Auriol Weather Station

• Thread starter Thread starter Mjhb
  • Data de início Data de início
Boa noite,
Ja sigo este forum a alguns anos, mas ...
existe sempre um "mas" so hoje e que fiz o registo, pois sou daqueles que gosta mais de ler do que escrever.

Bom ja vou na minha segunda Auriol a primeira não se avariou mas ficou onde eu vivia antes, em Dezembro comprei a segunda e claro estou de novo satisfeito com a mesma, para mim a relação qualidade preço e muito boa.

Registei-me pois quero fazer uma pergunta.

Qual foi a maneira que arranjas-te para ligar ao PC?
Podes divulgar ?

Obrigado

A forma como ligo ao pc ainda está muito fresca, pois não tenho certeza se estou a receber os dados em condições e estou com um problema em fazer com que transmita os dados tanto para a estação como para a porta de série, mas estou usando um cabo de dados de telemovel (Siemens, dos antigos..acho que este tb dá, mas será necessário procurar o pinout do cabo) que se compra facilmente em PT...uso este cabo pois tem o max232 ou max3232 e permite um pc receber/transmitir dados. Mas um circuito max232 faz-se por meia dúzia de euros ou compra-se um feito no ebay a preços muito acessíveis.

Uma vez localizado o módulo RF na estação, vão ver 3 fios:

http://img96.imageshack.us/img96/4493/semttulocao.jpg

-DATA
-POWER
-GND

No meu caso que estou a usar um cabo de telemovel Siemens (C45), tenho 3 fios: GND, TX, RX

Basta ligar o GND no GND da estação e o RX no DATA, uma vez que não queres transmitir dados, deixas o TX isolado. Finalmente ligo o cabo Siemens à porta de série (ou então uso um conversor 232->USB)..

Mas o melhor ainda, era apanhar os dados por wireless, pois assim não seria tão evasivo (andar a mexer no PCB, soldar)..ex: arduino.

Mas algo me diz que o processo de descodificar os dados vai dar que falar..:lol:

Se não fose pedir muito poderia ser DEC de só o pluviómetro, e DEC de só o anemómetro/termómetro, e um deles juntos ao mesmo tempo, e dizer que dados a estação está reportar no LCD, parece que amanhã vai haver directa... :lmao:

De dar os valores que estão no LCD e obter o que está no ecrã será complicado..enquanto não resolver a situação de conseguir receber dados tanto na estação como na porta de série ao mesmo tempo. Mas amanha vou dedicar-me um pouco mais a isto..e envio os dados. Dos dois logs que deixei, achas que devo ler a porta de série em 2400 ou 9600?

Como percebo muito pouco de electrónica, tenho que ir com calma, pois fio no sitio errado..e a estação faz puffff lol

É normal a estação por vezes reportar valores errados, basta haver uma falha minima de comunicação entre a base e o pluviómetro devido a interferencias..

Acho que já arranjei uma maneira simples e barata de ligar directamente a estação ao PC..o problema é descodificar os dados, só vejo carradas de 00110101010 a passar no ecrã..vou chamar o sujeito do Matrix para ajudar-me:lol:

Experimente este protocolo:
http://img442.imageshack.us/img442/1586/auriolprotocolv10.pdf

J.Proença

Tive a estudar um pouco o protocolo dado no PDF e os logs por porta de série, mas recebo muitos mais dados do que o suposto, segundo o PDF cada transmissão contem 246 bit...eu recebo mais de 500 e se tentar aplicar o protocolo nos dados que obtenho, não vou a lado nenhum. Ou a velocidade de comunicação está errada, ou o cabo não é o correcto ou o protocolo não se aplica da forma que estou tentando (o que duvido muito).

Ao que parece estão a tentar adicionar o protocolo a um Arduino, para quem tem acesso a um arduino, tem a tarefa muito facilitada...mas comprar um arduino+módulo RF, é capaz de ultrapassar 35€. Vou explorar alternativas mais em conta, se tiverem opiniões, estejam à vontade:)

Era para mandar vir o módulo RF, mas para mandar vir um do USA com portes que ultrapassam o seu valor... ficou adiado até ter mais alguma coisa na lista das compras, entretanto quero ver se tiro as entranhas a uma campainha(do lidl) que também funciona a 433Mhz, pode ser que chegue a algum lado, com o arduino fico mais facilitado.

Estás a usar um cabo de telémóvel? cheguei a tentar usar um da nokia, não consegui... acabei por comprar um destes, sempre fica um pouco mais caro, mas serve para muito :)

Logo posto novidades se chegar a algum lado :lmao:

cumps.

Boas.

Alguém aqui já experimentou testar o pluviometro da Auriol? Ou tem a certeza que ele é fiável?

Hoje tinha 182mm acumulados, fui testar o pluviometro calculando a área da abertura. Fazendo os cálculos terá de me dar cerca de 11mm se deitar 100ml de água.

Deitei quase gota a gota e deu-me 7.5mm :huh::huh:

Boas.

Alguém aqui já experimentou testar o pluviometro da Auriol? Ou tem a certeza que ele é fiável?

Hoje tinha 182mm acumulados, fui testar o pluviometro calculando a área da abertura. Fazendo os cálculos terá de me dar cerca de 11mm se deitar 100ml de água.

Deitei quase gota a gota e deu-me 7.5mm :huh::huh:

Tens a certeza que viste a precipitação acumulada hoje ou se carregaste no botão de precipitação total, que é o acumular desde que fizeste o ultimo reset?

182mm hoje é impossivel...

De certeza que fizeste bem os calculos e efectuaste uma regra de tres simples para saber o que esses 100ml de agua no pote representam numa area de 1m2?

Além do que o Stormy está a falar, existe uma coisa indispensável para a fiabilidade de qualquer pluviometro, Nível.

Se um pluviometro não estiver nivelado nunca marca bem. E atenção, não é estar mais ou menos, é estar o mais preciso possível. Para isso utilizem a ferramenta indicada, um nível. :D

Esta recomendação serve para qualquer marca ou modelo de pluviometro.

Tens a certeza que viste a precipitação acumulada hoje ou se carregaste no botão de precipitação total, que é o acumular desde que fizeste o ultimo reset?

182mm hoje é impossivel...

De certeza que fizeste bem os calculos e efectuaste uma regra de tres simples para saber o que esses 100ml de agua no pote representam numa area de 1m2?

Os 182mm sei que é impossivel...alguma interferência...

O lado do pluviometro mede 9.9cm, logo a área será 98.01cm que serão 0.009801m/2 certo?

Depois tem de me dar 10mm, peço desculpa pelos 11mm de há bocado...agora fiz de novo e deu me 8.2mm.

Alguém me pode explicar como se calibra o pluviometro da Auriol?

Obrigado

O pluvio da Auriol em princípio não dá para calibrar (digo eu).

Agora digo-te, mais estranho que a diferença para o valor que calculaste, é uma leitura dar-te 7,5 mm e outra 8,2 mm :huh: