Biodiversidade

luismeteo3

Furacão
Registo
14 Dez 2015
Mensagens
17,112
Local
Fatima (320m)
Bom já que estamos numa de passarinhos, já estou cheio de saudades dos lugres:p. Marcaram a viagem de regresso mesmo no fim da 1ª quinzena deste mês ou sejam a 15 de Abril (data curiosa:D), no dia 16 já nem sinal deles, agora talvez só para o ano.

Fica o apanhado das melhores fotos que fiz deles este mês e no fim de Março (são muitas ainda:o):
VKRTZoT.jpg

a2KBwfg.jpg

IU557WA.jpg

T3p528h.jpg

zeDmqxL.jpg

NDMD5qi.jpg

HnurM3f.jpg

RxfpvFk.jpg

1cTwteX.jpg

BwRI4AN.jpg

HcbXUR8.jpg

Ig5FOJh.jpg

0mblrHz.jpg
Eu também tenho cá desses... :)
 


Pek

Cumulonimbus
Registo
24 Nov 2005
Mensagens
4,809
Local
Menorca
Bom já que estamos numa de passarinhos, já estou cheio de saudades dos lugres:p. Marcaram a viagem de regresso mesmo no fim da 1ª quinzena deste mês ou sejam a 15 de Abril (data curiosa:D), no dia 16 já nem sinal deles, agora talvez só para o ano.

Fica o apanhado das melhores fotos que fiz deles este mês e no fim de Março (são muitas ainda:o):
VKRTZoT.jpg

a2KBwfg.jpg

IU557WA.jpg

T3p528h.jpg

zeDmqxL.jpg

NDMD5qi.jpg

1VOL5gm.jpg

HnurM3f.jpg

RxfpvFk.jpg

1cTwteX.jpg

BwRI4AN.jpg

HcbXUR8.jpg

Ig5FOJh.jpg

0mblrHz.jpg

Magníficas! É um fringilídeo muito bonito. Em a P.I. pode-se ver na primavera e no verão em sistemas montanhosos e florestas de coníferas e mistas húmidas, sobre tudo nos Pirenéus, Sistema Ibérico Norte, Montes Bascos e Cordilheira Cantábrica, e, em menor número, no Sistema Ibérico Sul e Sistema Central. Ocasionalmente, também se reproduz em a Cordilheira Bética e, esporadicamente, no Macizo Galaico, Zamora (Sanabria, Carballeda, Aliste), Trás-os-Montes e Gerês-Xurés. Há variações notáveis no tamanho das suas populações dependendo do ano.
 

Mr. Neves

Cumulonimbus
Registo
22 Jan 2013
Mensagens
3,971
Local
Tondela-290m
Magníficas! É um fringilídeo muito bonito. Em a P.I. pode-se ver na primavera e no verão em sistemas montanhosos e florestas de coníferas e mistas húmidas, sobre tudo nos Pirenéus, Sistema Ibérico Norte, Montes Bascos e Cordilheira Cantábrica, e, em menor número, no Sistema Ibérico Sul e Sistema Central. Ocasionalmente, também se reproduz em a Cordilheira Bética e, esporadicamente, no Macizo Galaico, Zamora (Sanabria, Carballeda, Aliste), Trás-os-Montes e Gerês-Xurés. Há variações notáveis no tamanho das suas populações dependendo do ano.

Obrigado, sim eles são muito bonitos e têm um comportamento peculiar por vezes, sendo que até toleram bem a presença humana. Li algures que dentro dos bandos "elegem" um chefe, que por norma é o individuo que possui maior barrete preto, digamos que esse acaba por ser o que tem maior dominância nas fêmeas e no alimento, é uma espécie de hierarquia. Aqui não presenciei nada disso, mas é no mínimo curioso:D. Ainda fiquei na expectativa que eles ficassem cá a residir, afinal aqui até teriam uma vida boa, ou melhor, alimento não faltaria:hehe: Mas pronto eles têm as suas preferências pelo norte e centro da Europa:)
 
  • Gosto
Reactions: luismeteo3 e Pek

Pek

Cumulonimbus
Registo
24 Nov 2005
Mensagens
4,809
Local
Menorca
Obrigado, sim eles são muito bonitos e têm um comportamento peculiar por vezes, sendo que até toleram bem a presença humana. Li algures que dentro dos bandos "elegem" um chefe, que por norma é o individuo que possui maior barrete preto, digamos que esse acaba por ser o que tem maior dominância nas fêmeas e no alimento, é uma espécie de hierarquia. Aqui não presenciei nada disso, mas é no mínimo curioso:D. Ainda fiquei na expectativa que eles ficassem cá a residir, afinal aqui até teriam uma vida boa, ou melhor, alimento não faltaria:hehe: Mas pronto eles têm as suas preferências pelo norte e centro da Europa:)

Sim, é um pássaro muito "manso" e confiante que historicamente tem sido muito capturado. Tondela, e a tua casa em particular, parece um ótimo lugar para viver e ser lugre :D Talvez algum ano em que a invernada tenha sido muito numerosa... No final é uma ave oportunista...

