Biodiversidade



Mr. Neves

Cumulonimbus
Registo
22 Jan 2013
Mensagens
3,971
Local
Tondela-290m
Hoje vi no muro da garagem do prédio uma borboleta totalmente branca, parecia albina... Não era branca com pintas pretas, era branca mesmo. Nunca tinha visto...

Enviado do meu Redmi 3 através de Tapatalk

Não sou muito entendido em borboletas, e não excluindo, de facto, a hipótese de albinismo (vou investigar acerca do caso), não seria uma Leptidea sinapis? Esta é das borboletas diurnas mais brancas que já ouvi falar:
z-leptidea-sinapis.jpg
 
Última edição:

cookie

Nimbostratus
Registo
20 Set 2014
Mensagens
1,224
Local
Azurara - Vila do Conde
Não sou muito entendido em borboletas, e não excluindo, de facto, a hipótese de albinismo (vou investigar acerca do caso), não seria uma Leptidea sinapis? Esta é das borboletas diurnas mais brancas que já ouvi falar:
z-leptidea-sinapis.jpg
Talvez sim, as "antenas" eram grandes, mas ela não era muito grande. Nunca tinha visto...
Obrigada

Enviado do meu Redmi 3 através de Tapatalk
 

Agreste

Furacão
Registo
29 Out 2007
Mensagens
10,032
Local
Terra
verão quente e seco em Faro com sensivelmente o mesmo número de noites tropicais de 2016 porém chamou-me a atenção a ausência quase total de mosquitos em ambiente urbano...

haverá explicação para isto?
 

cookie

Nimbostratus
Registo
20 Set 2014
Mensagens
1,224
Local
Azurara - Vila do Conde
Não sou muito entendido em borboletas, e não excluindo, de facto, a hipótese de albinismo (vou investigar acerca do caso), não seria uma Leptidea sinapis? Esta é das borboletas diurnas mais brancas que já ouvi falar:
z-leptidea-sinapis.jpg
Parece que ela acampou no portão da garagem do prédio. Ontem consegui vê-la melhor e até tirei uma foto. Vendo mais ao perto parece uma traça, é peludinha, mas branca... Deixo a foto que consegui.

bk80K2i.jpg


Enviado do meu Redmi 3 através de Tapatalk
 
  • Gosto
Reactions: Mr. Neves

trovoadas

Cumulonimbus
Registo
3 Out 2009
Mensagens
3,190
Local
loule-caldeirao
verão quente e seco em Faro com sensivelmente o mesmo número de noites tropicais de 2016 porém chamou-me a atenção a ausência quase total de mosquitos em ambiente urbano...

haverá explicação para isto?
Também notei isso! Até os mosquitos sofrem... vendo bem até existiram condições de humidade e temperaturas elevadas logo em Abril o que poderia ter antecipado o seu ciclo mas não notei nada em Maio ,Junho e Julho particularmente aqui por Faro que costuma ter alguns problemas com os ditos cujos.
 

Mr. Neves

Cumulonimbus
Registo
22 Jan 2013
Mensagens
3,971
Local
Tondela-290m
Parece que ela acampou no portão da garagem do prédio. Ontem consegui vê-la melhor e até tirei uma foto. Vendo mais ao perto parece uma traça, é peludinha, mas branca... Deixo a foto que consegui.

bk80K2i.jpg


Enviado do meu Redmi 3 através de Tapatalk

Olá cookie, boa tarde. Bom se de borboletas diurnas pouco sei então de traças ainda menos:hehe:, mas depois de muita busca pela net, penso ter descoberto uma traça algo semelhante. julgo que se trata de uma Euproctis similis:
euproctis_similis_natur1.jpg


Não tenho a certeza absoluta, pelo que este meu palpite carece de confirmação. Apenas me pareceu muito semelhante, no entanto pelo que li esta borboleta possui uma pequena mancha dourada no abdómen (mais proeminente no caso das fêmeas), mas não consigo verificar isso na tua foto.
Fêmea:
Euproctis_similis_MHNT.CUT.2012.0.357._Les_Mathes_female.jpg

Macho:
Euproctis_similis_MHNT.CUT.2012.0.357._Les_Mathes_male_Dos.jpg
 
  • Gosto
Reactions: MSantos

Orion

Furacão
Registo
5 Jul 2011
Mensagens
21,567
Local
Açores
Um pequeno off-topic.

Tecnologia dos Açores, Gui Menezes, manifestou preocupação com o impacto do lixo nos ecossistemas marinhos, em especial nas tartarugas e aves.

"O ano passado foram analisadas cerca de 30 tartarugas marinhas, das quais cerca de 80% continham fragmentos de plásticos no seu organismo", disse Gui Menezes, acrescentando que também na campanha "SOS Cagarro" foi encontrada uma média de cinco fragmentos de plástico em 149 aves.
 

algarvio1980

Furacão
Registo
21 Mai 2007
Mensagens
12,396
Local
Olhão (24 m)
  • Gosto
Reactions: lreis e belem

cookie

Nimbostratus
Registo
20 Set 2014
Mensagens
1,224
Local
Azurara - Vila do Conde
Olá cookie, boa tarde. Bom se de borboletas diurnas pouco sei então de traças ainda menos:hehe:, mas depois de muita busca pela net, penso ter descoberto uma traça algo semelhante. julgo que se trata de uma Euproctis similis:
euproctis_similis_natur1.jpg


Não tenho a certeza absoluta, pelo que este meu palpite carece de confirmação. Apenas me pareceu muito semelhante, no entanto pelo que li esta borboleta possui uma pequena mancha dourada no abdómen (mais proeminente no caso das fêmeas), mas não consigo verificar isso na tua foto.
Fêmea:
Euproctis_similis_MHNT.CUT.2012.0.357._Les_Mathes_female.jpg

Macho:
Euproctis_similis_MHNT.CUT.2012.0.357._Les_Mathes_male_Dos.jpg
Excelente pesquisa. Eu não percebo mesmo nada... Mas são de facto parecidas e pelos vistos a Euproctis similis está presente em território português.

Não me apercebi do dourado mas na posição que a vi era difícil aperceber-me, menos ainda se não sabia o que procurava.

Enviado do meu Redmi 3 através de Tapatalk
 
  • Gosto
Reactions: Mr. Neves