Biodiversidade

Pedro1993

Super Célula
Registo
7 Jan 2014
Mensagens
8,249
Local
Torres Novas(75m)
Autarcas visitam obra de beneficiação e colocação de dispositivos de proteção animal na “Estrada da Valeira”

O vice-presidente da Câmara Municipal de Évora, João Rodrigues, e a vereadora Sara Dimas Fernandes, deslocaram-se esta quinta-feira à estrada municipal 529 - “Estrada da Valeira” – para, na companhia de investigadores e técnicos da Universidade de Évora, acompanhar “in loco” os trabalhos de instalação de dispositivos de proteção animal, no âmbito do Projeto LIFE LINES...







 


4ESTAÇÕES

Cumulonimbus
Registo
30 Dez 2010
Mensagens
3,142
Local
Lisboa (20/30m)
O negócio da China que está a explodir em Portugal

Na Reportagem Especial desta terça-feira apresentamos-lhe um tráfico cada vez mais sofisticado. No último ano podem ter sido traficadas para a China, a partir de Portugal, várias toneladas de meixão vivo. O meixão é a última fase larvar da Enguia-europeia, espécie em perigo crítico, cuja exportação para fora da União Europeia é proibida.

Link para a Reportagem da SIC
 

Pedro1993

Super Célula
Registo
7 Jan 2014
Mensagens
8,249
Local
Torres Novas(75m)
A biodiversidade planta-se, semeia-se e cuida-se.
Os marmeleiros e as gingeiras estão no seu esplendor.
Enquanto abria umas covas, para colocar umas plantas, encontrei uma minhoca com mais de 2 palmos de comprimento, enquanto vim buscar o telefone, escapou-me, e já não consegui capturar essa "beldade."

2qsq5wx.jpg


sw77fq.jpg
 

remember

Cumulonimbus
Registo
14 Jan 2016
Mensagens
3,319
Local
Santa Iria de Azoia - Loures (80 m)
A biodiversidade planta-se, semeia-se e cuida-se.
Os marmeleiros e as gingeiras estão no seu esplendor.
Enquanto abria umas covas, para colocar umas plantas, encontrei uma minhoca com mais de 2 palmos de comprimento, enquanto vim buscar o telefone, escapou-me, e já não consegui capturar essa "beldade."

2qsq5wx.jpg


sw77fq.jpg

Olá @Pedro1993 estás com algum problema no telemóvel?
 

luismeteo3

Furacão
Registo
14 Dez 2015
Mensagens
17,112
Local
Fatima (320m)
Novas licenças. Empresas de celuloses obrigadas a reduzir descargas no verão
HÁ UMA HORA
1
As novas licenças para as empresas de celulose em Vila Velha de Ródão vão restringir as descargas no rio Tejo durante o período de estiagem (Verão). Celtejo terá de reduzir carga poluente em 52%.


Empresas de pasta e papel localizadas em Vila Velha de Ródão Foram já foram informadas das condições das novas licenças de descarga no rio Tejo às empresas Celtejo, Navigator e Paper Prime. A Celtejo, que foi apontada como a principal responsável pela concentração excessiva de material orgânico que deu origem ao fenómeno de poluição em janeiro, terá de reduzir em 52% as cargas poluentes, diz um comunicado da Agência Portuguesa do Ambiente.

A APA explica que as novas licenças seguem um novo paradigma, que considera a necessidade dos operadores se adaptarem às consequências das alterações climáticas, em particular aos fenómenos de seca e ao seu impacto na qualidade das massas de água.

Todas as licenças obrigam a uma redução da carga poluente em relação às anteriores e a criação de um período excecional, decretado pela APA, sempre que as condições meteorológicas ou as condições qualitativas e quantitativas do meio recetor – o rio Tejo – o exigirem.

No caso da Celtejo, responsável por 96% do efluente rejeitado, a licença determina uma redução de 52% da carga poluente e estabelece dois períodos: húmido (de 1 de novembro a 30 de abril) e estiagem (de 1 de maio a 31 de outubro).

As condições definidas para o período de estiagem (verão) são mais restritivas, obrigando a uma redução da carga poluente. No caso de ser declarado o período excecional, a Agência Portuguesa do Ambiente poderá impor uma redução ainda maior. As novas licenças determinam ainda às três empresas obrigações novas e mais exigentes de monitorização e de reporte do estado do efluente e, à Celtejo, também do meio hídrico recetor. As empresas têm um prazo de 10 dias para se pronunciarem sobre os termos das novas licenças.

Para a emissão destas licenças foram tidos em conta os resultados do estudo realizado pela Universidade Nova de Lisboa, que permitiram determinar a capacidade real de carga do rio Tejo.
https://observador.pt/2018/04/14/no...loses-obrigadas-a-reduzir-descargas-no-verao/
 

Pedro1993

Super Célula
Registo
7 Jan 2014
Mensagens
8,249
Local
Torres Novas(75m)
Sem palhinhas, sacos e garrafas: Cascais e Estoril vai ser freguesia sem plásticos

saco-de-pl%C3%A1stico-925x578.jpg


Este movimento inspirou-se numa campanha de sucesso, realizada em Cornwall, Inglaterra, que sensibiliza as populações para os danos que os plásticos descartáveis, em particular, as palhinhas, podem causar aos oceanos".

A freguesia de Cascais e Estoril vai abolir os plásticos nos seus serviços, nomeadamente as palhinhas, sacos ou garrafas.

Para o efeito, a respetiva Junta de Freguesia assinou uma parceria com o Movimento Claro Cascais, tendo já despachado a medida que não permitirá a utilização de plástico nos serviços da Junta.

Pedro Morais Soares, presidente da Junta de Freguesia de Cascais e Estoril, considera que “é essencial que se produza uma mudança de atitude de todos nós relativamente à proteção do meio ambiente e a administração pública, nomeadamente a local, tem um papel importante nessa sensibilização”.

“É do conhecimento público que, em geral, um terço do lixo doméstico é composto por resíduos plásticos. Consideramos este valor preocupante pelo que nos orgulhamos do passo que vamos dar relativamente à abolição dos plásticos nos nossos serviços”, acrescenta este responsável.

A iniciativa da Junta de Freguesia de Cascais e Estoril nasceu de uma parceria com o Movimento Claro Cascais, “um grupo criado por três estudantes cascalenses com o objetivo de sensibilizar a população de que progresso não deve ser sinónimo de violação ambiental”.

http://www.jornaleconomico.sapo.pt/...e-estoril-ja-e-freguesia-sem-plasticos-292370

 

ct1gnd

Cumulus
Registo
7 Jan 2010
Mensagens
440
Local
Gouveia
Andei com o meu comedouro, a saltar de arvore em arvore, na esperança de encontrar o local ideal para os passaritos lá irem comer. Tudo em vão, não os conseguia convencer. Ontem usei outro metodo. Tenho reparado que eles andam sempre a comer no chão e pensei se não seria boa opção colocar o comedouro na terra.... Assim fiz. Ontem já reparei que a comida que tinha colocado no comedouro tinha levado uma vaia. Foi quase metade do comedouro embora. Mas ainda não consegui ver as especies que lá vão comer. O que comem melhor é a alpista. Agora vou juntar tambem sementes de girassol para diversificar as variedades que lá vão comer.
 

Pedro1993

Super Célula
Registo
7 Jan 2014
Mensagens
8,249
Local
Torres Novas(75m)
É pena, às vezes partilhas ai umas fotos que, com um pouco melhor de qualidade, ficavam brutais, mesmo assim não deixes de partilhar!

A camara é do telemóvel, e está um pouco danificada, e a resolução também não é a melhor, pois ele já é um pouco antigo.
Eu também não faço tratamento da imagem.
 

Pedro1993

Super Célula
Registo
7 Jan 2014
Mensagens
8,249
Local
Torres Novas(75m)
Nem interessa se fazes tratamento de imagem, o que importa é a intenção de partilhar!:thumbsup:

Pois eu também penso assim, o mais importante é tentar capturar o momento, caso se trate de algo a ver com o tempo meteorológico, ou então caso se trate se seres vivos.