Biodiversidade

Tópico em 'Biosfera e Atmosfera' iniciado por psm 15 Nov 2008 às 20:50.

1. belem

belem
    Expand Collapse
    Cumulonimbus

Registo:
    10 Out 2007
    Local:
    Sintra
    Eu sei que as abelhas que aparecem no filme são asiáticas..

Collapse Signature Expand Signature
    #1546 belem, 11 Set 2017 às 21:21
    Última edição: 11 Set 2017 às 21:31
  2. camrov8

camrov8
    Expand Collapse
    Cumulonimbus

Registo:
    14 Set 2008
    Local:
    Oliveira de Azeméis(278m)
    apesar que as africanizadas também se defendem e em força de tudo que as ataque incluindo o acaro verroa

3. Pedro1993

Pedro1993
    Expand Collapse
    Cumulonimbus

Registo:
    7 Jan 2014
    Local:
    Torres Novas(75m)
    Falando agora no caso das abelhas no nosso país, e relativamente aos incendios que tem dizimado milhares de hectares de pasto, bem como muitas centenas de colmeias que foram dizimadas pelo fogo.
    Eu falo no meu caso, que me iniciei á pouco tempo na apicultura, e estou a adorar a experiencia e sempre a aprender, e tento atrair todo o tipo de insectos polinizadores plantando recurso a plantas e árvores melíferas.
    Cabe-nos a todos nós lutar contra a extinção das abelhas, não usando herbicidas nomeadamente em época da floração, e aconselho vivamente para quem gostar da experiencia e tiver um terreno, a começar por ter uma colmeia, nem que seja só para ter mel para autoconsumo, e ao mesmo tempo pela polinização.

Deixo aqui um texto para ler e reflectir.

luismeteo3 e belem gostaram disto.
  4. belem

belem
    Expand Collapse
    Cumulonimbus

Registo:
    10 Out 2007
    Local:
    Sintra
    Devem existir indemnizações para quem perdeu as suas colmeias, não?

Por acaso, não sei de numeros oficiais (relativamente a quem foi afectado).

Não tenho abelhas em Óbidos, mas é algo que posso pensar em ter...

Contudo aparecem por lá abelhas de algum vizinho, diferentes espécies de abelha-selvagem e por vezes alguns abelhões . Não são polinizadoras (pelo menos tanto quanto sei), mas tenho também visto é diferentes espécies de vespa-cuco (Chrysis sp.), vespas europeias e vespas tarantas (Sceliphron spirifex),

#1549 belem, 12 Set 2017 às 10:45
    Última edição: 12 Set 2017 às 11:29
    criz0r e luismeteo3 gostaram disto.
  5. Micael Gonçalves

Micael Gonçalves
    Expand Collapse
    Cirrus

Registo:
    6 Mai 2017
    Local:
    Portugal
    Boas, este fim de semana fui a Montemor-o-Velho e deparei-me com o rio "velho", que passa junto ao choupal 100% coberto de nenúfares, ao ponto de não dar para ver a água, pelo que vi continua assim até á Ereira pelo menos.
    Sei que a câmara tem, ou pelo menos aluga uma máquina para remover os nenúfares, mas este ano claramente não o fizeram, diria que peixes nesta zona não devem sobreviver

https://uploaddeimagens.com.br/imagens/wp_20170910_14_57_11_pro-jpg

[​IMG] [​IMG]

6. MSantos

MSantos
    Expand Collapse
    Super Célula

Registo:
    3 Out 2007
    Local:
    Leiria (Guimarota) - 50m
    Antes fossem nenúfares... Trata-se de jacinto de água (Eichhornia crassipes) uma das piores espécies invasoras do Mundo. Obviamente que por cá também cria problemas.

7. Pedro1993

Pedro1993
    Expand Collapse
    Cumulonimbus

Registo:
    7 Jan 2014
    Local:
    Torres Novas(75m)
    DUAS NOVAS CENTRAIS FOTOVOLTAICAS AMEAÇAM 135 HECTARES DE SOBREIROS E AZINHEIRAS

A construção prevista de duas novas centrais solares fotovoltaicas no Alentejo poderá levar ao abate de 135 hectares de sobreiros e azinheiras, em projectos em que “os benefícios a obter poderão ser inferiores aos custos ambientais previstos”, alertou a Zero.
    Em questão está a afectação da Reserva Ecológica Nacional, “com riscos elevados de erosão e com afectação de cabeceiras de linhas de água, bem como a provável destruição de cerca de 135 hectares de povoamentos de sobreiros e azinheiras”.

