jan 2011
Mensagens
126
Local
Lajes do Pico - Açores
J.P.Proença, tem mais informações sobre o anemometro?

Obrigado :thumbsup:

Ainda não.
Estou a ver se acabo o pluviómetro mas faltam-me 2 ensaios que me estou sempre a baralhar nas contagens e tenho de recomeçar tudo mas só no dia seguinte para não apagar o histórico.
Estou no entanto a pensar que, para o anemómetro, vai ser mais difícil porque ainda não estou a ver como é que invento simulação de vento (até rima vento com invento), pois vento por medida só num túnel, ou então com outro anemómetro que teria de ter uma precisão muito melhor ou então não se pode concluir nada - comparar duas estações de precisão semelhante e concluir que uma é mais precisa que a outra só recorrendo a um acto de Fé pois, ou as duas medem o mesmo e estão ambas certas, ou medem diferente e o Diabo que escolha qual a certa!
Contudo, mesmo sem vento é possível esmiuçar muita coisa.

J.P.Proenca
 

Geiras

Cumulonimbus
Registo
16 Jun 2010
Mensagens
4,247
Local
Qta. do Conde / Sintra
Posso concluir que GUST na Auriol trata-se mesmo de rajada máxima. Há pouco, depois de estar a 0km/h, rodei as "colheres" uma vez apenas até ouvir o clik e apareceu-me como rajada 0.7km/h. Impossivel isto ser média. Mas há muita coisa que não percebo...o facto de apontar um secador a mesma potencia mas dar me valores diferentes porque estive mais tempo num teste do que outro etc...
 

Estação SP

Cumulus
Registo
1 Fev 2011
Mensagens
438
Local
Gafanha da Nazaré (Aveiro)
E muito complicado avaliar se o anemometro é bom ou nao, só com uma estaçao boa como uma Oregon ou uma Davis e fazer a sua comparaçao

E tambem já se sabe que a estaçao Auriol tem muitos problemas (defeitos)
Uma Oregon ou uma Davis é que já podemos confiar nos seus dados fornecidos

Corrigam se eu nao estiver certo

Obrigado
 

Geiras

Cumulonimbus
Registo
16 Jun 2010
Mensagens
4,247
Local
Qta. do Conde / Sintra
E muito complicado avaliar se o anemometro é bom ou nao, só com uma estaçao boa como uma Oregon ou uma Davis e fazer a sua comparaçao

E tambem já se sabe que a estaçao Auriol tem muitos problemas (defeitos)
Uma Oregon ou uma Davis é que já podemos confiar nos seus dados fornecidos

Corrigam se eu nao estiver certo

Obrigado

A Auriol tem os seus defeitos como todas as outras estações. Já vi por exemplo, estações Oregon terem falhas em localizar o sensor externo.

A Auriol não é uma estação de deitar fora...mas também não podemos estar a contar com ela para tudo. Os dados do sensor externo, desde que este esteja em condições de instalação requisitadas, envia os dados correctamente. O pluviometro, desde que calibrado, envia os dados correctamente. O anemómetro ainda está em "análise" para descobrirmos qual é o seu ponto fraco.

Se achas que a Auriol não presta, podias ter pesquisado melhor e informares-te sobre o seu funcionamento antes de a comprares :thumbsup:

Paz
 

Geiras

Cumulonimbus
Registo
16 Jun 2010
Mensagens
4,247
Local
Qta. do Conde / Sintra
É verdade, por vezes falham em detectar o sensor externo dependendo do que esteja entre os 30m de algumas Oregon's, mas também pode depender de terreno para terreno. Mas atenção que não compromete a fiabilidade dos dados! Continuam a ser fiáveis!

Não disse o contrário, apenas todas as estações têm os seus defeitos.

HotSpot, se leres isto, não, as Davis não têm defeitos :p
 

Estação SP

Cumulus
Registo
1 Fev 2011
Mensagens
438
Local
Gafanha da Nazaré (Aveiro)
Pois, á sempre ligeiras diferenças nos dados mas agora se haver uma grande diferença dos dados é porque algo está errado

Pois já sei que as estaçoes Oregon tem falhas de transmissao, mas depende tambem da sua distancia, e sao estaçoes em que já podemos confiar nos seu dados, como as Davis nestas ainda podemos confiar mais, mas sao estas que predominam no é?'

o anemometro tem aquele iman e tem o seu eixo, o eixo secalhar nao tá nas melhores condiçoes para o anemometro ser mais sencivel ao vento, nao sei...
 

Geiras

Cumulonimbus
Registo
16 Jun 2010
Mensagens
4,247
Local
Qta. do Conde / Sintra
o anemometro tem aquele iman e tem o seu eixo, o eixo secalhar nao tá nas melhores condiçoes para o anemometro ser mais sencivel ao vento, nao sei...

Talvez o diâmetro das "colheres" seja pouco... captando assim, menos vento.

Já agora estação auriol, uma coisa é enganares-te a escrever por teclar rápido, outra é errares "completamente" a gramática... como por exemplo trocares "s" por "ç" e "x" etc...quando estás a escrever não tens à disponibilidade um corrector? ;)