Auriol Weather Station

jpproenca

Cumulus
Registo
7 Jan 2011
Mensagens
126
Local
Lajes do Pico - Açores
A PCE, no transmissor, tem duas antenas, uma para receber o DCF e outra para enviar os dados para a consola.
(...)

Muito obrigado ao filipe cunha. :thumbsup:

No caso da Auriol, a consola recebe o sinal DCF mas não é suposto que o pluviómetro também receba.
Simplesmente, o pluviómetro 'sabe' quando a consola o está a pesquisar (e pára de emitir os dados sobre chuva mesmo que continue a chover). Daí a minha desconfiança que possa haver comunicação da consola para os periféricos no sentido de pararem a emissão e, assim, a consola ficar 'sossegada' a 'ouvir a música da Alemanha' (o sinal horário DCF).

Amavelmente, o fablept facultou-me uma mina de imagens, entre as quais esta:

IMGP2659.jpg


O fio branco (comprido, que sai do compartimento que tem a placa electrónica, e que está colado à volta da base do pluviómetro) é uma antena. Será que aquele fio rígido de cobre reluzente (que parece um dipolo)é outra antena?
 


jpproenca

Cumulus
Registo
7 Jan 2011
Mensagens
126
Local
Lajes do Pico - Açores
Ao fim de quase 2 meses a sofrer 'chuvas torrenciais fictícias' no quentinho de dentro de casa (para ensaios teóricos), o pluviómetro da minha Auriol vai, finalmente, enfrentar a intempérie.

O que o espera lá fora, não é fácil; basta ver o estado do seu antecessor (da Huger WMR-918H):

imagem017x.jpg


imagem016o.jpg


Ele está, no entanto, apetrechado com um melhor índice de protecção de origem e, além disso, foi preparado com mais uns furos em locais estratégicos (no centro debaixo da concha e na cruzeta de nivelamento) para evitar acumulação de água no interior, uns anteparos para melhor condução da água ao sair da concha e um reforço do envolvimento superior e lateral de protecção do circuito electrónico do interruptor magnético.

Em termos mecânicos, foi ajustada a folga lateral dos batentes do eixo da concha (para evitar o possível afastamento exagerado do íman relativamente ao interruptor magnético), colocado um pequeno arame inox no pingadouro do funil (para centrar e facilitar a condução da água à concha) e preparado um mastro robusto com dois tubos interiores adicionais (que evitam a trepidação no sentido do movimento da báscula e, assim, a possibilidade de accionamento intempestivo do interruptor magnético por acção do vento).

Aqui vão algumas imagens:

01abraadeiras.jpg


03mastrofixao.jpg


04pontamastro.jpg


dsc00550cy.jpg


07superiorbase.jpg


08pluvimetro.jpg


10pluvimetro.jpg


A Auriol não tem nada de que se possa queixar; a consola até pode olhar o pluviómetro pela janela!

O mapa para recolha manual dos dados da pluviosidade já está pronto.

Venha a chuva!
 

Geiras

Cumulonimbus
Registo
16 Jun 2010
Mensagens
4,247
Local
Qta. do Conde / Sintra
A localização do pluviómetro é excelente! Está num local a cima do nível do solo e livre de obstáculos que influenciem os dados. :thumbsup:

Visto que ainda não regulou os parafusos de calibração, gostava que reportasse aqui os dados em comparação a outr pluvometro ou estação perto, para confirmar a deflação dos valores :thumbsup:

Obrigado J.P. Proença ;)
 

Geiras

Cumulonimbus
Registo
16 Jun 2010
Mensagens
4,247
Local
Qta. do Conde / Sintra
Pois é...o meu radiation shield adaptado à auriol já anda nos fóruns desta estação. :D:D

Ver aqui
 

ct5iul

Nimbostratus
Registo
27 Mar 2008
Mensagens
782
Local
Lisboa Ajuda (110m)
A PCE, no transmissor, tem duas antenas, uma para receber o DCF e outra para enviar os dados para a consola.
(...)

Muito obrigado ao filipe cunha. :thumbsup:

No caso da Auriol, a consola recebe o sinal DCF mas não é suposto que o pluviómetro também receba.
Simplesmente, o pluviómetro 'sabe' quando a consola o está a pesquisar (e pára de emitir os dados sobre chuva mesmo que continue a chover). Daí a minha desconfiança que possa haver comunicação da consola para os periféricos no sentido de pararem a emissão e, assim, a consola ficar 'sossegada' a 'ouvir a música da Alemanha' (o sinal horário DCF).

Amavelmente, o fablept facultou-me uma mina de imagens, entre as quais esta:

IMGP2659.jpg


O fio branco (comprido, que sai do compartimento que tem a placa electrónica, e que está colado à volta da base do pluviómetro) é uma antena. Será que aquele fio rígido de cobre reluzente (que parece um dipolo)é outra antena?

Bom dia deve ser outra antena de UHF pois a antena de DCF esta dentro da consola pois ja desmontei uma e a antena dcf esta la dentro e tem este aspecto
 

jpproenca

Cumulus
Registo
7 Jan 2011
Mensagens
126
Local
Lajes do Pico - Açores
Acho que o receptor está na própria estação, se fizeres uma busca por antenas DCF77 ( link ) irás reparar que nesta foto, são muito semelhantes (as antenas com aquele componente de fio de cobre enrolado).

Certo.

O DCF-77 é nas ondas longas e a antena deve ser semelhante à das ondas médias, ou seja, com núcleo de ferrite. Esta antena encontra-se na consola e não se encontra nem no anemómetro nem no pluviómetro. Ou seja, a consola pode sincronizar as horas com o sinal DCF-77 mas os periféricos não, e só têm 'relógio' interno para contarem o tempo em termos absolutos (para efeitos de periodicidade de emissão e para cálculos do vento).

A hipótese de haver uma 2.ª antena (na consola e nos periféricos) tem a ver com a desconfiança de eventual transmissão da consola para os periféricos a informar para suspender emissão de dados (suspensão que acontece sempre que a consola pesquisa o sinal DCF-77 durante 5 minutos). Esta questão não é importante sendo apenas uma curiosidade.

Com um receptor sintonizado nos 433,92 MHz não apanhei qualquer emissão da consola para os periféricos. Portanto, se existir, terá de ser provavelmente noutra frequência. Daí que tenha pensado naquele fio de cobre grosso em forma de dipolo fechado e também no fio de cobre enrolado do anemómetro poderem ser antenas para outra frequência.

A minha 'ciência electrónica' não dá para saber.

As antenas de emissão para os 433,92 MHz são os fios brancos estendidos e seguros com cola branca (no anemómetro e no pluviómetro) - penso eu.

Cumprimentos a todos.
 

ct5iul

Nimbostratus
Registo
27 Mar 2008
Mensagens
782
Local
Lisboa Ajuda (110m)
Certo.

O DCF-77 é nas ondas longas e a antena deve ser semelhante à das ondas médias, ou seja, com núcleo de ferrite. Esta antena encontra-se na consola e não se encontra nem no anemómetro nem no pluviómetro. Ou seja, a consola pode sincronizar as horas com o sinal DCF-77 mas os periféricos não, e só têm 'relógio' interno para contarem o tempo em termos absolutos (para efeitos de periodicidade de emissão e para cálculos do vento).

A hipótese de haver uma 2.ª antena (na consola e nos periféricos) tem a ver com a desconfiança de eventual transmissão da consola para os periféricos a informar para suspender emissão de dados (suspensão que acontece sempre que a consola pesquisa o sinal DCF-77 durante 5 minutos). Esta questão não é importante sendo apenas uma curiosidade.

Com um receptor sintonizado nos 433,92 MHz não apanhei qualquer emissão da consola para os periféricos. Portanto, se existir, terá de ser provavelmente noutra frequência. Daí que tenha pensado naquele fio de cobre grosso em forma de dipolo fechado e também no fio de cobre enrolado do anemómetro poderem ser antenas para outra frequência.

A minha 'ciência electrónica' não dá para saber.

As antenas de emissão para os 433,92 MHz são os fios brancos estendidos e seguros com cola branca (no anemómetro e no pluviómetro) - penso eu.

Cumprimentos a todos.

Bom noite o receptor sintonizado em 433,92 nao apanha nada porque o sinal e digital para apanhar o sinal o melhor e ter um analyzer
Comprimentos
 

jpproenca

Cumulus
Registo
7 Jan 2011
Mensagens
126
Local
Lajes do Pico - Açores
Bom noite o receptor sintonizado em 433,92 nao apanha nada porque o sinal e digital para apanhar o sinal o melhor e ter um analyzer
Comprimentos

É verdade.

Com o receptor sintonizado (um receptor-emissor audio) e rodando a relação sinal/ruído até não ouvir nada, quando a emissão digital vai para o ar consigo ouvir ruído devido ao aumento de potência motivado pela portadora e, como o sinal digital é 'on/off' sobre a portadora, consigo 'ouvir' um silvo semelhante à emissão dos 'fax' numa linha telefónica na opção audível.

Comparando este ruído com a actualização dos números na consola, consigo saber quem é que enviou a emissão. Depois de apanhar, é fácil, pois basta contar 37 s (caso do pluviómetro) e o 'ruído' lá aparece outra vez, inconfundível.

Como tenho vários equipamentos a emitir nos 433 MHz, aparecem vários ruídos, mas consigo identificar claramente qual é o que é emitido pelos periféricos da Auriol.

Consigo mesmo diferenciar a parte inicial da transmissão que diz respeito à preparação da recepção pela consola da parte final relativa aos dados.

OK. Isto é mesmo muito artesanal... :unsure:

Eu gostaria de ter um analisador mas não dá. Precisava saber (curiosidade) que números digitais é que o pluviómetro informa para dizer quanta chuva é que caíu. Por exemplo: já cairam 0,2664 mm / terá o emissor informado o número 1? caem mais 0,2664 mm / o emissor informa o número 10 ou talvez 11 ou não é nada disto? :huh:

Cumprimentos

Nota: Este assunto jé se encontra esclarecido. O pluviómetro informa um número binário que a consola multiplica por 0,25 e fica a saber quantos milímetros é que o pluviómetro já contou desde que foi ligado.
 
Última edição:

Geiras

Cumulonimbus
Registo
16 Jun 2010
Mensagens
4,247
Local
Qta. do Conde / Sintra
Descoberta ligeira de informações da Auriol:

Anemómetro

"Cant be certain if this calculations are correct, but...

The anemometer Lidl has radius R = 5.4 cm is:

R = 0.054 m, V = 0.054 x 2 x 3.1415 x 0.34 x N = N
over 1m / s = 3.6 km / h or V (km / h) = 1.224 x N (rps)

01 turns -> wind= 1,23 km/h
10 turns -> wind= 12,3 km/h
30 turns -> wind= 36,7 km/h
60 turns-> wind= 73,4 km/h
90 turns -> wind= 110,1 km/h"

Fonte

Consola
BIP ao premir os botões: Como aliviar o barulho irritante do BIP? :D

Every time you press a button, the Display Module gives a BIP sound, sometimes this BIP can be annoying and since you cant turn off the sound in the Diplay Module, you can do a simple modification to decrease the sound of the bipping sound, blocking the hole in the buzzer.


-Unscrew the 4 screws in the back of the Display Module
-Open CAREFULLY the module, you will need to do this slowly, because there are some wires that block the display from the the PCB of comming off.
-Locate the Buzzer (marked in the photos, with a red circle)
-What i did was simply put duck tape (non electrical tape) to block the hole, doing this, you will decrease the sound of the bip, not much, but it´s much better. Also doing this, you will not void the warranty.


asas2.jpg

Fonte
 

amando96

Nimbostratus
Registo
16 Fev 2010
Mensagens
966
Local
Düsseldorf
Será que o meu pluviómetro está mal? registou ontem(antes da meia noite) 59.5mm, sei que choveu imenso, está tudo inundado e a ribeira passou por cima das pontes, mas a estação de são brás a 7 km daqui só registou 17mm, tenho que fazer um teste...

Mas em horas em que estava mesmo a chover muito forte, a estação de são brás diz que o rain rate era de 0mm/h, e sei que não era pois era chuva muito intensa.

Tenho que arranjar um pluviómetro de frasco para eliminar dúvidas.

deu-me um total de 161mm esta semana só...
 

Geiras

Cumulonimbus
Registo
16 Jun 2010
Mensagens
4,247
Local
Qta. do Conde / Sintra
Será que o meu pluviómetro está mal? registou ontem(antes da meia noite) 59.5mm, sei que choveu imenso, está tudo inundado e a ribeira passou por cima das pontes, mas a estação de são brás a 7 km daqui só registou 17mm, tenho que fazer um teste...

Mas em horas em que estava mesmo a chover muito forte, a estação de são brás diz que o rain rate era de 0mm/h, e sei que não era pois era chuva muito intensa.

Tenho que arranjar um pluviómetro de frasco para eliminar dúvidas.

deu-me um total de 161mm esta semana só...

De facto aí nessa zona tem chovido imenso estes últimos dias. E atenção que em 7km tudo pode mudar em dias como os de ontem, pois os aguaceiros são localizados (como se costuma dizer, pode chover no teu quintal e no do teu vizinho nem uma pinga), mas penso que 59.5mm não é erro...normalmente estes erros chegam aos 200, 300mm num dia :p O melhor que tens a fazer e o que eu tenho feito é testar o pluviometro da Auriol deitando água lá para dentro lentamente (eu como gosto de tudo bem feito deito mesmo gota a gota :lmao:) ou então arranjas um recipiente qualquer e fazendo uns cálculos obtens a precipitação. Por vezes a Auriol dá valores excessivos devido a interferências, eu por acaso já há bastante tempo que nao tenho erros na estação, felizmente. Uma coisa que tenho quase a certeza, o pluviometro da Auriol está descalibrado, pelo que acumula precipitação inferior ao real. Faz um teste para ver e tenta calibrar ;)


Boa sorte! :thumbsup:
 

jpproenca

Cumulus
Registo
7 Jan 2011
Mensagens
126
Local
Lajes do Pico - Açores
Será que o meu pluviómetro está mal? registou ontem(antes da meia noite) 59.5mm, sei que choveu imenso, está tudo inundado e a ribeira passou por cima das pontes, mas a estação de são brás a 7 km daqui só registou 17mm, tenho que fazer um teste...

Mas em horas em que estava mesmo a chover muito forte, a estação de são brás diz que o rain rate era de 0mm/h, e sei que não era pois era chuva muito intensa.

Tenho que arranjar um pluviómetro de frasco para eliminar dúvidas.

deu-me um total de 161mm esta semana só...

Será que também havia muito vento?
Uma hipótese de erro tem a ver com a concha a vibrar (com o vento) quando o íman passa em frente ao interruptor magnético fazendo com que o interruptor conte vários balanços quando só há um. Isto ainda pode ser pior se existir muita folga nos batentes do eixo (o íman pode ficar muito afastado do interruptor magnético e este ficar muito sensível).
Uma chuva muito intensa pode atirar facilmente para mais de 100 mm/h. É claro que não chove seguido desta maneira durante meia hora mas pode ir para lá perto.
Um pluviómetro de copo (artesanal) pode ajudar muito a ter uma ideia da veracidade das medições automáticas, no caso de dúvida.
Se o pluviómetro continua a funcionar, não há grande hipótese de se ter baralhado e depois voltar a trabalhar bem e, mesmo que possa estar desregulado, é sempre qualquer coisa de 5% - não é possível uma desregulação de, por exemplo, 50%.

Cumprimentos
 

Geiras

Cumulonimbus
Registo
16 Jun 2010
Mensagens
4,247
Local
Qta. do Conde / Sintra
Se o pluviómetro continua a funcionar, não há grande hipótese de se ter baralhado e depois voltar a trabalhar bem e, mesmo que possa estar desregulado, é sempre qualquer coisa de 5% - não é possível uma desregulação de, por exemplo, 50%.

Cumprimentos

Se me permite, discordo.

Fazendo uma simples regra de 3 simples, descobrimos o erro em percentagem. Por exemplo, comparando um pluviometro desregulado a outro calibrado, imaginemos que no que está bom o acumulado é de 20mm e no que está desregulado o acumulado é de apenas 16mm. Aqui, o erro é de 20%. Acredite que ao mexer nos parafusos de calibração poderá alterar significativamente os valores :thumbsup:

Cumps, Geiras.