Biodiversidade

belem

Cumulonimbus
Registo
10 Out 2007
Mensagens
4,465
Local
Sintra/Carcavelos/Óbidos
quanto ao filme isso são abelhas asiáticas e que se sabem defender da vespa velutina, quanto ao desaparecimento das abelhas será mau mas não o fim não são os unicos polinizadores que existem os que ficarem iram aumentar em numero

Eu sei que as abelhas que aparecem no filme são asiáticas..
 
Última edição:


Pedro1993

Super Célula
Registo
7 Jan 2014
Mensagens
8,249
Local
Torres Novas(75m)
Falando agora no caso das abelhas no nosso país, e relativamente aos incendios que tem dizimado milhares de hectares de pasto, bem como muitas centenas de colmeias que foram dizimadas pelo fogo.
Eu falo no meu caso, que me iniciei á pouco tempo na apicultura, e estou a adorar a experiencia e sempre a aprender, e tento atrair todo o tipo de insectos polinizadores plantando recurso a plantas e árvores melíferas.
Cabe-nos a todos nós lutar contra a extinção das abelhas, não usando herbicidas nomeadamente em época da floração, e aconselho vivamente para quem gostar da experiencia e tiver um terreno, a começar por ter uma colmeia, nem que seja só para ter mel para autoconsumo, e ao mesmo tempo pela polinização.

Deixo aqui um texto para ler e reflectir.

 
  • Gosto
Reactions: luismeteo3 e belem

belem

Cumulonimbus
Registo
10 Out 2007
Mensagens
4,465
Local
Sintra/Carcavelos/Óbidos
Devem existir indemnizações para quem perdeu as suas colmeias, não?

Por acaso, não sei de numeros oficiais (relativamente a quem foi afectado).

Não tenho abelhas em Óbidos, mas é algo que posso pensar em ter...

Contudo aparecem por lá abelhas de algum vizinho, diferentes espécies de abelha-selvagem e por vezes alguns abelhões . Não são polinizadoras (pelo menos tanto quanto sei), mas tenho também visto é diferentes espécies de vespa-cuco (Chrysis sp.), vespas europeias e vespas tarantas (Sceliphron spirifex),
 
Última edição:
  • Gosto
Reactions: criz0r e luismeteo3
Registo
6 Mai 2017
Mensagens
45
Local
Portugal
Boas, este fim de semana fui a Montemor-o-Velho e deparei-me com o rio "velho", que passa junto ao choupal 100% coberto de nenúfares, ao ponto de não dar para ver a água, pelo que vi continua assim até á Ereira pelo menos.
Sei que a câmara tem, ou pelo menos aluga uma máquina para remover os nenúfares, mas este ano claramente não o fizeram, diria que peixes nesta zona não devem sobreviver

https://uploaddeimagens.com.br/imagens/wp_20170910_14_57_11_pro-jpg

wp_20170910_14_57_11_pro-jpg
WP_20170910_14_57_11_Pro.jpg
 

MSantos

Moderação
Registo
3 Out 2007
Mensagens
10,643
Local
Aveiras de Cima
Boas, este fim de semana fui a Montemor-o-Velho e deparei-me com o rio "velho", que passa junto ao choupal 100% coberto de nenúfares, ao ponto de não dar para ver a água, pelo que vi continua assim até á Ereira pelo menos.
Sei que a câmara tem, ou pelo menos aluga uma máquina para remover os nenúfares, mas este ano claramente não o fizeram, diria que peixes nesta zona não devem sobreviver

https://uploaddeimagens.com.br/imagens/wp_20170910_14_57_11_pro-jpg

wp_20170910_14_57_11_pro-jpg
WP_20170910_14_57_11_Pro.jpg

Antes fossem nenúfares... Trata-se de jacinto de água (Eichhornia crassipes) uma das piores espécies invasoras do Mundo. Obviamente que por cá também cria problemas.
 

Pedro1993

Super Célula
Registo
7 Jan 2014
Mensagens
8,249
Local
Torres Novas(75m)
DUAS NOVAS CENTRAIS FOTOVOLTAICAS AMEAÇAM 135 HECTARES DE SOBREIROS E AZINHEIRAS

A construção prevista de duas novas centrais solares fotovoltaicas no Alentejo poderá levar ao abate de 135 hectares de sobreiros e azinheiras, em projectos em que “os benefícios a obter poderão ser inferiores aos custos ambientais previstos”, alertou a Zero.
Em questão está a afectação da Reserva Ecológica Nacional, “com riscos elevados de erosão e com afectação de cabeceiras de linhas de água, bem como a provável destruição de cerca de 135 hectares de povoamentos de sobreiros e azinheiras”.