A associação ambientalista Zero, que pede regras mais apertadas para a aprovação de novas centrais solares fotovoltaicas, analisou quatro grandes projectos que estiveram em consulta pública até esta terça-feira, 12 de Setembro.

http://www.wilder.pt/historias/duas...eacam-135-hectares-de-sobreiros-e-azinheiras/

VOLUNTÁRIOS RETIRAM 300 QUILOS DE LIXO DO RIO PAIVA

Segundo a associação, a campanha “Vamos Limpar o Rio Paiva” evitou “que o lixo deixado nas margens do rio fosse arrastado pelas correntes após as primeiras chuvas” e “contribuiu para minimizar a poluição dos solos e a contaminação da água do Rio Paiva, sensibilizando a população para a importância de não deixar resíduos espalhados nas margens dos rios”.

Na praia da Folgosa o SEPNA utilizou um kayak para remover plásticos e embalagens em locais de difícil acesso ou que se encontravam na água. “Na Espiunca (Arouca) foram detectadas algumas situações ilegais junto à entrada dos Passadiços do Paiva, que foram devidamente encaminhadas para as autoridades competentes.”

http://www.wilder.pt/seja-um-naturalista/voluntarios-retiram-300-quilos-lixo-do-rio-paiva/

MSantos, belem e guisilva5000 gostaram disto.
  8. Mr. Neves

Mr. Neves
    Expand Collapse
    Cumulonimbus

Registo:
    22 Jan 2013
    Local:
    Tondela-290m
    Boa noite. Desta vez trago até este tópico uma larva de borboleta-cauda-de-andorinha (Papilio machaon), para mim foi mais uma descoberta porque do mundo das borboletas conheço muito pouco. Ainda assim, pela informação que encontrei, esta espécie atinge em Agosto o estágio de pupa (havendo 2ª. postura, claro), pelo que estranhei o facto desta pequena larva não ter ainda alcançado tal estágio, parece que a "mãe borboleta" pôs os ovos tarde :intrigante: Talvez consiga ainda observar as restantes fases da metamorfose, dado que a larva se encontra ainda no mesmo local.

9. Pedro1993

Pedro1993
    Expand Collapse
    Cumulonimbus

Registo:
    7 Jan 2014
    Local:
    Torres Novas(75m)
    Eu foi a primeira vez que vi assim de tão perto um belo exemplar de borboleta-cauda-de-andorinha.
    Encontrei na horta de uma quinta biológica, quando estava a fazer a monda manual de ervas, nas alfaces.

Dan, luismeteo3, belem e 2 outras pessoas gostaram disto.
  10. belem

belem
    Expand Collapse
    Cumulonimbus

Registo:
    10 Out 2007
    Local:
    Sintra
    No jardim que eu tinha em Belém, as larvas dessa borboleta (Papilio machaon) passavam o tempo quase todo nos funchos que eu lá tinha.

Pedro1993 gostou disto.
  11. cookie

cookie
    Expand Collapse
    Nimbostratus

Registo:
    20 Set 2014
    Local:
    Azurara - Vila do Conde
    Hoje tinha esta visita nas escadas do meu prédio... não parece mas era grande... Passei longe do bicho...

Enviado do meu Redmi 3 através de Tapatalk

#1556 cookie, 19 Set 2017 às 21:55
    Última edição: 19 Set 2017 às 22:21
  12. camrov8

camrov8
    Expand Collapse
    Cumulonimbus

Registo:
    14 Set 2008
    Local:
    Oliveira de Azeméis(278m)
    é uma aranha e para andar na vadiagem dever ser macho

13. cookie

cookie
    Expand Collapse
    Nimbostratus

Registo:
    20 Set 2014
    Local:
    Azurara - Vila do Conde
    Sim sim, era uma aranha... Mas grandolas... Passei ao longe porque não a queria matar e também não queria que viesse direita a mim...
    Conseguem perceber que aranha é?

Enviado do meu Redmi 3 através de Tapatalk

belem gostou disto.
  14. belem

belem
    Expand Collapse
    Cumulonimbus

Registo:
    10 Out 2007
    Local:
    Sintra
    Mr. Neves gostou disto.
  15. Pedro1993

Pedro1993
    Expand Collapse
    Cumulonimbus

Registo:
    7 Jan 2014
    Local:
    Torres Novas(75m)
    Javalis invadem e destroem restaurante em Setúbal

Este não é o primeiro incidente com javalis em Setúbal

Um grupo de javalis invadiu, na madrugada desta quinta-feira, um restaurante junto ao Clube Naval de Setúbal.

Os dois suínos entraram no estabelecimento e destruíram parte da montra, assim como também várias mesas e loiças de cozinha.

Um dos javalis ficou ferido e o outro foi acompanhado por uma patrulha até à serra da Arrábida.

https://sol.sapo.pt/artigo/581477/javalis-invadem-e-destroem-restaurante-em-set-bal

luismeteo3 gostou disto.

Partilhar esta Página