Auriol Weather Station

Estação SP

Cumulus
Registo
1 Fev 2011
Mensagens
438
Local
Gafanha da Nazaré (Aveiro)
Tenho estado a pensar e nestes dias eu axo que aqui na minha regiao atingiu mais do que a estaçao registou

a Rajada de vento que ele regista é mesmo a rajada ou é a média?'

Obrigado
 


Mário Barros

Furacão
Registo
18 Nov 2006
Mensagens
12,603
Local
Maçores (Torre de Moncorvo) / Algueirão (Sintra)
Agora que tenho estado com a cabeça nos cálculos do pluviómetro, chego à conclusão que a AURIOL regista na consola dados deflacionados. Ora, se cada balanço da báscula equivale a 0,284mm, ao fim de 40 balanços a AURIOL deveria registar 11,4mm (40 * 0.284). Na realidade a AURIOL regista apenas 10mm. O problema mais grave é que quanto mais precipitação cair e o pluviómetro de báscula balançar, maior será o erro. Ou seja, se num dia houver 80 balanços na báscula a AURIOL teria de registar qualquer coisa como 22.7mm (80 * 0.284), mas na realidade, o visor da AURIOL mostra apenas 20mm, aqui o erro já será maior, quase 3mm a menos.

Se me seguir pelo que esta estação regista, ao fim de um mês poderei vir a ter mais de uma dezena de mm a menos, tal como aconteceu no mês anterior em que supostamente teria acumulado 75mm e fazendo estes cálculos que sem dúvida serão os mais certos já tenho mais de 85mm no mês de Janeiro. Ao fim de um ano como será?? Pois..
Já o anemómetro também deverá ter o seu ponto fraco com certeza ;)
Muito duvidosa esta Auriol… infelizmente já passou período de 30 dias para devolver.

Que confusão, a solução.

Pluviómetro manual, nunca engana ninguém :p

rain-gauge_big.jpg
 

Geiras

Cumulonimbus
Registo
16 Jun 2010
Mensagens
4,247
Local
Qta. do Conde / Sintra
Pois é Mário... isto das tecnologias é confuso :p

Ainda desconfiado, voltei a bater com a cabeça no assunto, e pelo que o JPProença me disse por PM, os 0.284mm é uma média e não o valor exacto de cada oscilação, visto que me meti a fazer contas parvas, tenho os dados da precipitação errados...lá vou eu ter de formular isto tudo :mad:
 

fhff

Nimbostratus
Registo
8 Jan 2010
Mensagens
887
Local
Merceana, Alenquer / Nafarros, Sintra
Pois é Mário... isto das tecnologias é confuso :p

Ainda desconfiado, voltei a bater com a cabeça no assunto, e pelo que o JPProença me disse por PM, os 0.284mm é uma média e não o valor exacto de cada oscilação, visto que me meti a fazer contas parvas, tenho os dados da precipitação errados...lá vou eu ter de formular isto tudo :mad:

A teoria pode não estar mal. Uso, paralelamente, um pluviómetro, igual ao que o Mário mostrou, e as leituras são sempre ligeirmente superiores às da Auriol...
A estação é mesmo melindrosa (para usar uma expressão poliicamente correcta);). Máximas e mínimas é para esquecer, rajada é para esquecer e o pluviómetro, para além dos problemas parece que peca por defeito.

Puma: Tenho alguma obstrução por sebes, a cerca de 10m, e uma árvore (que nesta altura está despida), mas já tive, em Janeiro, uma rajada de quase 50 km/h. Vou tentar aproximar a estação dos instrumentos ou então faço o ensaio do secador, como já alguém aqui experimentou!
 

Geiras

Cumulonimbus
Registo
16 Jun 2010
Mensagens
4,247
Local
Qta. do Conde / Sintra
A teoria pode não estar mal. Uso, paralelamente, um pluviómetro, igual ao que o Mário mostrou, e as leituras são sempre ligeirmente superiores às da Auriol...
A estação é mesmo melindrosa (para usar uma expressão poliicamente correcta);). Máximas e mínimas é para esquecer, rajada é para esquecer e o pluviómetro, para além dos problemas parece que peca por defeito.

Puma: Tenho alguma obstrução por sebes, a cerca de 10m, e uma árvore (que nesta altura está despida), mas já tive, em Janeiro, uma rajada de quase 50 km/h. Vou tentar aproximar a estação dos instrumentos ou então faço o ensaio do secador, como já alguém aqui experimentou!

Quando diz ligeiramente, refere-se a a que percentagem de erro? (ou quantos mm a menos tem) ?

Já agora, nos meus testes com o secador, não sei se é normal ou então é a Auriol que não mede correctamente...se eu apontar o secador com uma certa velocidade durante 3 segundos para o anemómetro, tem que me dar o mesmo valor se fizer o mesmo procedimento mas por 20 segundos por exemplo?

o pluviómetro, para além dos problemas parece que peca por defeito.

A resolução de medição da Auriol é de 0.25mm...em 4 oscilações da báscula, a primeira e a terceira são registadas sem arredondamente, ou seja de em vez ser X.3mm é de X.2mm ou X.7mm...já a segunda e a quarta oscilação já estarão certas, pelo que 0.25 + 0.25 = X.5mm ou X.0mm que é o que dá ;)
 

fablept

Nimbostratus
Registo
12 Nov 2008
Mensagens
1,423
Local
Ponta Delgada - Açores
Quando diz ligeiramente, refere-se a a que percentagem de erro? (ou quantos mm a menos tem) ?

Já agora, nos meus testes com o secador, não sei se é normal ou então é a Auriol que não mede correctamente...se eu apontar o secador com uma certa velocidade durante 3 segundos para o anemómetro, tem que me dar o mesmo valor se fizer o mesmo procedimento mas por 20 segundos por exemplo?

Se apontares por 3 segundos, supostamente dá a rajada, se apontares por 20s vai dar a velocidade média a incluindo os segundos em que o anenómetro esteve parado...tens que testar por 2/3 minutos para a estação fazer as contas da velocidade média à mesma velocidade da "rajada".

O meu anenómetro está numa posição temporária, abrigado do vento vindo de Oeste..o que ontem/anteontem não permitiu receber o vento em condições. Mesmo assim tive um pico de velocidade média de 37kmh e uma rajada de 54km/h, o que acredito seja valores +- correctos para as minhas condições.

Já li que a Auriol dá +- 20% abaixo do que registado noutros pluviómetros, mas não se confirma nada.. problema da balança? problema de arredondamentos? ...?
 

Geiras

Cumulonimbus
Registo
16 Jun 2010
Mensagens
4,247
Local
Qta. do Conde / Sintra
Se apontares por 3 segundos, supostamente dá a rajada, se apontares por 20s vai dar a velocidade média a incluindo os segundos em que o anenómetro esteve parado...tens que testar por 2/3 minutos para a estação fazer as contas da velocidade média à mesma velocidade da "rajada".

O meu anenómetro está numa posição temporária, abrigado do vento vindo de Oeste..o que ontem/anteontem não permitiu receber o vento em condições. Mesmo assim tive um pico de velocidade média de 37kmh e uma rajada de 54km/h, o que acredito seja valores +- correctos para as minhas condições.

Já li que a Auriol dá +- 20% abaixo do que registado noutros pluviómetros, mas não se confirma nada.. problema da balança? problema de arredondamentos? ...?

A Auriol disponibiliza 2 tipos diferentes de leitura do vento. A rajada e uma média dos últimos 2 minutos...é que eu apontei o secador durante 3 segundos e deu me uma GUST de 30km/h. Apontei durante cerca de 30 segundos e já me deu uma GUST de 55km/h...

Onde leu os tais 20% de erro no pluvio da Auriol?

Uma coisa é certa, numa madrugada de bom nevoeiro a Auriol lá acumula 0.2mm :rolleyes:
 

jpproenca

Cumulus
Registo
7 Jan 2011
Mensagens
126
Local
Lajes do Pico - Açores
ACERCA DO PLUVIÓMETRO (3)
(No seguimento do comunicado # 577 - página 39)

COMUNICAÇÕES

Introdução:
Nas comunicações por fios, a informação flui em tempo real funcionando o pluviómetro como simples periférico físico da consola, a quem indica a ocorrência dos balanços da concha basculante.
No caso de comunicações sem fios, a informação é normalmente compilada em pacotes contendo também indicações sobre a identidade do emissor e uma chave de validação. Além disso, existe habitualmente comunicação em sentido contrário a pedir informações, a confirmar a boa recepção, ou a dar instruções sobre a melhor oportunidade para envio dos pacotes.
O presente comunicado limita-se a sintetizar alguns dados sobre o assunto, que vão para além do indicado no manual ou revelado pelo fabricante.

De acordo com o manual, a comunicação do pluviómetro para a consola é feita via rádio a 434 MHz
Há notícia de que a portadora da comunicação é emitida a 433,920 MHz
Nos ensaios efectuados, a recepção foi 'apanhada' entre 433,080 e 434,420 MHz

A comunicação é feita por telegramas com a periodicidade constante de 37 segundos e com duração aproximada de 1 segundo, e é suspensa durante a pesquisa de sinal horário DCF-77 pela consola.
A periodicidade e a suspensão foram verificadas em ensaios com movimento da concha basculante e em ensaios sem basculamento.

Há notícia de que cada telegrama integra um conjunto de 8 comunicações digitais iguais e seguidas, cada uma composta por 36 bits com a seguinte informação:
- Bits 1 a 8 – identificação do emissor (número aleatório escolhido pelo pluviómetro no momento de colocação das pilhas e firmado pela consola aquando da pesquisa de periféricos);
- Bit 9 – estado das pilhas;
- Bits 10 a 16 – identificação do tipo de informação (informação proveniente de pluviómetro);
- Bits 17 a 32 – quantidade de chuva medida desde a colocação das pilhas no pluviómetro;
- Bits 33 a 36 – chave de controlo para validação da comunicação ao ser recebida.

