fablept
Nimbostratus
Boa noite,
Ja sigo este forum a alguns anos, mas ...
existe sempre um "mas" so hoje e que fiz o registo, pois sou daqueles que gosta mais de ler do que escrever.
Bom ja vou na minha segunda Auriol a primeira não se avariou mas ficou onde eu vivia antes, em Dezembro comprei a segunda e claro estou de novo satisfeito com a mesma, para mim a relação qualidade preço e muito boa.
Registei-me pois quero fazer uma pergunta.
Qual foi a maneira que arranjas-te para ligar ao PC?
Podes divulgar ?
Obrigado
A forma como ligo ao pc ainda está muito fresca, pois não tenho certeza se estou a receber os dados em condições e estou com um problema em fazer com que transmita os dados tanto para a estação como para a porta de série, mas estou usando um cabo de dados de telemovel (Siemens, dos antigos..acho que este tb dá, mas será necessário procurar o pinout do cabo) que se compra facilmente em PT...uso este cabo pois tem o max232 ou max3232 e permite um pc receber/transmitir dados. Mas um circuito max232 faz-se por meia dúzia de euros ou compra-se um feito no ebay a preços muito acessíveis.
Uma vez localizado o módulo RF na estação, vão ver 3 fios:
http://img96.imageshack.us/img96/4493/semttulocao.jpg
-DATA
-POWER
-GND
No meu caso que estou a usar um cabo de telemovel Siemens (C45), tenho 3 fios: GND, TX, RX
Basta ligar o GND no GND da estação e o RX no DATA, uma vez que não queres transmitir dados, deixas o TX isolado. Finalmente ligo o cabo Siemens à porta de série (ou então uso um conversor 232

Mas o melhor ainda, era apanhar os dados por wireless, pois assim não seria tão evasivo (andar a mexer no PCB, soldar)..ex: arduino.
Mas algo me diz que o processo de descodificar os dados vai dar que falar..

Se não fose pedir muito poderia ser DEC de só o pluviómetro, e DEC de só o anemómetro/termómetro, e um deles juntos ao mesmo tempo, e dizer que dados a estação está reportar no LCD, parece que amanhã vai haver directa...![]()
De dar os valores que estão no LCD e obter o que está no ecrã será complicado..enquanto não resolver a situação de conseguir receber dados tanto na estação como na porta de série ao mesmo tempo. Mas amanha vou dedicar-me um pouco mais a isto..e envio os dados. Dos dois logs que deixei, achas que devo ler a porta de série em 2400 ou 9600?
Como percebo muito pouco de electrónica, tenho que ir com calma, pois fio no sitio errado..e a estação faz puffff lol