A associação ambientalista Zero, que pede regras mais apertadas para a aprovação de novas centrais solares fotovoltaicas, analisou quatro grandes projectos que estiveram em consulta pública até esta terça-feira, 12 de Setembro.

http://www.wilder.pt/historias/duas...eacam-135-hectares-de-sobreiros-e-azinheiras/

VOLUNTÁRIOS RETIRAM 300 QUILOS DE LIXO DO RIO PAIVA

Segundo a associação, a campanha “Vamos Limpar o Rio Paiva” evitou “que o lixo deixado nas margens do rio fosse arrastado pelas correntes após as primeiras chuvas” e “contribuiu para minimizar a poluição dos solos e a contaminação da água do Rio Paiva, sensibilizando a população para a importância de não deixar resíduos espalhados nas margens dos rios”.

Na praia da Folgosa o SEPNA utilizou um kayak para remover plásticos e embalagens em locais de difícil acesso ou que se encontravam na água. “Na Espiunca (Arouca) foram detectadas algumas situações ilegais junto à entrada dos Passadiços do Paiva, que foram devidamente encaminhadas para as autoridades competentes.”

http://www.wilder.pt/seja-um-naturalista/voluntarios-retiram-300-quilos-lixo-do-rio-paiva/
 

Mr. Neves

Cumulonimbus
Registo
22 Jan 2013
Mensagens
3,971
Local
Tondela-290m
Boa noite. Desta vez trago até este tópico uma larva de borboleta-cauda-de-andorinha (Papilio machaon), para mim foi mais uma descoberta porque do mundo das borboletas conheço muito pouco. Ainda assim, pela informação que encontrei, esta espécie atinge em Agosto o estágio de pupa (havendo 2ª. postura, claro), pelo que estranhei o facto desta pequena larva não ter ainda alcançado tal estágio, parece que a "mãe borboleta" pôs os ovos tarde :intrigante: Talvez consiga ainda observar as restantes fases da metamorfose, dado que a larva se encontra ainda no mesmo local.
nqN3bET.jpg

CP6Y5C3.jpg

gTR3uk4.jpg
 

Pedro1993

Super Célula
Registo
7 Jan 2014
Mensagens
8,249
Local
Torres Novas(75m)
Boa noite. Desta vez trago até este tópico uma larva de borboleta-cauda-de-andorinha (Papilio machaon), para mim foi mais uma descoberta porque do mundo das borboletas conheço muito pouco. Ainda assim, pela informação que encontrei, esta espécie atinge em Agosto o estágio de pupa (havendo 2ª. postura, claro), pelo que estranhei o facto desta pequena larva não ter ainda alcançado tal estágio, parece que a "mãe borboleta" pôs os ovos tarde :intrigante: Talvez consiga ainda observar as restantes fases da metamorfose, dado que a larva se encontra ainda no mesmo local.
nqN3bET.jpg

CP6Y5C3.jpg

gTR3uk4.jpg

Eu foi a primeira vez que vi assim de tão perto um belo exemplar de borboleta-cauda-de-andorinha.
Encontrei na horta de uma quinta biológica, quando estava a fazer a monda manual de ervas, nas alfaces.


9uuo05.jpg
 

Pedro1993

Super Célula
Registo
7 Jan 2014
Mensagens
8,249
Local
Torres Novas(75m)
Javalis invadem e destroem restaurante em Setúbal

Este não é o primeiro incidente com javalis em Setúbal

Um grupo de javalis invadiu, na madrugada desta quinta-feira, um restaurante junto ao Clube Naval de Setúbal.

Os dois suínos entraram no estabelecimento e destruíram parte da montra, assim como também várias mesas e loiças de cozinha.

Um dos javalis ficou ferido e o outro foi acompanhado por uma patrulha até à serra da Arrábida.

https://sol.sapo.pt/artigo/581477/javalis-invadem-e-destroem-restaurante-em-set-bal
 
  • Gosto
Reactions: luismeteo3