Na P.I., dentro da variação interanual típica da espécie que permite estabelecer-se em outros territórios além daqueles marcados, a distribuição normal aproximada das populações reprodutoras estáveis é (em verde): (Nota: É um mapa de distribuição não muito bom, as superfícies realmente ocupadas são maiores que as refletidas, especialmente na área cantábrica oriental)

F535_Mapa.jpg


Fonte: SEO

Mas há citações de reprodução além desses lugares, mesmo ao nível do mar em áreas de clima atlântico (oceânico) com Castro Urdiales (Cantabria), Bilbao (Vizcaya) e outras zonas cantábricas (Guipúzcoa, Asturias e Lugo). A próxima em Tondela! :)
 
Última edição:

remember

Cumulonimbus
Registo
14 Jan 2016
Mensagens
3,318
Local
Santa Iria de Azoia - Loures (80 m)
Filhotes de melro-preto (Turdus merula) ("mirlo común" em espanhol) ontem em uma oliveira-brava (zambujeiro) na minha quinta. Imagem e gif capturados do vídeo que fiz com o telemóvel quando não estavam os adultos:

551fb443810262a8a1c356e7dc2de542o.jpg


6498411a9f779eb3d575c596dabab803o.gif


Hoje eu observei de longe com binóculos e tudo vai bem

Bom dia, criei bastantes desses quando era pequeno, encontrávamos ninhos caidos ou noutras circunstancias e criávamos as crias com recurso a uma cana e a papa feita de um granulado, não sei se era 115! Boas recordações que tive agora!
:thumbsup:

Bom já que estamos numa de passarinhos, já estou cheio de saudades dos lugres:p. Marcaram a viagem de regresso mesmo no fim da 1ª quinzena deste mês ou seja a 15 de Abril (data curiosa:D), no dia 16 já nem sinal deles, agora talvez só para o ano.

Fica o apanhado das melhores fotos que fiz deles este mês e no fim de Março (são muitas ainda:o):
VKRTZoT.jpg

a2KBwfg.jpg

IU557WA.jpg

T3p528h.jpg

zeDmqxL.jpg

NDMD5qi.jpg

1VOL5gm.jpg

HnurM3f.jpg

RxfpvFk.jpg

1cTwteX.jpg

BwRI4AN.jpg

HcbXUR8.jpg

Ig5FOJh.jpg

0mblrHz.jpg

@Mr. Neves são mesmo de uma beleza, obrigado pelas fotos mais uma vez :rolleyes:
Obrigado também ao @Pek e ao @ct1gnd fotos excelentes, sim senhora!:thumbsup:
 

belem

Cumulonimbus
Registo
10 Out 2007
Mensagens
4,465
Local
Sintra/Carcavelos/Óbidos
Eu também tenho cá desses... :)

Há uns anos lembro-me de ver essa espécie à venda em Lisboa (quando haviam feiras com passarinheiros), mas hoje em dia tal já não é permitido.
Também já a vi este ano, perto do Jamor, e sei que pode ser avistada em algumas partes de Sintra, mas não deve ter aqui uma presença regular.
O que sei é que aparentemente, tem uma presença regular na Serra da Estrela, na Serra da Arrábida, na região de Tomar e no Paul do Boquilobo.
A Serra do Marvão, também é um bom local para observar o lugre.
No Norte Litoral, também vai aparecendo (em algumas localidades), mas não é mencionada a regularidade.
No Algarve, pelo que parece, tem uma presença irregular.
 
Última edição:

Pek

Cumulonimbus
Registo
24 Nov 2005
Mensagens
4,809
Local
Menorca
Lindissimas fotos do @Mr. Neves. Parabens. Deve ter uma potente objetiva e uma bela maquina por tras. Esse da penultima foto tambem é um chamariz, verdade?

Não, é uma fêmea de lugre. Deixo estes úteis guias, os melhores sobre a plumagem que já vi :

Nota:
Chamariz = Verdecillo o serín verdecillo em espanhol = Serinus serinus
Lugre = Lúgano o jilguero lúgano em espanhol = Spinus spinus.
Verdilhão = Verderón común em espanhol = Chloris chloris
Verdilhão-serrano = Verderón serrano em espanhol = Carduelis citrinella.

https://aulaenred.ibercaja.es/wp-content/uploads/428_Serinus_serinus.pdf
https://aulaenred.ibercaja.es/wp-content/uploads/432_Spinus_spinus.pdf
https://aulaenred.ibercaja.es/wp-content/uploads/430_Chloris_chloris.pdf
https://aulaenred.ibercaja.es/wp-content/uploads/429_Carduelis_citrinella.pdf
 

luismeteo3

Furacão
Registo
14 Dez 2015
Mensagens
17,112
Local
Fatima (320m)
Há uns anos lembro-me de ver essa espécie à venda em Lisboa (quando haviam feiras com passarinheiros), mas hoje em dia tal já não é permitido.
Também já a vi este ano, perto do Jamor, e sei que pode ser avistada em algumas partes de Sintra, mas não deve ter aqui uma presença regular.
O que sei é que aparentemente, tem uma presença regular na Serra da Estrela, na Serra da Arrábida, na região de Tomar e no Paul do Boquilobo.
A Serra do Marvão, também é um bom local para observar o lugre.
No Norte Litoral, também vai aparecendo (em algumas localidades), mas não é mencionada a regularidade.
No Algarve, pelo que parece, tem uma presença irregular.
parece que aqui também há. Pelo menos penso que é este... aqui a riqueza ornitológica é grande.
 

Pek

Cumulonimbus
Registo
24 Nov 2005
Mensagens
4,809
Local
Menorca
Marmota alpina (Marmota marmota) hoje a 1500 m no Vale de Otal (Pirenéus Aragoneses Centrais (província de Huesca)):

Parece dizer: "Primavera na Ibéria? Onde?" :D:D

19_axu0.JPG

Autor: literolés. Fonte e reportagem completa: Bujaruelo-valle de Otal 30/4/2018
 

João Pedro

Super Célula
Registo
14 Jun 2009
Mensagens
6,181
Local
Porto, Campo Alegre (50 m) | Samora Correia (10 m)
  • Gosto
Reactions: Pek e luismeteo3

João Pedro

Super Célula
Registo
14 Jun 2009
Mensagens
6,181
Local
Porto, Campo Alegre (50 m) | Samora Correia (10 m)
  • Gosto
Reactions: belem e luismeteo3