Auriol Weather Station

• Thread starter Thread starter Mjhb
  • Data de início Data de início
Outra coisa, o filtro de folhas deve permanecer no pluviómetro? ou influencia a precisão ?

Muito obrigado pela dica,
tenho a certeza que é compatível pois com a consola fora de alcance dos seus sensores e com o sensor da twins ao pé este detectou, e tem sim valores de temperatura e humidade e pode se escolher no sensor entre 3 canais diferentes e ainda fiz a experiência de a twins detectar o sensor da Auriol e esta também o detectou.

Ainda bem....

Agora, apenas é necessário comprar/fazer um RS e colocar lá dentro esse sensor da Twins de forma a obter valores de temperatura e humidade mais fiáveis . :thumbsup:

Outra coisa, o filtro de folhas deve permanecer no pluviómetro? ou influencia a precisão ?

Depende da probabilidade de caírem " coisas " no pluviometro, nomeadamente folhas de árvores, ......

No meu caso, na medida em que o pluviometro encontra-se no telhado com pouca ou nenhuma probabilidade de caírem folhas de árvores, ou outras " coisas " não coloquei o filtro.

Acima de tudo, depende de onde o mesmo está colocado.

Creio, também, que no caso do filtro estar colocado no pluviometro não deve de alterar em nada as medições, apenas poderá retardar, e em muito pouco, a queda das gotas de chuva para o próprio pluviometro.

Boa noite (4h da manhã :hehe:)

Descobri o problema da pressão atmosférica.

Calibrei-a há 3 horas (a Auriol demora 1h a actualizar a pressão) para os 1017hPa. Depois de já ter actualizado 3 vezes, encontra-se agora nos 1016hPa.

O problema que dificultava o valor correcto da pressão eram interferências com o computador, pois eu tinha a consola (onde se encontra o barómetro penso eu) mesmo ao lado do PC...

Espero que tenha ajudado :thumbsup:

:w00t::w00t:

Boas,

Tenho estado a comparar os valores da minha Auriol (agora com o pluviometro a ser recebido 100%), com a "Davis" do HotSpot (curta distância) e quase tudo parece estar a correr bem... Quase tudo, porque os anemometros apresentam uma diferença enorme :( A Auriol tem uma media actual de 2,9 Km/h enquanto que a Davis apresenta 12,9 Km/h :surprise:
Conclusão: ou tenho um anemometro "problematico, preso, etc..." ou apesar da distância entre as estações temos um anemofenomeno interessante por aqui ?!

Ha, relativamente ao RS, por enquanto estou satisfeito com a fita de aluminio colocada em volta do sensor (leia-se sensor + tudo de suporte). Permite a circulação de ar vertical, faz sombra directa no sensor (zona do tubo de suporte) e reflecte a radiação directa... venha Sol para testar mais em pormenor.

Cumprimentos

Boas,

Tenho estado a comparar os valores da minha Auriol (agora com o pluviometro a ser recebido 100%), com a "Davis" do HotSpot (curta distância) e quase tudo parece estar a correr bem... Quase tudo, porque os anemometros apresentam uma diferença enorme :( A Auriol tem uma media actual de 2,9 Km/h enquanto que a Davis apresenta 12,9 Km/h :surprise:
Conclusão: ou tenho um anemometro "problematico, preso, etc..." ou apesar da distância entre as estações temos um anemofenomeno interessante por aqui ?!

A distância de 800 metros entre as duas estações e a semelhança na altitude não explicam essa diferença. Eu tenho o meu anemometro montado 10 metros acima do nível do solo e como está o teu?

A distância de 800 metros entre as duas estações e a semelhança na altitude não explicam essa diferença. Eu tenho o meu anemometro montado 10 metros acima do nível do solo e como está o teu?

A altura deve ser aproximadamente a mesma... Estou/estava a tentar explicar o "fenomeno" pela diferença topográfica (após a quinta do Chora existe um ligeiro vale), mas tb não me parece... A Auriol apenas apresenta a média dos ultimos 2 minutos e rajada dos ultimos 10... e não estou constantemente a comparar. Pode ser por ai (ou não)...

De qqr forma estive no telhado a olhar para o anemometro e de facto quando o vento pára, ele pára e quando se sente o vento ele roda (não sei se o suficiente)... Mas concordo contigo, nada deveria justificar esta diferença. Poderá ser que a estação não esteja a receber todas as transmissões?!

A altura deve ser aproximadamente a mesma... Estou/estava a tentar explicar o "fenomeno" pela diferença topográfica (após a quinta do Chora existe um ligeiro vale), mas tb não me parece...
Estive no telhado a olhar para o anemometro e de facto quando o vento pára, ele pára e quando se sente o vento ele roda (não sei se o suficiente)... Mas concordo contigo, nada deveria justificar esta diferença. Poderá ser que a estação não esteja a receber todas as transmissões?!

Então se o vento pára aí é porque o anemometro está ok. Pelas últimas leituras da minha estação o vento não está a parar por lá. Curta distância com regime de vento um pouco diferente.

Então se o vento pára aí é porque o anemometro está ok. Pelas últimas leituras da minha estação o vento não está a parar por lá. Curta distância com regime de vento um pouco diferente.

Sim, de facto o movimento do anemometro é coincidente com o movimento das arvores, etc... A duvida é se está ok quando há vento?!

Obrigado.

Boas,

continuo com duvidas relativamente ao Ch2?! No manual da estação não vejo qualquer referência a este canal adicional e na estação tb na encontro maneira de o selecionar. será que o mesmo deixou de existir nas versões mais recentes? Ou o mesmo só aparece quando se efectua o "search" e existe um sensor adicional?

Obrigado.

Bom dia a todos!

Este tópico tem estado animado devido à saída desta estação Auriol e o elevado número de aquisições. Tal facto é de louvar, é bom ver tanta gente interessada e entusiasmada! Bem hajam por isso!

No entanto deixo uma nota. Geralmente todas as estações são funcionais e, apesar de haver diferenças acentuadas de qualidade, a fiabilidade dos dados depende sempre, e acima de tudo, das questões ligadas à instalação.

Presumo que algumas das dúvidas mais recorrentes deste tópico estejam ligadas a esse facto. Por vezes o mínimo detalhe, que passa despercebido a quem lê a dúvida, pode ser a chave para um problema. Uma parede próxima, uma árvore, um quadrante de vento tapado por um obstáculo, o pluviómetro que afinal só apanha chuva se o vento estiver de um determinado quadrante, etc, etc...

Uma sugestão, e apenas isso, é a de que, quando colocarem uma dúvida, coloquem uma foto representativa da envolvente do componente que acham que não está correcto, ou que, se tal não for possível, descrevam com algum detalhe todos os factores envolventes que achem relevantes. Isto permite a quem lê, e que tenha alguma experiência nestas questões, poder auxiliar-vos da melhor forma. Por vezes poderão alguns membros mais leigos e que se estejam a iniciar nestas lides, acharem que os mais experientes poderão estar a ser "picuinhas" se vos chamarem a atenção para detalhes importantes na fiabilidade dos registos. Mas vejam sempre estes detalhes como um incentivo à melhoria dos vossos registos... O que de certa forma presumo que seja o interessa de quem investe em material meteorológico :)

E já agora... Bons registos e boa sorte com as vossas novas estações! :)

Boa noite (4h da manhã :hehe:)

Descobri o problema da pressão atmosférica.

Calibrei-a há 3 horas (a Auriol demora 1h a actualizar a pressão) para os 1017hPa. Depois de já ter actualizado 3 vezes, encontra-se agora nos 1016hPa.

O problema que dificultava o valor correcto da pressão eram interferências com o computador, pois eu tinha a consola (onde se encontra o barómetro penso eu) mesmo ao lado do PC...

Espero que tenha ajudado :thumbsup:

:w00t::w00t:

Será que era mesmo esse problema ?

É que tenho as minhas duas consolas "coladas" ao pc, e sempre funcionaram bem.

boa tarde

obrigado Puma. então não posso fazer um registo diario da temperatura e do vento??

o que é muito estranho é que a minha estação registou valores acima dos que supostamente conseguia sem eles terem acontecido. alguém me consegue explicar porquê??

Registos diários não é possivel....a não ser que todos os dias os dados sejam eliminados.

Eu para ter registos mensais, fazia sempre o " reset " no ultimo dia de cada mês.

É possivel que a consola dê valores não previstos no manual, nomeadamente no que diz respeito á velocidade do vendo.

Aconteceu comigo, e creio que o valor dado pela consola é, minimamente, realista.

:thumbsup: