Auriol Weather Station

jpproenca

Cumulus
Registo
7 Jan 2011
Mensagens
126
Local
Lajes do Pico - Açores
Segundo o JPProença, o pluviometro dele está calibrado pelo teste que ele fez.

Agora gostava de saber uma coisa, os pluviometros das vossas Auriol estão calibrados?

Já fiz porcaria...

Neste sítio está uma tabela, balanço a balanço (até 120 balanços), das leituras correspondentes em mm e em polegadas (in).
Para cada balanço é preciso 2,5 mililitros de água.
A minha sugestão é colocar o TOTAL a zero e despejar pingo a pingo uma certa quantidade de mililitros de água (por exemplo um quarto de litro) na boca do copo e ver a leitura TOTAL resultante. Depois é comparar com o correspondente valor na tabela e ver se a diferença é muita. Se estiver desviado apenas dois ou três saltos está óptimo.
Atenção para a quantidade de água a despejar, cuja medida deve ter algum rigor para se poderem tirar conclusões.
 


HotSpot

Cumulonimbus
Registo
20 Nov 2006
Mensagens
3,614
Local
Moita, Setubal
... Espero que HotSpot não fique a pensar que tenho andado a dizer mal da Davis! :lmao:
Cumprimentos

O fórum e todos os membros estão de parabéns pelo excelente tópico sobre a Auriol. Embora não tenha uma Auriol, quase já conheço a estação ao pormenor devido aos excelentes testemunhos que têm sido colocados aqui no tópico.

Quanto às Davis, claro que não estás a dizer mal destas estações.

Não querendo ser muito "mauzinho", não estou a ver em nenhuma parte do mundo, um tópico que com tanta participação para resolver "problemas técnicos" das Davis. :inocente:

Continuem o bom trabalho, porque este é um tópico de referência para o que deve ser um estudo de um equipamento deste tipo.

:thumbsup:
 

Geiras

Cumulonimbus
Registo
16 Jun 2010
Mensagens
4,247
Local
Qta. do Conde / Sintra
Depois de andar a mexer em toda a estação, já não sei se os dados são fiaveis. Talvez ela estivesse melhor antes de eu pegar nela.
 

jpproenca

Cumulus
Registo
7 Jan 2011
Mensagens
126
Local
Lajes do Pico - Açores
Descoberta ligeira de informações da Auriol:

Anemómetro

"Cant be certain if this calculations are correct, but...

The anemometer Lidl has radius R = 5.4 cm is:

R = 0.054 m, V = 0.054 x 2 x 3.1415 x 0.34 x N = N
over 1m / s = 3.6 km / h or V (km / h) = 1.224 x N (rps)

01 turns -> wind= 1,23 km/h
10 turns -> wind= 12,3 km/h
30 turns -> wind= 36,7 km/h
60 turns-> wind= 73,4 km/h
90 turns -> wind= 110,1 km/h"

Fonte
(...)

Isto só estaria certo no caso de não haver 'derrapagem' da roda eólica relativamente ao vento.

O vento está a pressionar as conchas dos dois lados e, de um lado, há uma que apresenta uma forma que faz com que o vento empurre melhor que do outro lado - a roda eólica roda para esse lado mas é um pouco travada pela outra concha.

Suponhamos que, do lado favorável, o factor de pressão é 1,333 e, do outro lado, o factor de pressão é 0,333.
Com o anemómetro em equilíbrio dinâmico temos a seguinte equação de igualdade das duas acções:

1,333 x (Vv - Va)^2 = 0,333 x (Vv + Va)^2

Vv é a velocidade do vento / Va é a velocidade do anemómetro
Do lado em que a roda anda no sentido do vento, as velocidades são a subtrair.
Do lado em que a roda anda contra o vento, as velocidades são a somar.

Fazendo as contas matemáticas, dá:

Vv = 3 x Va
(a velocidade do vento é 3 vezes a velocidade do anemómetro)

Conclusão (na suposição referida):

R = 0,054 m [Raio da roda eólica do anemómetro da Auriol]

Vv = 3 x 0,054 x 2 x 3,1415 x N [m/s]

N - Rotações por segundo da roda eólica

Cumprimentos
 

Geiras

Cumulonimbus
Registo
16 Jun 2010
Mensagens
4,247
Local
Qta. do Conde / Sintra
Mas o facto de o vento empurrar nos 2 lados das conchas acontece em todos os anemómetros :confused:
 

jpproenca

Cumulus
Registo
7 Jan 2011
Mensagens
126
Local
Lajes do Pico - Açores
Mas o facto de o vento empurrar nos 2 lados das conchas acontece em todos os anemómetros :confused:

Certo.
Os coeficientes de pressão é que podem ser específicos dependendo do formato e quantidade das conchas.
E, é claro, há também que contar com as hastes que seguram as conchas e com a acção do íman.
O exemplo que dei é só um exemplo para dizer que a fórmula dada no outro fórum ... digamos que deve ser olhada com algum cuidado...
 

Geiras

Cumulonimbus
Registo
16 Jun 2010
Mensagens
4,247
Local
Qta. do Conde / Sintra
Certo.
Os coeficientes de pressão é que podem ser específicos dependendo do formato e quantidade das conchas.
E, é claro, há também que contar com as hastes que seguram as conchas e com a acção do íman.
O exemplo que dei é só um exemplo para dizer que a fórmula dada no outro fórum ... digamos que deve ser olhada com algum cuidado...

Ali diz que uma volta equivale a 1.23km/h, eu quando estava em testes com o anemómetro, 1 volta equivale a 0.7km/h... Infelizmente parti uma das conchas e tive de cola-la com um pouco de super cola (que se funde facilmente nos materiais e por isso não pesa tanto, o que poderá desequilibrar). Confirmei que essa concha pesa um pouco mais que as outras mas não influencia os dados :thumbsup:
 

jpproenca

Cumulus
Registo
7 Jan 2011
Mensagens
126
Local
Lajes do Pico - Açores
Ali diz que uma volta equivale a 1.23km/h, eu quando estava em testes com o anemómetro, 1 volta equivale a 0.7km/h... Infelizmente parti uma das conchas e tive de cola-la com um pouco de super cola (que se funde facilmente nos materiais e por isso não pesa tanto, o que poderá desequilibrar). Confirmei que essa concha pesa um pouco mais que as outras mas não influencia os dados :thumbsup:

Ainda não sei bem como é que o anemómetro da Auriol mede o vento (desconfio do que é dito no manual...) mas uma volta, só por si, não deve dar nenhum valor credível - é preciso manter a rotação de uma volta por segundo em permanência para podermos tirar conclusões sobre a leitura apresentada no visor passados 31 segundos (ou será que é 2 minutos como diz o manual?).
Segundo já se sabe, a cada 31 segundos há emissão do anemómetro para a consola mas só 5 em cada 6 emissões é que dizem respeito ao vento.
Será que é o anemómetro que faz as contas ou é a consola?
A nossa Auriol não é uma máquina qualquer - é mesmo uma máquina complexa...!

Quem souber mais alguma coisa esteja à vontade para dizer...
 

jpproenca

Cumulus
Registo
7 Jan 2011
Mensagens
126
Local
Lajes do Pico - Açores
No FAQ da VENTUS W155


The windmill records the wind speed and transmits this data through a radio frequency signal to base station every 31 seconds if the speed >3.6m/s but less frequently if the speed <3.6m/s

Verifiquei a periodicidade da emissão (com e sem vento) e dá sempre 31 segundos exactos. E, em cada 6 emissões, uma é para o termo-higómetro.

O catavento também só é sensível a 8 pontos cardeais em fatias de 45 º (contrariamente ao que parece deduzir-se dos FAQ da Ventus). Os pontos sub-colaterais apenas são apresentados pela consola como intermédios ao passar de uma fatia para outra. A consola leva 2 minutos e 4 segundos a dar a posição final - é uma espécie de média que permite estabilizar as medidas e dar a tendência na forma de posições intermédias na transição de uma posição para outra.

Isto ainda está um pouco confuso, escrito assim mal organizado.

Cumprimentos,
 

Estação SP

Cumulus
Registo
1 Fev 2011
Mensagens
438
Local
Gafanha da Nazaré (Aveiro)
Isto só estaria certo no caso de não haver 'derrapagem' da roda eólica relativamente ao vento.

O vento está a pressionar as conchas dos dois lados e, de um lado, há uma que apresenta uma forma que faz com que o vento empurre melhor que do outro lado - a roda eólica roda para esse lado mas é um pouco travada pela outra concha.

Suponhamos que, do lado favorável, o factor de pressão é 1,333 e, do outro lado, o factor de pressão é 0,333.
Com o anemómetro em equilíbrio dinâmico temos a seguinte equação de igualdade das duas acções:

1,333 x (Vv - Va)^2 = 0,333 x (Vv + Va)^2

Vv é a velocidade do vento / Va é a velocidade do anemómetro
Do lado em que a roda anda no sentido do vento, as velocidades são a subtrair.
Do lado em que a roda anda contra o vento, as velocidades são a somar.

Fazendo as contas matemáticas, dá:

Vv = 3 x Va
(a velocidade do vento é 3 vezes a velocidade do anemómetro)

Conclusão (na suposição referida):

R = 0,054 m [Raio da roda eólica do anemómetro da Auriol]

Vv = 3 x 0,054 x 2 x 3,1415 x N [m/s]

N - Rotações por segundo da roda eólica

Cumprimentos


Boas, eu penso que as pessoas que fazem os anemometros tem de fazer vários testes, e como dizes as pás fazem força do outro lado..

e os anemometro costumao ser testados em túneis de vento

e neste caso se calhar programaram uma ventoinha para soprar aquela velocidade e só projectaram, no local onde o vento projecta as pás para trás, em vez de colocarem a ventoinha no anemometro todo

Não sei é só uma hipótese...
Digam mais ideias, no fim de contas só falta corrigirmos o anemometro (que é o que tá mais difícil de corrigir)

Obrigado!
 

jpproenca

Cumulus
Registo
7 Jan 2011
Mensagens
126
Local
Lajes do Pico - Açores
Boas, eu penso que as pessoas que fazem os anemometros tem de fazer vários testes, e como dizes as pás fazem força do outro lado..

e os anemometro costumao ser testados em túneis de vento

e neste caso se calhar programaram uma ventoinha para soprar aquela velocidade e só projectaram, no local onde o vento projecta as pás para trás, em vez de colocarem a ventoinha no anemometro todo

Não sei é só uma hipótese...
Digam mais ideias, no fim de contas só falta corrigirmos o anemometro (que é o que tá mais difícil de corrigir)

Obrigado!

Estive a ver na Wikipedia e parece que o coeficiente de desfasamento entre o vento e o anemómetro pode ir de 2 a 3 vírgula qualquer coisa.
Também encontrei este sitio:
http://www.astro.uni-bonn.de/~kbagschi/anemoe.shtml

Para testarmos a Auriol podemos fazer de duas maneiras:
- Teórica: Estabelecer uma fórmula, rodar a roda eólica e ver os resultados; :wacko:
- Prática: Correr com o anemómetro na mão (ou em cima de uma viatura) num dia sem vento e a consola na outra mão a ver os resultados. :calor:

Não vai ser pera doce :suicidio:
 

Geiras

Cumulonimbus
Registo
16 Jun 2010
Mensagens
4,247
Local
Qta. do Conde / Sintra
:lmao::lmao: Eu por acaso já pensei meter-me dentro do carro e levar o anemómetro à janela para ver se dava certo! :D
 

Estação SP

Cumulus
Registo
1 Fev 2011
Mensagens
438
Local
Gafanha da Nazaré (Aveiro)
:lmao::lmao: Eu por acaso já pensei meter-me dentro do carro e levar o anemómetro à janela para ver se dava certo! :D

Isso é boa ideia , tambem já tinha pensado nisso, o pior é que para parar o anemometro depois ainda parto uma pá e cai me para a estrada e depois passa um carro por cima e "ardeu se" o anemometro

ou então de bicicleta... mas de carro dá mais geito(quando tiver vagar veremos isso)

Obrigado!

Então deichas te de meter os dados do vento?
no já arranjas te o anemometro?
 

Geiras

Cumulonimbus
Registo
16 Jun 2010
Mensagens
4,247
Local
Qta. do Conde / Sintra
Isso é boa ideia , tambem já tinha pensado nisso, o pior é que para parar o anemometro depois ainda parto uma pá e cai me para a estrada e depois passa um carro por cima e "ardeu se" o anemometro

ou então de bicicleta... mas de carro dá mais geito(quando tiver vagar veremos isso)

Obrigado!

Então deichas te de meter os dados do vento?
no já arranjas te o anemometro?

Infelizmente, na madrugada em que de certeza absoluta se deu a rajada máxima este ano, foi quando tinha o anemómetro com a concha partida. É que foi mesmo azar, por volta das 22h parti a concha, não tinha super cola pronto..fiquei sem registar a rajada máxima deste ano na madrugada seguinte.

Os dados do pluviometro penso que já estejam mais errados que sei lá o que.. enfim..