Exemplo de uma comunicação (repetida 8 vezes num telegrama):
1011 0000 0000 0000 1011 0011 0110 1100 0100 --» sentido da emissão (bit 1 à direita)
Correspondente informação: Pilhas em bom estado / Precipitação 2,75 mm

Alcance das comunicações:
25 m em espaço aberto, de acordo com a informação do manual
Em ensaio realizado (após 30 dias do início de operação), foi confirmada comunicação até 75 m.

No caso de falha na recepção, a comunicação seguinte recupera a perda dos dados.
Efectuado ensaio de falha por afastamento excessivo dos aparelhos.
Efectuado ensaio de falha por sobreposição com outra emissão na mesma frequência.

Não há notícia sobre comunicação da consola para o pluviómetro.
Em resultado dos ensaios efectuados, há no entanto indícios de que possa existir durante a pesquisa de periféricos e aquando da pesquisa de sinal horário DCF-77.

Observações:
Contrariamente ao anemómetro, não há indicação luminosa de comunicação pelo pluviómetro.
As comunicações foram sintonizadas em receptor áudio com informação digital da frequência.
Os ensaios foram feitos sem mais qualquer periférico além do pluviómetro, pelo que poderão ter sido escamoteadas algumas condicionantes.
Os elementos de notícia referidos foram obtidos nos seguintes sítios:
http://www.tfd.hu/tfdhu/files/wsprotocol/auriol_protocol_v20.pdf
http://forum.auriolws.info/viewtopic.php?f=8&t=28

(Disponível na página 47 / # 692 um índice desta colecção de apontamentos.)

J. P. Proença
 
Última edição:

fhff

Nimbostratus
Registo
8 Jan 2010
Mensagens
887
Local
Merceana, Alenquer / Nafarros, Sintra
Quando diz ligeiramente, refere-se a a que percentagem de erro? (ou quantos mm a menos tem) ?

Hoje tinha 1,7 mm na estação e 2,5 mm no pluviómetro (sendo que estes 2,5 mm são a olho pois a escala do pluviómetro só tem unidades).

Vou comparar mais umas vezes e digo qualquer coisa.
Em relação ao anemómetro, afinal o que é que ela entende como rajada?

Obrigado pela vossa ajuda
 

Geiras

Cumulonimbus
Registo
16 Jun 2010
Mensagens
4,247
Local
Qta. do Conde / Sintra
Boa tarde

Não precisam de reclamar com a Auriol por registar pluviosidade a menos, desmontem-na e calibrem-na.

A calibração do pluviometro desta Auriol consiste em subir os parafusos brancos de plástico que servem como apoio da báscula. Depois é só fazerem testes e ajustarem-no até estar calibrado.

Menos uma dor de cabeça...pluviometro bom, problema do sensor de temperatura e humidade resolvido com a colocação de um RS e há pouco estive a dar uns ajustes, agora só falta perceber o anemómetro :thumbsup:

Boa sorte!
 

fablept

Nimbostratus
Registo
12 Nov 2008
Mensagens
1,423
Local
Ponta Delgada - Açores
Sobre os 20% de erro do pluviómetro, li numa review num fórum espanhol..mas algo me diz que é um valor "atirado ao ar"..

Sobre o anenómetro, tambem preciso de fazer uns testes..ontem o vento estava na direcção do anenómetro, os valores que tive correspondem +- aos do Ogimet (estou a 1km do Cabo Carvoeiro). Mas tive uma surpresa quando cheguei a casa à noite..o anenómetro estava parado, encravou!:angry: Afinal foi o parafuso de suporte que estava um pouco desapertado, reparei que se o parafuso não tiver bem posto, o suporte das "colheres" roça um pouco ou fica desnivelado. Foto do anenómetro..



@TrovoadaPower

Testaste com o anenómetro totalmente parado e de repente apontaste o secador? Se for assim, talvez de forma a poupar bateria, o anenómetro desliga-se quando o vento é nulo, quando recebe uma rajada perde uns "clicks" entre o click que activa o anenómetro e o tempo que leva a iniciar o registo..digo eu! Ontem para ver se o anenómetro funcionava bem, tive a fazer uns testes soprando..registou rajadas de 24.5km/h:lol:
 

Geiras

Cumulonimbus
Registo
16 Jun 2010
Mensagens
4,247
Local
Qta. do Conde / Sintra
Boas fablept

O problema do pluviometro resolve-se facilmente, basta seguir o meu conselho escrito em cima.

No anemómetro sim, os testes que fiz com o secador foi com a roda eólica parada em ambos os testes depois de a Auriol registar 0km/h :thumbsup:

Eu soprei com força umas 5 vezes seguidas mesmo a frente das colheres e deu-me rajadas de 50km/h :surprise: estará certo ?

Eu gostaria ainda saber quantas leituras faz o anemómetro e se realmente ele é fiável, se alguém souber mais alguma coisa avise por aqui se faz favor :thumbsup:
 

Geiras

Cumulonimbus
Registo
16 Jun 2010
Mensagens
4,247
Local
Qta. do Conde / Sintra
Penso que a Auriol não regista rajadas rápidas...

Já agora, um muito obrigado ao jpproenca, pois sem as informações dele não teria conseguido calibrar o pluviometro e perceber um pouco mais sobre esta Auriol..